Quem decide visitar São Paulo percebe rapidamente que a programação cultural na cidade é intensa. São shows, eventos ao ar livre, roteiros gastronômicos e muito mais. No entanto, os museus em São Paulo são um capítulo à parte. São mais de 100 espaços que vão da arte moderna à arquitetura e até o futebol. Em boa parte destes museus estão acervos fixos que reúnem obras de artistas brasileiros de renome, como Cândido Portinari e Tarsila do Amaral. Mas diversas exposições em São Paulo já trouxeram para a cidade o trabalho de grandes nomes internacionais, como Picasso, Frida Kahlo e até David Bowie.
Um dos pólos culturais da América Latina, São Paulo tem muito a oferecer quando o assunto é arte e cultura. Quer saber quais museus e exposições em São Paulo vale visitar? Separamos alguns deles para você. Confira!
Pinacoteca do Estado
Apreciando cada canto da Pinacoteca do Estado © Rodrigo Soldon
De todos os passeios em São Paulo, visitar a Pinacoteca é uns dos mais clássicos possíveis. O belo casarão, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1895, recebe exposições em São Paulo desde 1911. Cercada pelo Parque da Luz e próxima à estação de mesmo nome, a Pinacoteca é o museu mais antigo da cidade e seu foco é na produção brasileira de artes visuais do século XIX aos dias de hoje. Um passeio imperdível nos museus em São Paulo – ainda mais aos sábados, quando a entrada é grátis. Depois de passear pelas salas da Pinacoteca e descobrir seu acervo fixo e suas mostras temporárias, sente ao ar livre para relaxar com um café. A Pinacoteca é um dos mais bonitos passeios pelo centro de São Paulo.
Onde fica: Praça da Luz, 2
Telefone: +55 11 3324-1000
Como chegar: Estação Luz
MASP
O MASP é um dos museus mais visitados de São Paulo
Um verdadeiro cartão postal de São Paulo, no coração da Avenida Paulista, o MASP (Museu de Arte de São Paulo) foi o primeiro museu moderno do país. Um dos mais visitados museus em São Paulo, fundado em 1947 por Assis Chateaubriand, o MASP mudou-se para este endereço em 1968. O projeto do prédio, assinado por Lina Bo Bardi, é considerado um marco da arquitetura brasileira. Com um acervo de cerca de 8 mil peças, este museu de São Paulo tem obras de grandes nomes nacionais, como Cândido Portinari, e internacionais, como Van Gogh, Matisse e Chagall. Às terças-feiras a entrada é liberada e sem custo. Uma feira de antiguidades ocupa o vão do MASP aos domingos pela manhã. Vale lembrar que os auditórios do MASP e também o seu vão recebem com frequência concertos musicais, muitos deles gratuitos ou com preços populares. É o maior museu da América Latina.
Onde fica: Avenida Paulista, 1578
Telefone: +55 11 3149-5959
Como chegar: Estação Trianon-MASP
Leia também: As 10 feirinhas culturais mais legais de São Paulo
Museu de Arte Moderna
Curta o ar livre no Museu de Arte Moderna de São Paulo © Josep
No meio do parque do Ibirapuera, o Museu de Arte Moderna – conhecido como MAM – pretende tornar a arte moderna e contemporânea mais acessível à população. Neste museu de São Paulo, fundado em 1948, mais de 5 mil peças de nomes como Volpi e Ligia Clark, entre outros, fazem parte de seu acervo. O charme é fazer um passeio combinado: curtir o dia no parque e, de quebra, conferir qual exposição está em cartaz. Aos domingos a entrada é sempre gratuita. E, claro, como em outros museus na cidade, o MAM também oferece cursos e palestras e tem em sua programação espetáculos musicais, performances e sessões de vídeo. A cada dois anos, o museu ainda apresenta o Panorama da Arte Brasileira – a 35a edição do evento já está prevista para 2017.
Onde fica: Parque do Ibirapuera. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3
Telefone: +55 11 5085-1300
Como chegar: Estação Paraíso
Museu do Futebol
Mesmo quem não é fã do esporte vai adorar o Museu do Futebol © Alex Vieira
Grandes craques como Zico, Pelé e Falcão têm sua trajetória imortalizada no Museu do Futebol, um dos museus de São Paulo mais procurados pelos fãs do nobre esporte bretão. Logo abaixo das arquibancadas do estádio do Pacaembu, uma área de quase 7 mil metros quadrados reúne itens de torcedores, depoimentos de técnicos e jogadores e até gravações originais de gols do tempo do rádio. Também é possível bater um pênalti e saber a velocidade do seu chute. Além das exposições fixas, sempre ao alcance dos visitantes, mostras temporárias também ocupam o espaço deste museu de São Paulo, abordando temas como Copas do Mundo, Jogos Olímpicos e a cultura futebolística pelo mundo. Um passeio divertido para aficionados por futebol e crianças – lembrando que a entrada é de graça aos sábados.
Onde fica: Praça Charles Miller, s/nº
Telefone: +55 11 3664-3848
Como chegar: Estação Clínicas
MIS – Museu da Imagem e do Som
Por dentro de uma exposição do Museu da Imagem e do Som (MIS) © Eurritimia
O espaço, localizado no Jardim Europa e criado em 1970, tem como missão preservar sons e imagens da cultura brasileira. Na prática, o MIS – como é chamado pelos locais – é um museu em São Paulo aberto para o melhor da cultura pop. Nos últimos anos, já recebeu exposições sobre a vida e a obra do músico David Bowie e dos cineastas Stanley Kubrick, François Truffaut e Tim Burton. Fotografias feitas pela atriz Jessica Lange também já ganharam espaço no museu, além da cultuada série infantil brasileira “Castelo Rá-Tim-Bum”, reforçando a ideia de que a arte pode transitar por vários campos. Vale lembrar que, sempre às terças-feiras, a entrada é gratuita. Além de grandes exposições, o MIS também abriga pequenas mostras de fotografia, cinema e dança e oferece cursos ligados a estas áreas.
Onde fica: Avenida Europa, 158
Telefone: +55 11 2117-4777
Como chegar: Ônibus 177T-10, 908T-10 e 6451-10, entre outros
Museu da Casa Brasileira
Atividades culturais ganham vida no Museu da Casa Brasileira © Virada Sustentável
A arquitetura e o design dão o tom do Museu da Casa Brasileira, um dos museus em São Paulo que aborda temas como sustentabilidade, urbanismo, economia criativa e mobilidade urbana. Em seu acervo fixo, o MCB mostra móveis e objetos que representam a casa do povo brasileiro, do século 17 até os dias de hoje. Criado em 1970, ainda como Museu do Mobiliário Artístico e Histórico Brasileiro, o museu também recebe em seus jardins concertos musicais e feiras interessantes como o Mercado Manual e Sabor Nacional, com foco em design, artesanato e gastronomia. A entrada é gratuita aos sábados, domingos e feriados. Um bom museu na capital para entender um pouco mais dos hábitos do Brasil e do brasileiro.
Onde fica: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705
Telefone: +55 11 3032-3727
Como chegar: Estação Cidade Jardim (CPTM)
Busque passagem para São Paulo