Com passagens e hotel reservados, a mala de viagem é a última coisa com que você precisa se preocupar antes de seguir rumo ao destino de férias dos seus sonhos. Mas fazer a mala não precisa ser uma dor de cabeça, especialmente se você seguir nossas imperdíveis dicas de coisas essenciais para levar numa viagem.
Limite os seus líquidos
Todo mundo já sabe das regras de hoje em dia sobre o que levar na mala de viagem, mas ainda há certa confusão quando alguém tenta passar uma garrafa d’água pela segurança do aeroporto. Para desespero de muitos, as restrições de bagagens nos voos internacionais estipulam que todos os líquidos carregados na mala de mão devam ser menos de 100ml por item, e precisam caber todos em um daqueles saquinhos transparentes de um litro (quase sempre disponíveis na entrada do setor de segurança). Se estiver carregando líquidos maiores que isso, melhor guardar na mala despachada ou vai ter que jogar fora. Por isso, é melhor fazer sempre um checklist de viagem para os seus líquidos.
Leve consigo alguns remédios de emergência
Ok, não é preciso prever ou imaginar toda e qualquer enfermidade possível, mas é bom ter pelo menos um saquinho com aqueles comprimidos e remedinhos básicos. Afinal de contas, ninguém merece ter uma dor de cabeça monstruosa, um febrão por causa do calor, ou um piriri estomacal – ou todas as alternativas anteriores – durante as férias. Muitas vezes, aquele remedinho que você costuma comprar fácil na farmácia nem sempre é disponibilizado para compra sem receita em alguns países. O mesmo vale para remédios para alergia e asma, portanto, lembre de carregá-los com você! O que levar numa viagem em termos de remédios é com você, mas convém levar os básicos como já referimos.
Etiquetas sempre ajudam
A não ser que você seja um espião misterioso, não há razão para viajar sem estar identificado. Muitas malas vêm com etiquetas de praxe para incluir seus dados pessoais, portanto não deixe de preenchê-las! Especialmente no caso de você – ou a companhia aérea – perder sua bagagem!
Preste atenção às restrições de bagagem
Se a companhia aérea disser “peso permitido 23kg”, é porque o limite é mesmo 23kg! O que levar na mala de viagem tem muita importância, assim pese suas malas antes de chegar ao aeroporto e atente sempre para o limite; caso contrário, você poderá gastar uma nota extra no aeroporto ou ter que abrir e rearrumar suas malas ali mesmo para redistribuir o peso até atingir os pesos permitidos.
Pra quê tanto sapato?
A quantidade de pares de sapatos que você deve levar depende essencialmente da duração das suas férias e que tipo de atividades você fará. Mas nós sugerimos que você faça um checklist para a viagem e aconselhamos três pares como uma boa média para uma viagem de 1-2 semanas. Mais importante que volume é a versatilidade, então não se prenda aos stilettos, mas sim a sapatos que você possa de fato curtir as atividades que você planejou para sua viagem. Use seus calçados mais pesados no voo e encha os demais com meias dentro, o que já garante mais espaço livre na mala!
Cosméticos – só o mínimo!
A não ser que você planeje viajar para uma ilha deserta, é bem provável que você consiga comprar um xampu ou um protetor solar das marcas populares em alguma esquina pelo mundo. Se você realmente não conseguir viver sem aquele creme de rosto super especial, leve apenas a quantidade que precisar para sua viagem e nada mais. Assim, você poderá descartar as embalagens maiores e guardar espaço para a viagem de volta!
Não esqueça os adaptadores
Se você, de fato, precisar deles durante a viagem, fuja dos preços exorbitantes do aeroporto e leve-os de casa. Estes itens têm que constar da sua lista de: o que levar numa viagem. Não vai querer pagar muito por um, nem ficar sem bateria quando mais precisar.
Rolinhos e mais rolinhos
Essa é uma regra polêmica, mas achamos que sim, enrolar suas roupas é a melhor forma de guardá-las na mala. Não apenas para evitar que elas fiquem todas amarrotadas, mas também para garantir aquele espacinho extra tão cobiçado na mala. O que nos leva a…
Guarde espaço na mala para as compras na viagem
Seja as comprinhas do duty free, seja os suvenires de viagem, é inevitável trazer mais coisas de volta do que quando você saiu – então não esqueça de garantir um espaço na mala para as lembrancinhas!
Cuidado com os itens mais frágeis
Se você precisar empacotar itens que possam quebrar, como objetos de vidro ou porcelana, embrulhá-los em plástico-bolha e guardá-los entre as roupas no centro da mala é a melhor maneira de garantir que eles cheguem inteiros. Se puder, traga-os na mala de mão, assim você poderá manuseá-los da melhor maneira possível (coisa que só você pode garantir!).
Todos os objetos de valor na mala de mão!
É cada vez menos comum as companhias aéreas perderem malas hoje em dia, mas por que correr o risco? Fique seguro e guarde todos seus objetos de mais valor – da câmera digital ao seu anel de brilhante – na mala de mão.
Carregue uma muda de roupa a bordo
Se sobrar um espacinho na mala de mão, é sempre uma boa ideia carregar uma muda de roupa limpa, incluindo roupa íntima, na sua bolsa, no caso de sua mala de viagem ser extraviada ou seu voo atrasar, e tiver que passar uma noite no aeroporto ou num hotel próximo.
Cheque a previsão do tempo antes de viajar
Dependendo de para onde você vai, a previsão do tempo será ou sua melhor amiga ou sua pior inimiga. Faça chuva ou faça sol, os meteorologistas conseguem dar uma ideia do que esperar no seu destino de viagens. Cheque um dia antes de viajar e, claro, faça a mala de acordo.
Não saia de casa sem os itens básicos
Aqui é onde o checklist de viagem é mais importante. Uma dica que parece óbvia, mas é absolutamente essencial: afinal, sem esses itens básicos, você vai acabar ficando em casa: cheque uma, duas, três vezes se está levando sua carteira, o passaporte e seu telefone. Deixe tudo isso em local acessível, caso precise deles a qualquer momento da sua viagem de e para o aeroporto.
Encontre passagens aéreas Reserve hotéis baratos