Passada a folia do Carnaval, vêm aquela data que é garantia de folga prolongada e ideal para fazer o quê? Viajar!
Os três dias do feriado da Semana Santa 2018 – 30 de março a 1 de abril – são a desculpa perfeita para embarcar rumo a um destino diferente e interessante, seja para relaxar e não fazer nada, seja para se aventurar em novas paisagens e culturas. Confira a seguir nossa seleção de 11 destinos para viajar no feriado da Páscoa, no no Brasil e na América do Sul.
Florianópolis, Santa Catarina
São dezenas de belas praias como esta à disposição em Floripa
Um destino de viagem que possua 42 praias em seu rol de atrações dispensa motivos para convencer a ser visitado. E Florianópolis sabe bem das belezas naturais que possui e seus visitantes podem escolher qualquer parte da cidade – ilha ou continente, norte ou sul – que estarão bem servidos. Uma ótima dica é fazer uma “road trip” pelo sul da ilha, que possui algumas das praias mais bonitas de Floripa. A natureza por lá, claro, é abundante e generosa, com praias pouco urbanizadas, sendo muitas delas antigas colônias de pescadores.
Busque passagem para Florianópolis
Ilhabela, São Paulo
Desbrave os locais quase selvagens de Ilhabela, no litoral de São Paulo
Um dos destinos preferidos no litoral norte de São Paulo – a 210 km da capital – Ihabela é ideal para passar o feriado da Semana Santa relaxando na praia. Aliás, são mais de 40 à disposição, com águas cristalinas e uma paisagem repleta de montanhas ao fundo.
É também um destino indicado para aqueles com espírito aventureiro, já que muitos dos locais mais interessantes de Ilhabela precisam ser “desbravados”. Para chegar nas mais belas praias da costa sul, por exemplo, é preciso avançar por quilômetros de trilhas de Mata Atlântica. A recompensa, porém, é completa, com pontos praticamente desertos e natureza incomparável.
Leia mais: 5 passeios imperdíveis em Ilhabela
Pesquise passagem para São Paulo
Buenos Aires, Argentina
Puerto Madero, uma das áreas mais charmosas de Buenos Aires
A capital argentina já ganhou o coração dos brasileiros faz tempo. Afinal, ninguém resiste ao “charme europeu” da arquitetura e a sofisticação da gastronomia de Buenos Aires, só para citar apenas alguns de seus destaques.
Programas bacanas não faltam: caminhadas pelos bairros de Palermo ou Recoleta; um jantar romântico em Puerto Madero, à beira do Rio do Prata; um show de tango ou milonga para celebrar a cultura local. Prepare-se para a “dificílima” tarefa de escolher o que fazer em Buenos Aires.
Saiba mais: dicas sobre o que fazer em Buenos Aires
Busque passagem para Buenos Aires
Ouro Preto, Minas Gerais
Os encantos de Ouro Preto, um dos mais importantes patrimônios históricos do Brasil
O primeiro local considerado Patrimônio Histórico-Cultural do Brasil pela UNESCO vale uma visita em qualquer época do ano. Fundada no final do século 17, Ouro Preto encanta pelos exemplares barrocos do talento de Aleijadinho, pela rica história deixada pelos heróis da Inconfidência e pelo charme da paisagem que mistura ladeiras e arquitetura colonial.
Sem falar na agitada vida noturna da cidade, como nos bares e repúblicas universitárias dos arredores do Largo do Rosário e do Largo de Coimbra.
Leia mais: Cidades históricas de Minas Gerais – um roteiro pelo passado
Veja passagem para Belo Horizonte
Chapada Diamantina, Bahia
As Cachoeiras do Vale do Capão são uma das belas atrações da Chapada Diamantina
Se a ideia for deixar de lago a preguiça e investir na aventura e adrenalina no feriadão, Chapada Diamantina será um destino perfeito.
Paraíso do trekking no Brasil, a região abrange 24 municípios na Bahia – Lençóis costuma ser a melhor porta de entrada. Há uma infinidade de opções de caminhadas e trilhas que podem durar de algumas horas até uma semana inteira, com direito a camping e pernoite no meio da mata.
Quaisquer esforços são recompensados com vistas de tiras o fôlego, que vão de cachoeiras de mais de 300 metros de altura, até cânions dignos de cinema.
Leia mais: Chapada Diamantina, o paraíso do trekking
Pesquise passagem para Lençóis
Foz do Iguaçu, Paraná
Prepare-se para chegar pertinho das fenomenais Cataratas do Iguaçu
A sensação de deslumbre ao avistar o volume e a força das águas das Cataratas do Iguaçu não muda, seja na primeira ou na enésima visita. É o cartão-postal da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, e Foz do Iguaçu, no Paraná, é a porta de entrada nacional.
Em alguns dias de estadia na cidade, tem-se a chance não só de explorar o Parque Nacional do Iguaçu, como também toda a biodiversidade do Parque das Aves e a gigantesca Usina Hidrelétrica de Itaipu. Também vale a pena atravessar a fronteira e se encantar com o lado argentino das cataratas.
Leia mais: Viagem para Foz do Iguaçu – descubra as maravilhas desse tesouro natural
Busque passagem para Foz do Iguaçu
Gramado, Rio Grande do Sul
O chocolate é uma das grandes estrelas de Gramado, na Serra Gaúcha
Eis um destino mais do que propício para passar o feriado da Páscoa: a terra dos chocolates mais famosos do Brasil. A simpática cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, ostenta charmosas construções em estilo europeu, ótimos vinhos, museus curiosos e hortênsias colorindo a paisagem.
Nessa época, porém, a principal atração por lá é o Mundo do Chocolate, o primeiro parque temática do gênero nas Américas. São mais de 200 peças, estátuas e réplicas de monumentos famosos (Torre Eiffel, Casa Branca etc.), confeccionados com puro chocolate. E que tal combinar chocolate com vinho? Estique o passeio até o Vale dos Vinhedos e o banquete será completo.
Leia mais: Descubra o charme de Gramado e Canela, na Serra Gaúcha
Busque passagem para Porto Alegre
Montevidéu, Uruguai
O inesquecível por do sol em Montevidéu, capital do Uruguai
A capital uruguaia é o destino internacional perfeito para encaixar em um feriado prolongado. E não faltam programas simpáticos e interessantes para um compacto roteiro de viagem por Montevidéu.
Vale a pena admirar a arquitetura da cidade, com os prédios clássicos da Ciudad Vieja, a elegância anos 60 dos bairros da orla e os majestosos teatros históricos e museus. Ninguém resiste também às lojas de Punta Carretas e Pocitos, um almoço no animado Mercado del Puerto e uma noitada nos barzinhos de Buceo.
Leia mais: O que fazer em Montevidéu
Pesquise passagem para Montevidéu
Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro
A Serra dos Órgãos carioca possui trilhas dentre as mais bonitas do Brasil
A duas horas de carro do Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma ótima opção de ecoturismo. Fica próximo a Teresópolis, no norte do Rio, e tem uma paisagem que engloba montanhas, florestas e cachoeiras.
Há dezenas de opções de trilhas, incluindo a Travessia Petrópolis-Teresópolis, que dura três dias e é considerada a caminhada mais bonita do Brasil. As temperaturas no parque costumam ser amenas o ano todo, e a vista que se tem do alto de picos como o Dedo de Deus e a Agulha do Diabo são nada menos que inesquecíveis.
Saiba mais: 10 tours imperdíveis saindo do Rio de Janeiro
Veja passagem para Rio de Janeiro
Santiago, Chile
Todo o charme da Plaza De Armas, em Santiago, iluminada ao entardecer
Limpa, moderna, civilizada e eficiente são qualidades comumente associadas a Santiago do Chile. Além de linda, é claro. Ideal para ser explorada a pé, a capital é emoldurada pela Cordilheira dos Andes e parece saída de um cartão-postal.
Os prédios históricos do centro da cidade incluem museus e parques que são ao mesmo tempo informativos e agradáveis. Outro atrativo irresistível são as famosas vinícolas da região, onde pode-se provar alguns dos melhores vinhos do mundo e experimentar da gastronomia local, cujos sabores e aromas ficarão para sempre na memória.
Leia mais: 11 razões para viajar para o Chile
Pesquise passagem para Santiago
Campos do Jordão, São Paulo
Encante-se com o clima florido e romântico de Campos do Jordão, a “Suíça brasileira” © rosanetur
Subir a serra paulista é sempre uma ótima pedida para um feriadão. Ainda que seja um hit incontestável no inverno, Campos do Jordão merece ser visitada em qualquer época do ano.
A “Suíça brasileira” esbanja charme com sua arquitetura de ares europeus e espetaculares paisagens naturais, à sombra da Serra da Mantiqueira. Vale subir de teleférico ao alto do Morro do Elefante, ou passear de trem até Santo Antônio do Pinhal. E em época da Páscoa, ninguém vai resistir à tentação dos deliciosos chocolates produzidos nas fábricas artesanais da região – nada melhor para o domingo de Páscoa!
Leia mais: O que fazer em Campos do Jordão
Pesquise passagem para São Paulo