preloaddefault-post-thumbnail

Berlim pode ser uma das capitais mais baratas da Europa, desde que o visitante saiba bem como aproveitar seus museus, parques e tantas mais atrações bacanas e, porque não, gratuitas!

Então aproveite para economizar seus euros para os drinks ou baladinhas da noite e confira nossa lista imperdível com dicas sobre o que fazer em Berlim de graça.

Assista a um concerto de graça

Localizada na área de Kulturforum, a sede da Orquestra Filarmônica de Berlin possui uma arquitetura que por si só já é uma atração.

Projetado por Hans Scharoun no início dos anos 1960, a estrutura em forma de pentágono espacial hoje abriga essa que é considerada uma das melhores orquestras do mundo. Até é possível conseguir ingressos para ficar de pé por €7, mas os demais preços costumam ser bem carinhos. A não ser que você vá às terças-feiras, 13h, quando a Filarmônica abre suas portas por 40-50 minutos, e oferece concertos na hora do almoço totalmente gratuitos.

Se você curte mais jazz, Berlim também tem algo especial pra você. Toda quarta-feira, o famoso bar de jazz B Flat promove sua Jam Night com músicos locais tocando juntos no palco. É uma noite com clima super animado e música de excelente qualidade – só é preciso chegar cedo, já que o local fica obviamente lotado rápido.

Faça um tour alternativo

Se o tempo estiver curto, fazer um tour guiado pelas principais atrações turísticas de Berlim pode ser uma boa forma de visitar vários daqueles locais imperdíveis de uma vez só. Infelizmente, muitas agências de viagem cobram fortunas por tal privilégio – mas nem todas!

A Alternative Berlin Tours pode não te levar ao topo do Reichstag – algo que dá pra fazer de graça, inclusive – mas eles traçam uma rota pela “alma” da cidade. De fazendas urbanas até murais de street art e raves diurnas, cada tour leva 3 horas e sai diversas vezes por dia.

Não é preciso fazer reserva, e é tudo na base da gorjeta – tudo que eles pedem é ordem e respeito. Nada mal.

Descubra os “fantasmas” do Memorial do Muro de Berlim

De uma época em que Berlim era divida, as estações que cobriam a fronteira tornaram-se obsoletas e inúteis. No entanto, três linhas iam do Oeste de Berlim até pequenos trechos do território do Leste de Berlim. Esses trens nunca paravam nessas estações, que se tornaram conhecidas como “Geisterbahnhöfe”, as estações-fantasmas.

Nordbahnhof era uma das “estações-fantasmas” e hoje sedia uma exposição fotográfica dedicada a estas estações abandonadas. A exposição, que leva cerca de 30 minutos para ser vista, conta histórias interessantes sobre a fronteira, segurança e planos de fuga da época.

Depois, siga pela Bernauer Strasse e ande rumo ao leste em direção ao Memorial do Muro de Berlim. Lá você encontrará uma variedade de informações e reconstruções que incluem faixas da fronteira, uma torre de observação e a Capela da Reconciliação que fica em uma antiga igreja explodida pelas autoridades da Alemanha Oriental.

Encante-se com as galerias de arte

Bem no coração do antigo bairro judeu de Berlim, Auguststraße pode não ser tão alternativa quanto as algumas pequenas ruas de Neukölln, mas é palco de uma variedade de galerias de arte. Ao longo das ruas de pedras, você encontrará uma infinidade de video-performances pelo caminho.

Mas se a sua intenção é mesmo visitar algumas das maiores galerias de Berlim, planeje sua visita em um dos dias especiais, quando não é cobrado ingresso para locais como a Academia de Artes, o Museu Bröhan e o Deutsche Bank KunstHalle.

Visite as antigas sedes da SS e Gestapo

Quem viaja com crianças deve ficar atento para uma coisa: o pedaço do muro original que fica em frente ao Centro de Documentação Topografia do Terror é apenas um precursor dos horrores documentados dentro dessa exposição permanente gratuita.

Como o nome sugere, o local não é para os corações mais fracos e sensíveis. Situado onde funcionaram os escritórios da SS e Gestapo, os visitantes são guiados por meio de uma mistura de fotografias, vídeos e documentos sobre a ocupação nazista e sua implacável perseguição aos judeus.

Explore o passado abandonado da cidade

Nada se compara à emoção de descobrir um espaço abandonado e mergulhado em história. Muitos podem até não ser totalmente grátis para serem explorados por dentro, mas muitas vezes pode-se ter um relance do passado abandonado de um ponto sem custo algum.

Tornado famoso no filme “Hanna” de 2011, o parque de diversões abandonado Spreepark data de 1969. Até um tempo atrás era possível fazer tours guiados pelo parque, mas hoje está completamente fechado para visitantes. Mas o passeio público ao redor do parque é super agradável e oferece uma boa visão das construções abandonadas, como a roda-gigante.

Outro exemplo é Teufelsberg – a Montanha do Diabo – uma colina feita pela mão do homem a 80 metros sobre um antigo colégio técnico-militar dos Nazistas. Nos anos 1950, os americanos comandaram um posto de escuta no local e até hoje pode-se ver a instalação com cinco imensos radares.

Há inúmeros lugares desse tipo para você ver em Berlim – aproveite e veja esse site que listou e comentou todos eles.

Visite os palácios de Potsdam e caminhe pelos lagos

Quer fugir da cidade por um dia? Siga para Potsdam, a cidade fronteira com Berlim, a apenas uma hora de trem.

Antigo lar de reis da Prússia e do Kaiser alemão, Potsdam tem como sua principal e maior atração o Parque Sanssouci, onde você verá palácios espetaculares rodeados de áreas verdes igualmente belas.

Além dos impressionantes prédios, Potsdam marca os pontos de começo e fim da Trilha dos 66 Lagos, uma rota de 400km que liga todos os lagos da área ao redor de Berlim. Cada trecho da trilha leva cerca de 6-7 horas, e leva o visitante por entre vilarejos maravilhosos, bosques de mata densa e agradáveis riachos.

Apaixone-se pelo lindo Parque Tailandês

Se andar pelos mercados e feiras com um orçamento apertado pode ser uma árdua tarefa, a experiência de passar pelo Parque Tailandês vale muito a pena, com ou sem muitos euros para gastar.

O espetacular evento acontece todo domingo (e às vezes sábado) durante o verão no Preussenpark. Lá você verá inúmeras mulheres tailandesas sentadas debaixo de guarda-sóis coloridos quebrando amendoins, cortando pimentas e ralando mamão – é realmente incrível de assistir.

Mais do que apenas sentar, a ideia é levar uma toalha ou cobertor e relaxar e entrar no clima durante a tarde toda.

Jogue uma partida de ping-pong

Berlim pode ser conhecida pelo graffiti, pelas lojas noturnas chamadas de Spätis e pelo infalível currywurst, mas há um outro símbolo da cidade que pode passar quase despercebido – a mesa de ping pong. Sim, elas estão por toda parte!

Na maioria dos espaços abertos, seja em um parque ou um calçadão qualquer, você verá uma. Então não será surpresa saber que existem mais de 1.000 mesas de tênis pela cidade!

Eis um ótimo ponto para socializar, beber e improvisar um combate de ping-pong – tamanha é a paixão que existe um website especialmente criado pera ajudar a achar o melhor local para uma partidinha.

Encontre passagem para Berlim

Buscando mais ideias do que fazer em Berlim? Confira nossas dicas de brechós e lojas vintage em Berlim e também não deixe de conhecer 12 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre a Alemanha.

Sobre o autor

momondo PortugalNa momondo, queremos inspirar a curiosidade de cada um. Viajar pode abrir-nos a mente e o coração para um mundo em que as nossas diferenças são uma fonte de inspiração, não de intolerância e preconceito. Parte connosco à descoberta do mundo com dicas de viagem inspiradoras todos os dias e muito mais. Stay curious. Segue-nos no  Instagram e descobre mais dicas inspiradoras.

Explore outros artigos