Estar em Moscou no inverno é como fazer parte de um conto de fadas russo: lindos parques, praças e igrejas cobertos de neve e luzes brilhando por toda parte. E não precisa se assustar com as temperaturas locais – é só colocar um bom casaco e sapatos impermeáveis na mala, e você estará pronto para uma viagem inesquecível.
Aqui a gente lista 10 lugares para visitar em Moscou durante a temporada mais fria e romântica do ano.
1. Colina dos Pardais
É de Vorobiovy Gory – a Colina dos Pardais – que se tem uma das melhores vistas da cidade. E é lá que está o imponente prédio principal da Universidade Estatal de Moscou.
A universidade é uma das Sete Irmãs de Stalin, uma série de arranha-céus soviéticos que compõem o horizonte moscovita. A Colina dos Pardais é mesmo um ponto perfeito para se ter uma visão da Moscou coberta de neve no inverno, além de ser um belo parque e um dos locais preferidos da população estudantil na cidade. E as trilhas de esqui da colina ficam abertas o dia todo.
Onde: Vorobiovy Gory (Colina dos Pardais)
Estação próxima: Vorobiovy Gory
2. Praça Vermelha
Não importa quão frio esteja, uma visita a Moscou não é completa sem uma passada na Praça Vermelha. A praça mais famosa e bonita da capital é um imenso espaço para pedestres pavimentado com pedras, e bem perto do Kremlin. O termo “vermelha”, aliás, não se refere a sua cor (como se vê logo de cara), mas sim à sua beleza, já que “vermelho” significava “bonito” antigamente.
Em sua longa e atribulada história, este local já foi um mercado e um espaço para coroações e decapitações. Também já sediou uma variedade de eventos – de desfiles militares a shows de rock. E todo inverno, é montada uma pista de patinação no gelo para alegria dos moradores e visitantes.
Onde: Praça Vermelha
Estação próxima: Okhotny Ryad
3. Catedral de São Basílio
A Catedral de São Basílio, na Praça Vermelha, parece um grande bolo de casamento. Não por acaso, o famoso arquiteto Le Corbusier a chamou de “delírio de um confeiteiro bêbado”. Ela foi construída em meados do século 16 e, diz a lenda, que Ivan, o Terrível, mandou cegar seus dois arquitetos, para que nunca pudessem duplicar sua obra-prima.
Essa catedral de conto de fadas consiste em nove igrejas laterais organizadas em torno de uma décima igreja como intercessão. Abrigue-se do clima gelado do lado de fora com uma visita no interior da catedral e maravilhe-se com suas galerias estreitas e seus murais, ícones e afrescos. A catedral foi miraculosamente salva de ser demolida durante a era soviética, e por isso é muitíssimo apreciada pelos fãs de história e seus muitos visitantes.
Onde: Praça Vermelha
Telefone: +7 495 698 33 04
Estação próxima: Okhotny Ryad
4. Krasny Oktyabr
Krasny Oktyab, que significa “Outubro Vermelho”, foi uma grande fábrica de chocolates soviética, famosa pela barra de chocolate “Alyonka”. Hoje é um complexo cultural que atrai a galera jovem e moderna de Moscou, que se reúne para trabalhar, comer e se divertir. Em breve, os 23 prédios de tijolos vermelhos do complexo deverão se transformar em luxuosas moradias com vista para o Kremlin.
Mas enquanto isso, lá estão os serviços de algumas das melhores empresas de design, galerias, bares, boates, academias de ginástica e yoga.
Onde: Bersenevskaya naberezhnaya, 6
Estação próxima: Kropotkinskaya
5. Convento de Novodevichy
Eis um daqueles edifícios que deixa qualquer um sem fala na primeira vez que é visto, de tão bonito. Fundado em 1524, o mosteiro e convento de Novodevichiy permaneceu intacto e foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 2004. Por vários séculos, o prédio de tijolos vermelhos e pedras brancas, com torres em forma de laço e domos dourados, foi lar – ou melhor, prisão – de muitas mulheres das famílias reais russas. Se elas se tornassem desobedientes ou rebeldes, eram mandadas para viver lá. No entanto, o convento não parece em nada assustador, ao contrário. No inverno, especialmente, quando está coberto de neve, o local parece um castelo de uma princesa saído de um conto de fadas russo.
Uma dica: dá para escorregar de trenó (ou até um papelão improvisado) pelas colinas ao redor do convento.
Onde: Novodevichy proezd, 1
Telefone: +7 499 246 85 26
Estação próxima: Sportivnaya
6. Catedral de Cristo Salvador
A reluzente Catedral de Cristo Salvador, com seus domos dourados, lembra algo como um castelo de gelo – especialmente no inverno, quando está cercada de neve. As coisas nunca foram fáceis ao redor da catedral. Foram 44 anos para construí-la, com o propósito de agradecer a Divina Providência por salvar a Rússia de Napoleão. Em 1931, ela foi demolida para dar espaço ao Palácio dos Soviéticos – que nunca foi construído. No lugar dele, o líder soviético, Nikita Khrushchev, decidiu abrir a maior piscina a céu aberto do mundo, usando a cavidade de fundação da obra.
Mas digamos que consistência não seja uma marca forte dos russos. Em 1990, foi então decidido reconstruir a catedral usando tecnologia moderna. Dessa vez, levou apenas três anos, e pode-se agora admirar o resultado.
Onde: Volkhonka, 15
Telefone: +7 495 637 12 76
Estação próxima: Kropotkinskaya
7. Parque Gorky
Até alguns anos atrás, esse imenso parque soviético era um aglomerado de quiosques de kafta de má qualidade, montanhas-russas de segurança duvidosa e milhares de pessoas – tentando – se divertir. Graças às recentes mudanças no governo de Moscou, o parque mudou para (bem) melhor. Os quiosques e as montanhas-russas foram retirados, a arquitetura soviética recebeu uma limpeza e simpáticos cafés e restaurantes abriram no local. Hoje o Parque Gorky também oferece aulas de dança, ping-pong, xadrez, vias para corrida e a maior pista de patinação no gelo da Europa, durante o inverno.
Onde fica: Krymsky Val, 9
Tel: +7 495 995 00 20
Estação próxima: Park Kultury
8. Museu Garage
Se a patinação no gelo no Parque Gorky não conseguir manter você aquecido, dê um pulo no Museu Garage, instalado no interior do parque, onde antes funcionava o restaurante Seasons, famoso nos anos 1960. Foi de Rem Koolhaas o ambicioso projeto arquitetônico: manter o look do prédio da década de 60, mas ainda assim tornar-se no museu mais tecnologicamente avançado da cidade.
Os painéis das paredes movem-se livremente e um amplo espaço é dedicado às instalações e performances. Além disso, há cinco novos halls de exposição, um espaço midiático e um centro educacional inteiro. Eis uma aventura cultural em Moscou totalmente imperdível.
Onde: Krymskiy val, 9, bld. 32
Telefone: +7 495 645 05 20
Estação: Park Kultury
9. Parque Hermitage
Se você puder conferir apenas uma atração no centro de Moscou, esta deve ser a sua escolha. Apesar de ser pequeno, o Parque Hermitage é super aconchegante e com várias coisas para ver, especialmente durante a temporada de neve. Você encontrará alguns cafés, três teatros, um palco para shows e um ótimo playground para as crianças. Os melhores festivais de comida, música e infantis acontecem aqui – e durante o inverno, os moradores ainda se divertem com uma pista de patinação. Apesar de popular, o local nunca se torna lotado demais, e o clima é intimo e agradável.
Onde: Karetny Ryad, 3
Telefone: +7 495 699 04 32
Estação próxima: Pushkinskaya
10. Sanduny Banya
Nada melhor do que terminar um dia de passeios numa Moscou gelada do que ir a um “banya”. Trata-se do equivalente a uma sauna russa, que tem vários propósitos: as pessoas vão a um banya para curar resfriados, remover as toxinas do organismo, fortalecer o sistema imunológico e, claro, para conversar, fofocar ou falar de negócios. A ambientação não poderia ser mais grandiosa, com direito a mosaicos, colunas de mármore e a estátua de Poseidon.
Os moradores gostam de ir ao Sanduny, o maior e mais popular banya de Moscou, ideal para um detox bem relaxante. Em tempo: muita gente também vai para ter a chance de ver celebridades sem roupas. Muitos atores, cantores e políticos russos vão até essa verdadeira instituição, de mais de 200 anos, com frequência. Não deixe de experimentar um banho de eucalipto, seguido por um infalível shot de vodka no restaurante adjacente. Nada mais tradicional.
Onde: Neglinnaya, 14, bld. 3-7
Telefone: +7 495 625 46 31
Estação próxima: Kuznetsky Most
Ficou curioso para explorar a capital russa durante o inverno europeu? Então reserva sua passagem para Moscou e encontre um hotel para suas férias na momondo.