O sol mal nasceu, mas as ondas que nunca dormem já chamam seus discípulos fiéis – afinal, o surfe é para os que acordam cedo. Aproveite a chance de pegar ondas de primeira classe em um dos nossos destinos favoritos com as melhores praias para surfar pelo mundo, tanto para iniciantes quanto para os surfistas mais experientes.
Um paraíso intocado – Galícia, Espanha
Uma vista da paisagem estonteante da Galícia © SurfAkademin.se
Atrás das colinas, passando os campos bem cuidados pelos fazendeiros de vilarejos isolados, estão as praias da Galícia. Não precisa marcar no mapa; aqui você simplesmente pega sua prancha e surfa para onde as ondas te levarem. Escondidas do resto do mundo, essas praias podem ser consideradas um tesouro nacional dos “galegos”, que querem guardá-lo para si. Ao pé dos penhascos de mais de 600 metros de altura estão as melhores ondas, com águas geladas do Atlântico servindo como perfeito refresco para o calor espanhol. Na Península Ibérica, uma manhã de surfe merece uma noite de apetitosos frutos do mar de frente para o por do sol. E tudo isso sem as grandes multidões de turistas para atrapalhar o sossego.
Encontre passagem para Corunha
O épico Oceano Índico – Sri Lanka
Surfando até o sol se por no Sri Lanka © SurfAkademin.se
Ao sul da Índia, banhada pelo Oceano Índico, fica a linda Sri Lanka. E se você continuar seguindo para a costa mais a sudeste, encontrará as melhores praias, como Kamburugamuwa, Gurubebila e Weligama. É como se os deuses do surfe tivessem criado um lugar com as condições perfeitas – um clima seco entre abril e outubro, ondas de dois metros e um swell constante em águas cor de jade. Tente seguir os passos dos pescadores que sobem em palafitas e, se tiver sucesso, traga seus pescados de volta à margem para um churrasco improvisado. Para acompanhar o prato, doses naturais de charme e exotismo.
Encontre passagem para Sri Lanka
Um destino inesperado para surfar – Chiba, Japão
Hang ten no Japão © goodsurfers2015
Para os surfistas mais competentes, a costa ao longo da província de Chiba oferece ondas desafiadoras e arrebentações poderosas. Longe o suficiente de Tóquio (a cerca de 2 horas de carro), a área, especializada em flores e morangos, é cercada de praias com um clima interiorano e tranquilo.
Entre agosto e outubro, os moradores esperam pelas ondas trazidas pela temporada de tufões. A praia fica cheia nos finais de semana, com muita gente admirando os surfistas experts; mas quem surfar cedo pela manhã, terá apenas a companhia de corvos-marinhos que pousam nos rochedos ao redor.
Para terminar o dia, prove a especialidade local – o Nagashi Somen, macarrão frio servido em pedaços de bambu com água gelada. Se a ideia é um churrasco na praia, eventualmente acompanhado de fogos de artificio, a praia de Chikura é a opção certa.
Encontre passagem para Tóquio
Leia mais: Descubra um roteiro de dez dias cruzando o Japão de trem-bala
Paraíso dos ratos de praia – San Onofre, Califórnia
“Saca aquelas ondas, brother!” © SurfAkademin.se
Quando os Beach Boys compuseram “Surfin’ U.S.A.” era San Onofre que eles tinham em mente. Qualquer uma dessas áreas de praia bem preservadas – Trestles, Old Man’s, Trail – oferecem ondas de primeira linha, para diferentes níveis de habilidades. Ignore a planta nuclear, e junte-se aos californianos fazendo “aéreos” de dar inveja.
Surfistas iniciantes e veteranos se misturam na água, na praia e no estacionamento para socializar. Pra dividir as ondas com poucos surfistas e uma ou outra foca, chegue perto do amanhecer, antes das multidões. Depois, embarque no trem Pacific Surfliner para Encinitas, com a prancha numa mão e um taco de peixe na outra – o combo perfeito do verão.
Encontre passagem para San Diego
Um sonho de surfista virando realidade – Nuquí, Colômbia
A paradisíaca Nuquí é toda sua… © luis perez
Praias desertas com surfe perfeito existem sim. Para chegar a Nuquí, com acesso de avião via Medellín ou a meia hora de barco de Guachalito, você precisa ou conhecer bem o local ou gostar de se aventurar em meio a uma selva densa.
Pratique seus “tubos” na praia de Pico de Loro com rochas pairando sobre cada onda; pegue as ondas desafiadoras de Cabo Corriente; ou explore os penhascos cobertos de palmeiras da região.
Se/quando cansar da prancha, troque o surfe pelo stand up paddle (SUP). Fica ainda mais incrível entre julho e outubro, quando dá para ver de pertinho as baleias migratórias.
Leia mais: Descubra os encantos de San Andrés, o Caribe Colombiano que cabe no bolso
Encontre passagem para Medellín
A meca do surfe na Europa – Biarritz, França
O farol, os penhascos, o surfe… sinal que você está em Biarritz! © archer10
Biarritz é uma cidade de contrastes, com sua histórica arquitetura do século 19 se misturando com resorts à beira da praia, bares, hotéis e clubes para a galera mais jovem. Antes de ir para as praias, faça uma parada em Rocher de la Vierge para rezar pelas ondas perfeitas, e também provar as ostras frescas vendidas no mercado.
Biarritz é humildemente conhecida como o local de nascimento do surfe na Europa, descoberta na década de 1950 pelos pioneiros Tontons Surfeurs (os Tios do Surfe), que inspiraram-se depois de assistir a um documentário americano. Com seu clima maravilhoso e uma localização estratégica nas ondas do Atlântico, não é de se espantar que o sudeste da França ainda hoje seja uma das comunidades de surfistas mais populares da Europa.
Há inúmeras praias para surfe tanto em Biarritz quanto em toda a região Basca – para experientes ou iniciantes – e especialmente populares entre abril e outubro. Em uma hora, você estará em San Sebastián, onde poderá unir as ondas com alguns dos melhores restaurantes de tapas que você verá na vida.
Encontre passagem para Biarritz
O verão nunca acaba – Taghazout, Marrocos
Surfar as ondas ou andar de camelo: programa ideal no Marrocos © eelke dekker
Águas a mais de 20 graus mesmo nos meses de inverno, ondas espirais na maré baixa, custo de vida baixo… Marrocos é daqueles paraísos para férias de surfe. O vilarejo de pescadores Taghazout é uma ótima base, atraindo uma galera jovem, internacional e interessada em surfe.
Comece pelo Anchor Point, onde já esteve uma fábrica de âncoras, para pegar as ondas antes de quebrar na praia rochosa. Não se vende álcool por lá, então a dica é trazer o que precisar de Agadir, a 20 quilômetros, e parar para fazer fotos dos bodes subindo no alto das árvores para comer nozes. Estique seu verão e vá entre setembro e outubro para pegar os primeiros swells de inverno e ventos tranquilos (ou fuja do inverno europeu por completo, e aproveite o melhor surfe entre dezembro e março).
A terra dos deuses do surfe – Uluwatu, Bali, Indonésia
A linda visão das ondas do Oceano Índico batendo nos penhascos de Uluwatu
Uluwatu é um dos destinos emblemáticos do surfe em Bali, com direito ao majestoso Templo Luhur Uluwatu com vista para o oceano. Desça a queda de 70 metros do templo até a água e você terá ondas que variam de 90cm a 3 metros de altura, ideais para iniciantes ou intermediários. Isso também significa que as multidões por lá são ocasionais, especialmente quando as ondas são pequenas. A dica é chegar bem cedo se quiser a praia só pra você. Quando terminar a aventura na água, entregue-se a uma massagem pós-surfe ou delicie-se com as iguarias dos pequenos warungs (quiosques familiares) na beira da água.
Encontre passagem para Denpasar
Leia mais: Descubra todas as maravilhas desse paraíso com nosso guia completo de Bali
Um mergulho no Oceano Antártico – Jeffreys Bay, África do Sul
Prepare a prancha e a parafina e maravilhe-se com as ondas de Jeffreys Bay
Localizada a pouco mais de uma hora de carro de Port Elizabeth, J-Bay, como é conhecida por lá, tem ondas que chegam a até 800 metros, o que é garantia de diversão constante. No mundo do surfe, essas ondas são quase perfeitas, com tubos sempre diferentes e combinações de ondas adoradas tanto por novatos quanto profissionais. A chance é boa de surfar na companhia de golfinhos – nada mal para uma experiência única de uma aventura no Oceano Índico. Depois que sair da água, pare um minuto para apreciar as praias cristalinas da região e as infinitas conchas que decoram a margem.
Encontre passagem para Port Elizabeth
Leia mais: Aventure-se em uma inesquecível road trip pela África do Sul
A magia Ibérica – Praia do Amado, Portugal
Não faltam ondas maravilhosas na Praia do Amado, em Portugal
Portugal é lar de alguns dos melhores pontos de surfe do mundo, graças às maravilhosas ondas do Atlântico, que viajam milhas e milhas antes de chegarem à costa ocidental. Como resultado, você tem um destino que agrada surfistas de qualquer nível de experiência e dificuldade.
Um dos destaques é a Praia do Amado, uma das mais belas do Algarve, com ondas fáceis de surfar o ano todo. É especialmente indicada para os iniciantes, que querem aperfeiçoar as técnicas antes de encarar destinos de surfe mais radicais em Portugal.
Se quiser mais desafio, siga para o norte pela costa até Ericeira, onde há um misto de ondas fáceis e difíceis. Para os profissionais, o simpático vilarejo de Nazaré, localizado a 1 hora e 45 minutos de Lisboa de carro, é palco de algumas das maiores ondas já surfadas, que chegam a atingir 30 metros acima da superfície da água.
Encontre passagem para Faro
Leia mais: Aproveite nossas dicas de 9 hotéis incríveis em Portugal