Para os colombianos, ela é conhecida como a “Cidade da Eterna Primavera”. Para os visitantes, é uma joia em meio aos Andes, cheia de gente receptiva, vida noturna animadíssima, street art por todos os lados, gastronomia surpreendente e um sistema de transporte em massa única que permite descobrir a cidade lá do alto. Bem-vindo à cidade de Medellín, Colômbia!
Depois de avistar o lindo vale em meio ao qual está instalada, quaisquer dúvidas (graças a um certo seriado) sumirão ao descobrir uma cidade que se transformou de uma das mais violentas do mundo a uma das mais inovadoras. De vistas incríveis a experiências sensoriais extasiantes, a seguir a gente guia você sobre o que fazer em Medellín em um roteiro de cinco dias.
Dia 1 – atrações imperdíveis em Medellín
Uma das tantas esculturas de Botero na Plaza Botero © Guía de Viajes Oficial de Medellín
Antes de mergulhar na energia intensa da cidade, não há maneira mais suave de aterrissar na cidade do que no bairro de El Poblado. Lar de alguns dos melhores restaurantes, bares e cafés de Medellín, a área é o point preferido para quem visita a cidade pela primeira vez e não sabe ainda o que fazer em Medellín. Comece o dia na Calle 10, onde hits locais servem o melhor café e a deliciosa arepa con queso – o típico café da manhã com pão de milho com queijo tipo feta.
Depois, é hora de explorar os arredores. Caminhe até a estação de metrô El Poblado e faça um dos Real City Tours (guiado e gratuito, onde gorjetas são bem-vindas) para uma introdução bastante informativa do c entro de Medellín. Em seguida, a dica é caminhar pela Junin, a rua só para pedestres, e fazer uma pausa no Hacienda para comer algo. Se a fome for intensa, a dica é se entregar à Bandeja Paisa, o combo de arroz, feijão e três tipos de carne.
Tome sua dose de cultura no Museo de Antioquia e na vizinha Plaza Botero, um parque ao ar livre com 23 esculturas do artista colombiano Fernando Botero. Outra opção é mergulhar na história colombiana no impressionante Museo Casa de la Memoria, que foca nas vítimas dos 53 anos de conflitos civis na Colômbia, em um misto de belas fotografias, arte e exposições digitais.
Dia 2 – as melhores vistas da cidade
Biblioteca España, um destaque na paisagem de Medellín © marianopessina
Aperte o cinto! Você terá muito o que fazer em Medellín… Agora é hora de subir a montanha da cidade de Medellín. Pode até parecer brinquedo de parque de diversões, mas o sistema Metrocable tornou-se parte integral em transformar os “barrios” mais marginalizados da cidade.
Pegue o bondinho até Santo Domingo para ter a vista mais incrível da cidade. Continue o passeio até o Parque Arvi, um verdadeiro sopro de ar fresco na montanha. O parque ecológico inclui diversas atrações de aventura, caminhadas guiadas, locais para piquenique e um pequeno mercado onde se pode experimentar as delícias locais.
No caminho de volta, explore o bairro de Santo Domingo, com direito a uma pausa para saborear uma empanada frita, claro. Aprecie o imponente prédio da Biblioteca España, construída em 2007 como parte do plano de reintegração urbana da cidade que abriu áreas antes infestadas pela violência.
Termine o dia pelas áreas mais tranquilas de Medellín, como a região de Manila. Passeie pelo Mercado Manila, um novo espaço cheio de points gastronômicos deliciosos, onde não dá para deixar de provar salgados, vinhos e coquetéis típicos da região.
Dia 3 – a mistura de todos os sentidos
A impressionante Orchideorama é um destaque absoluto entre as joias arquitetônicas de Medellín
Sendo um dos países mais biodiversificados do planeta, comece o terceiro dia experimentando o caleidoscópio das curiosas e maravilhosas frutas que a cidade de Medellín tem a oferecer. Pegue um táxi até o sempre movimentado Mercado Minorista, seja por conta própria ou em um Tour das Frutas Exóticas, e passeie pela loucura do mercado, provando iguarias como granadilla, guanabana, uchuvas ou um suco de lulo verde.
Se a fome persistir, você pergunta: O que fazer em Medellín agora? E nós dizemos, siga para o Aqui Paro Lucho. Escondido dentro do mercado, essa verdadeira instituição gastronômica serve tanto uma variedade de pratos colombianos quando uma moderna variação da paella de frutos do mar (somente às sextas-feiras, mediante reserva!!).
O vizinho Jardim Botânico é o pulmão da cidade de Medellín, combinando espaços verdes com uma arquitetura única. O jardim das borboletas é o favorito dos pequenos visitantes, e a magnífica estrutura da Orchideorama vai transportar você para outra realidade.
Comece a noite com um passeio por La 70, uma das áreas mais divertidas e vibrantes da cidade. A avenida é repleta de bares temáticos, restaurantes, cafés, redes de fast-food e inúmeras lojas de souvenirs. Para um jantar mais caprichado, escolha o Déjame q’ te Cuente, um restaurante ao ar livre que serve uma das melhores carnes de Medellín.
Depois do banquete, siga para a vizinha Son Havana para ouvir um pouco de salsa (normalmente aos sábados), ou El Tibiri Bar, para bailar até altas horas.
Dia 4 – um sopro de ar fresco fora da cidade
Escalando La Piedra del Peñol para ter uma vista ainda mais incrível
A melhor cura para quem teve muito o que fazer em Medellín na madrugada animada anterior, é um passeio pelas montanhas; agora é hora de embarcar em uma viagem de 2,5 horas de ônibus para a cidade de Guatape. Depois de descer na estrada principal, você de cara vai se encantar com as colinas verdejantes do leste de Antioquia. Em Guatape, a dica é passear pelas ruas de pedras da praça principal, experimentar a trucha (truta) local e, claro, não perder a atração: La Piedra del Peñol. O monolito natural de 220 metros garante vistas nada menos que espetaculares – desde que você esteja disposto a subir seus 740 degraus. Antes de voltar para a cidade de Medellín, pare no Black Hole Cafe para um cafezinho e ver um pouco da realidade local. Mas se preferir esticar o passeio, Guatape oferece hoteis bastante confortáveis para passar a noite.
Dia 5 – experiências urbanas
Excelentes exemplos de street art pelas ruas da cidade © keck207_
O último do itinerário inclui arte moderna, street art e um pouco do esporte nacional.
Pegue um táxi até Ciudad del Rio, considerado o bairro mais organizado de Medellín. Por entre os modernos condomínios, está o Museu de Arte Moderna (MAMM), contando com exposições de arte tanto locais como internacionais.
Medellín, como toda a Colômbia, é uma cidade de extremos. Então, do MAMM, caminhe 15 minutos até a estação de metrô Industriales e siga para a San Javier, onde você encontrará outro projeto urbano inovador: as Escaleras Electricas da Comuna 13. O local já foi o mais perigoso de Medellín, onde eram comuns confrontos entre gangues, carteis de drogas, paramilitares e grupos de guerrilha.
Mas hoje, as famosas Escaleras, construídas em 2011 como parte do projeto de redesenvolvimento da comunidade, atraem visitantes do mundo todo, que sabem o que fazer em Medellín, com suas ruas estreitas repletas de murais de street art da melhor qualidade.
Subindo e descendo as Escaleras Electricas © dailymedellin
Mais um táxi rápido e você chegará às frondosas ruas de Laureles. Os parques principais do bairro são rodeados do melhor da comida local e internacional. Se quiser algo diferente, experimente Saludpan – com opções de almoço vegano e vegetariano – ou Naturalia Café, uma visão local da comida fusion e cervejas artesanais.
E nenhuma visita seria completa sem uma passada no estádio Atanasio Girardot, a meca do futebol local com capacidade para 40.000 lugares. Se estiver na cidade de Medellín durante a temporada de jogos, não deixe de garantir ingressos para ver de perto toda a paixão da torcida colombiana, famosa no mundo todo.
Onde ficar em Medellín?
As melhores opções de hospedagem para quem visita Medellín, normalmente giram em torno de duas áreas: El Poblado e Laureles.
Uma opção bastante confortável é o Diez Hotel Categoría Colombia, com belas vistas da cidade e bons preços. Quem prefere o estilo mochileiro, pode tentar o Happy Buddha Boutique Hostel, onde a festa não para e os preços são bastante convidativos.
Na verde região de Laureles, que vem se tornando cada vez mais popular entre os visitantes, vai parecer outra cidade. O Wandering Paisa Hostel fica ao lado da avenida La 70; e quem tiver um budget mais alto, pode preferir o Inntu Hotel, pertinho de alguns dos melhores restaurantes da região.
Dica de segurança: ainda que Medellín tenha passado por mudanças drásticas, ainda é uma cidade que requer consciência do viajante em relação à segurança e roubos. Fique sempre atento ao seu redor quando estiver andando, tranque a porta do carro e não fique exibindo seu smartphone por todos os lugares, especialmente quando estiver sem saber o que fazer em Medellín.
Passagem para Medellín
Hotéis em Medellín