Com uma grande variedade de atrações, restaurantes e lojas, Londres pode ser uma das cidades mais caras do mundo – mas para aqueles que a conhecem bem, há várias formas de aproveitá-la sem gastar nada. Descubra o que a fascinante capital de corpo e alma tem a oferecer sem precisar abrir sua carteira com nossas sugestões do que fazer em Londres de graça.
Fugindo dos caminhos comuns em East End
Uma venda de frutas no Brick Lane. © garryknight
Conhecida pela pobreza e pelos criminosos que consagrou – De Jack o Estripador aos Irmãos Kray – o London East End vem se tornando um ponto turístico obrigatório. Suas ruas estilosas e mal cuidadas ficam lotadas aos finais de semana com pessoas atraídas pelos grafites, lojas retrô e pelo mercado de rua.
Menos conhecidos são seus peculiares museus gratuitos, dos muitos que devendam as partes pouco conhecidas da cidade. O Museu do Hospital Real de Londres , que, dentre outros, foi a casa do Elephant Man (Joseph Merrick) até sua morte; O Museu da Infância, que possui uma vasta gama de brinquedos e jogos antigo, e o Ragged School Museum, construído no espaço de uma escola pública voltada para crianças de baixa renda, fundada pelo filantropo Vitoriano Dr. Barnardo.
Talvez a coisa mais interessante que o bairro ofereça seja esse ar histórico sem igual que você respira ao andar por suas ruas. Serviu de casa para Franceses Huguenotes, Irlandeses, Judeus e imigrantes vindos de Bangladesh pelos últimos 250 anos, tendo cada um desses grupos deixado sua marca na que é hoje conhecida como a área mais diversificada de Londres. Só de andar pela área cosmopolita dos cockneys já vale o valor do transporte.
Dica extra:
Aproveitando a primeira quinta-feira. © Paul David Gibson
Ainda na parte leste da cidade? Aproveite mais cultura gratuita com as primeiras quintas-feiras do mês, que vêm fazendo um papel de extrema importância no cenário artístico local. Na primeira quinta-feira de cada mês, cerca de 150 das galerias do East End abrem suas portas sem cobrar nada, oferecendo exibições, vernissages, workshops e bate-papos, regados a vinho e canapés, além de tours de ônibus ou a pé por estúdios e espaços menos conhecidos.
Aprecie os sabores irresistíveis de Londres no Borough Market
Borough Market. © WordRidden
Funcionando desde a era medieval, e neste espaço desde 1750, o Borough Market, próximo à Ponte de Londres, é o maior point gastronômico da cidade.
Com muitas de suas lojas centenárias partindo para um estilo orgânico, gourmet e artesanal, dificilmente ele será considerado uma opção atrativa para o bolso. Mas, usando um pouco de estratégia, você consegue compensar um almoço inteiro só com as amostras grátis oferecidas – pedaços de pão naturalmente fermentados mergulhados em azeite de oliva, pedacinhos de deliciosas tortas tradicionais, colheres com cremosas terrines de cogumelos aqui, paellas de camarões ali, uma ou duas trufas de chocolate como sobremesa…
Depois de ter se maravilhado com os sabores da feira gastronômica, recomendamos que mostre seu apreço comprando alguns deliciosos souvenirs.
Caminhe ao longo da South Bank
The Weather Project no Turbine Hall do Tate Modern. © coda
Depois de toda essa comida, você vai precisar de uma caminha com uma bela vista. Na parte inferior do Borough, você terá acesso a melhor área de caminhada ao lado do Thames em toda a capital.
Descendo pelo Oeste de Bankside, você fará uma viagem no tempo passando pela Golden Hinde II, uma reconstrução do galeão no qual Sir Francis Drake viajou pelo mundo de 1577 a 1580, seguido do Shakespeare Globe Theatre, onde jovens atores sonham em percorrer a arte Elisabetana. Agora, avance para o futuro com o indescritível Tate Modern, que exibe uma das coleções permanentes de arte contemporânea mais incríveis do mundo. E tudo isso de graça!
Andando mais 20 minutos rumo oeste e você achará o baú de ouro no final do arco irís dessa caminhada ao longo do Thames; o South Bank. Em qualquer dia da semana, esse aglomerado cultural traz diversos festivais gratuitos, vendas ambulantes, performances de rua, eventos e shows dentro ou ao redor do Royal Festival Hall, do Teatro Nacional, Galeria Hayward e no Instituto de Cinema Britânico, este oferecendo também exibições gratuitas de filmes do seu arquivo de Mediateca.
Passe o final da tarde com estilo fazendo um picnic nos Jardins Jubilee, que oferecem a vista perfeita da maravilha cintilante da capital, o London Eye.
Se divertindo com a lama ao redor do Thames
Mudlarking (Exploração na Lama) no Thames. © talkingimo
Se você achou essas atividades grã-finas de mais, por que não se sujar com um pouco de mudlarking? Essa excitante busca de tesouros é tão antiga quanta a própria cidade, e se trata de uma busca pela lama quando o rio está com o nível da água baixo onde você encontra de tudo, desde cachimbos feitos de barro à peças de cerâmica, sea glass Vitoriano e broches.
É raro sair sem encontrar nada, mesmo que seja um pedaço de madeira que veio flutuando: você pode até encontrar uma mensagem em uma garrafa, ou mesmo mandar uma!
Se afogue em cultura no South Kensington
Inside the Natural History Museum © michael_d_beckwith
Com suas casas Vitorianas com imponentes fachadas em estuque e largas ruas cobertas por folhas, South Kensington representa o ápice da riqueza urbana old-school Inglesa. É também onde você encontrará os maiores e melhores museus de Londres.
Bastante próximos, estão o Victoria & Albert (V&A), um tesouro cultural da arte da decoração de todo o mundo e contada através dos séculos, o Museu de Ciências, com seus aparelhos e diversão garantida com a possibilidade de usá-los, o Museu de História Natural , onde o enorme esqueleto de uma baleia o recebe logo na porta. As três instituições estão abertas sete dias na semana e oferecem entrada gratuita.
Assista filmes clássicos em um estúdio de cinema em funcionamento
Exibição do filme “Grease, Nos Tempos da Brilhantina” no Festival de Filmes New Cross and Deptford. © Electric Pedals
Todas as terças à noite o Sands Cinema Club exibe os melhores filmes independentes em um antigo estúdio de cinema Rotherhithe bem próximo ao Thames.
Visitações são uma aventura cinematográfica, por assim dizer: Atravesse a oficina de figurinos, cobertas por ferramentas de costura e roupas embaladas, chegando a sala de exibição com aspecto caseiro onde uma multidão amigável de entusiastas se divertem com temporadas de tudo partindo de “Filmes de 1979” ao Realismo Poético Francês. A entrada é gratuita, mas é necessário se inscrever na lista de e-mail e reservar um assento, e doações são muito bem-vindas.
Quer mais opções de filmes para aproveitar melhor um dia chuvoso em Londres? A capital Inglesa possui uma crescente comunidade de festivais gratuitos de filmes durante todo o ano, que também oferecem a oportunidade de aproveitar experiências nas comunidades distantes do centro da cidade.
Morra de rir com a capital da comédia
Arthur Smith no Angel Comedy Club. © Angel Comedy Club
Londres tem se tornado uma referência para a stand up comedy. Apresentações em grandes palcos podem ser a moda do momento, mas fãs de uma comédia mais sagaz extravasam em risadas sem precisar pagar nada no Camden Head, um aconchegante pub em uma travessa de Islington.
Aqui o Angel Comedy Club é conhecido pela qualidade de suas apresentações gratuitas, seja com improvisações, open mics, ou com artistas conhecidos tentando coisas novas. Para mais shows de comédia gratuitos, confira a noite de open mic itinerante do The Comedy Bin.
Encontre passagem para Londres