Dono de uma das maiores faixas litorâneas do Brasil – 573 quilômetros – o Ceará é famoso por suas belas praias. O litoral cearense se divide entre oeste, onde predominam as dunas, e leste, onde a paisagem típica é composta pelas falésias avermelhadas.
A seguir, você confere uma lista com 10 das melhores praias do Ceará, começando na ponta oeste, na divisa com o Piauí, e terminando no extremo do litoral leste, juntinho ao Rio Grande do Norte.
Praia de Tatajuba (Camocim)
A Lagoa Tatajuba cria um dos visuais mais bonitos do litoral oeste cearense
Os cenários bucólicos são dignos de cartão-postal: coqueiros, falésias, manguezais, lagos e dunas branquinhas. Camocim é um dos 14 municípios que integram a Rota das Emoções, que corta os estados do Ceará, Maranhão e Piauí. Sua fama maior deve-se aos 62 quilômetros de praias de águas calmas e rasas, e também pelo vento forte ideal para praticar esportes como kitesurf e windsurf.
Dentre as praias mais famosas, destacam-se Barra dos Remédios, Praia das Barreiras, Ilha do Amor e Tatajuba. Essa última fica em uma vila de mesmo nome, que foi soterrada pelas dunas na margem direita e onde hoje chega-se se de bugue ou veículos 4×4.
A praia tem lagoas de águas verdinhas, barracas de frutos do mar e é puro sossego, só ganhando mais movimento em novembro, quando acontece uma Regata Ecológica.
Praia de Jericoacoara (Jijoca de Jericoacoara)
Será Jericoacoara a definição do paraíso?
Dizem que se o paraíso existe, ele deve ser parecido com Jericoacoara. Simples assim. A fama mundial, contudo, não tirou o charme dessa antiga vila de pescadores transformada em um parque nacional de 200 quilômetros quadrados, repleto de dunas douradas, mangues e lagoas de águas transparentes.
Aliás, lagoas essas que constituem, na verdade, as melhores “praias” de Jeri. A principal é Jijoca, dividida em Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso, com águas em tons de verde e azul claros, areias brancas e finas, cercadas de dunas de 30 metros que mudam de cor ao longo do dia. Já na praia do centro, a duna do Pôr do Sol é o ponto perfeito para aplaudir o entardecer.
Praia de Mundaú (Trairi)
Das páginas de “Iracema” para a eterna lembrança de quem visita a praia de Mundaú © Otavio Nogueira
Dentre os muitos pequenos municípios e vilarejos que se espalham por um raio de 150 quilômetros da capital Fortaleza, Trairi guarda alguns dos segredos naturais mais espantosos. Nele, distritos como Flecheiras, Canaã e Guajiru possuem praias isoladas e de beleza ímpar.
Mas a mais conhecida é Mundaú, cuja região já foi habitada pelos índios Tapuias dos Potiguaras e foi citado por José de Alencar no romance “Iracema”. O ambiente rústico de uma vila de pescadores une-se harmoniosamente ao charme das pousadas e restaurantes à beira-mar. E o clima mágico fica ainda mais completo à noite, quando a praia é iluminada apenas por tochas.
Outros atrativos incluem trilhas pela Mata Atlântica, passeios de catamarã por entre os manguezais, de buggy pelas dunas ou um mergulho no rio Mundaú.
Praia da Lagoinha (Paraipaba)
Lagoinha, um paraíso natural que atraiu até os piratas franceses
No município de Paraipaba, uma praia de 15km de extensão impressiona pela paisagem digna de um quadro. O mix de cores vai do azul do mar, ao verde dos coqueiros, o vermelho da areia e o colorido das velas dos windsurfistas.
As areias da Lagoinha, dizem, serviram como porto para piratas franceses, que teriam deixado tesouros enterrados nas dunas. Se já não é tão preservada quanto um dia foi, ainda mantém seu clima paradisíaco e boa infraestrutura turística, incluindo um grande resort GLS.
Use e abuse do combo de passeios favoritos da região: buggy + jardineira + catamarã. E para ter uma visão geral de tamanho paraíso, suba no alto do mirante natural de 50 metros.
Praia de Cumbuco (Caucaia)
A Praia do Cumbuco é ideal para um passeio de buggy e windsurfe
Na região metropolitana de Fortaleza, está aquele que é o considerado o melhor passeio de buggy do Ceará. É na praia de Cumbuco, em Caucaia, um dos points favoritos dos fortalezenses nos fins de semana.
Passear de buggy por entre as dunas que contornam a região é sinônimo de diversão e adrenalina. Tambem dá para passear a cavalo, jegue, quadriciclo e jangada. Qualquer um deles deve incluir paradas nas belas lagoas de Cauípe, Parnamirim e do Banana, seja para um mergulho, seja voltar a ser criança e para brincar de esquibunda.
Praia de Iracema (Fortaleza)
Iracema, um dos cartões-postais da capital Fortaleza © medau
Nos 25 quilômetros da orla de Fortaleza, algumas praias urbanas não são próprias para banho. É o caso de Meireles, Mucuripe e Iracema. Na falta da opção de entrar no mar, sobram belezas naturais e atividades ao redor que valem ser conferidas, como calçadões movimentados, e bares e restaurantes com animação constante.
Vale mesmo parar para apreciar a paisagem com as jangadas cruzando o mar e esperar o fim do dia para sentar na Ponte Metálica, uma plataforma que avança mar adentro, para dar adeus ao sol.
Dica: se bater a vontade louca de dar um mergulho, ande alguns quilômetros até a famosa Praia do Futuro, a mais movimentada da capital.
Leia mais: o que fazer em Fortaleza
Praia Porto das Dunas (Aquiraz)
Longe dos toboáguas do Beach Park, as areias de Porto Das Dunas são um convite para o descanso © afonso-m
A pequena Aquiraz ganhou notoriedade nacional depois da instalação do Beach Park, na praia de Porto das Dunas. A diversão para toda a família é garantida, mas tanto o município – que foi a primeira capital do Ceará – quanto a bela praia possuem atrativos que vão além do complexo aquático.
Do centrinho que conta parte da história importante da região, ao belo artesanato das rendeiras, passando pelas irresistíveis barracas de lagostas e camarões nas praias. Praias essas com imensas dunas e quase sempre desertas, portanto, perfeitas para relaxar depois de um dia de atividades no parque.
Praia de Morro Branco (Beberibe)
Capriche nas fotos no espetacular Monumento Natural das Falésias de Beberibe
Beberibe sedia o Monumento Natural das Falésias de Beberibe, uma das unidades de conservação mais conhecidas do Ceará. Na Praia de Morro Branco, portanto, o grande atrativo é passear por entre o labirinto de falésias de variadas tonalidades, que seguem até o litoral do Rio Grande do Norte.
A praia é contornada também por dunas e recifes, e está sempre movimentada. Um dos passatempos locais é fazer passeios de buggy, que incluem paradas próximas às fendas formadas pela erosão.
Também vale conhecer as águas calmas da Praia das Fontes e da Lagoa do Uruaú, que oferecem passeios de jet-ski e mesinhas quase dentro d’água.
Praia da Canoa Quebrada (Aracati)
O incomparável contraste de cores da paisagem de Canoa Quebrada
Uma pacata aldeia de pescadores que foi descoberta pelos hippies nos anos 1970 e hoje virou um dos maiores hits turísticos do Nordeste. A Praia da Canoa Quebrada, em Aracati, hoje conta com boa infraestrutura e é bastante movimentada, em especial ao redor das barracas de comércio.
O visual da praia é um misto de cores, das falésias avermelhadas às jangadas rústicas que cruzam o mar esverdeado. Nada melhor que fazer um voo de parapente para ter uma visão privilegiada da região.
Dedique mais de um dia para poder curtir o por do sol e a animada vida noturna da vila, que se concentra na “Broadway” (Avenida Dragão do Mar), um calçadão de pedras portuguesas.
Praia de Ponta Grossa (Icapuí)
As praias de Icapuí, na ponta leste do litoral cearense, encantam pelo charme rústico © lunnacampos
Município mais oriental do Ceará, Icapuí faz divisa com Tibau, no Rio Grande do Norte. A simpática vila de pescadores conta com praias que combinam as típicas falésias avermelhadas, recifes e rochas submersas. Como de praxe na região, a melhor maneira de explorar a pequena vila de pescadores é de buggy. A Praia de Ponta Grossa é parada obrigatória – com piscinas naturais que despontam entre as dunas, conta a lenda que foi lá que aportou o navegador espanhol Vicente Pinzón, que teria chegado ao Brasil antes de Pedro Álvares Cabral. É bastante isolada e sua infraestrutura turística, apesar de limitada, é das mais charmosas, com pousadas e restaurantes irresistíveis.
Pesquise passagem para Fortaleza