Amsterdam é daquelas cidades que encanta o visitante para onde quer que vá. Mas vale a pena prestar atenção extra em algumas ruas e bairros mais do que especiais. Confira a seguir o que conhecer em Amsterdam, com dicas tiradas do aplicativo momondo places Amsterdam, grátis para iPhone (em inglês).
De Westelijke Eilanden
Essas “ilhas” agora conectadas, localizadas na ponte oeste dos canais, têm mesmo uma cara de arquipélago. Prinseneiland, Realeneiland e Bickerseiland formam um refúgio tranquilo que de cara vai ganhar seu coração. Separada da movimentada Haarlemmerdijk apenas por uma linha férrea, aqui o clima é de estar em um vilarejo.
Quando estiver lá, passe no simpático café ‘t Blaauwhooft, o bar local preferido dos locais. A maior parte da área é divida por água, o que faz dela o local perfeito para patinar no gelo durante o inverno. Muitos moradores vivem em casas-barcos, enquanto outros ocupam lindos armazéns do século 16, usados antigamente para guardar tabaco e vinho. Vá e finja descobrir esse lugar mágico pela primeira vez sozinho – a gente não conta pra ninguém…
Onde: De Westelijke Eilanden
Estação próxima: Haarlemmerplein
De Wallen
Você já deve ter ouvido falar desse lugar. Mais conhecido como Distrito da Luz Vermelha, esse labirinto de vielas e canais do século 14 está sempre movimentado, e oferece entretenimento adulto desde que os marinheiros chegaram às suas ruas. Tudo é iluminado pelas inúmeros ‘peeskamers’ com a luz vermelha – quartos com prostitutas posando por trás das janelas.
Pode parecer um tanto estranho – e de fato é. Mas não é perigoso, e os pubs tradicionais da região valem por si só uma visita. Com o advento do Projeto 1012 – a tentativa da administração local de “limpar” a área – Wallen vem trabalhando para diversificar as “atrações” locais. Fique de olhos nas galerias, estúdios musicais e exposições na linda Oude Kerk, e em cafés cheios de estilo como Quartier Putain e Mata Hari.
Onde: De Wallen
Estação próxima: Dam
De Dam
Sua viagem para Amsterdam não ficará completa sem uma passada pela De Dam. A praça central era de fato uma “dam” (barragem) no Rio Amstel. Suas principais artérias – ruas pouco atraentes como Rokin e Damrak – faziam parte originalmente do rio fluindo em direção ao lago IJ. O curioso Monumento Nacional foi erguido em honra das vítimas da Segunda Guerra Mundial, e subsequentemente ocupado por hippies e seus sacos de dormir nos turbulentos anos 1970.
Hoje, a Dam é palco das comemorações de 4 de maio, do Palácio Real, da igreja Nieuwe Kerk, do museu Madame Tussauds e uma infinita quantidade de pombos famintos e estátuas vivas. Aproveite para caminhar pela estreita “viela do teatro”, chamada Nes, para explorar bem essa vibrante região.
Onde: De Dam
Estação próxima: Dam
De Nieuwmarkt
No quesito carisma, a praça central conhecida como Nieuwmarkt ganha facilmente da Dam. O coração histórico da cidade bate sob seu ponto central, o Waag, um dos prédios não-religiosos mais antigos da capital. Era lá que os criminosos eram executados, diga-se.
Hoje, é onde os vendedores de rua oferecem variedades de queijos orgânicos aos sábados. Onde se encontram vários e simpáticos bares. Onde restaurantes tailandeses de curry se misturam com vendedores de peixes. E onde os fogos de artificio celebram a chegada do Ano Novo. É lá também onde acontecem as celebrações da “Aprilfeesten”, em antecipação do Dia do Rei, enchendo a praça de música e transformando a área em uma grande feira por uma semana.
Onde: De Nieuwmarkt
Estação próxima: Nieuwmarkt
De Nieuwe Hoogstraat
De Nieuwe Hoogstraat resume o centro histórico em uma única rua. Seguindo pela Damstraat e a romântica Zuiderkerkhof, atrás do Nieuwmarkt, essa pequena rua comercial expõe imediatamente todos os clichês de Amsterdam, bem como sua elegância.
Difícil de passar despercebida por um passeio pelo centro antigo da cidade, essa ruazinha – uma das partes mais viajadas da cidade, com uma mistura frenética de pedestres e ciclistas – merece ser apreciada com calma. Por lá, estão as famosas headshops, lojas de sapatos com clogs nas vitrines, brinquedos de madeira e livros de artes, tênis urbanos e até uma loja de kite. Um gostinho imediato da versatilidade de Amsterdam.
Onde: De Nieuwe Hoogstraat
Estação próxima: Nieuwmarkt
NDSM Werf
Do outro lado da água, você vai encontrar uma Amsterdam alternativa, pronta para surpreender seus visitantes. As antigas docas NDSM em Amsterdam-Noord são de fácil acesso via barca gratuita, mas parecem um mundo totalmente diferente.
Imensos barracões industriais e guindastes estão atualmente sendo convertidos, criando espaços para artistas, restaurantes, hotéis e iniciativas culturais interessantes. Não é de se espantar, portanto, que empresas cool – MTV, Red Bull, National Geographic – usam NDSM como suas sedes. Apesar desses desenvolvimentos, NDSM não vai se tornar superlotado tão cedo. Confira a agenda cultural de NDSM – pode parecer meio desolada com poucas coisas acontecendo, mas uma tarde por lá vai fazer toda a diferença em sua estadia na capital holandesa.
Onde: NDSM Werf
Estação próxima: Ferry NDSM Werf
De Jordaan
Uma área imperdível para conhecer em Amsterdam é de Jordaan, um apanhado de lindas ruazinhas estreitas e pequenos canais – onze para ser mais preciso – e prédios do século 17 dignos de cartão-postal.
Um bairro que já foi da classe operária e muito populoso, hoje é uma das mais áreas mais procuradas da cidade. Nada melhor do que se perder em seu pequeno e charmoso labirinto de ruas durante o dia. Comece pelo movimentado mercado de antiguidades e comidas Noordermarkt e siga pelas lojas de artesanato, pelos românticos cais e pelos famosos “brown pubs”. Lembre-se também de visitar a estátua do cantor folk (e herói local) Johnny Jordaan em Elandsgracht. É fácil imaginar porque esse ambiente tão elegante inspirou tantos músicos…
Onde: De Jordaan
Estação próxima: Marnixplein
Tweede Tuindwarsstraat
Assim como de Zeedijk é a “Chinatown” não-oficial de Amsterdam, Tweede Tuindwarsstraat é a “Little Italy” não-oficial da cidade. É pequena, ocupa apenas uma pequena rua na romântica área de Jordaan, mas mamma mia, tem à disposição um monte de delícias (incluindo não-italianas) em suas calçadas exclusivas para pedestres.
Experimente a melhor pizza da cidade em La Perla e prove o sorvete em Monte Pelmo. Outro favorito é Café de Tuin. De galerias de arte em miniatura a adoráveis lojas vintage, a região toda se transforma no verão, quando mesinhas com toalhas quadriculadas ocupam a rua, e todo mundo grita com todo mundo. Da melhor forma possível, claro.
Onde: Tweede Tuindwarsstraat
Estação próxima: Marnixplein
De Negen Straatjes
As lendárias “nove ruas” de Amsterdam compõem as ruas à beira do canal entre Raadhuisstraat e Leidsegracht.
Essa área é a meca para os gourmets e fashionistas de plantão. De chocolate belga a escovas de dente inusitadas, de vestidos de noiva vintage na Laura Dols até as lingeries de luxo da Marlies Dekkers. E de Vans a Karl Lagerfeld, é incrível a quantidade de excelentes lojas especializadas, salões de beleza, bares, cafés e galerias concentrados em uma área tão pequena. Listar os destaques é tarefa impossível, mas o site da Negen Straatjes oferece um guia categorizado bastante útil.
Onde: entre Raadhuisstraat e Leidsegracht
Estação próxima: Spui
De Haarlemmerdijk
De Haarlemmerdijk é aquela garota perfeita que todos os meninos querem – e aquela que todas as meninas amam odiar mas querem ser que nem ela. Atemporal e moderna, essa rua é o antídoto perfeito para as ruas sombrias e cheias de lojas chatas.
Todas as lojas na “Dijk” – Haarlemmerstraat, sua irmã maior é um tanto menos atraente – impressionam pela qualidade. Da loja de presentes exclusivos para homens Concrete Matter aos maravilhosos croissants da Mediterranee. Do café localmente produzido da 2ForJoy aos tesouros vintage da Jutka & Riska. Dos livros de receitas exclusivos da Kookboekenwinkel a restaurantes como Pizzakamer, Jordino e seu sorvete delicioso, e a comida indiana do Balray. Acredite ou não, esse pequeno espaço pode sim consumir um dia inteiro do seu itinerário – e do seu orçamento.
Onde: Haarlemmerdijk
Estação próxima: Haarlemmerplein
Blijburg aan Zee
Mesmo os maiores entusiastas urbanos sonham com pisar na areia nos dias mais quentes. Por isso, os moradores de Amsterdam gostam tanto da Blijburg, uma praia urbana, mas não exatamente à beira-mar, com vista para a antiga baía conhecida como IJ.
Operado por um pessoal deveras curioso, o bar Blijburg já mudou de lugares várias vezes. Sua última localização, na beira da nova área residencial de IJburg, parece perfeita, com seu misto de hippies, hipsters, crianças e cachorros. Confira a programação ou apenas passe por lá no domingo para ver o sol se por.
Onde: Pampuslaan 501
Estação próxima: IJburg
Pesquise passagem para Amsterdam