Com o final do ano se aproximando, é hora de pensar nas suas próximas férias. Que tal descobrir os encantos e mistérios do continente asiático? Das luzes de Natal de Tóquio, à maravilhosa festa do Ano Novo Chinês em Singapura, a gente lista a seguir os 10 destinos imperdíveis para visitar em uma viagem para a Ásia.
Onde passar o Natal na Ásia?
Esteja você em busca de um Natal gelado e nevado, ou receber o ano novo em belas terras tropicais, a Ásia é daqueles lugares que tem opções para todos os gostos na época das festas de final de ano. Eis aqui três destinos que recomendamos:
Tóquio, Japão
Não perca as luzes de Natal em Roppongi Hills, com a linda Torre de Tóquio ao fundo
Tóquio brilha ainda mais que o normal durante a época de Natal, quando praticamente a cidade inteira é coberta por luzinhas brilhantes. Algumas das mais bonitas ficam no Starlight Garden em Midtown, Roppongi, e Caretta Shiodome, que exibem projeções de luzes maravilhosas. Destaque também para Disneyland e Disney Sea, com seus eventos especiais e fogos de artifícios, ideais para toda a família.
Para as comprinhas de última hora, experimente os mercados noturnos em estilo europeu, aos pés da Tokyo Sky Tree. Na hora de sentar para a ceia de Natal, faça como os locais e, acredite, peça uma porção de frango frito do KFC e um bolinho de morango com chantilly.
Dica de hotel em Tóquio: Roppongi Hotel S
Seoul, Coreia do Sul
Aproveite o clima gelado e vá andar de patins em Seoul
Na Coreia do Sul, o mês inteiro que antecede o Natal é cheio de festividades. Junte-se às multidões do Festival de Lotte, com um imenso desfile de personagens, artistas e carros alegóricos. Outra boa pedida cultural é o Balé Quebra-Nozes de Tchaikovsky, programa natalino imperdível em Seoul desde 1986 – e os turistas ganham desconto!
Aproveite o clima frio e não deixe de andar de patins no gelo na pista da Seoul Plaza, rodeada de luzes e uma gigantesca árvore de Natal. Depois siga para um belo jantar no Ritz ou no Millennium Seoul Hilton.
Dica de hotel em Seoul: Somerset Palace Seoul
Dili, Timor Leste
Moradores recriam as cenas natalinas com materiais reciclados no Timor Leste
Um tanto fora dos roteiros turísticos, Dili pode surpreender como um destino para passar o Natal. Mas com a maior parte da população do Timor Leste sendo católica, as festas de fim de ano são levadas a sério por lá. Os cenários da Natividade são criados pelos jovens moradores locais a partir de materiais reciclados, enfeitando todas as esquinas, e os sinos da igreja tocam, chamando o povo para a missa.
À noite, todos seguem em direção à água – hora de relaxar na praia de Cameio, com uma água de coco ou sangria, antes de saborear um churrasco, seguido pelos tradicionais doces portugueses de sobremesa.
Dica de hotel hotel em Dili: Plaza Hotel Dili
Encontre passagem para Timor Leste
Onde passar o Ano Novo na Ásia?
Que tal tentar algo diferente para o Ano Novo, e passar o 1° de janeiro como nunca antes, em plena Ásia? Opções não faltam, de paradas de rua a um piquenique na montanha. Veja alguma delas:
Penang, Malásia
Penang, na Malásia, tem de tudo: comida deliciosa, vida noturna animada e lindas praias
Saindo um pouquinho de Kuala Lumpur, você chega a Penang, para curtir a festa de Ano Novo no melhor estilo malásio. Os shopping centers – e seu bem-vindo ar condicionado – concentram inúmeras atividades. Em Straits Quay, há muita música, artistas e belas vistas dos fogos sobre o Mar de Andamão; e em Gurney Paragon, são várias as opções para jantar e beber com os amigos.
Encare a humidade e siga para a Esplanada para ver os desfiles e atividades culturais – além da ótima (e barata) comida de rua à disposição. Termine com uma sobremesa típica como o chendol ou ais kachang (o equivalente asiático ao sundae), enquanto aprecia as luzes noturnas. No dia seguinte, é só escolher uma das belas praias para relaxar e começar o novo ano em grande estilo.
Dica de hotel em Penang: Bayview Hotel Georgetown
Baguio, Filipinas
Dê adeus ao ano velho com as belas paisagens de Baguio
Comece o Ano Novo em meio à tranquilidade de Baguio, uma cidade-resort de montanhas, conhecida por seus lagos, jardins e clima surpreendentemente ameno no verão. Não vai faltar a queima de fogos de artificio, mas sem as grandes multidões. Aqui, a dica é curtir a festa de maneira relax, com direito a buffets deliciosos de jantar em um dos hotéis, karaokê no The Rabbit Hole, ou um piquenique com os moradores locais.
Não deixe também de conferir atrações como o colorido Orquidário de Baguio, e o Camp John Hay, com suas lindas florestas de pinheiros – ambos pertinho da cidade. Baguio fica a poucas horas de Manila, mas é bom garantir tempo de sobra, no caso de trânsito intenso.
Dica de hotel em Baguio: Camp John Hay
Ho Chi Minh, Vietnã
Veja o sol nascer no dia 1o de janeiro na agitada e fascinante Ho Chi Minh
Excêntrica, movimentada e colorida, Ho Chi Minh nunca deixa de ser fascinante, e isso inclui a época do Ano Novo. A começar por “Happy New Year” do Abba, que toca sem parar, por onde quer que você vá. Para as festas mais, digamos, intensas, siga para o District 1, onde estão as melhores boates e clubes, e turistas de sobra.
Nos parques, incluindo o Zoológico Saigon, há sempre diversos shows, atividades e muita decoração. Para ter ótimas vistas dos fogos de artificio, escolha um local com terraço, como o Chill Sky Bar. Só um alerta: quando você reservar um hotel, a diária normalmente vai incluir um jantar festivo, caro e obrigatório.
Dica de hotel em Ho Chi Minh: Grand Hotel Saigon
Busque passagem para Ho Chi Minh
Onde passar o Ano Novo Chinês na Ásia?
Convenhamos, uma festa de Ano Novo é pouco! Felizmente, quase todos os países da Ásia possuem suas variações do Ano Novo Lunar, que acontece alguns meses depois. Veja de perto as festividades típicas, de um pacífico dia de silêncio, até danças com dragões pra lá de barulhentas.
Singapura
Celebre o Ano Novo Chinês com estilo, no Desfile de Chingay, em Singapura – o maior da Ásia
Singapura sabe como festejar, especialmente quando o assunto é o Ano Novo Chinês. A começar pelo Desfile de Chingay, o maior da Ásia, conhecido por seus imensos carros-alegóricos e dragões coloridos; e a Chinatown Street Light-Up, com seus dançarinos e comedores de fogo. Não esqueça também do Rio Hongbao, coberto com imensas lanternas, jogos e barcos festivos.
Tudo é coberto de vermelho, e a festa não tem hora para acabar. A maior de todas é o “jantar de reunião”, onde famílias e amigos juntam-se para compartilhar uma refeição gigante, cheia de pratos simbolizando a prosperidade e a longevidade. Delicie-se com as tortas de abacaxi e biscoitinhos de coco típicos, e prepare-se para dar e receber pacotinhos vermelhos recheados de… dinheiro!
Dica de hotel em Singpapura: Naumi Liora
Encontre passagem para Singapura
Vang Vieng, Laos
Ano Novo em Vang Vieng inclui atividades o ar livre e lugares incríveis, como a Lagoa Azul
Vang Vieng ficou famosa por ser um destino de mochileiros, mas tornou-se também um destino perfeito para o Ano Novo. Depois de uma campanha de “limpeza” do governo, os bares à beira do rio deram lugar a restaurantes, e a bebida típica passou da cerveja barata ao vinho de amora artesanal.
Até as opções de hospedagem deram um up, ganhando uma vibe de retiro de yoga. Se você procura atividades ao ar livre como caiaque, escalada e explorar cavernas, e se montanhas de calcário e lagoas espetaculares são o seu objetivo de paisagem, não procure mais – a “nova” Vang Vieng é o seu destino final.
Dica de hotel em Vang Vien: Thavonsouk Resort
Busque passagem para Luang Prabang
Phnom Penh, Camboja
O Camboja sabe como celebrar o Ano Novo – e nada menos que três vezes por ano!
Se tem um país que realmente gosta de celebrar a chegada do novo ano, esse país é o Camboja: além do Ano Novo e do Ano Novo Chinês, o país também celebra o Ano Novo Khmer. Ao longo de três dias inteiros, a festa marca o final da época de colheita, e também a tradição do nascimento de todos os cidadãos cambojanos.
As ruas são decoradas com estrelas e luzinhas, e todos estão dentro de casa comendo, cantando karaokê e comemorando o aniversário. A cidade praticamente fecha, e é o momento ideal para explorar o local da maneira mais tranquila possível. Quem quiser um pouco mais de festa, pode seguir para Siem Reap, com seus desfiles animados, celebrações e desafios curiosos, como o concurso de quem come mais bolo de arroz.
Dica de hotel em Phnom Penh: The Plantation Urban Resort and Spa
Encontre passagem para Phnom Penh
Bali, Indonésia
Uma família de Bali se prepara para o “Nyepi”, o dia do silêncio
Celebrar o Ano Novo nem sempre precisa ser sinônimo de festa, barulho e exageros. Em Bali, por exemplo, o clima festivo é dos mais, digamos, tranquilos. Por lá, o Ano Novo tradicional envolve correr atrás de bonecos de papel de espíritos barulhentos, seguido pelo outro Ano Novo, o “Nyepi”, marcado por um dia de total silêncio.
A ideia é de renovação, e os únicos barulhos que você ouvirá serão dos insetos ou dos cachorros latindo. As pessoas ficam em casa e longe das ruas, a não ser pelos que saem em peregrinação até uma das lindas praias. Paz total.
Dica de hotel em Bali: Inata Bisma Resort & Spa Ubud
Procurando mais inspiração para viajar?
- confira nossas dicas dos melhores destinos no mundo para celebrar o Ano Novo
- veja os destinos imperdíveis para incluir em um mochilão pelo Sudeste Asiático
- não esqueça dos melhores acessórios de viagem que você precisa levar na suas aventuras