Na animação de planejar férias, a busca por hotéis pode tomar um bom tempo. Você precisa não só decidir onde quer ficar, mas também pensar estrategicamente: reservo agora ou espero os preços baixarem? E se eu reservar num site, mas encontrar um preço melhor em outro? E se meus planos mudarem e eu precisar de alterar as datas?
Reservar um hotel pode ser mesmo um campo de minas. É justamente por isso, que conversamos com os nossos experts no assunto, para obter algumas dicas práticas de como conseguir os melhores preços em quartos de hotéis. Confira!
Viaje fora da alta temporada
Para começar, evite ter férias lotadas e super caras, viajando fora das altas temporadas. Turistas tendem a viajar durante is períodos de pico, especialmente quando relativo ao clima, em busca do sol ou da neve, por exemplo.
Para destinos de praia, a alta temporada no hemisfério Norte, geralmente vai de junho a agosto, enquanto que nos destinos de inverno, como os resorts de esqui, as épocas mais populares costumam ser de dezembro a fevereiro. Já no hemisfério Sul, os períodos são inversos.
Se viajar fora desses períodos de grande movimento, você economizará dinheiro e evitará as multidões de turistas. Ou seja, bônus duplo!
Fuja das noites de sexta-feira
Evite passar a noite de sexta-feira no hotel, pois elas podem ser as noites mais caras da semana. Uma vez que quase todo mundo quer aproveitar ao máximo os dois dias do final de semana, as noites de sexta costumam ser as mais movimentadas e, por consequência, as mais caras.
Ao invés disso, chegue cedinho no sábado, deixe suas malas na recepção se seu quarto não estiver pronto, e comece cedo a explorar a cidade com o dinheiro que economizou.
Escolha apenas as instalações essenciais
Sim, a piscina externa aquecida parece ótima, mas você vai de fato usá-la?
É bacana ver que seu hotel tem uma piscina interior, um spa e uma academia… mas se você vai acabar não usando nenhuma dessas instalações, por quê incluí-las na sua pesquisa de hotéis? Ao clicar em filtros demais, você acaba limitando suas opções; então marque apenas as instalações e serviços que você realmente vai necessitar (Wi-Fi, estacionamento gratuito, café da manhã gratuito inclusos – mas isto varia de pessoa para pessoa, claro).
Fique atento aos custos de transporte
Antes de escolher o seu hotel perfeito, dê uma olhada nos custos do transporte público na cidade em que você vai ficar.
A hospedagem no centro da cidade costuma ser mais cara, já que todos querem ficar pertinho das principais atrações turísticas. Olhe um pouco para fora do centro em busca de boas ofertas. Você conseguirá chegar à cidade numa rápida (e barata) viagem de metrô? Tem algum ônibus barato e eficiente pertinho do hotel?
Dependendo do preço dos ônibus, bondes, metrô etc., você poderá economizar em um hotel um pouquinho mais afastado do centro, desde que não se importante em se deslocar alguns minutos a mais todos os dias.
Não baseie sua decisão exclusivamente nas avaliações dos usuários
Todo mundo sabe que Nova Iorque é barulhenta. Então seja razoável – não julgue o hotel por causa da reclamação de barulho de clientes
Claro que é sempre válido ler as avaliações e comentários dos usuários para saber sobre determinado hotel, mas não deixe isso ser o único fator determinante na sua escolha. As pessoas reclamam de qualquer coisa online, mas lembre-se de ser sensato quanto a tudo o que lê.
Se você planeja ficar no meio da mundialmente famosa e barulhenta Times Square de Nova York, por exemplo, é claro que você pode esperar barulho de trânsito, de construção e de pessoas. Um pouco de barulho vem no pacote do preço que você paga para dormir no centro e o hotel não tem como evitar isso.
Assim, vai caber a você, julgar se a reclamação de alguém é de fato realista ou exagerada.
Classificação de estrelas nem sempre quer dizer muita coisa
Como a maioria das pessoas sabe, quartos de hotel precisam ter certas instalações e serviços para serem atribuídas estrelas de classificação. Hotéis com uma estrela devem ter itens básicos, como limpeza diária e WC, entre outros; enquanto os hotéis 5-estrelas mais luxuosos precisam ter benefícios adicionais como restaurantes e cafés variados, por exemplo.
Entretanto, não há restrições sobre de qual ano as instalações devem ser. Você pode estar em um hotel 5-estrelas, mas tudo – desde do colchão ao secador de cabelo – podem ser dos anos 1970. O que nos leva ao nosso próximo tópico…
Fique de olho nas fotos
Uma foto vale mais do que mil palavras. As fotos dos hotéis podem ajudar não só a mostrar como será seu quarto, mas também quando o hotel foi renovado pela última vez. Se todos nas fotos estão usando roupas visivelmente de épocas passadas, pode-se entender que o hotel: (1) precisa atualizar suas fotos; ou (2) precisa atualizar suas instalações, decoração, etc..
Pode ser que um hotel tenha sido reformado recentemente e só não atualizou suas fotos, mas é sempre bom prestar atenção nos detalhes para não haver surpresas quando chegar lá.
Será que seu quarto deluxe não é na real um standard?
Durma como um rei num quarto deluxe! © St. Pancras Renaissance Hotel London
Preste bastante atenção na categoria do seu quarto na hora de reservar. Todas estas ofertas entre diferentes agências online de viagem, costumam gerar discrepâncias nos sites de reserva de hotéis: enquanto um quarto pode estar listado em um site como “deluxe”, o mesmo quarto pode aparecer como “standard” no site do hotel (e até mesmo “super deluxe” em um site de outra agência!).
Vale checar o site do hotel para ver o que você vai ter ao reservar de fato. Preste atenção para o que está incluído no preço do quarto também – café da manhã e WiFi gratuitos podem fazer a diferença.
Quartos reembolsáveis valem a pena
Reservar um quarto reembolsável sairá 5-10% mais caro, no entanto, isso poderá (no final das contas) significar uma economia muito maior no longo prazo. Isso vai te dar flexibilidade nas datas, é claro, mas você também pode usar isso como seguro.
Se você reservar, continue buscando por hotéis, e se encontrar outro quarto a um preço mais barato (ainda que no mesmo hotel), poderá cancelar o quarto reembolsável e reservar o novo quarto. Alguns hotéis aceitam cancelamentos até no mesmo dia da chegada, então haverá tempo suficiente para encontrar outras ofertas – mas não deixe de conferir a política de cancelamento para ver direitinho os limites de tempo de cada um.
Confira o que está acontecendo ao redor
Ruas (e hotéis) lotados no Carnaval de Nova Orleães
Você não só não quer que haja centenas de convidados de conferências ou de um carnaval de rua (tipo o caos do Mardi Gras de Nova Orleães) entupindo o transporte público e os restaurantes, mas também não quer ver os preços dos hotéis lá nas alturas, só porque todo mundo está na cidade.
Datas com alta demanda, em épocas de grandes conferências, festivais de música ou eventos esportivos podem fazer aumentar os preços, então vale fazer uma rápida pesquisa por grandes eventos que podem afetar o seu orçamento de hospedagem significativamente.
E para aos viajantes profissionais…
Misture itinerários de reservas
Se você gostar de desafio (e acredite, vai levar algum tempinho e dedicação), faça mais de uma reserva no mesmo hotel. Por exemplo, se você vai ficar uma semana em Roma, ao invés de procurar uma reserva que cubra toda a estadia, divida o tempo e faça duas buscas separadas para o mesmo hotel. Pode ser que o hotel não tenha quartos disponíveis para seis noites seguidas, mas pode haver um quarto deluxe disponível para três noites e um quarto standard para as duas outras noites. É pouco provável que um hotel faça um “downgrade” do seu quarto, caso tenha que trocar de quartos durante sua estadia. O mais provável, aliás, é que você ganhe um upgrade! Lembre-se que diferentes reservas virão com diferentes condições e regulamentos (uma poderá ser não-reembolsável, outra poderá vir com café da manhã grátis, etc.). Por via das dúvidas, leia tudo com atenção.
Marque a sua próxima passagem
Reserve o seu hotel pelo mundo