Não é nenhum segredo que aqui na momondo, a gente adora viajar. O que a gente também adora é cruzar o caminho com outras pessoas que amam viajar tanto quanto nós. Na nossa nova série de entrevistas, Viajantes Que Adoramos, vamos contar um pouquinho das aventuras de exploradores do mundo moderno, bloggers de viagem e nômades digitais.
Movidos pela curiosidade, eles nos inspiram a sair mundo afora através da fotografia, das histórias de viagem e do senso de aventura. Para levar esses destinos tão distantes até você, vamos encontrar esses viajantes incríveis e saber sobre suas experiências favoritas e pegar algumas dicas bacanas também, para você se inspirar e criar o seu próprio caminho.
Para lançar a série, batemos um papo com as irmãs gêmeas SHINIMICHI, entre uma aventura e outra das duas pelos Países Nórdicos. O DNA misturado de dinamarqueses e filipinos talvez ajude a explicar o desejo insaciável de viajar das duas, e a paixão por capturar momentos únicos pelo mundo, que as mantém em constante movimento. Leia e inspire-se!
O que significa o nome SHINIMICHI?
Michelle: SHINIMICHI é simplesmente a combinação de nossos dois nomes: Sheena (Shini) e Michelle (Michi). Era nosso apelido de criança, porque um amigo nosso não conseguia nos diferenciar e resolveu juntar em um nome só.
O nome SHINIMICHI também reflete que o nosso blog é mais do que tudo um diário fotográfico pessoal. É um espaço criativo para compartilharmos nossas fotos, memórias e histórias, enquanto exploramos o mundo ao nosso redor.
Que dicas vocês têm para as pessoas que viajam com familiares?
Irmãs e amigas inseparáveis de viagem! © Sheena Ricafranca Rasmussen
Sheena: Me sinto muito sortuda pelo fato de que minha companhia de viagem favorita é também a minha irmã. A gente compartilha os mesmos interesses e possui uma cabeça parecida para lidar com as situações. Viajar com família permite que a gente seja 100% nós mesmos – você pode falar o que pensa sem ter receio de estragar o relacionamento, e isso é um super alívio!
Gostaria de encorajar as pessoas a compartilhar aventuras com seus familiares. Passar um tempo com eles em ambientes diferentes às vezes ajuda a mostrar uma percepção diferente deles e de você mesmo em relação a eles. Trocar memórias de viagem em comum é simplesmente uma ótima maneira de manter-se conectados.
O que veio primeiro: fotografar ou escrever?
Conquistando Gásaladur e as Ilhas Faroé © Sheena Ricafranca Rasmussen
Michelle: A fotografia veio bem antes de começar a escrever. SHINIMICHI foi criado em 2010 como um simples diário fotográfico, com a intenção de usarmos a câmera com mais frequência. Daí o diário tornou-se uma coleção de fotografias de amigos e momentos, que nos fazia sorrir e lembrar dos momentos divertidos.
Hoje em dia, viajar tornou-se o foco, mas a essência do nosso blog ainda é mostrar o quanto nos divertimos. Não apenas para nós mesmas, mas para os outros também. Nossas fotografias devem ser usadas como fonte de inspiração – para dar um senso de que pode ser você ali também, explorando o mundo com seus amigos!
Como fotógrafas, continuamos evoluindo e trabalhando duro para nos tornarmos melhores contadoras de histórias através dessa mídia. E algo me diz que estamos indo pelo caminho certo.
O que uma vida dedicada a viajar ensinou vocês sobre o mundo e vocês mesmas?
Sheena: Quando éramos mais jovens, foi um privilégio crescer em uma família multicultural e estar expostas a diferentes maneiras de pensar e viver. Viajar ajudou a expandir nossa mente quanto às outras pessoas e culturas. Aprendi a nunca julgar antes de vivenciar uma situação de diferentes ângulos.
É importante escutar para poder entender. Aprendi que o mundo te oferece beleza, bondade e amizade aonde quer que vá – e é realmente incrível! Pessoalmente, descobri que não tenho raízes – minha mente está sempre em busca de uma aventura, mesmo quando meu corpo está em casa.
Por que vocês decidiram focar as viagens ao redor dos Países Nórdicos?
As colunas de basalto de Hálsanefshellir, na Islândia © Michelle Ricafranca Rasmussen
Sheena: Depois de tantos anos viajando para países tão longe pelo mundo, criamos a “The Nordic Journey”, onde desafiamos nós mesmas a visitar todos os países nórdicos em um ano (2015). Durante esse ano, percebemos que você não precisa ir muito longe para se divertir, desafiar-se e viver novas aventuras.
Descobrimos uma paixão nova para acampar e fazer caminhadas – e que lugar melhor do que no meio das maravilhosas paisagens nórdicas?
Como vocês decidem para onde querem ir?
Michelle: Nós duas temos uma mente bastante visual e encontramos a inspiração de viagem através da fotografia. Mostre pra gente uma imagem de um lugar incrível e nosso olho já brilha! Pra falar a verdade, planejar com muita antecedência nunca foi o nosso forte, e costumamos decidir meio que espontaneamente, baseado em algo que acabamos de ver. Se o tempo e o preço forem ok, nós simplesmente vamos.
O custo geral é, claro, um fator que consideramos antes de sair em viagem. A gente gosta de economizar – afinal quem não gosta? É por isso que essa vida ao ar livre encaixa tão bem com o nosso propósito. Nos permite ser bastante ativas em relação à natureza, e ao mesmo tempo não gastar muito – que são duas prioridades nossas na hora de decidir para onde ir.
Qual a sua memória de viagem mais inesquecível?
Caminhar pela Costa Alta, Suécia, é ainda mais legal com os amigos © Sheena Ricafranca Rasmussen
Sheena: São tantas! Mas de longe as minhas melhores memórias incluem encontrar os “amigos” da internet. Adoro me conectar pessoalmente com nossos seguidores, seja online ou na vida real. Depois de meses ou até anos trocando mensagens, é tão legal finalmente encontrar cara a cara, trocar ideias e pensamentos, e criar essas memórias que vão durar a vida toda. Essas amizades nos levaram para tão longe – e eu sou muito grata por isso.
Me ensinou que viajar é mais do que chegar a um destino. São as pessoas que realmente valem! Então vem nos dizer um oi – e vamos explorar o mundo juntos!
Michelle: Uma das experiências de viagem mais marcantes que me vêm à mente foi a vez que pegamos uma balsa de Cebu para Bohol, nas Filipinas. Sem saber que um tufão tinha atingido o norte do país, e que deixou as águas agitadas naquela parte do país, embarcamos para aquela que seria a pior experiência de navegação das nossas vidas!
Saquinhos para enjoo foram distribuídos antes da partida, mas a gente não se importou em pegar, já que nunca ficávamos enjoadas na água. Ledo engano.
Aquela sensação horrível de náusea simplesmente acabou com a gente. Ficamos sentadss em posição fetal e certas de que iríamos morrer. Lembro que ficava pensando “Desculpa Sheena, mas não posso te ajudar. Preciso salvar a mim mesma!”. Foi muito doido!
Compartilhem com a gente a foto viagem favorita de vocês, e contem um pouco da história por trás dela.
Outra aventura inesquecível das duas em Notodden, Noruega © Sheena Ricafranca Rasmussen
Michelle: Escolher uma única foto de viagem é tão difícil! Acho que vou escolher essa de uma viagem recente para Notodden, na Noruega, quando acampamos num frio congelante – algo que eu nunca teria previsto, nem nos meus sonhos mais exóticos!
Um amigo antigo da escola nos convidou para viajar e acampar. Não nos víamos há dez anos, mas nosso gosto em comum pela vida ao ar livre promoveu esse reencontro. Essa foto nem é tão especial pela qualidade. Mas a história resume bem o que viajar significa pra mim: ser espontâneo e aventureiro, apreciar a natureza e conectar-se com as pessoas que importam na sua vida.
Qual o destino dos seus sonhos para visitar, e por quê?
Michelle: Sem dúvida a região do Noroeste Pacífico (Pacific Northwest – PNW), na América do Norte, é o meu sonho de viagem. A natureza lá é de enlouquecer e a região é um verdadeiro paraíso para qualquer aventureiro! Tenho tantas imagens de lugares incríveis naquela região.
Já posso me imaginar caminhando pelas trilhas nas montanhas, me perdendo no meio das florestas antigas, cruzando os lagos gelados e curtindo uma fogueira sob uma noite estrelada. Na verdade, as paisagens de PNW e dos países nórdicos são bem semelhantes – talvez isso explique um pouco do meu fascínio pela região.
Sheena: Meu atual sonho de viagem é Lofoten, bem no norte da Noruega – se possível voltando em diferentes épocas do ano. Me apaixonei por esse lugar desde o dia que me apresentaram.
Durante as longas noites de verão, me imagino caminhando e acampando em meio àquelas paisagens montanhosas lindas e tranquilas, e depois cruzando os fiordes de caiaque, em meio aos pescadores. E no inverno, me vejo esperando pela Aurora Boreal enfeitar o céu, e curtindo o silêncio daquela paisagem nórdica tão especial.