Ninguém tem dúvida de que certos livros têm o poder de transportar o leitor para os lugares descritos em suas páginas e histórias… Confira as nossas dicas com alguns dos melhores livros de viagem para ler e embarcar em jornadas por lugares incríveis pelo mundo.
Série Napolitana, de Elena Ferrante – Itália
É em Ischia onde os personagens principais Elena e Lila passam suas férias de verão
Uma misteriossa escritora sob um pseudônimo encantou o mundo com o primeiro de uma série de quatro livros com uma história de crescimento e amadurecimento. Estava lançando a “febre Ferrante”. Os quatro livros contam a vida das duas amigas Elena and Lila, da infância à vida adulta, em um período de 50 anos. A ambientação varia de diversas locações: dos subúrbios de Nápoles à opulenta Florença e a paradisíaca ilha de Ischia. Nápoles é o coração da série. Explore Rione Luzzatti, o bairro das meninas, passeie pela elegante Piazza Martiri e não deixe de provar o sfogliatelle, o salgado recheado em forma de conchinha. Se a agitação de Nápoles cansar, fuja para a bela Ischia, a bela ilha localizada a apenas uma hora de balsa. Florença também aparece bastante nos livros, especialmente a área ao redor da Porta San Niccolò, um portão de três andares do século 14, na muralha da cidade antiga. Florença é considerada o berço do Renascimento e caminhar por entre seus belos prédios é entender porque a cidade foi o centro da cultura, comércio e finanças da Europa Medieval.
Pesquise passagem para Nápoles
“All About the Bullerby Children”, de Astrid Lindgren – Suécia
Um típico chalé de madeira vermelha em Sevedstorp
A sueca Astrid Lindgren, autora de livros infantis, está entre as escritoras mais traduzidas do mundo. Suas histórias não apenas encantaram crianças do mundo todo, mas também criaram uma plataforma de impacto social. Ela foi um dos principais fatores que fez com que a Suécia proibisse que crianças apanhassem.
Uma de suas histórias mais conhecidas, “All About the Bullerby Children”, acompanha um grupo de seis crianças e suas aventuras diárias em um pequeno vilarejo sueco – Bullerby – durante os anos 1930. Bullerby, apesar de fictícia, divide muitas similaridades com o vilarejo real onde o pai de Lindgren cresceu, Sevedstorp. De fato, muitas de suas histórias se passam em lugares inspirados pela região de Småland.
Småland é um verdadeiro paraíso para crianças e adultos passarem férias. Passe algus dias na companhia das seis crianças Bullerby e outros personagens em Astrid Lindgren’s World. Tenha uma visão privilegiada das florestas, lagos e animais selvagens de Småland com um tour de tirolesa.
Uma das imagens mais simbólicas de Småland são os chalés de madeira vermelha, que também aparecem nas histórias de Lindgren. Então, aproveite para passar uma noite típica sueca nos Oxgarden Cottages [diárias a partir de 1257 SEK (R$ 468)].
Pesquise passagem para Estocolmo
“Os Luminares” by Eleanor Catton – Nova Zelândia
Hokitika Gorge – um esplendor de azul e verde
“Uma espécie de estranha história de fiçcão científica” – é assim que a neo-zelandesa Eleanor Catton, a mais jovem autora a ganhar o Man Booker Prize, descreve seu romance de 832 páginas “Os Luminares” (The Luminaries). Parte história de suspense passada na era victoriana, parte mistério cheio de astrologia, o livro é passado na South Island da Nova Zelândia durante a corrida do ouro da Costa Oeste dos anos 1860.
Comece pela cidade costeira de Hokitika e os campos dourados ao redor, onde o personagem principal Walter Moody chega no começo do livro. A pequena cidade tornou-se um dos principais assentamentos para o período da Corrida do Ouro, e sua herança é celebrada até hoje. Faça uma trilha cultural guiada de 30 minutos ou arrisque-se no garimpo no Ross Goldfield Information & Heritage Centre.
Há muita natureza intocada para explorar no local. Águas cor de turquesa e muito verde compõem a paisagem do desfiladeiro Hokitika Gorge. Encante-se com o Mar da Tasmânia, os nevados Alpes do Sul e a floresta tropical todos avistados do alto dos 40 metros da Hokitika Tower.
Pesquise passagem para Christchurch
“On the Road – Pé na Estrada”, de Jack Kerouac – EUA
O lindo do por do sol no Hudson River Park em Nova York
O icônico “On the Road – Pé na Estrada”, do americano Jack Kerouac, é uma maravilhosa companhia para uma road trip de costa a costa dos Estados Unidos, tal qual a que seu personagem principal, Sal Paradise, e seu charmoso amigo Dean Moriarty embarcam.
Comece em Nova York com uma visita a um dos locais favoritos da geração Beat, o Village Vanguard, em Greenwich Village. Antes de seguir para o oeste, dê uma parada no Hudson River Park e encante-se com o por do sol com vista para New Jersey.
Próxima parada: Chicago. Dê um pulo no The Green Mill, para curtir o jazz em todas as suas formas, do bebop ao avant-garde. Continue sua jornada até New Orleans, onde você poderá pegar a barca para Algiers, um charmoso bairro onde pode-se ver chalés vitorianos com decoração típica, e muitas lojas especializadas, como a de doces Southern Candymakers. Outra boa parada seria a capital do Colorado, Denver, outro antigo point Beat, com a Larimer Street como centro pulsante dessa comunidade. Hoje, ela abriga restaurantes modernos, apartamentos chiques e diversas microcervejarias. Quando finalmente chegar a San Francisco, siga para o Telegraph Hill para ter as vistas mais espetaculares da baía e o lugar perfeito para pensar na incrível viagem que você completou.
Pesquise passagem para Nova New York
“Kafka à Beira-Mar”, de Haruki Murakami – Japão
O centro nerd do Japão, em Akihabara, com toda sas suas peculiaridades locais
“Kafka à beira-mar”, de Haruki Murakami, conta as jornadas individuais de dois personagens, o velho Nakata e o adolescente em fuga Kafka, de Tóquio até a pequena ilha de Shikoku.
Ainda que suas jornadas por diversas cidades sejam mapeáveis, os exatos locais são mais difíceis de especificar. Mas isso pouco importa quando uma narrativa tão evocativa e mágica atiça a curiosidade do leitor sobre esse país fascinante, conhecido por combinar costumes com tecnologia ultramoderna.
Comece sua jornada na capital Tóquio. Descubra o universo geek no bairro eletrônico de Akihabara, onde poderá encontrar uma vasta coleção de traquitanas eletrônicas assim como livros em quadrinhos e badulaques da cultura pop. Pegue o trem para Osaka, onde está o mais antigo santuário xintoísta do Japão, o Sumiyoshitaisha. E dê um pulo na região relax de Shinsekai para provar o “kushikatsu” – prato à base de espetinhos fritos.
Continue sua jornada até charmosa cidade de Kobe. Tome um saquezinho no bairro de Nada, onde estão várias produtoras de saquê, e faça um tour pela Akashi Kaikyo, a mais longa ponte suspensa do mundo.
“A Praia”, de Alex Garland – Tailândia
Deixe “A Praia”, de Alex Garland, te guiar pelas lindas praias de areia clara da Tailândia
Provavelmente o livro mais famoso passado na Tailândia, e uma subsequente adaptação cinematográfica estrelada por Leonardo DiCaprio, “A Praia” segue o mochileiro Richard em sua busca para encontrar uma ilha isolada e intocada conhecida apenas por uma pequena comunidade internacional de mochileiros.
O livro captura a estranha e maravilhosa atmosfera das ilhas tailandesas de uma maneira realista e ao mesmo tempo mágica, que vai dar vontade de fazer as malas logo que começar a ler.
A aventura de Richard – e a sua – começa no centro de Bangkok, na rua Khao San. O que já foi um grande mercado de arroz, hoje é ponto de encontro dos mochileiros; lá estão as melhores hospedagens baratas, uma vida noturna animada e comidas exóticas (como os famosos churrasquinhos de insetos).
Seguindo Richard em sua jornada, chega-se ao Golfo da Tailândia. O mar aberto levará você a várias ilhas: Koh Samui, Koh Phangan, Koh Samet, Koh Tao, entre outras.
Leia mais: As 8 melhores ilhas da Tailândia
Pesquise passagem para Bangkok
“Os Filhos da Meia-Noite”, de Salman Rushdie – Índia
O Taj Mahal reina como o mais famoso e inconfundível ponto de referência da Índia
“Filhos da Meia-Noite”, a obra-prima de Salman Rushdie, narra a história da Índia moderna através da vida de Saleem Sinai, que nasceu no exato momento da independência da Índia e possui poderes telepáticos que permitem que ele conecte-se com mil outras crianças nascidas na mesma época. Com sua narrativa poderosa, poética e mágica, esse romance vai aguçar sua imaginação e dar vontade de sair em novas aventuras de viagem.
O romance muda de locações pelo subcontinente indiano, de Kashmir a Agra e depois Mumbai. Instalado em um vale e rodeado pelas montanhas de Pir Panjal, Saleem sonha com a idílica paisagem de Kashmir: o sinuoso rio em Srinagar, os topos cobertos de neve das montanhas de Gulmarg e os prados de Sonamarg.
O marco mais famoso da Índia, o Taj Mahal, aparece no livro quando a família de Saleem muda-se para Agra por um tempo. Construído pelo imperador Shah Jahan no século 17 em homenagem a sua terceira esposa Mumtaz, a deslumbrante construção está entre as Sete Maravilhas do Mundo.
Mumbai, a cidade mais populosa da Índia, proporciona um redemoinho de emoções e experiências. Lar da mais prolífica indústria de cinema da Índia e com uma extensa floresta urbana tropical, Mumbai também exibe uma vasta arquitetura da era colonial, como na Chhatrapati Shivaji, a extravagante estação de trem em estilo gótico da cidade.
Leia mais: 14 lugares imperdíveis para visitar na Índia
“Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen – Inglaterra
Suba na Stanage Edge e admire a paisagem tranquila, tal qual fazia a heroínas de Jane Austen © Rodd1251
“Orgulho e Preconceito” conta a história de Elizabeth Bennett, uma das cinco filhas que vivem no interior inglês durante a era pré-vitoriana Ainda que as locações do romance sejam imaginários, Jane Austen foi profundamente inspirada pelo countryside real inglês, em especial Hampshire e Derbyshire. Com seus pequenos vilarejos, montanhas, estradas sinuosas e bosques antigos, não vai ser muito difícil imaginar as personagens de Austen vagando por ali.
Comece sua jornada em Derbyshire. Faça uma longa caminhada pelo Peak District National Park e pare no alto da Stanage Edge em Hathersage Moor, com vista pra toda a região ao redor. Visite a magnifica Chatsworth House, onde pode-se passear pelos lindos jardins e até tirar leite de vaca na fazenda atrás do casarão.
Para os fãs devotos de Austen: visite a casa da escritora em Chawton (distrito de Hampshire), seu lugar de nascimento em Steventon, e Basildon Park, que inspirou o Netherfield Park do seu livro.
Pesquise passagem para Manchester
“Out of Africa (A Fazenda Africana)”, de Karen Blixen – Quênia
Da ficção para a realidade: visite a casa de Karen Blixen, no interior do Quênia
A poética interpretação de Karen Blixen do Quênia contempla imagens de uma vasta e luxuosa paisagem e vai rapidamente despertar sua vontade de viajar. Passado aos pés das montanhas Ngong, no interior do pais, “Out of África (A Fazenda Africana)” conta a história da baronesa dinamarquesa Blixen em sua plantação de café e seus encontros com os moradores locais e outros europeus vagando pelo país.
Karen Blixen morou no Quênia por 17 anos e certamente deixou uma marca no país. Sua antiga casa foi transformada em um museu, onde pode-se admirar seus quadros e mobiliário, mas também equipamentos originários da fazenda de café.
A um rápido voo de Nairobi, fica o Parque Nacional Tsavo, uma das maiores e mais antigas reservas selvagens do Quênia. Lá, você poderá ver o chamado “Big Five”, os cinco animais-símbolo do continente – o leão africano, o elefante africano, o búfalo-africano, o leopardo africano e o rinoceronte branco/preto.
Siga para Maasai Mara para ter uma visão da paisagem que Blixen tão bem capturou em seu livro. Batizada em honra do povo Maasai, que habitaram a região, esse é o lugar perfeito para completar sua imersão nas savanas.
Pesquise passagem para Nairobi
“A Casa dos Espíritos”, de Isabel Allende – Chile
O majestoso Vulcão Tolhuaca é apenas uma das muitas maravilhas naturais do Chile
Livro de estreia de Isabel Allende, “A Casa dos Espíritos” segue diversas gerações da família Trueba e suas vidas no interior e na capital do Chile, por um período de muitas mudanças sociais e políticas. Com seu uso de realismo mágico, esse livro no fundo explora a identidade e a paisagem chilena, em uma leitura totalmente cativante para antes, durante ou depois de uma viagem ao Chile.
O Chile é famoso por sua natureza absolutamente inspiradora – de desertos áridos a geleiras e vulcões e, claro, ótimos vinhos. Aliás, os que gostarem de degustar vinhos, podem programar um tour para os vales de Casablanca ou Colchagua. Com um pouquinho de pesquisa, você estará saboreando o melhor Chardonnay da sua vida rapidinho…
Para contemplorar a flora e fauna locais, o destino é o Parque Nacional Tolhuaca, onde pode-se ver de araucárias a cervos Pudü e pica-paus negros. Sem falar no Vulcão Tolhuaca com seus 2.000 metros de altura que domina a paisagem do parque por completo.
Pesquise passagem para Santiago