Sol e calor o ano todo, quilômetros e mais quilômetros de praias de areia fininha, mar do azul mais profundo, infraestrutura e atrações para divertir visitantes de qualquer idade…Uma viagem para Cancún certamente deixa qualquer um satisfeito.
Maior hit turístico do México, a cidade localizada na península de Iucatã tem atrativos naturais, históricos, gastronômicos e de entretenimento para todos os gostos. E mais que isso: à sua volta, estão outras tantas atrações incríveis para compor um roteiro incrível pelo Caribe. Veja a seguir dicas sobre o que fazer em Cancún:
As praias de Cancún
A grande maioria dos hotéis da zona hoteleira de Cancún fica de frente para o mar e com acesso direito à praia. Os serviços para os hóspedes vão de cadeiras e guarda-sóis, a bares instalados pertinho da areia até garçons servindo na praia.
Sendo assim, boa parte da orla tem seu acesso à praia obstruído por causa dos hotéis. Mas mesmo quem fica mais afastado terá, claro, a chance de curtir a paisagem, afinal não faltam também praias públicas em Cancún. Vale lembrar que essas praias, porém, possuem estrutura quase nula – nem mesmo vendedores ambulantes, que são proibidos por lá.
Algumas praias imperdíveis em Cancún:
Playa Delfines: talvez a praia pública mais famosa de Cancún, o destaque em Delfines é o mirante com vista espetacular. As ondas por lá são ótimas para esportes náuticos.
Playa Tortugas: tomada por espreguiçadeiras, é pequenina, movimentada e com mar calminho. De lá saem os barcos para Isla Mujeres (veja abaixo).
Chac-Mool: a dica de praia pública para quem procura sossego. A entrada entre hotéis pode não ser das mais fáceis de achar, mas o visual vai valer (e muito) a pena.
As ruínas maias
Cancún também é celebrada pela preservação de suas belezas naturais e cultura ancestral, representada principalmente nas cidades maias, fundadas no período pré-colombiano. Eis as principais:
Chichen Itzá
Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e considerada uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo, a cidade arqueológica de Chichén Itzá foi o centro político e econômico da civilização maia.
Fica a cerca de 200km de Cancún e tem como principais atrativos a pirâmide gigante de Kukulcán, a Praça das Mil Colunas, o Templo de Chac Mool e o Campo de Jogos dos Prisioneiros.
Tulum
Outra antiga cidade amuralhada maia que merece ser visitada é Tulum, a 120km ao sul de Cancún. O sítio arqueológico fica na beira da praia e tem diversas ruínas de construções usadas pelos maias. Uma grande vantagem de fazer esse passeio é aproveitar ao máximo sua localização e passar o dia na praia, onde há vários e interessantes bares dos hotéis.
Cobá
Distante cerca de 170km de Cancún, Cobá é um sítio arqueológico mais verde, rodeado pela floresta. Seu principal atrativo é subir no alto dos 40 metros de altura de seu “castillo” super bem preservado.
Os cenotes
Típicos da paisagem da região e adorados pelos turistas, os cenotes ilustram o quão bela é a natureza de Cancún e arredores. As cavidades naturais, onde corem rios ou lagoas subterrâneas, eram usadas em rituais de sacrifício da civilização maia. Hoje, são atrativos para toda a família, com suas águas mornas e cristalinas perfeitas para mergulhar e relaxar.
Entre os mais conhecidos, está o de Ik Kil, que fica dentro de uma propriedade particular nas redondezas de Chichen-Itzá, com estrutura de hotel, banheiros e restaurante para os visitantes
Igualmente belos são os cenotes Río Secreto, próximo dos parques Xcaret/Xplor; e Dos Ojos, na região de Xel-há, onde pode-se fazer mergulho e snorkel.
Os ecoparques
A região de Cancún é um dos grandes paraísos para o ecoturismo, com mega estrutura para os entusiastas do gênero. Os ecoparques espalhados pela região têm opções de aventura, lazer e exploração natural para agradar a todas as idades.
X-caret: parque mais conhecido de Cancún, com cara de zoológico aberto. Conta com gigantes piscinas com peixes e golfinhos para nadar e fazer snorkel, aquários, passeios de jangada em um rio rodeado por mata, shows temáticos etc.
Xel-Há: os amantes da natureza vão se deleitar com a variedade de atividades disponíveis, como snorkel, mergulho com escafandro, nadar com golfinhos, tirolesa, tomar banho na água doce ou salgada, além de shows de dança temática.
Xplor: natureza, aventura e adrenalina se misturam nesse parque que oferece tirolesas, esportes aquáticos, mergulho em um cenote e passeios de jangada.
Passeios ao redor de Cancún
Playa del Carmen
A Playa del Carmen seria a “alternativa europeia” para a americanizada Cancún, segundo alguns visitantes. Fica a 70 km ao sul, e é também bastante badalada, apesar de contar com estrutura turística menos sofisticada, com hotéis mais simples e clima mais relaxado.
A praia tem clubes e bares com camas e espreguiçadeiras, e o centro conta com ótimos restaurantes e lojas bacanas.
Isla Mujeres
Outro local considerado mais tranquilo se comparado a Cancún, a Isla Mujeres é acessível via barco (25min) desde a zona hoteleira. A pequena ilha tem praias de águas calmas e cristalinas, com boas opções de mergulho – destaque para o o famoso museu subaquático (MUSA) que existe na região – e um belo ecoparque montado em torno de um recife de corais, o Parque Garrafón, que inclui nado com golfinhos.
Cozumel
A 50 minutos de barco de Playa del Carmen, a ilha de Cozumel é considerada um dos principais pontos de mergulhos do mundo. Fazer snorkel ou mergulho de cilindro entre os corais e interagir com golfinhos são experiências imperdíveis.
Holbox
Apesar de mais distante que as demais – a 3h30 de barco de Cancún – a Ilha de Holbox vale um pouco mais de dedicação, especialmente por seu ambiente simples e charmoso, com murais coloridos e carrinhos de golfe circulando por todos os lados – automóveis são proibidos por lá. Holbox é considerado um dos raros lugares do planeta onde é possível nadar com o tubarão-baleia, o maior peixe do mundo. Isso acontece essencialmente apenas nos meses de junho e agosto, mas há outras opções de atividades como passeios de pescaria fly-fishing. Sem falar no lago da ponta leste da ilha, onde pode-se avistar lindos flamingos.