Famosa por sua qualidade de vida e conhecida como a “capital ecológica do Brasil”, Curitiba tem bem mais a oferecer do que eventos e negócios. E dentre as atrações naturais, culturais e pontos turísticos de Curitiba, muitos não custam um centavo. Confira nossas dicas e saiba o que fazer em Curitiba de graça e encante-se com a capital do Paraná.
Ópera de Arame & Pedreira Paulo Leminski
A Ópera de Arame e seu aspecto futurista © herval
Inaugurada em 1992, a Ópera de Arame tornou-se um dos principais pontos turísticos de Curitiba. É oficialmente um teatro, com capacidade para 2,1 mil espectadores, mas o local merece uma visita mesmo em dias em que não há apresentações. Impossível não se encantar com a beleza da grande estrutura de metal tubular, com teto e paredes transparentes, erguida sobre um lago artificial.
Ali do lado, está a Pedreira Paulo Leminski, destinada a espetáculos ao ar livre, cercado por um paredão de rocha e envolto por Mata Atlântica, uma cascata de dez metros e muitas aves.
Onde fica: Rua João Gava 874, Abranches
Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 20h
Centro Histórico
O charme do Centro Histórico de Curitiba merece um passeio demorado © fran001
Uma caminhada tranquila e atenta pelo Centro Histórico de Curitiba vai desbravar diversos prédios de igual beleza e importância histórica. Começando pela Praça João Cândido, é possível passar pelo Museu Paranaense, o Palácio Garibaldi, o lindo Relógio das Flores (na Praça Garibaldi), a galeria de arte Solar do Rosário, a Fundação Cultural Palacete Wolf e o interessante Memorial de Curitiba.
Sem falar, nas igrejas históricas como a Ordem Terceira de São Francisco Chagas e a Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito. As belas fotos da viagem estão garantidas.
Jardim Botânico
Lindo e de graça: o Jardim Botânico é um dos cartões-postais de Curitiba © marinelson
Um dos principais pontos turísticos de Curitiba, o Jardim Botânico é daqueles locais para passar o dia inteiro, graças a suas várias atrações.
A ampla estufa de vidro, inspirada nos antigos salões de cristal ingleses, exibe várias espécies importantes da Mata Atlântica. No Jardim das Sensações, tem-se contato direto com mais de 50 plantas que revelam formas, texturas e aromas diferentes, além de poder ouvir sons de cascatas e mergulhar no clima natural. No Museu Botânico Municipal, além da incrível coleção de orquídeas, há exposições e uma biblioteca para consulta sobre o tema.
Se não quiser fazer nada disso, tudo bem. Apenas passe uma tarde relaxante, sentado na grama e fazendo um piquenique – definitivamente um dos passeios em Curitiba mais imperdíveis que se pode fazer!
Onde fica: Rua Eng. Ostoja Roguski, Jardim Botânico
Funcionamento: diariamente, das 6h às 20h
Parque Barigui
Prepare-se para um por do sol inesquecível no Parque Barigui © mitrasexperience
Um dos maiores e mais frequentados parques de Curitiba – com 1,4 milhão de metros quadrados – o Barigui é natureza pura. A começar pelas inúmeras espécies de animais que vivem livremente por lá, como aves, capivaras e carneiros.
O programa preferido dos moradores é relaxar ou correr na ampla pista ao redor do lago. Aliás, a área é propicia para praticar esportes, de bicicross a patins e com canchas poliesportivas à disposição. Há diversos bares e lanchonetes, além de quiosques com churrasqueiras.
No interior do parque, está também o Museu do Automóvel, considerado um dos mais importantes do gênero do Brasil.
Onde fica: Avenida General Mário Tourinho (início da BR -277)
Funcionamento: 24 horas
Feira do Largo da Ordem
Artistas de rua entretêm os visitantes da Feira do Lago da Ordem © guischpor
Tudo bem que difícil será ir na Feira do Largo da Ordem sem gastar nada, tamanha a tentação, mas o passeio em si é imperdível, e absolutamente a cara de Curitiba. É a feira mais famosa da cidade e acontece todos os domingos no centro histórico. Além de todo tipo de barracas de comida, o visitante encontra artesanatos, flores, livros, bolsas, acessórios, além de várias apresentações de música e teatro na rua.
O próprio Largo da Ordem é dos mais interessantes para se admirar, com algumas das construções mais antigas da cidade e seu inconfundível casario colorido.
Onde fica: entre as ruas São Francisco e Doutor Kellers (Centro Histórico)
Funcionamento: domingos, das 9h às 14h
Parque Tanguá
O mirante do Parque Tanguá oferece uma das mais belas vistas de Curitiba © shinagawa
Outro lugar que é sinônimo de fotos lindas em Curitiba é o Parque Tanguá. Instalado onde funcionavam duas pedreiras, a área de 235 mil metros quadrados esbanja atrações naturais e é um passeio em Curitiba que não pode ficar faltando no seu roteiro!
Na parte alta do parque ficam os lindos jardins com chafarizes, e o mirante, que oferece uma vista espetacular. Na baixa há dois lagos, pistas de caminhada, ciclovia, uma cachoeira artificial e um curioso túnel artificial escavado na rocha, que pode ser visitado de barco também.
Onde fica: Rua Oswaldo Maciel s/n, Pilarzinho
Funcionamento: diariamente, das 8h às 18h
Batel Soho
Um circuito de compras, gastronomia e lazer espalhado por 20 quadras em torno da Praça da Espanha resultou em um dos bairros mais charmosos de Curitiba. O Batel Soho inspira-se nos “Sohos” de Nova York, Londres e Buenos Aires e vale uma passada, nem que seja para namorar as vitrines.
Mas se o orçamento permitir, não faltarão lojas interessantes para render-se às tentações, além de cafés, bares e restaurantes sempre movimentados. Na mesma praça, está a instalada Casa da Leitura Miguel de Cervantes e, aos sábados, acontece uma simpática feira de antiguidades, das 10h às 17h.
Zoológico (Parque Regional do Iguaçu)
Mais de três mil animais estão no zoológico no interior do Parque Iguaçu © leonardodasilva
Dentro daquele que é considerado o maior parque urbano do país – o Parque Regional do Iguaçu, com seus 8 milhões de metros quadrados – está o Zoológico de Curitiba, atração imperdível para crianças e adultos. O espaço abriga mais de três mil animais de 80 espécies – algumas em risco de extinção, como o lobo-guará e a harpia – incluindo leões, tigres, chimpanzés, hipopótamos, girafas, zebras e camelos.
Guarde tempo para visitar o resto do parque, que é dividido em setores como esportivo (peladeiro e beisebol), náutico e bosques que preservam a vegetação nativa.
Onde fica: Rua João Miqueletto, Alto Boqueirão
Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h; sábado, domingo e feriados das 10h às 16h
Paço da Liberdade (SESC)
A antiga sede da prefeitura é o único prédio tombado pelo patrimônio histórico © marinelson
O prédio que foi sede de prefeitura de Curitiba de 1916 a 1968, hoje é o único tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional na cidade e sedia o SESC Paraná.
Com elementos arquitetônicos em art nouveau, o edifício foi todo restaurado, e tornou-se em um movimentado espaço cultural. Exposições e mostras de arte, teatro, música e cinema compõem a variada programação. Há ainda um charmoso café e uma biblioteca com acesso gratuito à internet.
Onde fica: Praça Generoso Marques, Centro
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 22h
Rua das Flores
Um passeio pelo primeiro calçadão do Brasil © leandrociuffo
Considerado o primeiro calçadão do Brasil, a Rua das Flores foi inaugurada em 1972. Vale a pena dar um longo passeio e apreciar os prédios históricos e o movimentado comércio de rua. A florida via também acabou tornando-se um palco para artistas, estátuas vivas e músicos, que atraem a atenção de quem passa.
Mercado Municipal
Falar de turismo em Curitiba sem mencionar o Mercado Municipal não dá. Um dos mais tradicionais endereços para compras de Curitiba, o Mercado Municipal merece uma visita mesmo se a intenção não for gastar.
Apreciar os aromas e as cores das frutas e hortigranjeiros – e por que não pedir umas provinhas aos comerciantes? – é parte do charme do local, que dispõe de todo tipo de bebidas, queijos, vinhos, ervas, especiarias, pescados, carnes exóticas, artigos de decoração, utensílios etc.
A praça de alimentação é um tradicional ponto de encontro dos curitibanos, e costuma sediar eventos culturais.
Onde fica: Avenida Sete de Setembro 1865, Centro
Funcionamento: diariamente, das 7h às 18h
Leia mais: 10 mercados municipais pelo Brasil que valem uma visita
Bosque Alemão
O belo Bosque Alemão homenageia os antigos colonizadores de Curitiba © gestalteando
Homenagem aos colonizadores germânicos do século 19, a área do Jardim Schaffer é repleta de estruturas temáticas interessantes, entre elas o pórtico que reconstitui o frontão da Casa Milla; o Oratório de Bach; e um mirante no alto da Torre dos Filósofos.
Para as crianças, uma atração especial: a trilha “João e Maria”, que conta a história dos personagens criados pelos irmãos Grimm, através de painéis de azulejo, dentro da biblioteca Casa da Bruxa.
Onde fica: Rua Francisco Schaffer, Vista Alegre
Funcionamento: diariamente das 8h às 20h
Pesquise passagem para Curitiba