Que tal uma dose tripla dose das incríveis paisagens do Nordeste brasileiro? É o que oferece a Rota das Emoções, um programa que engloba alguns dos mais belos destinos do Ceará, do Piauí e do Maranhão.
O projeto foi implementado pelo SEBRAE e Ministério do Turismo em 2005 com a intenção de promover o turismo e a sustentabilidade da região, que engloba paraísos naturais como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).
A seguir, conheça mais sobre as cidades do Maranhão (Araioses, Barreirinhas, Paulino Neves, Santo Amaro e Tutóia), Ceará (Barroquinha, Camocim, Chaval, Jijoca de Jericoacoara e Cruz) e Piauí (Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Parnaíba e Luis Correia) que fazem parte da Rota das Emoções.
Dica: para saber mais sobre como chegar e como contratar empresas especializadas, acesse o site oficial.
Maranhão
Araioses
Começou com uma aldeia indígena nos idos de 1767 e é um dos berços do Pólo Delta das Américas. A 462 km da capital São Luís, Araioses esbanja paisagens naturais exuberantes, com seu mix de dunas e lagoas e rodeada de palmeiras.
Os rios Santa Rosa e Magu deram origem a diversas ilhas e balneários que atraem fãs de esportes como a canoagem e caiaque.
Barreirinhas
A porta de entrada dos Lençóis Maranhenses é puro charme © Otávio Nogueira
Conhecido como a “porta de entrada” da região dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas é aquele deserto com cara de oásis. São dunas e mais dunas de areia branquinha, ornadas por lagoas e lagos de água morna, que pedem um dia preguiçoso e relaxante. Com status de Parque Nacional, os Lençóis Maranhenses estão entre os destinos turísticos mais visitados do Brasil. E é de Barreirinhas que pode-se começar a aventura para explorar esse cenário deslumbrante. Se puder, vá entre junho e setembro, quando as lagoas estão totalmente cheias. Dica: contrate uma agência para entrar na reserva, que ajudará a circular pelas trilhas, de barco ou em veículos 4×4.
Paulino Neves
Apelidada de “Pequenos Lençóis”, Paulino Neves é outro dos principais municípios do polo turístico Delta do Parnaíba. Não estranhe, porém, se ouvir os moradores referindo-se ao município como “Rio Novo”, pelo fato de que o rio que banha a cidade formou-se há apenas 100 anos, depois do rompimento de uma lagoa próxima.
Formado pelo Rio Parnaíba e seus afluentes, o Delta é um verdadeiro santuário ecológico, com dunas, manguezais, rios e dezenas de ilhas. Não deixe de fazer um passeio de barco para observar as riquíssimas fauna e a flora da região, ou praticar outras modalidades de ecoturismo.
Santo Amaro
Dunas e mais dunas no Parque dos Lençóis © kjmniemi
Outro município integrante Parque dos Lençóis, Santo Amaro tem como marca, além das lindas paisagens naturais, a rusticidade. A começar pelo acesso, um tanto difícil – é preciso atravessar um trecho de 33 quilômetros de areia até chegar à entrada da cidade.
A infraestrutura turística pode também não ser das mais avançadas, mas tanta beleza intocada, porém, vai compensar qualquer esforço ou limitação.
Tutóia
Com uma paisagem que mistura praias, mangues, dunas, lagos e rios, o pequeno município de Tutóia também não pode ficar de fora da Rota da Emoções.
O sol brilha o ano inteiro por lá e a gastronomia especializada em frutos do mar é irresistível. Entre tantos atrativos naturais perfeitos, destaque para os bancos de areia que se transformam em praias bem no meio do mar.
Ceará
Barroquinha
Na divisa com o Piauí, Barroquinha é a última praia do extremo oeste do Ceará. São nada menos que 25 quilômetros de praias selvagens e de beleza única.
Não faltam praias incríveis para relaxar ou praticar esportes radicais, como a badalada Bitupitá, a Praia Nova, o Pontal das Almas e a Barra dos Remédios. E com uma economia baseada na pesca de lagosta e camarão, basicamente qualquer refeição na cidade será um banquete.
Camocim
O casario colonial é um dos atrativos da linda Camocim © Otávio Nogueira
Os cenários bucólicos são dignos de cartão-postal: coqueiros, falésias, manguezais, lagos e dunas branquinhas… Camocim é famosa por seus 62 quilômetros de praias de águas calmas e rasas, e também pelo vento forte que sopra por lá, tornando o ambiente ideal para praticar esportes como kitesurf e windsurf. O tempo parece ser mais lento por lá, perfeito para relaxar e apreciar o horizonte tomado pelas canoas coloridas de pesca artesanal e pelo casario colonial do século 19 da cidade.
Chaval
Banhado pelos rios Timonha e Ubatuba, Chaval fica no extremo norte do Ceará, e compõe as Áreas de Preservação Ambiental do Delta do Parnaíba e da Serra da Ibiapaba.
Suas belezas e atrativos naturais são muitos: de um banho gostoso na Barragem do Caldeirão a uma subida no alto da Pedra das Carnaúbas, com seus 100 metros de altura, passando por passeios de barco pelas salinas.
Jijoca de Jericoacoara
Águas cristalinas, redes, água de coco… bem-vindo a Jericoacoara
Qualquer cidade que tenha uma praia já eleita entre as mais lindas do mundo, nem precisaria de apresentações. Jericoacoara, a praia, é mesmo a principal atração de Jijoca de Jericoacoara, o município. Afinal, a imagem das redes montadas dentro da água é famosa mundo afora. Além das águas azuis, mornas e cristalinas rodeadas de dunas e coqueirais, outros atrativos esperam o visitante em Jijoca: a Pedra Furada e seu arco esculpido pelo mar nas rochas; o mirante da Duna Por do Sol; além de ótimas redes de hotelaria e gastronomia.
Cruz
Se antes Cruz “pegava carona” na popularidade de Jericoacoara, hoje garantiu status de atração própria, graças sobretudo aos ventos e ondas altas que o fizeram ser considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática do kitesurfe!
A Lagoa Azul e a Praia do Preá, a única do município, são os principais hits entre os turistas.
Piauí
Cajueiro da Praia
Um dos quatros municípios litorâneos do Piauí, Cajueiro da Praia é a pedida para quem procura paz e sossego, em meio a paisagens maravilhosas. A natureza por lá, aliás, parece intocada, com praias primitivas, mangues, rios e quase nada de poluição.
Uma atração bacana é o Centro Peixe-Boi de Pesquisa Biológica Marinha, onde monitora-se as populações de peixes-boi, cavalos-marinhos e tartarugas-marinhas.
Ilha Grande
Cidade portal para o Delta do Parnaíba, Ilha Grande de Santa Isabel é cercada por igarapés que ligam os rios Igaraçu e Parnaíba. A paisagem é tomada pelas lindas dunas e uma natureza praticamente intocada.
Quem vai lá, não pode deixar de fazer passeios de barco que saem do Porto dos Tatus e rodam o Delta. Ou provar um prato à base de caranguejo, que exporta a iguaria para todo o litoral Piauí e do Ceará.
Parnaíba
A Capital do Delta tem diversas paisagens estonteantes © Otávio Nogueira
Segunda maior cidade do Piauí, a 320 km da capital Teresina, Parnaíba é conhecida como capital do Delta. Apesar dos títulos importantes, o clima por lá é quase bucólico, com paisagens naturais deslumbrantes e um imenso valor histórico para o Estado, ilustrado no casario da região do Porto das Barcas. Um dos cartões-postais do município (e de todo o Piauí) é a Lagoa do Portinho, com suas dunas e águas azuis que volta-e-meia ficam verdes, conforme a luz do sol.
Luis Correia
Originalmente chamada de Vila da Amarração, Luis Correia é um dos destinos piauienses mais populares entre os visitantes em épocas como o Carnaval e Réveillon. Com tamanha beleza natural, dá pra entender por quê.
Sede do único porto marítimo do Estado, a cidade possui praias incríveis como a de Atalaia, onde está localizado o farol-símbolo do município; a paradisíaca Maramar, adorada pelos kitesurfistas; e a Praia do Coqueiro, com sua charmosa vila de pescadores.