Por mais surpreendente que possa parecer, deitar na areia o dia inteiro e investir no bronzeado não é a ideia que todo mundo tem de férias perfeitas.
Pensando naqueles que ficam tímidos com a praia, nós criamos uma lista das melhores praias para explorar além da areia e do surfe.
Tulum, México
Vista à beira-mar das ruínas de El Castillo.
Tulum, na Riviera Maya, vem crescendo em tamanho e estilo por décadas, mas ainda mantém o charme boêmio que atraiu, pela primeira vez, os hippies de todo o mundo para este vilarejo outrora adormecido.
Há tanta coisa para manter você ocupado nesse pedaço da Península de Iucatã que você sequer vai precisar abrir sua toalha. No topo da lista está uma minuciosa exploração das ruínas pré-colombianas pousadas dramaticamente no alto de penhascos de 12 metros de altura com vista para o Caribe.
Quando você terminar de mergulhar em uma das últimas cidades construídas e habitadas pelos maias, há retiros de ioga, mergulho em caverna, jantar vegano/mexicano e compras em butiques – além de todo o mescal que você precisar para acompanhar o ritmo dessas batidas da América Central.
Sharm El-Sheik, Egito
Mergulho em naufrágio no Egito. © Ben eBaker
Para aqueles que acham a praia superficial demais, por que não explorar as profundezas escondidas no Mar Vermelho? Fazer snorkel entre os recifes de corais do Parque Nacional Ras Mohammed revela a vida marinha em cores quase reluzentes demais para serem verdade.
Se você estiver disposto a mergulhar um pouco mais fundo, um verdadeiro tesouro afundado está a espera. O leito do Sinai é o lugar de repouso final do navio SS Thistlegorm, da Marinha Mercante Britânica, afundado no lugar em 1941 e descoberto uma década depois por ninguém menos que Jacques Cousteau.
Para atividades mais secas, Sharm fica a uma curta distância dos impressionantes cenários do Monte Sinai, Gizé e do Nilo.
Míconos, Grécia
Moinhos de vento na ilha de Míconos.
Ficar sentado sob um sol tórrido o dia inteiro pode não atrair você, mas dançar a noite toda com uma refrescante brisa marinha já são outros quinhentos. Para algumas das melhores festas de praia que o mundo tem a oferecer, não precisa mais procurar além da Ilha dos Ventos.
Com uma reputação que atravessa continentes, a Paradise Beach é a festa máxima para dançar até cair, mas da orla até o centro de Míconos, a ilha inteira tem um compromisso com a diversão.
De manhã, um mergulho nas águas espumantes do Egeu vai restaurar sua energia – ou procure por alguma rua de pedras estreita e tranquila para passar seus dias se recuperando na sombra.
Railay, Tailândia
Nascer do sol na Railay West Beach. © Mark Fischer
Férias na praia às vezes deixa um pouco a desejar no quesito adrenalina – a menos que você se encontre cercado pelos penhascos de pedra escarpada da península de Rai Leh.
Quem busca adrenalina não vai precisar procurar muito para encontrar ótimas oportunidades de escalada na rocha e de escalada livre sobre águas profundas, assim como muitas opções de mergulho, caverna e caiaque. Se isso não for o suficiente, você pode literalmente pular do penhasco – uma queda de 30 metros, para ser exato.
Para uma mudança total de cenário, siga para a parte continental de Krabi para uma trilha nas profundezas da selva. E, claro, sempre há as massagens tailandesas.
Praia de San Sebastián, Espanha
A Prefeitura de San Sebastián.
Existe uma atividade com a qual todos podemos contar quando estamos entediados em não fazer nada: comer. E os espanhóis fazem isso bem.
Bem-vindo a San Sebastián, lar do ‘pintxo’. A palavra espanhola para espinho, esses petiscos deliciosos, feitos com frutos do mar frescos, presunto ibérico, queijos curados picantes e basicamente tudo o mais que você puder pensar, geralmente são espetados juntos em um espeto ou palito de dente (daí o nome). A melhor parte? Seu tamanho reduzido significa que você não precisa escolher entre todas aqueles opções de dar água na boca. Uno de cada por favor!
Se você não sabe por onde começar, nós sugerimos pedir uma ‘Gilda’ – o pintxo mais emblemático de San Sebastián, batizado em homenagem à Rita Hayworh – no badalado A Fuego Negro.
Sim, as praias são lindas. A arquitetura – do barroco à Belle Époque e ao contemporâneo inovador – é estonteante. Mas vamos encarar, os incontáveis restaurantes com estrela da Michelin e as tavernas de tapas são o verdadeiro movimento de vanguarda desta cidade basca de litoral.
Praia Saint-Malo, França
As muralhas de Saint-Malo. © bortescristian
Em uma manhã de tempestade, as ondas furiosas açoitam as muralhas da cidadela murada de Saint-Malo – sem praia à vista.
A maré baixa expõe as areias vastas e planas, mas elas são coadjuvantes do passado marítimo que esse porto abriga dentro de seus muros antigos. Chamando todos os amantes da história. Um importante porto dos séculos 17 e 18, Saint-Malo se tornou notório pelas atividades de piratas e corsários. Saqueando navios ingleses que passavam pelo canal, Malouins acumulou um quarto de todo o ouro da França – Luís XIV recorria ao lugar quando o dinheiro encurtava.
Quando o assunto é um passeio para explorar, pegue a dica da realeza. O Rei também contava com esta ponta da Bretanha para um outro tipo de tesouro: ostras. A vila pesqueira próxima, Cancale, ainda é famosa por essa iguaria viscosa.
Praia Major Cay, Bahamas
Porquinho na praia.
O mero pensamento da areia entre os seus dedos do pé pode fazer você tremer, mas esta ilha das Bahamas pode valer a pena para tentar alguns passos. É verdade que espera-se muito pouco de você nesse país tropical e insular além de deitar na areia branca e de caminhar despreocupado nas águas azuis claríssimas do Atlântico. No entanto, não são todas as praias que contam com simpáticos porquinhos remando pelo azul do oceano.
A ilha inabitada de Big Major Cay, conhecida, por razões óbvias, como Pig Beach (Praia do Porco), é lar de algumas dezenas de porcos e leitões selvagens.
Embora ninguém realmente saiba como eles chegaram lá, os porcos se adaptaram completamente ao estilo de vida fácil na praia – e você pode nadar e tomar banho de sol ao lado deles.