A Península Ibérica está esperando para ser explorada, e neste primeiro de dois artigos, embarcamos em uma épica road trip pela Espanha para irmos por entre as vastas e variadas paisagens do país, dos verdejantes vinhedos à costa do Mediterrâneo até os enclaves artísticos da Andaluzia no Sul da Espanha. Claramente, um inesquecível roteiro pela Espanha. Comece seu itinerário espanhol voando para um dos aeroportos mais ao Norte do país: sugerimos Santander ou Bilbao. Cruze a fronteira no sudoeste da França se vier dirigindo da França.
Dia 1 – San Sebastián
Colocando o bronzeado em dia nas famosas praias de San Sebastián © jon.roberts
San Sebastián ou Donostia, no País Basco, é uma das cidades mais lindas da Espanha e o epicentro da cozinha basca. É sofisticada, glamorosa e divertida, recebendo astros e estrelas todo outono para seu festival internacional de cinema. A bela cidade tem duas praias: Playa de la Concha, em forma de concha e super popular entre as famílias, e Playa de la Zurriola, mais longa e adorada pelos surfistas. Fazem parte dos pontos turísticos da Espanha e mais especificamente, de San Sebastián. Aventure-se nos esportes aquáticos ou relaxe na praia durante o dia. Quando a noite cair, siga para a Parte Vieja, onde as ruas de pedras são repletas de agradáveis bares de pintxos – essa versão basca das tapas com pequenas porções de comida sobre um pãozinho crocante. Basta escolher um dos bares, pegar o(s) prato(s) que mais lhe agradar e pagar pelo que consumiu no final.
Passagem aérea para Bilbau
Dica de hotel:
Dia 2 – Do País Basco a Logroño, La Rioja
Faça uma parada em Bilbao para ver o incrível museu Guggenheim, projetado por Frank Gehry © KΛ13
A paisagem do País Basco não poderia ser mais diferente das vastas áreas secas geralmente associadas com a Espanha. Cruze os belos e verdes vales marcados pelos “caserios” (ou “baserri” em basco), típica construção rural basca. Os fãs de arquitetura não podem deixar de fazer uma parada em Bilbau para visitar o fantástico Museu Guggenheim, projetado por Frank Gehry. Siga pelos vales em direção a Logroño, a capital da província de La Rioja e ponto de partida para conhecer a famosa região vinícola um dos pontos turísticos da Espanha mais interessantes entre os conhecedores de vinhos. Passe a noite em um dos agradáveis bares de pintxos da cidade – a maioria está concentrada ao redor de duas ruas: Calle de Laurel e Calle de San Juan. Experimente os lendários champignons grelhados (“champi”) no Bar Soriano (Travesía de Laurel, 4) ou saboreie a cozinha moderna e criativa do Torres Gastrobar (Calle de San Juan, 31). E, claro, não deixe de tomar uma taça de vinho Rioja na região onde ele é de fato produzido! Esse seu roteiro pela Espanha, está ficando cada vez mais interessante, não acha? Dica de hotel:
Dia 3 – Vinhedos de La Rioja
A chance no seu roteiro pela Espanha de apreciar belas vistas dirigindo por La Rioja, a famosa região vinícola da Espanha
Mergulhe ainda mais fundo na região vinícola mais famosa da Espanha, passando o dia passeando pelos vinhedos e vinícolas, muitas das quais oferecem tours guiados pelas caves, com direito à degustação. Em La Rioja são produzidos os mundialmente famosos vinhos tintos, geralmente com preços bastante acessíveis, especialmente se comparados à vizinha França. No roteiro pela Espanha, você tem que visitar os terraços das Bodegas Ysios, projetados pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava (que recentemente criou o Oculus em Nova York). Tours e degustações também são oferecidos em espanhol e inglês. Uma das propriedades vinícolas mais antigas de La Rioja é a Marqués de Murrieta. O fundador que lhe deu nome importou as técnicas de produção de Bordeaux e produziu seu primeiro vinho em Logroño em 1852. Os visitantes podem faer um tour guiado pela vinícola, seguidos de uma degustação profissional dos vinhos locais. O passeio de carro o levará por colinas e mais colinas de vinhedos, vilarejos medievais e igrejas antiquíssimas. Barrio de la Estación na cidade de Haro, é sede de várias vinícolas; não deixe de conferir o pavilhão futurista de degustações projetado pela arquiteta Zaha Hadid em López de Heredia. Todos estes pontos turísticos da Espanha, merecem uma visita sua. Dica de hotel:
Dia 4 – Zaragoza
A linda Basílica de Nuestra Señora del Pilar em Zaragoza © Italo Luis Muñoz Canessa
De La Rioja, dirija 1,5 hora pelo lindo interior, passando por campos e vinhedos até chegar o próximo destino no seu roteiro pela Espanha: Zaragoza, capital de Aragón, uma cidade ainda pouco alardeada, mas linda como poucas. Encante-se com a maravilhosa vista da Basílica de Nuestra Señora de Pilar, situada ao longo do rio Ebro; depois visite o Aljafería, um palácio islâmico fortificado que é um dos melhores exemplos da arquitetura moura fora do Sul da Espanha. Entre 1018 e 1118, Zaragoza era um dos reinos Taifa, estados muçulmanos independentes que se formaram ao longo da península. Depois de sua aula prática de história, siga para o Mercado Central e maravilhe-se com suas cores, aromas e sabores. Aproveite para comprar os produtos locais ou tomar um drinque relaxante em um dos simpáticos bares. Dica de hotel:
Dia 5 – Tarragona
Não deixe de conhecer a antiga cidade portuária de Tarragona, um dos verdadeiros pontos turísticos da Espanha © Tarragona Municipal Tourist Board / Manel R. Granell
Dirija para o leste (2 horas e 20 minutos) em direção à costa Leste da Espanha, chegando à região da Catalunha na antiga cidade portuária de Tarragona. A cidade mediterrânea é uma joia escondida da história romana, cheia de resquícios da cidade romana de Tarraco, incluindo os espetaculares anfiteatro e necrópole à beira-mar. Passeie pelo centro histórico e experimente algumas especialidades catalãs, incluindo o “pa amb tomàquet”, o pão com tomate ralado e azeite de oliva – o café da manhã mais popular por lá. Dica de hotel:
Dia 6 – Valência
Não só de paellas vive Valência– não deixe de visitar a futurista Ciudad de las Artes y Las Ciencias © KΛ13
Mais duas horas e meia de carro em direção à costa Mediterrânea e você chegará à terceira maior cidade da Espanha: Valência. A cidade é o lar de um dos pratos mais famosos do país: a paella – experimente-a durante o seu roteiro pela Espanha, em um autêntico restaurante na beira da praia (os espanhóis comem esse prato delicioso mas pesado durante o almoço, e não no jantar). Dê uma passada pelo centro histórico, onde fica o Mercado Central e a Catedral de Valência, que dizem ser a sede do verdadeiro Santo Graal, do qual Jesus bebeu na Última Ceia. Não perca também a Ciudad de las Artes y Las Ciencias, um conjunto de prédios futurísticos na margem seca do rio, projetado pelo famoso arquiteto Santiago Calatrava. É composto pelo maior aquário da Europa, um museu de ciências e um gigantesco cinema IMAX.
Passagem aérea para Valência
Dica de hotel:
Dia 7 – Deserto de Tabernas
É isso mesmo – a Espanha tem seu próprio deserto – um verdadeiro velho oeste! © Willem vdh
Siga para o interior do Sul da Espanha (pouco mais de quatro horas) em direção à paisagem quase extraterrestre do único deserto da Europa, o Deserto de Tabernas. Oasys Mini Hollywood, uma das várias atrações temáticas do velho-oeste na região, foi o cenário original das filmagens de vários Spaghetti Westerns dos anos 60 e 70, incluindo “Três Homens em Conflito” de Sergio Leone. Ainda hoje é usado como locação de cinema. Dica de hotel:
Dia 8 – Granada
Lembre-se de comprar ingressos para a majestosa fortaleza de Alhambra
Dirija ao redor do Parque Nacional Sierra Nevada em direção mais a Sul de Espanha – a Granada (1,5 hora). Visitar um dos mais famosos pontos turísticos da Espanha, que é Granada, é como entrar em um conto de fadas; a espetacular fortaleza de Alhambra e os picos nevados da Sierra Nevada são um verdadeiro cenário de cinema, contrastando com as ruas sinuosas da cidade. Não esqueça, de quando estiver fazendo o seu roteiro pela Espanha, de comprar ingressos antecipadamente para Alhambra; a fortaleza moura é um dos locais mais visitados de toda a Espanha. Não perca os Jardins Generalife, um misto de lindas fontes, trilhas e canteiros de flores, e também a vista da Alhambra e das montanhas desde o Mirador San Nicolás. Outro ponto imperdível é Sacromonte que, com suas casas brancas em forma de caverna, é um bairro que é sinônimo de flamenco, praticado pelos ciganos granadinos que tomaram a região desde o século 15. Assista a um emocionante e passional show de flamenco em uma das cavernas originais – uma experiência inesquecível. Dica de hotel:
Dia 9 – Málaga
Um pouco de street art no estádio de futebol local – não falta charme e estilo para Málaga
Seguindo o seu roteiro pela Espanha, rume para o sudoeste da costa (1,5 hora) e a cidade portuária de Málaga – Sul da Espanha. Há muito tempo associada com a imagem dos resorts vizinhos da Costa del Sol, a cidade reinventou-se nos últimos cinco anos como um moderno centro de arte e cultura. O Museo Picasso é ótimo para explorar as obras do gênio local Pablo, além de obras internacionais maravilhosas vindas de instituições como o Centro Pompidou de Paris e o Museu Hermitage de São Petersburgo. Fique de olho na interessante street art passeando pelas ruas do centro histórico, onde fica a catedral da cidade, cuja torre você pode escalar para ter uma vista panorâmica da cidade… se tiver fôlego para encarar os 200 degraus deste que é um dos pontos turísticos de Espanha, e em especial de Málaga, mais visitados.
Passagem aérea para Málaga
Dica de hotel:
Dia 10 – Sevilha
O terceiro andar do Metropol Parasol de Sevilha conta com um calçadão com belas vistas © KΛ13
Mais 2,5 horas no seu roteiro pela Espanha, e você chega à capital da Andaluzia, Sevilha, famosa pelo flamenco, pela arquitetura moura e o prazer de viver de seus habitantes. Visite Alcázar, o palácio real construído pelos reis mouros que ainda hoje é usado pela família real espanhola, fazendo dele o palácio real mais antigo ainda em funcionamento do mundo. Olhe bem de perto e você vai facilmente reconhecê-lo de alguma famosa série de TV. Dentre as atividades bastante populares em Sevilha estão alugar um barco a remo na Plaza de España e navegar pelo canal, e visitar o Metropol Parasol, uma estrutura de madeira que lembra uma estranha nave espacial, construída em 2011. É um ótimo local para aliviar o calor dos dias quentes de verão e seu terceiro andar possui um terraço com belas vistas das cidade. Voe de volta pra casa desde o Aeroporto de Sevilha, que tem voos para diversos destinos internacionais, ou ainda pelo Aeroporto de Málaga para mais conexões.
Passagem aérea para Sevilha
Dica de hotel: