preloaddefault-post-thumbnail

Sim – essa palavrinha de três letras podem abrir um mundo de possibilidades. Como parte das cinco maneiras de abrir o seu mundo da momondo, nós encorajamos você a dizer “sim!” – sim para tentar algo novo, algo espontâneo, ou algo que você sempre hesitou em fazer.

É hora de abraçar seu lado aventureiro, encarar seus medos, e mergulhar de cabeça em uma experiência inesquecível. Arrisque-se e encare uma das 13 experiências de turismo de aventura que a gente lista a seguir.

“Surfar” em um vulcão na Nicarágua

Quando você estiver no topo dos 728 metros de um vulcão gigante, olhando para um abismo negro que parece não ter fim, não vai ter volta. A única maneira de voltar pra casa? Deslizar morro abaixo sobre um trenó de madeira improvisado a velocidades que podem atingir os 95 quilômetros por hora.

Em anos recentes, o Cerro Negro tornou-se o local ideal para este tipo de esporte. Para adicionar ainda mais emoção à aventura, está o fato que o tal vulcão está apenas tirando uma soneca, pois entrou em erupção em 1999. A épica subida de 45 minutos oferece vistas incríveis da Cordilheira de Maribios e do Oceano Pacífico, enquanto a descida curta mas cheia de adrenalina vai deixar você com o rosto coberto de fuligem – e de um baita sorriso. O Surfing Turtle Lodge organiza a atividade se você reservar um quarto no hostel.

Encontre passagem para Manágua

Mergulhar na água gelada no dia de Ano Novo

Começar o novo ano bem pode ter diferentes significados no mundo, mas nada se compara a um mergulho em águas congelantes para recarregar suas energias pra valer. Todo ano, em Vancouver, o Polar Bear Swim Club organiza o Polar Bear Swim, quando centenas de participantes mergulham nas águas geladas da praia de English Bay no dia 1o de janeiro. A tradição começou em 1920, com um grupo inicial de apenas 10 bravos nadadores – hoje são mais de 2.500!

Ao longo das geladas costas da Holanda, não é raro ver milhares de corajosos que também se jogam na água – conhecido como Nieuwjaarsduik (mergulho de Ano Novo). Mas os Scots em Queensferry são os campões na categoria – trajando fantasias engraçadas, eles promovem o Loony Dook (mergulho maluco) e divertem o público que assiste empolgado.

Bungee jump na Torre de Macau, Macau, China

Se você pretende fazer bungee jump apenas uma vez na vida, é melhor então fazê-lo no lugar mais alto do mundo– a Torre de Macau. A 233 metros de altura, o bungee jump funciona 365 dias por ano, portanto sem desculpas! Desde 2001, os aventureiros vem saltando sem medo sobre a paisagem da metrópole de Macau.

Para os que ainda não estão prontos para tamanha adrenalina, a dica é encarar uma aventura parecida, a Macau Tower Climb, onde você escala os corrimãos e escadas até o topo dos 338 metros da torre, de onde você poderá ter uma vista incomparável da cidade.

Encontre passagem para Macau

Um passeio de barco pelo Rio Amazonas, Brasil

Já sonhou em flutuar sobre as águas escuras e turvas do Rio Amazonas, e bancar o Indiana Jones? Saindo de Manaus, o coração da Amazônia, até Belém, suba a bordo de vários barcos para uma viagem de cinco dias pelas margens da lendária floresta.

Você vai passar por diversos vilarejos e matas de vegetação densa, e avistar saguis, araras, golfinhos cor-de-rosa, jacarés e tantas outras espécies. Reserve sua “acomodação” no deque externo e durma em uma rede (que você mesmo terá que levar), embalado pelos sons da selva.

Se quiser dividir seu passeio de barco com uma excursão, desembarque em Santarém, 36 horas de barco de Manaus, e dirija até a Ilha do Amor – uma praia que desaparece durante a temporada de chuvas em função da ascensão das águas esmeraldas do Lago Verde.

Encontre passagem para Manaus

Cruze o Egito de moto

Do Mar Mediterrâneo às Grandes Pirâmides de Giza, você vai cantar muito pneu com um grupo de 75 motociclistas. Desde 2011, o Cross Egypt Challenge une motoqueiros de 28 países por cerca de 3.000 quilômetros da extraordinária paisagem do Egito. A capital Cairo, o belo Vale do Nilo, e o impactante contraste dos infinitos desertos do país fazem parte desse desafio de nove dias. Enfrentando condições duras do clima seco e algumas torrentes de chuva espontâneas, as noites passadas nos hotéis de 3-5 estrelas serão mais que bem-vindas. Prepare o capacete e fique ligado na edição de 2017.

Encontre passagem para Cairo

Skydive em Queenstown, Nova Zelândia

Queenstown, na Nova Zelândia, é famosa por suas aventuras extremas, e pular do céu é algo quase banal. Foi lá, aliás, que nasceu a prática do tandem skydiving no país, então basta olhar pra cima pra sempre ver algum aventureiro saltando. Mantenha a cabeça erguida, sorria e diga “sim” na hora de pular do avião! A 200 km/h, não esqueça de respirar fundo e apreciar as lindas vistas da montanha Remarkables e da bacia de Wakatipu. A queda dura apenas alguns minutos, mas os organizadores costumam oferecer vídeos e fotos de souvenir para você reviver cada segunda dessa aventura inesquecível.

Encontre passagem para Queenstown

Mergulho em um cenote em Yucatán, México

Com um nome como Dos Ojos (Dois Olhos), mergulhar nesse cenote (caverna submarina) é sinônimo de encantar-se com as profundezas do ventre da Terra. Acompanhado de um mestre capatidado em mergulho, você vai explorar duas cavernas vizinhas, recheadas de estalactites e colunas. Na primeira área, você nadará por entre raios de sol, mas na segunda, a luz solar será escassa entre as passagens escuras, o que só vai aumentar a emoção dessa aventura submarina.

Com uma profundidade máxima de 10 metros, até mesmo mergulhadores iniciantes com certificado de mar aberto são bem-vindos aqui. Com fácil acesso por um deque de madeira, as partes rasas dos cenotes costumam estar sempre cheias de famílias e outros aventureiros a fim de um mergulho nas águas que chegam aos 26°C.

Leia mais: 11 incríveis piscinas naturais pelo mundo

Encontre passagem para Cancún

Curso de sobrevivência na região de Värmland, Suécia

Nas ermas profundezas de Värmland, na Suécia, perto da fronteira com a Noruega, aprenda a aperfeiçoar suas habilidades de como sobreviver na selva. Em meio ao habitat natural de lobos, ursos e linces, você aprendará o básico sobre como reconhecer a flora e a fauna local, como fazer fogueiras, montar acampamento e pescar.

Acompanhado de um instrutor, a Wilderness Experience International Survival School (algo como Escola Internacional de Experiência de Sobrevivência na Selva) ensina como sobreviver em situações extremas, com treinamento de primeiros socorros, como ler compasso e técnicas básicas de preparação de alimentos em situações de emergência. Além do imenso desafio de aprender a salvar sua vida, você ainda aprenderá a salvar outras vidas.

Encontre passagem para Karlstad

Nadar com tubarões em Fiji

Dizer sim para novas experiências também significa encarar seus medos e, por que não, nadar na presença de predadores com dentes afiados. Na Shark Reef Marine Reserve, um santuário protegido para tubarões em Fiji, você não apenas vai superar seus limites, mas também contribuir para os esforços de conservação para proteger a população de tubarões, ao mesmo tempo em que apoia o ecossistema local. Na Lagoa Bega, você vai mergulhar até 30 metros de profundidade para assistir ao incrível espetáculo dos Bull Sharks sendo alimentados. Nas partes mais rasas da área, conhecida como “a toca”, as espécies menores de tubarões, como o tubarão-gralha-branca e o tubarão-gralha-preta podem ser vistos circulando tranquilamente na presença dos mergulhadores. Em tempo: somente os mergulhares com qualificação completa, com experiência mínima de 30 mergulhos em mar aberto, podem participar da experiência.

Encontre passagem para Suva

Ser um astronauta por um dia em um voo com gravidade zero

Se o seu sonho maior é viajar para a Lua, mas que parece um tanto inalcançável, que tal uma experiência de participar de um voo na gravidade zero? Graças à tecnologia desenvolvida pela ZERO-G Experience ®, você pode flutuar como um astronauta a bordo de um Boeing 727 modificado, conhecido como G-FORCE ONE.

A técnica de voar em arcos parabólicos, com subidas 45° ao horizonte, cria a sensação de leveza dentro da cabine por cerca de 30 segundos. Depois de vestir o uniforme ZERO-G, você estará pronto para “voar” como um Neil Armstrong. Claro que tamanha experiência única não sai barato – algo em torno de R$ 16.000 (+impostos). Os voos acontecem em Cabo Canaveral, Fort Lauderdale, na Flórida; em Las Vegas, Nevada; e em Oakland, na Califórnia.

Participe de uma competição divertida

Eis a chance de descontrair, pirar um pouquinho e participar de uma competição tão divertida quanto única. Nada soa mais delicioso do que se tornar o rei do concurso de quem come mais cachorros-quentes do Nathan. Todo feriado americano de 4 de julho, desde 1916, a loja de Coney Island, em New York, promove um curioso evento, digamos, gastronômico – para ver quem consegue quebrar o recorde de comer 70 hot-dogs em menos de 10 minutos!

Ainda mais coragem será necessária para encarar um banhado. Todo ano, na impronunciável cidade galesa de Llanwrtyd Wells, participantes jogam-se sem medo ou pudor em um banhado, mergulhando por 50 metros de águas barrentas no tempo recorde de menos 2 minutos. Durante o World Bogsnorkelling Championships, ganha pontos extras quem tiver a fantasia mais criativa – o vencedor do ano passado vestiu-se de unicórnio. Então o que está esperando? Diga “sim” e caia de cabeça, literalmente!

Procurando mais dicas de viagem? Explore o mundo submarino com as incríveis cavernas e grutas do Brasil e conheça também os melhores destinos para turismo de aventura no Brasil.

Sobre o autor

Fanny OlhatsRodeada de marcadores e badulaques coloridos, Fanny está sempre escrevendo alguma coisa interessante sobre viagens. Semi-nômade e sonhadora em tempo integral, ela está sempre fuçando no Instagram para achar sua próxima inspiração de viagem. O que não pode faltar na sua mala de mão? Bloquinho de notas, lápis, chocolate e um livrinho com as 101 melhores piadas de “o que é, o que é?”.

Explore outros artigos