Basta googlar ‘road trip Flórida’ para ver uma infinidade de links que basicamente mostram a mesma coisa. Mas esse não é o caso.
Aqui, vamos fazer as coisas um pouquinho diferentes. Vamos pular os parques temáticos e as rodovias interestaduais e levar você em uma road trip real – do tipo que pode durar um pouco mais, mas que você vai ficar longe das multidões e ter um gostinho do estado norte-americano do qual a maioria dos visitantes não têm a chance de conhecer.
“The Sunshine State”
Clima bom o ano todo significa que não há época ruim para visitar a Flórida – mesmo em janeiro, as temperaturas ficam na casa dos vinte e poucos graus. No verão, o calor é intenso, mas a umidade também. É bom estar sempre estar perto das margens para garantir uma brisa marinha mais que bem-vinda.
Dica: todo esse tempo bom significa que se tem um estado americano que merece um carro conversível, esse é a Flórida. Basta então escolher o seu carro preferido para dar início à sua inesquecível road trip pela Flórida.
De Fort Lauderdale para Miami
South Beach, linda e tranquila
Começamos nossa viagem pelo Fort Lauderdale-Hollywood International Airport. Geralmente é mais barato voar desse aeroporto para a vizinha Miami, e você pode ainda visitar o túmulo de Leslie Nielsen, o hilário e inesquecível astro da série “Corra Que a Polícia Vem Aí”.
Depois, siga para South Beach, Miami. Estacione o carro, e mergulhe na clássica atmosfera de Miami com um passeio pelo calçadão. Sim, vai estar cheio, mas vale a pena, com toda aquele art déco e comida cubana deliciosa…
Há muito o que fazer em Miami mas para tentar algo diferente, vá ao Historic Virginia Key Beach Park – uma alternativa para a tradicional “vida na praia” de Miami. Nada de arranha-céus ou highways, mas sim mais espaço e muita história para contar – esta era a única praia que os cidadãos não-brancos de Miami podiam usar.
Quando cansar do barulho e luzes néon, suba no carro outra vez e siga em direção a Florida Keys. Pegue a Overseas Highway, a bela rodovia que cruza a água até Key West – um total de 182 km.
Fort Lauderdale > Miami: 39 km
De Miami para Key West
Vista da antiga ferrovia desde o parque Bahia Honda
Fãs de mergulho não podem perder o John Pennekamp Coral Reef State Park (que inclui uma ampla parte do Florida Reef, a única barreira de coral viva dos EUA continentais). Se quiser apenas tomar um banho rápido ou passear na areia, siga para o Bahia Honda State Park, com belas praias e vistas da Overseas Highway.
De volta ao carro, cruze os últimos 45 minutes até Key West. Depois de escolher seu hotel, pare o carro e esqueça a dele: a melhor coisa é andar na ilha a pé. Meados de janeiro é a época ideal para visitar; sem grandes navios de cruzeiro atracando na ilha, você terá as ruas praticamente livres de turistas.
A arquitetura da ilha é diferente de tudo, principalmente porque quando o resto do país substituiu seus prédios em madeira vitoriana, Key West era pobre demais para fazê-lo também. Hoje, a ilha – em especial a cidade antiga – ainda é coberta de belos edifícios em madeira, alguns datados de até 1886.
Águas azuis e tijolos vermelhos: Fort Jefferson e seu visual incrível
Siga para o Fort Zachary Taylor Historic State Park para curtir a praia local, e não deixe de visitar o Dry Tortugas State Park, onde fica o Fort Jefferson, uma imponente fortaleza costeira (feita com 16 milhões de tijolos!), além de belas praias e opções de mergulho.
Tem apenas um lugar para andar de carro em Key West, e esse é de volta a Overseas Highway em direção ao continente.
Miami > Key West: 269 km
De Key West para Naples
Chegando perto do Shark Valley
Nenhuma visita a Flórida seria completa sem um passeio a Everglades, a famosa região verde subtropical com seus mangues e pântanos (e jacarés). Se quiser uma rota super cênica, pegue a SR 9336 de Homestead até o Flamingo Visitor Center.
Outra opção é passar por Homestead e pegar a Rota 41 para o Shark Valley Visitor Center. Lá, você poderá fazer tours de bonde, alugar bicicletas, fazer trilhas leves e até andar de airboat.
Se não tiver muito tempo e fizer questão de ver a vida selvagem local, pule as entradas oficiais de Everglades e opte pela Loop Road, uma curta estrada pública de cascalho que corta Everglades desde a Rota 41 em direção a Naples. É um trajeto lento, mas com muito para ver (incluindo um ou outro jacaré).
Naples, conhecida por seus moradores de alto poder aquisitivo, é a Miami sem o neon e o barulho
Vale a pena dedicar alguns dias em Naples. Tudo bem que tem cara de clube de campo, mas é super relaxante e ideal para desacelerar.
Key West > Naples: 405 km
De Naples para Crystal River
Koreshan Unity, uma utopia de comunidade que não deu certo, era sediada em Estero em 1894
Pegue a Route 41 saindo de Naples em direção a Estero para uma visita ao Koreshan State Historic Site Park e um lado um tanto mais estranho da Flórida (a Koreshan Unity, uma seita religiosa que acreditava que o universo existia dentro da terra), antes de seguir em direção norte pela 41. Duas pontes depois e você estará em Warm Mineral Springs, em North Port.
Essas termas de 30.000 anos são cheias de águas minerais morninhas que, dizem, têm poderes terapêuticos. Se tiver algo para ser curado, não custa dar um pulo e conferir.
De volta à Route 41, cruze em direção a St Petersburg pela I275 para visitar o Salvador Dali Museum, com a segunda maior coleção de obras do artista espanhol. De lá, pegue a Rota 19 em direção a Crystal River.
O curioso show de sereias de Weeki Wachee Spring
Faça uma parada na Weeki Wachee Spring no caminho, para ver algo realmente único na Florida: sereias. Essas sereias estão lá e apresentando shows desde 1947 – até Elvis as assistiu!
Chegue bem perto das criaturas que inspiraram a lenda das sereias
No mesmo clima, se quiser ver outras espécies marinhas, siga pela Route 19 até chegar no Crystal River Preserve State Park. Você poderá andar de caiaque por entre peixes-boi e até nadar entre eles – mas cuidado para não incomodá-los, ou poderá receber multa de $500 e/ou até seis meses de prisão.
Deixamos assim a costa oeste, em direção à costa leste.
Naples > Crystal River: 380 km
De Crystal River para Orlando
Uma mostra necessária de tempos que já se foram
Nossa primeira parada aqui será na Kingsley Plantation, antiga casa do mercador de escravos britânico Zephaniah Kingsley. Ele, sua mulher, quatro filhas e cerca de 60 escravos viveram lá de 1814 a 1837 e, hoje, sua propriedade está disponível para visitação, representando um tempo delicado e tumultuoso da história da Flórida.
Pegue a A1A, uma bela e histórica estrada secundária que cruza toda a costa leste da Flórida, e siga em direção a St Augustine, o mais antigo assentamento criado pelos europeus e continuamente ocupado dentro das fronteiras continentais dos Estados Unidos.
Lá, você poderá visitar o Castillo de San Marcos, o mais antigo forte de alvenaria da região, e também um museu de piratas. Depois, termine o passeio temático na Destilaria St Augustine para tomar um bom rum.
Passe um dia relaxando na praia, e depois pegue novamente a A1A.
Pare nas impressionantes ruínas da Bulow Plantation, uma plantação e moinho de açúcar de 1821, para depois seguir rumo a Daytona.
“Nada atrás de mim, tudo à minha frente, como acontece sempre na estrada.” © eder.fortunato
Quem curte carros velozes, não pode deixar de passar pela Daytona International Speedway; caso contrário, siga em direção a I4 e mergulhe direto no coração de Orlando para visitar o lar do ícone da Geração Beat – Jack Kerouac. Não é um ponto turístico oficial, mas um grupo conhecido como Friends of the Jack Kerouac House dedica-se a manter a propriedade.
Há também um ou outro parque temático em Orlando: Disney World e Universal Studios. São grandes, barulhentos e provavelmente muito divertidos, mas é bem provável que você já os conheça, então vamos deixar eles de fora nessa trip.
Crystal River > Orlando: 529 km
De Orlando para Fort Lauderdale
Os foguetes do Kennedy Space Center
De Orlando, seguimos de volta à costa para visitar o Cabo Canaveral e o Kennedy Space Center. Mesmo se o espaço não for a sua ideia de diversão, será difícil não se surpreender e admirar com os foguetes, exposições e as instalações dos tours disponíveis para visitação. Pode-se passar facilmente o dia todo lá, então vale conferir se há algum lançamento previsto – eis uma experiência única na vida!
Do Cabo Canaveral, voltamos para a A1A e continuamos pela costa até West Palm Beach.
West Palm Beach é outro destino adorável para visitar na Flórida
Faça uma visita ao Palm Beach Maritime Museum na Peanut Island, onde você poderá entrar no bunker nuclear de JFK, construído durante a crise dos mísseis cubanos. Já que estamos perto do fim da nossa épica road trip pela Flórida, sente e relaxe na praia por um ou dois dias, para curtir ao máximo o clima local. Depois de tanta diversão, basta seguir de volta para Fort Lauderdale. Orlando > Fort Lauderdale: 475 km
Pesquise passagem para Fort Lauderdale
Ufa! Foram cerca de 2.100 km percorridos no total. Esperamos que você tenha visto um lado diferente, curioso, bizarro e, claro, divertido da Flórida.