Escolher entre as praias do Brasil não é uma tarefa simples. É mais difícil ainda quando temos que selecionar as melhores praias do Nordeste. São nove estados e mais de 3 mil quilômetros de praias. E as praias nordestinas têm tudo o viajante gosta: areia branca, águas claras e a melhor temperatura para curtir o mar. Então prepare biquíni, sunga e muito protetor solar, porque ao fim desse post você vai estar de viagem marcada para alguma das melhores praias do nordeste.
Praia de Moreré, Ilha de Boipeba (BA)
Moreré, na Ilha de Boipeba, é um paraíso de tranquilidade.
Ainda pouco explorada pelos turistas, a vila de Moreré tem muita tranquilidade e estrutura limitada comparada ao Morro de São Paulo, por exemplo. Moreré é uma vila de pescadores que faz parte da ilha de Boipeba. Lá a faixa de areia fica dependente da maré, ora mais baixa, ora mais alta. Moreré é praia para quem quer descanso.
Leia mais: 7 praias do Brasil e América do Sul para não perder em 2017
Encontre passagem para Salvador
Praia do Patacho, Porto de Pedras (AL)
Outra praia azul para descansar. Crédito: Cícero R. C. Omena
A praia tem areias claras, água transparente e é cercada de coqueiros. Outra vez, é uma praia boa para quem quer sossego, tem poucos banhistas e não há vendedores. A paisagem muda de acordo com a maré. Nas horas mais baixas, o mar fica raso, é preciso caminhar no que antes era mar para chegar até a água. Fica a 10 quilômetros de São Miguel dos Milagres, um pouco mais conhecida dos turistas.
Praia dos Carneiros, Tamandaré (PE)
A praia dos Carneiros é puro clima de romance. Crédito: Paulo Fassina
Romântica, a praia dos Carneiros é o destino perfeito para casais em busca de paz e tranquilidade. É uma praia pequena e charmosa, com coqueiros no entorno, areias claras, mar esverdeado e claro, dá até para ver os peixes no fundo. Para completar o cenário, uma igrejinha do século 18 enfeita o local, não é raro ver casamentos acontecendo ali.
Baía do Sancho, Fernando de Noronha (PE)
Difícil escolher a melhor praia do arquipélago de Fernando de Noronha. E se você for para lá, deve tentar conhecer o máximo que puder. Mas destacamos a Baía do Sancho principalmente por causa de suas águas que mudam de cor, com tonalidades que vão de azul escuro a verde claro. Em volta, tem falésias e muito verde. É também uma das melhores áreas para mergulho do Brasil, com muita visibilidade e vida marinha.
Passagem para Fernando de Noronha
Praia Tambabá, Conde (PB)
Vista da área naturista da praia, onde só se entra com autorização. Crédito: Fred Schinke
A praia Tambabá é oficialmente a primeira praia nudista do nordeste. É mais reservada, embora exista uma pequena área para pessoas que querem ficar com trajes de banho. Só depois começa a área naturalista, com mais ou menos 300 metros de praia. A faixa de areia não é muito grande, é cercada de vegetação e rochas. Pessoas desacompanhadas não podem entrar.
Encontre passagem para João Pessoa
Baía dos Golfinhos, Pipa (RN)
Os golfinhos chegam até bem perto da praia e não se preocupam muito com os banhistas em Pipa. Crédito: Priscilla Silveira
Pipa é outro daqueles destinos imperdíveis. E costuma ser um pouco mais agitado que os anteriores também. A praia dos golfinhos um pouco mais afastada do centrinho de Pipa e é lá que a mágica acontece, em vários horários do dia é possível avistar os golfinhos que nadam até bem perto da praia e dos banhistas para se alimentar de peixes menores. A paisagem é incrível também, mas o passeio já vale pelos golfinhos.
Praia de Jericoacoara (CE)
Uma das mais conhecidas praias de Fortaleza, Jericoacoara é mais movimentada que as outras, mas tem muitos encantos. Se o paraíso existe, ele deve ser parecido com Jericoacoara, imagine só não fazer nada deitado em uma rede no meio do mar. E tem mais: lagoas e dunas de areia fofa a perder de vista.
Encontre passagem para Fortaleza