preloaddefault-post-thumbnail

É surpreendente como um país do tamanho da Argentina possui tantas atrações diferentes. Não é à toa que nós, brasileiros, nos encantamos com essa região da América do Sul. 

Para ajudar você a decidir o seu roteiro de viagem, listamos 6 cidades da Argentina que você precisa conhecer – todas ligadas a alguma atração importante. Passando por glaciares, neve, montanhas perfeitas para trilhas até vinícolas e atrações históricas.

Buenos Aires

Talvez a capital mais charmosa da América do Sul, Buenos Aires é quase indispensável num roteiro de viagem para Argentina. 

Vamos começar falando da arquitetura da cidade que faz você se sentir numa capital europeia. A Casa Rosada e Catedral Metropolitana, por exemplo, já são grandes exemplos disso. No bairro de San Telmo você vai se sentir mais no clima ainda através das lojinhas de antiguidades que existem por ali. E até cemitério da Recoleta é interessante e de clima europeu. O bom é que a cidade é fácil de ser explorada a pé ou de táxi.

A gastronomia da capital argentina não fica para trás. A parrillada, como é chamado o churrasco argentino, é servida em diversos restaurantes da cidade e imperdível. Experimente com uma taça de malbec pra ver se você não cai de amores por Buenos Aires. Outras coisas para experimentar são as empanadas argentinas e o sorvetes de doce de leite que são servidos em diferentes sorveterias pela cidade.

E vale a pena passar na Livraria El Ateneo Grand Splendid que já foi eleita uma das mais belas do mundo.

Busque voos para Buenos Aires
Busque Hotéis em Buenos Aires

Salta

Salta entrou no roteiro de viagem para Argentina recentemente quando as pessoas descobriram o quanto a região tem paisagens interessantes. O clima seco favorece aquele aspecto de deserto, recheado de cactos e formações rochosas interessantes. Você vai ver isso na Reserva Natural Quebrada das Conchas que tem paredões de rochas bem parecidas com as do Grand Canyon nos Estados Unidos. 

Outro destaque é o vilarejo de Purmamarca que um dia fez parte do caminho inca e hoje é Patrimônio da Humanidade da Unesco. A graça deste vilarejo fica por conta das montanhas coloridas que o cercam, conhecida como “Cerro de siete colores” (morro de sete cores, em português). 

E a 93 quilômetros de Salta fica a cidade de Jujuy, que você pode (e deve) incluir no seu roteiro pela região. É em Jujuy que fica a imperdível Salinas Grandes que é um deserto de sal, numa versão menor do mais famoso Salar de Uyuni na Bolívia, mas que não deixa de ser uma das paisagens mais bonitas da Argentina.

Busque voos para Salta
Busque Hotéis para

Bariloche

Esta que é uma das mais importantes cidades da Argentina é também uma das mais visitadas pelos brasileiros. Tudo começou lá na década de 80 quando os brasileiros da classe média descobriram que dava pra ver neve na América do Sul e, desde então, não largaram mais Bariloche. No inverno a cidade fica lotada não só por aqueles que gostam de esquiar, mas também por aqueles que só querem ver neve e pegar um teleférico para ver de perto as montanhas nevadas.

São 120 quilômetros de percurso no Cerro Catedral para quem quer esquiar. Ali há pistas para iniciantes e para quem já tem experiência no esporte. Tudo com ótima infraestrutura: bons hotéis, mais de 20 quiosques de alimentação e ainda aulas para quem quer aprender a prática do ski. Dica extra: no alto de Cerro Campanario você vai encontrar um dos melhores chocolates quentes do mundo.

Embora seja conhecida como um destino de inverno, a cidade tem atrações durante o ano todo. O rafting no Rio Manso é uma delas. Explorar o lago Nahuel Huapi de barco e fazer kitesurfing é outra atividade interessante. 

Busque voos para Bariloche
Busque Hotéis em Bariloche

Ushuaia

Ushuaia é a principal cidade da Patagônia conhecida como a “cidade do fim do mundo” por ser a cidade mais austral do planeta, ou seja, mais ao sul do mundo. Só por isso já seria interessante conhecê-la, mas esta que é uma das principais cidades da Argentina oferece  muitas atrações diferentes aos nossos olhares brasileiros. Começando pelo Glaciar Martial – uma montanha coberta de gelo que no verão é ótima para fazer trekking e ver a cidade de cima e no inverno é uma opção para quem gosta de esquiar.

Tem a Laguna Esmeralda que talvez seja a paisagem mais exuberante de Ushuaia. Para chegar até ela, você deve fazer uma trilha fácil de uma hora e meia, com uma bela paisagem patagônica entre árvores e riachos. Ao chegar na laguna, é só encantamento: água turquesa cercada por uma montanha nevada. Uma paisagem que parece que só existe em fotos, mas ali é real.

E para completar as principais atrações de Ushuaia, o passeio pela Pinguinera é imperdível. De barco você passa pelos leões marinhos tomando sol nas pedras do mar até chegar numa praia só de pinguins. 

Busque voos para Ushuaia
Busque Hotéis em Ushuaia

Mendoza

Não precisa de muito para ser feliz em Mendoza. Com mais de 1200 vinícolas, a ‘terra do sol e do bom vinho’ (como gosta de ser chamada) só precisa que você queira relaxar e tomar umas taças. Na maioria das vinícolas você pode fazer uma visita guiada com direito a degustação e compra de algumas garrafas para levar pra casa. As principais castas de uva e que tornaram a região tão conhecida mundo afora são Malbec, Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Tempranillo.

A natureza também faz o seu trabalho de providenciar montanhas nevadas para deixar o lugar ainda mais charmoso. O Cerro Aconcágua é a maior montanha do mundo fora da Ásia com 9962 metros de altura. É difícil chegar ao topo mas você pode apreciar a vista do Parque Provincial Aconcágua.

Outra atração para quando você se cansar dos vinhos (se é que isso é possível) é visitar o Parque General San Martín com paisagens exuberantes e bastante arborizado. Uma boa pedida é explorar tudo isso de bicicleta.

Busque Voos para Mendoza
Busque Hotéis em Mendoza

Córdoba

Córdoba geralmente não entra nos roteiros de turismo dos brasileiros que visitam o país, mas esta, que é considerada a segunda cidade mais importante da Argentina, também tem as suas atrações.

O charme da cidade fica por conta da arquitetura que mistura o antigo com o novo. As construções de 1573, quando a cidade foi fundada em pelos espanhóis, são preservadas até hoje através de seus prédios de tijolos e fachadas coloniais. E a modernidade fica por conta dos novos prédios e dos estudantes da cidade. Córdoba é uma cidade universitária onde argentinos de diversas partes do país vão até ali para estudar, o que traz um clima mais jovem para a cidade.

As igrejas estão entre as principais atrações da cidade com suas construções imponentes. A igreja de Los Capuchinos é que a mais chama a atenção dos turistas. A Plaza San Martin e a Catedral de Córdoba também são outros dois pontos a serem visitados.

Outras atrações estão entre as fazendas em volta da cidade. A Mina Clavero fica a 122 quilômetros da cidade – um lugar calmo com um rio cercado por spas e ideal para quem quer descansar. Aliás, o Rio da Mina Clavero já esteve entre os finalistas das 7 maravilhas naturais da Argentina.

La Cumbrecita é um vilarejo encantador a apenas 89 quilômetros de Córdoba. Por lá carros não andam, apenas pedestres. E é ideal para quem gosta de fazer trekking num clima europeu.

Busque voos para Córdoba
Busque Hotéis em Córdoba

Ficou animado para conhecer mais do nosso continente?

Confira nosso posts das 8 capitais e destinos na America do Sul para falar portunhol e 8 razoes para visitar o Deserto do Atacama no Chile.

Esta publicação sobre as 6 cidades da Argentina que você precisa conhecer foi escrita pela Amanda Noventa, do blog Amanda Viaja. Para mais dicas da Amanda, siga @amandaviaja nas redes sociais.

Sobre o autor

momondo PortugalNa momondo, queremos inspirar a curiosidade de cada um. Viajar pode abrir-nos a mente e o coração para um mundo em que as nossas diferenças são uma fonte de inspiração, não de intolerância e preconceito. Parte connosco à descoberta do mundo com dicas de viagem inspiradoras todos os dias e muito mais. Stay curious. Segue-nos no  Instagram e descobre mais dicas inspiradoras.

Explore outros artigos