Aproveite ao máximo os incríveis espaços ao ar livre tropicais com nossa lista completa do que fazer na Costa Rica, a terra da “pura vida”.
Caminhada nas ruas de San José
Não seja dissuadido pelas histórias de caos urbano e de batedores de careira. Sob a superfície atribulada, há charme o suficiente para fazer a capital da Costa da Rica valer a pena de uma parada mais longa.
Siga ao norte para o histórico Barrio Amón e faça um passeio pelas mansões tropicais de estilo vitoriano de antigos barões do café revelando o passado colonial da nação. O amado Teatro Nacional Teatro Nacional nasceu de um dos tributos impostos a si próprios pelos mesmos magnatas do café e abriga um pequeno e charmoso café onde você pode sentar e desfrutar de uma xícara de “grano del oro” (grão de ouro).
Também na área, está o Museo del Jade, que abriga a maior coleção de jade americana do mundo, e o Museu do Ouro Pré-Colombiano, uma demonstração brilhante da herança indígena da América.
Termine o dia nos “pulmões” de San José – como os “Joséfinos” (nativos de San José) chamam – Parque Metropolitano La Sabana. O principal aeroporto da cidade até 1955 agora é um oásis verde cercado pela paisagem urbana, com uma pista de patinação, pedalinhos no lago para aluguel e vendedores de fatias de manga verde picante. Vá durante o fim de semana e você poderá desfrutar de uma sessão matutina de aeróbica ao ar livre.
Faça uma visita a um vulcão
Dependendo do capricho da lava, pode ser um alívio ou uma decepção ouvir que o Vulcão Arenal, um dos mais de uma dúzia da Costa Rica, e o mais ativo no passado, não tem erupções desde 2010.
Jovem, para os padrões de um vulcão, esta fenda de 7.500 anos na crosta terrestre pode estar adormecido, mas, posicionada em um belo plano de fundo dos 12.120 hectares do Parque Nacional, significa uma aventura de hiking impressionante.
Um circuito de 16 pontos interconectadas – 6 das quais suspensas sobre a densa selva – conduz você pelo parque. Olhe para cima… há 850 espécies diferentes de pássaros voando no alto!
Para elevar um pouco o nível da adrenalina, se molhe com o rafting de águas agitadas, rapel em queda d’água ou junte-se a um passeio pelas copas das árvores com tirolesa.
Você será recompensado pela sua coragem no fim do dia. Fontes termais naturas são o resultado da atividade geotérmica da área, e elas vêm em todos os formatos e tamanhos, de piscinas quentes e frias acesas até a noite até tobogãs e bares de piscina.
Vá ao fundo das cavernas
Não muito longe de Arenal, as Cavernas Venado, redescobertas por caçadores em 1942, oferecem outro deleite para os aventureiros – espeleologia, ou exploração de cavernas.
Arrisque-se abaixo da superfície da terra para passar por cavernas de 5 milhões de anos com seus morcegos, e estude a vida marinha e as conchas fossilizadas projetadas nas paredes – deixadas para trás pelo passado marinho. Embora não esteja mais ao nível do mar, um pequeno córrego acompanhará você pelo passeio. Então, espere se molhar.
Espeleólogos com experiência que buscam um desafio devem seguir para o menos desenvolvido, porém mais desafiadoras, cavernas do Parque Nacional Barra Honda na província de Guanacaste.
Cruzeiros nos canais de Tortuguero
Se você gosta de navegar por águas calmas e lentamente aproveitar as vistas e sons da floresta, você irá adorar o Parque Nacional Tortuguero na costa caribenha.
Acessível apenas por barco ou avião, esta reserva protegida é o lar de 11 diferentes habitats, incluindo pântanos, lagoas, praias e mangues. Faça um passeio de barco e deixe um guia ajudá-lo a ver a tímida vida selvagem, ou siga de caiaque pelos exuberantes canais.
Ostentando 5% da biodiversidade do nosso planeta em apenas 0,3% da área terrestre do mundo, a Costa Rica também a líder mundial em ecoturismo. Reserve um bangalô em uma hospedagem ecológica para ter uma chance de mergulhar ainda mais fundo nesta floresta remota. Para muitos, as principais atrações daqui são as desajeitadas, porém elegantes, criaturas que dão ao parque seu nome – as centenas de tartarugas marinhas que vêm fazer seus ninhos na praia de Julho a Outubro. Se você estiver por lá de 60 a 80 dias mais tarde, você poderá ver os pequeninos recém-nascidos correndo para saudar a segurança do oceano!
Torne-se um especialista em café na Costa Rica
Amantes de café e gourmets ficarão deliciados em encontrar diversas fazendas ao redor do país fornecendo passeios guiados por suas plantações.
A Finca Rosa Blanca está comprometida em produzir café orgânico, sustentável e cultivado na sombra, e ficará mais do que feliz em mostrar a você como eles fazem. Um especialista em todos os tipos de café levará você pelos campos, pela planta de processamento e pela unidade de torrefação, antes de você levar você para a “catación” – um sessão de degustação profissional.
Aqueles que gostam menos de cafeína devem fazer uma visita à Villa Vanilla – igualmente séria quanto ao ecossistema, esta fazenda é especializada em cultivar baunilha, assim como canela, cacau, cúrcuma, pimenta do reino e outros temperos tropicais. O passeio inclui uma degustação de diversas iguarias deliciosas – como cheesecake de grão de baunilha e chá de canela – feitos frescos na fazenda com produtos locais.
Acampe em Corcovado
Um dos centros do frenesi do outro de meados do século 20, a Península Osa é, hoje em dia, um dos cantos mais tranquilos da Costa Rica. Lar de 13 ecossistemas e o Parque Nacional Corcovado, o maior do país, tomando até um terço da Península, Osa é o paraíso natural definitivo.
Vá ao parque para um passeio de acampamento e visite a cachoeira “La Llorona” (“A Chorosa”), lançando suas pesadas lágrimas em direção à praia, ou brinque de encontrar-a-anta no Lago Corcovado. Um passeio a cavalo ao longo das trilhas é altamente recomendado.
Para um pouco de vida aquática, siga para a Drake Bay e em direção ao mar para um pouco de observação de golfinhos e baleias. As jubartes aparecem de dezembro a março e de julho a novembro, mas os simpáticos golfinhos podem ser vistos durante o ano inteiro.
Encontre passagem para Costa Rica