Quem nunca se encantou admirando o romantismo da Torre Eiffel de Paris ou com a imponência precisa do Big Ben de Londres? Mas e quanto a outros tesouros da Europa tão lindos quanto mas que nem sempre recebem a mesma atenção? Confira a seguir 14 monumentos europeus que certamente merecem uma visita.
Prisão submersa de Rummu, Estônia
Mergulhe nas águas ao redor da prisão submersa de Rummu, para espiar as celas debaixo d’água
Até 1991, Rummu era uma penitenciária da era soviética, localizada na ponta de uma pedreira de calcário ocupada por seus detentos. Depois que os soviéticos deixaram a Estônia, a pedreira foi abandonada, permitindo com que a água que havia sido drenada inundasse os arredores, deixando apenas uma pequena parte visível acima da superfície e muito a ser explorado debaixo dela.
Pesquise passagem para Tallinn
Homem Molécula, Berlim, Alemanha
O Homem Molécula de Berlim no Rio Spree. © Wolfgang Staudt
Apesar de ser um dos mais novos monumentos, este trio em alumínio vem agradando os berlinenses desde 1997, seguindo várias esculturas irmãs nos Estados Unidos. Projetados pelo artista americano Jonathan Borofsky, os três homens cobertos de buracos simbolizam a estrutura molecular da humanidade, feita principalmente de água e ar, que se unem para criar nossa existência unificada.
Rocamadour, Lot, França
Admire a vastidão do vale ao redor do vilarejo rochoso de Rocamadour
Um verdadeiro tesouro europeu, Rocamadour é absolutamente encantadora. Construída por dentro da face de uma falésia de calcário, esse pequeno vilarejo no sul da França é famoso por seus locais religiosos, por seu queijo de cabra e pela impecável arquitetura medieval. O acesso é pela única porta de entrada da vila, o portão Figuier.
Passagem para Brive La Gaillard
Farol Rubjerg Knude, Rubjerg, Dinamarca
Rubjerg Knude, na costa oeste da Dinamarca, guarda vistas lindas do mar do Norte em dias de sol como este
O Farol Rubjerg Knude fica a 60 metros acima do nível do mar, na costa oeste da Dinamarca, com vista para o Mar do Norte. Relíquia de 1899, o farol luta contra a erosão costeira, que devora cerca de 1,5 metro de costa todo ano. Aliás, acredita-se que toda a estrutura deve submergir nos próximos 10-15 anos. Por enquanto, aproveite para visitar a torre recém reaberta e suba até o alto para apreciar uma vista absolutamente espetacular.
Pesquise passagem para Aalborg
Hospital de Sant Pau, Barcelona, Espanha
O lindo pátio do Hospital de Sant Pau, em Barcelona
Fãs de art nouveau vão se deleitar com uma visita ao Hospital de Sant Pau, verdadeiro ícone do modernismo catalão. Uma das mais celebradas construções do arquiteto Lluís Domènech i Montaner, trata-se de um local repleto de segredos, belos jardins, vitrais e esculturas elaboradas, tudo muito bem preservado graças a rigorosos projetos de restauração.
Pesquise passagem para Barcelona
Fortaleza de Vaxholm, Estocolmo, Suécia
Suba em barco e siga para a ilha de Vaxholm, em Estocolmo, onde fica esse imponente forte
A fortaleza de Vaxholm já foi um poderoso forte que impediu ataques russos e dinamarqueses contra Estocolmo. Hoje, esse gentil gigante ocupa grande parte da pequena ilha onde fica, e abriga um museu na sua ala oeste, onde pode-se aprender bastante sobre a história de defesa naval da Suécia.
Pesquise passagem para Stockholm
Igreja Wotruba, Viena, Áustria
À primeira vista, os blocos de concreto que constituem a Igreja Wotruba parecem costurados juntos
No topo das colinas de Viena, a bizarra e curiosa igreja Wotruba parece saída de um filme de ficção científica. A estrutura de concreto leva o nome do seu visionário arquiteto e escultor, Fritz Wotruba, que começou a construí-la em 1974. Infelizmente, Fritz morreu no ano seguinte e nunca chegou a ver sua criação ser completada.
Trem a vapor Jakobite, Fort William, Escócia
Cruze o interior escocês a bordo do trem a vapor Jakobite
Os fãs de Harry Potter vão reconhecer essa maravilha a vapor depois que apareceu em diversos filmes da série como o Expresso Hogwarts. Atravessando algumas das mais belas paisagens da Escócia, voce passará pelas bordas do Loch Eli e em direção a Mallaig durante sua viagem. Fique de olho ao passar sobre o viaduto Glenfinnan — um momento inesquecível e cheio de magia.
Pesquise passagem para Inverness
Monumento Sibelius, Helsinki, Finlândia
O intrigante monumento monocromático de Helsinki é um tributo ao compositor Jean Sibelius © Dorron
O grande compositor finlandês já falecido, Jean Sibelius, não só tem um parque nacional com seu nome, mas também um impressionante monumento de aço em sua homenagem. Projetado por seu compatriota Eila Hiltunen, a homenagem conta com centenas de tubos flutuantes, reunidos para representar uma forma ondular. Quando o monumento monocromático foi exibido no parque, em 1967, ele gerou comoção nacional e um debate a respeito dos benefícios da arte abstrata. O clamor nacional resultou na adição da imagem do rosto de Sibelius à obra.
Pesquise passagem para Helsinki
Monumento Buzludzha, Cordilheira dos Balcãs, Bulgária
Curiosa relíquia da era comunista, o Buzludzha pode muito bem parecer um OVNI que aterrissou nas montanhas búlgaras
Com este monumento abandonado, é preciso ver para crer. Construído no topo da Cordilheira dos Bálcãs em 1981, ele está localizado no último campo de batalha entre rebeldes búlgaros e o Império Otomano, em 1868, que mais tarde transformou-se no local de nascimento do primeiro partido socialdemocrático dos Bálcãs, cerca de 23 anos depois. Desde que o domínio comunista chegou ao fim em 1989, a então imponente antiga sede transformou-se em um importante, porém mal conservado, monumento do passado. Oficialmente, as portas principais são trancadas, mas se seguir o grafite “ESQUEÇA SEU PASSADO” gravado na lateral da cúpula, você poderá encontrar uma entrada pequena e clandestina para esta joia em ruínas.
Atomium, Bruxelas, Bélgica
O Atomium fica no alto do Parque Europeu com a vista da cidade de Bruxelas lá embaixo © Foti di Spalle
Bruxelas geralmente é associada com a estátua do Manneken Pis, mas esse cintilante tesouro também merece uma visita quando estiver na capital da União Europeia. Originalmente projetada para a Expo 58 pelo engenheiro André Waterkeyn, essa complexa estrutura lembra a célula de um cristal de ferro, formando nove esferas do tamanho de um apartamento cada e conectadas por tubos. Depois que as esferas foram restauradas em 2004, passaram a ser abertas para visitação pública. Oito delas são usadas para estudos e eventos privativos, enquanto a mais alta delas sedia o restaurante mais exclusivo de Bruxelas. O Atomium fica no norte da cidade, com vista para o famoso parque de miniaturas Mini Europe.
Pesquise passagem para Bruxelas
Villa d’este, Tivoli, Itália
Marco da Renascença, a Villa d’este é um oásis verde e tranquilo em Tivoli, na Itália
Quando estiver em Tivoli, a cidade das colinas, perto de Lazio, não deixe de visitar a renascentista Villa d’Este — um imponente vilarejo do século 16 e seus parques arredores. A paisagem é um fascinante contraponto entre elementos de pedra e água, relíquias dos tempos romanos e toda sua ingenuidade.
Padrão dos Descobrimentos, Lisboa, Portugal
O Padrão dos Descobrimentos e a Ponte 25 de Abril ao fundo, dois ícones da paisagem de Lisboa
Os tempos áureos de Portugal como superpotência no século 14 são celebrados na forma dessa estrutura de concreto erguida a 52 metros acima das margens do Rio Tejo. As detalhadas figuras em cada lado ilustram os navegadores de antigamente que exploraram mundo afora desde o antigo porto de Belém.
Palácio do Parlamento, Bucareste, Romênia
O Palácio do Parlamento – um gigante governamental com inúmeros escritórios e túneis escondidos
O segundo maior prédio administrativo do mundo (atrás somente do Pentágono) já foi a joia da coroa da ditadura comunista de Nicolae Ceausescu. Apesar de sua construção ter sido interrompida com a revolução de 1989, o complexo segue de pé até hoje – todos seus 12 andares, além de outros 8 subterrâneos).
Pesquise passagem para Bucareste