Não há outro fenômeno natural tão fascinante quanto a resplandecente dança das luzes das Auroras Boreais. Das longínquas ilhas da Escócia às planícies nevadas da Groenlândia, passando ainda pelo Alaska, a gente mostra a seguir os melhores lugares onde tem Aurora Boreal pelo mundo.
Fairbanks, Alaska, EUA
Se prepare para ver e tirar fotos da Aurora Boreal em seu redor em pleno Alaska.
A uma latitude de 65 graus, Fairbanks fica logo abaixo da “aurora oval”, o ponto mais quente de visualização da Aurora Boreal. Siga em direção ao Cleary Summit em uma noite sem lua para um show de luzes verde neon absolutamente épico, ou dirija para o tranquilo Parque Nacional Denali para uma experiência mais privativa. Também é possível ver as luzes e tirar fotos da Aurora Boreal enquanto curte um banho quente nas águas termais de Chena Hot Springs, ou ainda nos campos nevados da Ilha Nunivak. A melhor época de ver as luzes é entre agosto e abril, mas a dica é planejar sua viagem para março e aproveitar os dias mais longos e levemente menos congelantes.
Passagem para Fairbanks
Veja a disponibilidade no Chena Hot Springs
Tromsø, Noruega
Nem é preciso sair muito longe de Tromsø para ver o espetáculo da Aurora Boreal na Noruega
Há 25 anos, a Aurora Boreal vem sendo celebrada com estilo no Festival Northern Lights. Realizado durante a última semana de janeiro, o festival promove seis dias seguidos de música de alto nível e tem como cenário de fund, as maravilhosas luzes da Aurora Boreal da Noruega. A programação vai de jazz a música clássica, com excelentes bandas tocando sob luzes naturais como poucas. Perfeita combinação para conseguir tirar fotos da Aurora Boreal na Noruega e mais tarde relembrar esse dia tão especial. Em dias nublados, é possível ver uma versão da Aurora Boreal feita pelo homem, dentro do Tromsø University Museum. Se estiver na cidade, explore a história polar de Tromsø e não deixe também de passear no bondinho e apreciar a bela vista lá de cima.
Encontre passagem para Tromsø
Veja hotéis em Tromsø
Ilha de Skye, Escócia, Reino Unido
Além das luzes da Aurora Boreal, a Ilha de Skye também oferece entardeceres incríveis como este
O nome da ilha em inglês já diz tudo: prepare-se para apreciar o céu ímpar do local e o show natural de luzes como poucos. Ilha de Skye é onde tem Aurora Boreal e pores do sol singulares. Pouco habitada e com nove Dark Sky Discovery Sites (lugares onde é possível ver a Aurora Boreal em ótimas condições), a ilha é o local ideal para ver o que é conhecido na Escócia como “Mirrie Dancers”. Siga para o famoso farol Neist Point para ver um cenário natural espantoso, ou experimente o Shulista Croft Wigwams na Península Trotternish. Aliás, a península é rica em formações rochosas como Old Man of Storr (O velho de Storr) e o Quiraing, que valem um dia de passeios. Adicione ainda castelos seculares e curiosas ruínas ao cenário perfeito para esperar a chegada da Aurora Boreal.
Pesquise passagem para Inverness
Veja hotéis na Ilha de Skye
Nellim, Finlândia
Um “pouco” de neve e um espetáculo de luzes chamado Aurora Boreal na Finlândia
A apenas 9km da fronteira russa na Lapônia finlandesa, Nellim é um despretensioso vilarejo que tem um segredo bem guardado: é um lugar ideal para ver a Aurora Boreal na Finlândia. Está localizada entre florestas e picos nevados, vem da época da Idade da Pedra e está mergulhada na cultura Sami. Se encante com as luzes desde as margens do Lago Inari, tire fotos da Aurora Boreal, siga até a Ponte Paatsjoki para um ponto de vista privilegiado, ou suba em um iglu de vidro para uma vista ainda mais relaxada. A Aurora fica em exposição por mais de 200 noites ao ano, então deixe a câmera com bastante espaço para as fotos incríveis. Guarde também um tempinho durante o dia para passear na neve ou andar de trenó puxados por cachorros pela taiga (floresta boreal) e termine o dia com uma sauna tradicional para relaxar.
Encontre passagem para Ivalo
Veja hotéis perto de Nellim
Parque Nacional Idaho Panhandle, Idaho, EUA
Capriche nos agasalhos para aguardar a imperdível Aurora Boreal de Idaho
Na parte mais ao norte de região Panhandle de Idaho, esse parque nacional é um local sereno e tranquilo para avistar as luzes da Aurora Boreal nesta região. A cerca de 80km do sul da fronteira canadense, este cenário verdejante e montanhoso tem praticamente zero poluição. Prepare seu tripé nas margens do imenso (e morninho) Lago Priest para tirar fotos da Aurora Boreal daqui e suas luzes no céu, que também são refletidas nas águas calmas desse lago. Durante o dia, é possível avistar ursos, cervos e alces enquanto caminha ao redor do lago. Andar de barco, pescar e navegar também estão no calendário de atrações. E se for a temporada certa, também dá para colher mirtilo ou cogumelos direto da fonte.
Encontre passagem para Spokane
Veja hotéis perto do Parque Nacional
Akureyri, Islândia
Encante-se com o show de luzes de Akureyri, a segunda maior cidade da Islândia
A Aurora Boreal na Islândia possui um passado folclórico nesse lugar gelado: dizem que são anjos dançando no céu.
Na ponte norte da Islândia, Akureyri é a segunda maior cidade do país, e é um lugarzinho bacana para esperar pelas noites da Aurora. Cafés, restaurantes e galerias charmosos se espalham pelas ruas, todos iluminados pelo maior fiorde da Islândia, o Eyjafjörður. Quando o escuro chega, abrigue-se na Kjarnaskógur, a principal plataforma de observação do Monte Vadlaheidi, ou no resort de esqui vizinho, para vistas ainda mais impressionantes. No meio do caminho, você encontrará piscinas, sorveterias e cervejarias locais.
Se estiver se sentindo corajoso, voe até a Ilha Grímsey, literalmente a um passo do Círculo Ártico para apreciar “ainda mais de perto” a beleza da Aurora Boreal da Islândia.
Está a fim de explorar ainda mais a Islândia? Não deixe de ler nosso roteiro de 10 dias em uma road trip pela Islândia.
Pesquise passagem para Akureyri
Veja hotéis em Akureyri
Yellowknife, Territórios do Noroeste, Canadá
Assistindo às luzes da Aurora Boreal no Canadá dentro de uma tipi em Yellowknife
Do outono ao inverno, a antiga cidade de Yellowknife torna-se posição privilegiada para assistir ao espetáculo da Aurora Boreal no Canadá. Charmosas casas-barcos e estruturas ecléticas que variam de chalés a tipis instalados em um cenário espetacular de pinheiros e águas cristalinas. Os imensos céus da região têm garantia de pelo menos 90% de chance de avistar a Aurora. Veja as luzes em um tour noturno de trenó puxado por cães ou em um passeio de moto de neve, ou ainda faça um curso especializado de fotografia para capturar as belas imagens do fenômeno. Com esse curso, seguramente você conseguirá tirar fotos da Aurora Boreal que deixará seus amigos impressionados.
Encontre passagem para Yellowknife
Veja hotéis em Yellowknife
Abisko, Suécia
Um passeio noturno por Abisko e a Aurora Boreal vai se apresentar resplandecente aos seus olhos
Exatamente sob a oval auroral, Abisko possui um microclima sem nuvens que garante visão perfeita da Aurora Boreal na Suécia. A Aurora Sky Station tem ótimo potencial para avistar o fenômeno, mas se quiser evitar outros turistas, basta seguir para a região portuária e assistir às luzes de lá. Há tours pelo Parque Nacional de Abisko ou pelos arredores das montanhas de Kiruna, que ajudam a isolar a experiência de qualquer poluição visual e até oferecem câmeras para capturar o momento. Dica: vale reservar com antecedência, pois a procura é grande ou prefira visitar na baixa temporada.
Encontre passagem para Kiruna
Veja hotéis em Abisko
Murmansk, Rússia
Avistando as luzes da Aurora do Boreal de Murmansk, no norte da Rússia
É verdade que as luzes da Aurora Boreal ocorrem somente cerca de 15-20 vezes a cada inverno russo, então as estatísticas não são tão favoráveis quanto em uma viagem a Escandinávia, por exemplo. Mas quantas pessoas podem dizem que viram a Aurora em um dos cenários mais frígidos da Rússia? Localizada no extremo noroeste do país, Murmansk fica a 32 horas de trem de São Petersburgo – ou de avião, se o tempo for mais curto. Enquanto estiver esperando a noite chegar, visite ‘Lenin’, o primeiro quebra-gelo nuclear do mundo, ou alguns dos ótimos museus da cidade, ou delicie-se com as ótimas carnes da Torro Steak House.
Encontre passagem para Murmansk
Veja hotéis em Murmansk
Inishowen, Irlanda
Aproveite as vistas estonteantes de Malin Head enquanto espera pela Aurora Boreal © banzai_sean
Siga até a ponte mais ao norte da Irlanda para dar de cara com algo mais valioso que um pote de ouro no fim do arco-íris: a Aurora Boreal. Com pouquíssima poluição visual, essa linda península oferece vistas espetaculares das luzes, em um cenário selvagem da costa do Atlântico. Malin Head, Dunree, Mamore Gap e Dunaff são alguns dos pontos com melhor vista. Para aventuras diurnas, alugue uma bicicleta ou um carro e percorra a famosa e bela rota Inishowen 100. Fort Dunree, Slieve Snaght, Knockamany Bends e Five Fingers Strand também valem uma olhada – e não esqueça de parar em um pub local para uma comida e bebida típicas da região.
Encontre passagem para Donegal
Veja hotéis em Donegal
Longyearbyen, Noruega
Graças à noite polar, é possível ver as luzes da Aurora Boreal a qualquer hora do dia
Mais norte que a cidade de Longyearbyen, no arquipélago de Svalbard, impossível. A 900km ao norte do território norueguês, o local oferece oportunidades únicas para avistar as luzes da Aurora Boreal na Noruega. Quando a popular noite polar chegar, será possível até ver as famosas luzinhas verdes neon enquanto saboreia um tradicional almoço de carne de foca ou baleia. A vizinha Baía de Adventfjorden é outro ponto ótimo para belas fotos da Aurora Boreal na Noruega. Se tiver sorte de ter luz do dia suficiente na sua viagem, experimente cruzar uma geleira, passear de trenó puxado por cachorros ou faça um tour de barco para explorar a paisagem ártica dessa região.
Encontre passagem para Longyearbyen
Veja hotéis em Longyearbyen
Kangerlussuaq, Groenlândia
Simples e maravilhoso: uma noite em uma tenda sob as luzes coloridas da Aurora Boreal © lausthmark
Antiga base aérea americana, Kangerlussuaq é o melhor local para avistar a Autora Boreal na Groenlândia – conhecida por lá por um nome que pode ser traduzido como “almas jogando bola”. Com o apelido de “Passagem para a Groenlândia”, esse destino bastante isolado é também dos mais tranquilos. São incríveis 300 dias claros por ano na região, e tem localização perfeita bem no meio do cordão da Aurora Boreal. Neve é a regra por lá, então não faltarão opções de programas de inverno. Passe seus dias andando de trenó, avistando bois-almiscarados, navegando entre imensos icebergs e pela calota glaciar. Kangerlussuaq também sedia o Kellyville, um radar usado para investigar fenômenos atmosféricos que incluem a Aurora Boreal. Há tours disponíveis por agendamento.
Pesquise passagem para Kangerlussuaq