Como acontece todos os anos, você fez uma lista de coisas que quer fazer ou mudar em 2017. Nessa lista deve ter alguns recomeços, mudanças radicais ou quebra de maus hábitos. Mas o item mais difícil para riscar da lista é, provavelmente, a de viajar mais – e viajar barato – nesse ano.
Então, ao invés de ficar lembrando das coisas que você não fez em 2016, que tal dar pra você mesmo aquele presente de Natal atrasado, e explorar mais o mundo em 2017? Aqui vão algumas dicas essenciais para viajar barato em 2017.
1. Escolha destinos de acordo com o seu bolso
Seja honesto com você mesmo e aprenda a viajar com um orçamento limitado.
Planejar um roteiro de viagem fica mais fácil quando se sabe de antemão quais destinos você pode ou não bancar. Se seu orçamento for infinito, ótimo, o céu é o limite! Mas para todos os outros meros mortais, nem tudo está perdido – basta pensar de uma forma mais tática sobre as suas viagens.
Para alguns destinos, a passagem aérea é a parte mais cara, enquanto que viagens mais curtas para destinos mais pertos podem resultar em economia no deslocamento. É sempre bom pensar no saldo do seu orçamento – foque em locais onde o câmbio da moeda resultará em boas vantagens, ou onde o estilo de vida local é bem mais barato, por exemplo.
Essa parte pode requerer um pouquinho de dedicação, mas uma pré-pesquisa ajudará a evitar stress futuro e gastos desnecessários, além de tornar a experiência da viagem mais tranquila e proveitosa.
2. Listas e mais listas
Aprenda a gostar das listas. Comece a traçar objetivos de viagem alcançáveis e faça uma lista de lugares que você poderia, de forma realista, visitar este ano, mais alguns outros que você adoraria. Assim, quando chegar a hora certa de embarcar na aventura, você estará pronto para escolher um de seus destinos favoritos.
Claro que não se trata de nenhuma ciência exata. Mas listar esses objetivos dá aquele encorajamento necessário para alcançá-los.
3. Compartilhe seus ideais
Sonha em fazer um retiro espiritual em Kerala? Ou acampar com os lobos em Quebec? Fale para as pessoas à sua volta; algumas já podem ter feito a viagem dos seus sonhos.
Compartilhar seus ideais com os outros pode resultar em dicas de viagem surpreendentes e histórias que vão animar você ainda mais para fazer a malas e partir.
4. Não tenha medo de viajar sozinho
Viaje sozinho para descobrir o mundo, e um pouco mais sobre você mesmo.
Você está prontinho para embarcar no próximo avião, mas ninguém conseguiu folga ou grana para ir junto com você? Não deixe que isso interrompa seus planos: que tal viajar sozinho?
Experimente a liberdade de viajar para onde, quando ou como você bem entender. O desafio pode ser extremamente gratificante, e você pode acabar fazendo alguns novos amigos internacionais ao longo do caminho.
Leia mais: 8 melhores lugares para viajar sozinho
5. Misture-se aos moradores locais
O mundo pode parecer incrivelmente vasto, mas conexões podem ser feitas ao clicar de um botão. Conseguir alguém no lugar ao qual você pretende viajar pode tornar a aventura um tanto menos assustadora. Diferentes comunidades online, fóruns e serviços de acomodação ajudam você a entrar em contato facilmente com pessoas vivendo no seu destino de viagem, que poderão dar dicas locais e informações úteis sobre o lugar.
6. Explore o seu quintal
Quem disse que viajar significa ficar fora um tempão? Coisas incríveis acontecem bem à nossa volta, e os seus objetivos de viagem podem muito bem começar com alguns passeios mais, digamos, “locais”.
Comece conhecendo o seu próprio Estado ou País, vá a todos os museus, e risque da sua lista todas aquelas atrações turísticas que você tanto ouviu falar, mas nunca de fato foi ver de perto. Com menos tempo dedicado para o deslocamento, você terá mais tempo para visitar, curtir e aprender mais sobre o lugar que você chama de casa.
7. Encontre um parceiro de viagem com interesses parecidos
Encontre um parceiro e começa a viajar o mundo.
O parceiro de viagem pode fazer de seu passeio inesquecível, para o bem ou para o mal – então vale a pena gastar um tempinho para encontrar o(a) companheiro(a) certo(a). Isso quer dizer que nem sempre o seu melhor parceiro de viagem será aquele seu amigo de infância ou mesmo o(a) parceiro(a) amoroso(a), mas talvez um amigo mais recente, um colega ou até aquele primo que você não vê há algum tempo, mas que você adoraria retomar a relação. Em suma, não tenha medo de arriscar.
Depois de achar seu parceiro para a viagem, não esqueça de discutir orçamento, interesses e expectativas antes de viajar. Isso poderá inspirar você a visitar lugares que nunca ouvir falar, por exemplo. E o melhor, vocês poderão compartilhar os contatos locais. Isso resulta no dobro de lugares pra visitar e o dobro de pessoas novas para conhecer.
8. Conecte-se para poder desconectar-se
A internet é ótima e pode ser muito útil, mas também é bom conectar-se com pessoas reais quando se viaja para o estrangeiro. Deixe de ficar tentando aprender a dizer “tem WiFi grátis aqui?” em chinês, e experimente os guias momondo.
Cada guia das principais cidades do mundo (disponíveis em inglês) contêm mapas off-line e mais de 150 bares, restaurantes, lojas, museus e inúmeros outros lugares bacanas para visitar em cada cidade, todos recomendados por moradores locais.
Baixe de graça para o seu iPhone antes da viagem e aproveite para usá-los offline.
9. Seja espontâneo
Se sua mala está pronta e você tem a liberdade de reservar um voo de última hora, crie um Alerta de Preços no nosso site. Assim que o preço para a rota que você está interessado mudar, nós te avisamos. É como uma loteria de viagem, mas que você sempre sai ganhando!
10. Opte por longas escalas
Monte uma viagem com uma longa escala na Islândia, por exemplo, para ter a chance de visitar a extraordinária Lagoa Azul. © Traveloscopy
Seja por algumas horas em um aeroporto, seja por uma noite de estadia em uma cidade desconhecida, use esse tempo de escala da melhor maneira.
A gente recomenda que você opte pela escala mais longa possível. Não só pelo preço da passagem – que geralmente é mais barata – mas pela chance de sair do aeroporto e vivenciar um destino novinho no meio da sua viagem. Quase como duas viagens pelo preço de uma!
Leia mais: Conexões longas: saiba como aproveitar seu tempo de espera
11. Encontre sua família no meio caminho
Muitas vezes, nos encontramos longe das pessoas que amamos. Ao invés de ir e voltar até a cidade de cada um, por que não escolher um destino no meio do caminho e marcar de encontrar lá? Abre-se um leque de opções de lugares que talvez ambos não conheçam e nunca pensaram em visitar – uma solução ideal para passar um tempo junto com aquela pessoa que você sente falta.
12. Aproveite sua viagem de negócios ao máximo
Você pode ser um daqueles sortudos que têm um emprego que permite viajar por aí. Claro que ir a um seminário em Ibiza não significa que você vai passar o dia todo na praia. Mas talvez você tenha um tempinho livre para fazer uns passeios turísticos ou apenas dar uma volta pelo centro da cidade para sentir a vibe local.
A principal dica é sair do ambiente de trabalho o máximo que der e explorar ao seu bel prazer.
13. Inspire-se!
Um pouco de inspiração de viagem pode te levar ao paraíso, literalmente.
Talvez você não tenha certeza do lugar certo para viajar e está disposto a ouvir dicas e ler mais sobre cantinhos exóticos espalhados pelo planeta. Siga alguns blogueiros de viagem, ou viajantes no Instagram, e não deixe de acompanhar o blog momondo para saber tudo sobre destinos incríveis e aprender sobre curiosidade e diferenças culturais desse mundão.
Não faltam lugares incríveis que a gente simplesmente descobre que é bem possível de ir e conhecer. Afinal, sonhar acordado com uma foto da praia de Whitsundays na Austrália é bem melhor que ficar olhando a chuva pela janela. Isso, claro, se você não gostar de chuva.
Leia mais: As 8 melhores ilhas da Tailândia
14. Se jogue!
O você está esperando? Há muitas maneiras de viajar pelo mundo, e esse será o seu ano de ver de perto todos aqueles lugares que sempre quis! Às vezes, pensar demais é o que te impede de ir e fazer. Depois que o bilhete estiver comprado, o resto é só uma aventura.