Eis uma viagem para ficar pra sempre na memória: uma road trip do sul de Portugal à Cordilheira Cantábrica, passando por cidades maravilhosas como Lisboa, Porto e Santiago de Compostela – além de joias pouco badaladas e que merecem ser descobertas pelo caminho. De interessantes centros urbanos a paisagens verdes estonteantes até ruínas romanas cheias de história – aperte o cinto e prepare-se para a segunda parte da nossa incrível road trip pela Península Ibérica.
Não deixe de conferir o roteiro que criamos com uma aventura de 10 dias do norte da Espanha até Sevilha.
Dia 1 – Faro
Comece seu itinerário pela Espanha e Portugal, em Faro, a capital da região de Algarve, no sul de Portugal. A maioria dos viajantes voa para lá e segue para os resorts ao longo da costa, mas acaba perdendo de conhecer as maravilhas locais. O que significa, por outro lado, poucas armadilhas turísticas e um autêntico clima português ainda preservado.
Passeie pelas ruas estreitas do centro histórico amuralhado, repleto de casinhas brancas e pracinhas – ponto ideal para uma taça de vinho enquanto aprecia o movimento local. Mergulhe na história da cidade com uma passada pela catedral medieval, depois siga para a marina para se encantar com as embarcações da região.
Se quiser colocar o bronzeado em dia, visite a vizinha Praia de Faro, ou se preferir mais um pouquinho de história, dê um pulo na Capela dos Ossos, dentro da bela Igreja Nossa Senhora do Carmo, datada do século 18.
Dica de hotel: Hotel Eva
Dia 2 – Lagos
Seguindo uma hora em direção oeste ao longo de Algarve, você chegará em Lagos, uma cidade que exala história, beleza natural e vida noturna das mais animadas. Comece o dia com uma visita aos espetaculares penhascos da cidade – destaque para a Ponta da Piedade, um belo agrupamento de formações rochosas com tons dourados. Aprecie a vista do alto e explore as grutas em um passeio de barco.
Almoce no belo centro histórico da cidade: experimente os frutos do mar da região, acompanhados por um vinho moscatel. Destaque para Conquilhas à Algarvia, espécies de moluscos cozidos com cebola, alho e linguiça portuguesa.
Para ajudar na digestão, cruze o Forte da Ponta da Bandeira, uma fortaleza do século 17 à beira-mar, antes de preparar-se para a noite em um dos movimentados bares da cidade.
Dica de hotel: Carvi Beach Hotel
Dia 3 – Évora
Dirija 2h45min ao norte em direção a Évora, a capital da região do Alentejo, com seus templos romanos e uma população universitária super animada. O caminho o levará pelo centro de Portugal, passando por colinas verdejantes típicas da região, e pequenos vilarejos como Castro Verde, ótima dica para fazer uma parada no meio do trajeto.
Em virtude de seus inúmeros prédios históricos, toda a cidade é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Comece pelo Templo Romano, na praça central de Évora, rodeado por seus belos edifícios de cal branco. Também vale explorar os prédios medievais da cidade, incluindo a Catedral Gótica de Évora e seus claustros.
Não deixe de provar a típica cozinha alentejana, como os pezinhos de porco de coentrada no restaurante Fialho, um hit entre os locais desde os anos 1940. Considere também uma visita a um vinhedo, nessa região que é considerada a maior produtora de vinhos de Portugal, como por exemplo a Enoturismo Cartuxa, que oferece tours e degustações.
A região do Alentejo é também a maior produtora de rolhas – então garanta seus suvenires típicos para levar de lembrança.
Dica de hotel: Vitoria Stone Hotel
Dia 4 – Parque Natural da Arrábida
Hora de caminhar e gastar as calorias do banquete gastronômico – a uma hora de carro a oeste pela A6, a estrada principal que liga Lisboa a Madrid, você chegará às maravilhosas colinas verdes do Parque Nacional da Arrábida, o local ideal para caminhar ou relaxar em uma de suas belas praias. Destaque para Praia dos Galapinhos, perfeita para um dia relaxante antes de seguir rumo às luzes da cidade.
Dica de hotel: Rio Art Guesthouse, na cidade vizinha Setúbal
Dias 5/6 – Lisboa
A capital portuguesa é tranquila e receptiva, e suas ruas íngremes, muros de azulejos e excelentes bares e restaurantes são um convite aos prazeres da boa vida.
A dica é pegar o bonde 28, que faz um passeio pelos principais bairros da cidade. Não dá para perder o bairro de Belém, onde está a mundialmente famosa Torre de Belém. Construída no século 16th, a torre era parte importante da estratégia de defesa do rio Tejo, e costumava ser o último ponto dos navegadores antes de embarcarem em suas jornadas de exploração.
Faça uma visita para conferir a arte moderna do Museu Coleção Berardo e, claro, não deixe de provar um pastel de nata no lugar onde ele mesmo foi inventado: Pasteis de Belém.
Comece a noite com uma ginjinha, o típico licor local, vendida em um dos coloridos quiosques de rua, antes seguir para conferir as delícias do Mercado da Ribeira. Lá estão bancas de alguns dos melhores chefs de Lisboa. Destaque para o inconfundível frango piri piri. Termine a noite com um drinque e vistas incríveis no Park, um bar com um terraço fantástico, instalado no alto de um estacionamento gigante.
No dia seguinte, depois de provar um ou dois pasteis de nata, siga para Sintra (30 minutos), antiga sede da realeza na Serra de Sintra, conhecida por suas casas em tons pastéis. O Palácio Nacional de Sintra é considerado o palácio medieval mais bem preservado de Portugal e é parte essencial da paisagem cultural de Sintra, Patrimônio Mundial da UNESCO.
Depois de uma manhã curtindo o charme encantador de Sintra, dirija 20 minutos em direção a Cascais. Passe uma tarde curtindo a areia dourada, as águas atlânticas e o clima aconchegante dessa popular cidade litorânea. Sem deixar de provar, claro, as delícias do mar servidas nos restaurantes à beira da praia.
Siga pela estrada à beira-mar de volta para Lisboa (40 minutos), onde você poderá passar mais uma noite aproveitando o agito da vida noturna da região do Bairro Alto, com seus bares, lojas e restaurantes cheios de personalidade.
Dica de hotel: Lisbon Inn Bica Suites
Enquanto estiver em Lisboa, não deixe de conferir:
Dia 7 – Porto
Dirija pela costa em direção ao Porto (três horas), a segunda maior cidade de Portugal. Fique atento aos surfistas na sua esquerda durante o caminho, e faça uma parada na cidade litorânea de Nazaré para um delicioso almoço. No Porto, serão os prédios multicoloridos da medieval Ribeira (ao longo Rio Douro) que vão chamar a atenção primeiro. Caminhar por entre as ruas estreitas e sinuosas será como viajar no tempo.
Aguce o apetite andando pelas ruazinhas de pedra da cidade, parando nos miradouros para apreciar a fantástica vista, antes de se entregar à tentadora especialidade local: a Francesinha. Esse sanduíche é a versão portuguesa do croque monsieur, com várias camadas de carnes e frios, cobertas com queijo derretido e um molho de tomate e cerveja, tudo servido acompanhado por uma generosa porção de batatas fritas.
Também não dá para deixar o Porto sem provar o vinho local – uma dica é o bar Portologia, construído na pedra e que oferece diversos tipos de vinhos do Porto e degustações.
Dica de hotel: Hotel Premium Porto Downtown
Dia 8 – Santiago de Compostela
Siga 2h40min ao norte e cruze a fronteira espanhola até Santiago de Compostela, a capital da região da Galícia. Ao adentrar a Espanha, você vai notar a paisagem mais verde, e os penhascos cobertos com folhagem exuberante.
Cruze a Puente Rande perto de Vigo e encante-se com as belas vistas sobre a água. A grandiosa Santiago é o ponto final do Caminho de Santiago, a mais famosa rota de peregrinação da Espanha. Visite a majestosa catedral para ver os peregrinos celebrando o fim de suas jornadas na praça adjacente. Segundo a tradição, a catedral abriga o túmulo do apóstolo Santiago Maior, padroeiro e santo protetor da Espanha.
Prove algumas das tapas locais – destaque para o pulpo a la gallega, um tipo de polvo da Galícia cozido e coberto com azeite de oliva e páprica. Acompanhe com um vinho branco Albariño e o banquete está garantido.
Dica de hotel: Casas Reais Boutique
Dia 9 – Oviedo
A apenas três horas pelo belo interior da Galícia, e ao longo da costa do norte, chegamos a Oviedo, a capital da região vizinha de Astúrias, local de nascimento da Rainha Letizia.
A cidade pode não ter uma lista de atrações obrigatórias, mas não faltam boas sugestões: o centro medieval e a catedral gótica de San Salvador são fascinantes, e a população estudantil dá um clima divertido e animado à cidade.
É também, curiosamente, um dos destinos favoritos do diretor americano Woody Allen. O cineasta rodou por lá, por exemplo, cenas do filme Vicky Cristina Barcelona, e há até uma estátua no centro da cidade em sua homenagem.
Dica de hotel: Hotel & Spa Princesa Munia
Dia 10 – Cordilheira Cantábrica
Encerre a viagem com um passeio até a Cordilheira Cantábrica, a duas horas e meia de carro pela majestosa costa norte da Espanha, passando pelas lindas montanhas da Cantábrica.
Os montes abrigam a população ameaçada de ursos-pardos da Espanha. Os tours são guiados por especialistas e levam os visitantes pelas montanhas e, com sorte, poderão, avistar as esquivas criaturas.
Hospede-se em vilarejos como Cicera, rodeado por belas colinas verdes, ou siga em direção à costa para passar uma noite na pequena Santillana del Mar, considerada uma das mais belas cidades da Espanha.
Dica de hotel: Parador de Santillana Gil Blas in Santillana del Mar Volte para casa voando de Santander ou Bilbao, ou estique a viagem até o sul da França.
Encontre passagem para Santander
Encontre passagem para Bilbao