O litoral baiano estende-se por mais de 1.100 quilômetros, sendo o maior do Brasil. De norte a sul, as praias da Bahia disputam em beleza e atrativos naturais e são uma opção incrível para um roteiro paradisíaco pelo Nordeste brasileiro.
Confira a seguir dicas 10 das melhores praias da Bahia (na ordem em que aparecem no mapa, de cima para baixo) e delicie-se com as delícias do litoral baiano!
Praia de Imbassaí, Mata de São João
Primeira praia da chamada Linha Verde – a bela estrada litorânea que liga a Bahia ao Sergipe – Imbassaí passou de uma antiga aldeia indígena a um dos destinos turísticos mais visitados do Nordeste. E não é difícil entender o porquê.
Distrito do município baiano de Mata de São João, Imbassaí tem uma paisagem digna de cartão postal, com seus coqueirais, dunas gigantes e rios de água doce. A praia de mesmo nome tem areia branquinha e muitas barracas e mesas quase dentro da água, que é esverdeada e com boas ondas.
O charme do local é ainda maior nas épocas de maré cheia, quando é preciso utilizar as “pinguelas” (pequenas jangadas de madeira) para atravessar até a praia.
Praia da Gamboa, Morro de São Paulo
Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, é um dos destinos mais cobiçados da chamada Costa do Dendê. Mesmo com logística limitada – acessível via catamarã ou voando desde Salvador – qualquer esforço compensa com a vista abençoada que o local oferece.
Além das praias “numeradas” (da primeira à quarta), o local conta ainda com as praias do Encanto, Guarapuá e da Gamboa, todas com belas águas transparentes e piscinas naturais.
A Gamboa é a preferida para quem quer fugir do agito, com direito a uma agradável vila de pescadores. É também indicada para quem curte velejar, pois está de frente para uma baía com ótimos ventos, além de contar com uma escola para aluguel de equipamentos.
A dica para chegar até ela é via trilha desde o centro, com boa sinalização, mas que deve ser evitada em dias de maré cheia (nesse caso, preferir o barco).
Praia de Moreré, Ilha da Boipeba
A vizinha menos badalada de Morro de São Paulo pode perder na comparação de infraestrutura, mas não lhe falta um charme rústico irresistível. A Ilha da Boipeba é local perfeito para relaxar e curtir a bela natureza da Costa do Dendê. E entre as belas praias da ilha, a vila de Moreré é das mais pitorescas.
A faixa de areia da praia varia conforme a maré, e a paisagem é emoldurada por coqueiros e amendoeiras. Entregue-se às águas cristalinas das piscinas naturais que se formam em alto mar, e não esqueça dos óculos de snorkel para mergulhar entre os milhares de peixinhos coloridos que vêm comer na sua mão.
Para completar a sensação de paraíso, termine o dia com uma deliciosa moqueca fresquinha em um dos simpáticos bares de pescadores da região.
Praia da Concha, Itacaré
Antigo refúgio dos coronéis do cacau, Itacaré renasceu para o turismo no inicio dos anos 2000, ganhando melhor acesso e ótima infraestrutura de pousadas, restaurantes, comércio e badalação noturna.
A paisagem preservada inclui rios, cachoeiras e praias desertas emolduradas por morros de Mata Atlântica. É preciso desbravar trilhas ou andar de caiaques e canoas para chegar à maioria das praias, como Prainha, Havaizinho, Engenhoca e Jeribucaçu. Mas há também ótimas opções perto do movimentado centrinho, como as praias Tiririca, Resende, Ribeira e da Concha.
Essa última ganha mais agito durante o verão, com barracas e pousadas. O mar é bastante calmo, praticamente sem ondas, ideal para levar a família toda para brincar na água. Há também vários instrutores de stand-up paddle ao redor para quem quiser se aventurar no esporte bastante popular na região.
Praia de Guaiú, Santo André
Se Porto Seguro é sinônimo de badalação e agito, a menos de 30 quilômetros dali, a vila de Santo de André é uma opção de sossego e rusticidade o ano inteiro, mesmo no verão. O local é, na verdade, distrito de Santa Cruz Cabrália, cuja enseada é formada pelo encontro do mar com o Rio João de Tiba, e com acesso somente por balsas.
Mas qualquer esforço será compensado com o cenário natural dos mais encantadores: coqueirais, vegetação nativa de Mata Atlântica e recifes que formam piscinas naturais.
A Praia de Guaiú é uma das mais belas da região, com uma longa orla de areia fina e clara que contrasta com os diversos tons de verde e azul do mar. Semi-deserta, a praia tem águas boas para banho, mesmo na maré alta, e o Rio Guaiú forma uma enorme piscina de água doce.
Praia de Taperapuã, Porto Seguro
Berço do Brasil, a região de Porto Seguro, no sul baiano, é de incontestável beleza, com quilômetros de falésias coloridas, recifes de corais e vegetação de Mata Atlântica. É a joia da Costa do Descobrimento, e atrai turistas do mundo todo, em especial a galera jovem que adora o agito da axé music que reina por lá.
Em especial na praia de Taperapuã – o point máximo de Porto Seguro é para paquerar, fazer amigos, dançar, beber e comer bem. Escolha uma das megabarracas – Axé Moi, Vira-Sol, Barramares – e entregue-se aos shows, aulas de lambaeróbica e muita diversão.
Se preferir, jogue uma partida de futebol de areia, vôlei ou faça um passeio de caiaque ou banana-boat. Depois, mergulhe nas piscinas naturais de águas claras e morninhas para relaxar e repor as energias.
Praia da Pitinga, Arraial D’Ajuda
Separada de Porto Seguro pelas águas do rio Buranhém, o distrito de Arraial D’Ajuda atrai visitantes do mundo inteiro, mas mantém seu charme rústico, com bares, restaurantes e lojinhas de influências diversas.
Se na praia do Parracho o burburinho toma conta, em Taípe o sossego é completo, e é na praia da Pitinga que se encontra o meio termo perfeito. Fica mais afastada do centrinho, e é um miniparaíso tropical, com falésias multicoloridas ao redor, barraquinhas modestas e pousadas irresistivelmente charmosas.
Aproveite também para deliciar-se com um carrossel de frutos do mar, fazer um lindo voo de paraglider ou garantir belas fotos do entardecer.
Praia do Rio Verde, Trancoso
Outro distrito de Porto Seguro que ganhou fama própria, desde os tempos em que conquistou os hippies nos anos 1970. Hoje, as pousadas sofisticadas, as lojas de grife e os restaurantes internacionais elevaram a estrutura, mas o astral e o charme rústico mantêm-se ativos.
No quesito praias, há para todos os gostos. Há quem diga que quanto mais difícil para chegar nelas, mas vale a pena descobri-las. A deserta Ponta de Itaquena e a badalada Rio Verde, por exemplo, são acessíveis depois de uma generosa caminhada pela mata, e a “recompensa” é um belo visual e a animação dos clubs de praia.
Rio Verde é para badalar e ostentar. As barracas das pousadas dispõem de espreguiçadeiras, sofás chiques e boa música, sempre abertas ao público. Prove um peixe assado na telha, tome um banho nas águas doces da lagoa do Rio Verde e faça aquela selfie para dar inveja aos amigos em casa.
Praia do Espelho, Coruípe
Muita gente considera a Praia do Espelho uma das mais belas do país. Escondida entre os povoados de Trancoso e Caraíva, a bucólica praia fica no povoado de Curuípe, que só cresce em popularidade, especialmente na alta temporada. É um dos destinos mais desejados (e caros) do sul da Bahia, com pousadas super confortáveis e charmosas.
O mar límpido, com águas cujos tons variam entre o azul e o verde e formam piscinas naturais. Acrescente gigantescas falésias avermelhadas, uma densa vegetação e coqueirais, e o cenário paradisíaco estará completo.
Destaque também para o Vila do Outeiro, no alto do morro, com suas casinhas coloridas, restaurantes e um mirante natural para apreciar o incomparável mar azul.
Praia de Japara Grande, Cumuruxatiba
No extremo sul da Bahia, Cumuruxatiba é um dos destinos mais encantadores da Costa das Baleias. O vilarejo (vizinho a Alcobaça, Prado e Caravelas) tem como charme e marca principal a rusticidade e tranquilidade. É difícil apontar a praia mais bonita, já que quase todas são rodeadas por falésias, coqueirais e amendoeiras, e entrecortadas por pequenos rios. Mas o tom esverdeado da piscina natural de Japara Grande, formada pelo riacho de mesmo nome, vai garantir fotos espetaculares. Aproveite para fazer passeios de barco e descobrir outros vilarejos locais, ou mesmo fazer mergulho de garrafa no arquipélago de Abrolhos, não muito longe dali. E um bônus para quem visitar entre julho e outubro: as baleias-jubarte costumam aparecer e podem ser observadas bem de pertinho.
Pesquise passagem para Salvador