De passeios ao ar livre pelas ilhas do arquipélago a descobertas artísticas no subterrâneo, várias atrações de Estocolmo não custam absolutamente nada. Se sua curiosidade sobre a Suécia vai além da Toast Skagen (torradinha de camarão) e almôndegas, aqui vão 10 coisas para fazer em Estocolmo de graça e aproveitar ainda mais a bela capital sueca.
Faça um tour guiado grátis
Para adicionar um fator cultural e educacional extra nos seus passeios pela cidade, junte-se a um dos Stockholm Free Tours que saem da estação de metrô T-Centralen toda sexta-feira, às 11h30. O tour de 1,5 hora guiado por estudantes passa pelas principais atrações da cidade, e sempre tem muito de dicas sobre Estocolmo, além de fatos e histórias curiosas sobre a família real e a cultura sueca em geral.
Exercite-se ao ar livre
Quem estiver procurando algo gratuito para fazer em Estocolmo e ao mesmo tempo ficar em forma, eis uma ótima opção: as “utegym” (academias ao ar livre) espalhadas pela cidade – a maneira ideal de acordar de manhã e fazer um exercício enquanto viaja. Variando de simples parques até paredes de escalada, esses playgrounds para adultos são muito mais divertidos do que aquelas esteiras chatas de academia de hotel.
Se preferir correr pela cidade, o grupo Run with Me Stockholm organiza as corridas gratuitas “Lazy Sunday”, de 7 a 10 quilômetros, pontualmente todo domingo. Desde que, claro, você esteja preparado para enfrentar as ruas de pedras da Cidade Antiga e as várias áreas montanhosas da capital.
Durante todo o verão europeu, a associação Friskis & Svettis oferece aulas gratuitas ao ar livre, variando de aeróbica à dança, de corrida à yoga – exercícios divertidos e animados para deixar qualquer viajante pronto para o resto das aventuras do dia.
De museu em museu
Aproveite uma tarde de ar puro, arte e design, e explore a pequena ilha de Skeppsholmen, onde você poderá visitar três simpáticos museus com entrada gratuita em qualquer dia da semana.
Para ver uma linda mostra de arte asiática, siga para o Östasiatiska Museet primeiro; depois rume ao Moderna Museet para ver arte moderna e encontrar clássicos favoritos como Picasso e Dalí na coleção permanente do museu. A poucos passos dali, sua tarde artística vai completar-se com uma visita ao Centro Sueco de Arquitetura e Design, onde poderá aprender sobre a arquitetura sueca do século 19 aos dias atuais.
Assista a um show musical de rádio
Uma experiência única e local pode ser sentar-se na plateia do programa de rádio Musikplats Stockholm, na estação sueca Studio 4, e assistir a um show gratuito de artistas atuais de vários gêneros. Ouça entrevistas, veja de perto as atrações musicais e faça suas próprias perguntas.
Confira de antemão o calendário Musikplats para ver a programação, e se possível chegue cedo para garantir um lugar.
Faça um passeio até o Palácio de Drottningholm
Para um passeio de dia inteiro fora de Estocolmo, escolha o Palácio de Drottningholm , a residência privativa da Família Real da Suécia, perfeita para curtir um belo dia de sol. Passeie pelo Parque Real, faça um picnic e visite o Pavilhão Chinês, para depois fazer uma pausa na hora do “fika” (chá) no café local.
Explore a arte subterrânea
Para qualquer lugar que se olhe durante uma viagem no metrô de Estocolmo, vê-se uma chuva de cores, mosaicos caprichados e estampas hipnóticas. Classificado como o museu de arte mais longo do mundo, o Tunnelbana (metrô) de Estocolmo é repleto de artes monumentais que podem ser apreciadas de graça, de preferência em uma Art Walk (caminhada artística) guiada. Quem promove é o serviço de transporte SL, com tours para quem já tiver comprado um bilhete do Tunnelbana.
A Art Walk está disponível em sueco o ano todo, mas nos meses de verão, também passa a ser oferecida em inglês.
A pé pela Cidade Antiga
Uma visita a Gamla Stan, a parte mais antiga de Estocolmo, é uma ótima maneira de começar suas aventuras pela cidade. Explore as estreitas ruas e alamedas de paralelepípedos, e as fachadas que estampam as praças da Cidade Antiga, como a Stortorget.
Depois de uma rápida caminhada pela movimentada rua Västerlånggatan, não deixe de apreciar as vistas à beira-mar do Palácio Real. Se estiver lá pouco antes do meio-dia, poderá ver a troca dos guardas e, se tiver sorte mesmo, poderá até avistar a Guarda Real marchando pela cidade.
Para fazer uma entrada triunfal pela Gamla Stan, pegue a rua Drottninggatan, sobre a ponte Riksbron e passe pelos monumentais arcos do Parlamento.
Dica: os Stockholm Free Tours mencionados antes também oferecem um tour guiado pela Cidade Antiga, saindo da Estação Central, toda sexta-feira, às 14h30.
Aprecie as vistas de Södermalm
Vague pelas ruas sinuosas de Södermalm e os inúmeros lindos caminhos que mostram a essência criativa e casual da cidade. Chegue pela estação Slussen e siga diretamente ao elevador Katarinahissen – quando fora de serviço por questões de segurança, ainda assim pode-se apreciar as lindas vistas sobre a água.
Suba pela rua Götgatan para ver as vitrines da região ou caminhe pelo passeio público de Fjällgatan. Para ter vistas ainda mais belas, opte pela rua Monteliusvägen, pare na ultrarromântica ponte Mariahissen, e suba até Skinnarviksberget – o ponto natural mais alto do centro de Estocolmo – para fazer um picnic com direita à vista panorâmica da cidade.
Torne-se um expert na cultura sueca
Passeie um agradável fim de tarde no Nordiska Museet, na ilha Djurgården. Toda quarta-feira (entre outubro e maio), das 17h às 20h, confira gratuitamente as exposições do museu, que mostram das mais curiosas às mais simbólicas tradições da vida na Suécia.
Antes de deixar a ilha, passe pelas várias atrações curiosas que se vê fora do parque de diversões Gröna Lund e das passagens à beira d’água.
Dance ao som de Estocolmo
Se estiver pensando em o que fazer em Estocolmo à noite e de graça, entre maio e agosto vá a uma das casas do grupo Debaser, em Södermalm’s, que estreiam na cena musical de Estocolmo. O Bar Brooklyn, na beira da água, por exemplo, promete shows gratuitos – basta prestar atenção no “fri entre” no site da Debaser, ou aproveitar o ingresso grátis antes das 22h em qualquer noite que não haja shows.
Claro que sua visita a Estocolmo não seria completa sem uma festa com o povo refinado da capital, então siga para o bairro de Östermalm, e aproveite a boate Soap Bar, que não cobra ingresso, e promove noites badaladas e animadas. Ainda que os drinques não sejam tão caros quanto nos clubes vizinhos, eles não serão necessariamente de graça – a não ser que você faça amizade com um(a) belo(a) estranho(a)…