Passar o verão em uma grande cidade europeia pode sim incluir diversão na praia! Na sua próxima viagem para Europa, não deixe de incluir a roupa de banho e o protetor solar. Prepare-se para curtir algumas das melhores praias da Europa, algumas bem pertinho do centro da cidade.
Bruxelles les Bains – Bruxelas, Bélgica
Onde membros do Parlamento Europeu, diplomatas e estagiários da União Europeia vão para refrescar-se depois de um dia quente de trabalho no escritório? A resposta é Bruxelles les Bains. Durante a temporada de calor, os cais de pedra ao longo do Canal de Bruxelas se transformam em uma praia com a ajuda de areia importada, palmeiras e cadeiras de praia. É o melhor local para um joguinho de vôlei, seguido por um coquetel gelado debaixo de um guarda-sol.
Pesquise passagem para Bruxelas
Islands Brygge Harbour Bath – Copenhagen, Dinamarca
Curtir uma praia em plena Copenhagen – para muitos, parece algo impossível. Mas a capital dinamarquesa tem sim uma cena praiana das mais animadas – pelo menos durante os poucos dias de verão em que o sol aparece brilhando. O lugar mais popular para um mergulho é Islands Brygge Harbour Bath, uma antiga área portuária industrial que foi reativada pela prefeitura. Hoje é um point para moradores se refrescarem depois de um dia de trabalho, seja para bater papo com os amigos ou tomar um drinque agradável. Só é possível nadar dentro das cinco áreas de piscinas, sendo duas especiais para as crianças.
Pesquise passagem para Copenhagen
Paris Plages – Paris, França
Misture mil toneladas de areia, um punhado de palmeiras, cadeiras de praia e simpáticos vendedores de sorvete e o resultado é Paris Plages.
Muitíssimo popular na capital francesa, a Paris Plages é daqueles “eventos grátis” que acontecem todo ano entre julho e agosto. Foi pensada originalmente como uma fuga para milhares de parisienses que não podem bancar sair de férias, mas o projeto foi imediatamente adotado por toda a cidade e hoje funciona em três locais.
Em tempo: tomar sol de topless ou sem roupa não é permitido.
Leia mais: Descubra lugares para visitar em Paris fora dos guias de viagem
Lago de Zurique – Zurique, Suíça
O Lago de Zurique espalha-se pela parte sudeste da cidade, e em função da limpeza de suas águas, torna-se um popular lugar para tomar banho e nadar durante os meses de verão. A praia Mythenquai conta com areia, espaços para jogos aquáticos, trampolins de diferentes alturas e até sessões de yoga.
Tiefenbrunnen é o local ideal para relaxar de frente para as montanhas. Destaque para o calçadão circular construído sobre a água, com uma piscina no meio. Outra opção é Utoquai, um lido (piscina pública) que é uma verdadeira instituição no quesito praia urbana. Construído em 1890 ao lado de um passeio público junto a um lago, é o local perfeito para por o bronzeado em dia ou tomar um banho refrescante.
Encontre passagem para Zurique
South Bank Beach – Londres, Reino Unido
Em Londres, há praia sim… desde que com um pouco de imaginação, é verdade. Se fizer questão de areia de verdade, experimente Gabriel’s Wharf, na região de Southbank, a margem sul do Tâmisa. O rio está sempre sujeito a marés, o que significa que a água recua em certas partes do dia e deixa uma prainha de areia à disposição. Vez por outra dá para ver gente aproveita a areia e as pedrinhas, e até observar escultores de areia construindo suas belas criações.
Encontre passagem para Londres
Blijburg aan Zee – Amsterdam, Holanda
Mesmo os fãs da vida urbana não resistem à sensação de sentir areia entre os pés durante os dias escaldantes de verão. Em Amsterdam, o local para tal alívio é Blijburg aan Zee – uma praia urbana, não exatamente ao mar, mas com vista para a Baía de IJ.
Localizado na ilha artificial de IJburg, Blijburg conta com fogueiras, festivais, música ao vivo, festas temáticas, drinques, e pratos vegetarianos e orgânicos do mundo todo. E claro, muito espaço para nadar.
Desde que inaugurou, tornou-se hit entre os locais. É daqueles lugares que simplesmente deixa todo mundo feliz, ou “blij” (em holandês).
Leia mais: O que fazer em Amsterdam de graça
Encontre passagem para Amsterdam
Yaam – Berlim, Alemanha
Quando o verão chega em Berlim, várias praias improvisadas aparecem ao longo do Rio Spree. Palmeiras artificiais e areia das obras da cidade ou da costa báltica ajudam a transformar a capital alemã em uma espécie de paraíso tropical nos dias quentes do verão europeu.
Um dos bares de praia mais populares da cidade é o Yaam, em Friedrichshain. O local é um dos verdadeiros embaixadores do reggae e outros ritmos caribenhos de Berlim, e o bar conta com comidas e bebidas típicas. Também não faltam shows, atividades esportivas e espaço para crianças.
Leia mais: O que fazer em Berlim de graça
Žluté lázně – Praga, República Tcheca
Localizado na margem leste do Rio Vltava, à sombra de belas falésias e a poucas paradas de bonde do Castelo de Vysehrad, Žluté lázně é o point ideal para se refrescar no verão, seja por causa de suas áreas recreacionais (tênis de mesa, futebol, vôlei, peteca, escalada) ou para um cochilo preguiçoso em uma rede. Há ainda uma piscina infantil e uma sorveteria para manter os pequenos entretidos, além de um restaurante e bares de praia.
Långholmen Beach – Estocolmo, Suécia
Os verões suecos são relativamente amenos e agradáveis. Tais quais o ambiente de sua capital, onde os moradores aproveitam os longuíssimos dias de sol nórdico para banhar-se nas águas limpas do belo arquipélago de Estocolmo. Uma das praias urbanas mais populares de Estocolmo é a Långholmen Beach, na ilha de Långholmen. Fica bastante cheia nos finais de semana quentes, com famílias fazendo piqueniques na grama e adolescentes se esbaldando na água. É o lugar perfeito para relaxar e pegar um sol e refrescar-se com um delicioso sorvete.
Encontre passagem para Estocolmo
Ilha Donauinsel & Canal do Danúbio – Viena, Áustria
No verão, os vienenses tomam conta das áreas recreativas ao redor do Danúbio – seja para um piquenique em um barco, seja para caminhar ao longo das margens do rio ou ainda aproveitar um dia na praia.
Entra em cena Donauinsel, ou Ilha do Danúbio, com seus 21 quilômetros de areia grossa, bares e restaurantes. A ilha é pura diversão para os pequenos também – há uma praia familiar com local seguro para banho, um amplo playground aquático e uma banquinha de sorvete para deixar pais e filhos contentes.
Procurando algo mais adequado para os grandinhos? No Canal do Danúbio fica Strandbar Hermann, que oferece uma combinação irresistível de coquetéis deliciosos e cadeiras de praia. Outra opção é andar meros cinco minutos para encontrar o Badeschiff, um imenso barco com piscina flutuante e deck para tomar sol.
Rio Vistula – Varsóvia, Polônia
Ao longo dos últimos anos, a capital polonesa passou por um imenso projeto de revitalização, que transformou as áreas ao redor do Rio Vistula em espaços públicos dos mais animados. Há ciclovias, oportunidades para navegar e remar, e nada menos que cinco praias. Poniatówka, junto à ponte Poniatowski, atrai uma galera variada, muito por causa de suas atrações diversas. Desde tomar sol, partidas de vôlei, sessões de cinema, luaus aconchegantes e festas noturnas no bar Temat Rzeka, esse é o local mais badalado para curtir os dias quentes de verão em Varsóvia.
Encontre passagem para Varsóvia
Hydropark – Kiev, Ucrânia
O Rio Dnieper cruza Kiev e divide-se em dois. Entre as duas partes, a imensa área recreativa conhecida como Hydropark torna-se o point local durante os meses de verão. Facilmente acessível por metrô, Hydropark divide-se em duas ilhas – Venetian e Dolobetsk – e conta com praias, esportes aquáticos, bares e a maior academia de ginástica outdoor do mundo. Alguns dos bares e restaurantes são novos, mas o parque em si tem a marca soviética por todas as partes: os moradores mais velhos reúnem-se para jogar tênis de mesa, pessoas de todas as idades treinam na academia (originalmente feita de partes de carro e sucata) e as instalações ainda lembram os tempos de antigamente.