A gente badalou pesquisou muito para colher todas as informações sobre os melhores festivais de música na Europa em 2018. De praias mediterrâneas a cidades industriais abandonadas, não perca esses eventos incríveis se for curtir o verão europeu. Existe com cada festival de música que você nunca imaginaria.
Roskilde Festival ‒ Roskilde, Dinamarca
O Festival de Roskilde é daqueles eventos ecléticos e com um pouco para todos os gostos. ©Roskilde Festival/Janus Sandsgaard
Roskilde Festival terá sua 47a edição este ano. Um dos maiores festivais musicais da Escandinávia, o evento reúne multidões de até 100.000 pessoas, e cerca de 32.000 voluntários trabalhando com dedicação. Começou como um festival de rock, mas a programação hoje tem um pouco de tudo, com gêneros musicais para todos os gostos. Este é o festival de verão preferidos dos dinamarqueses.
Porque é ideal para os principiantes: se a vibe de um grande festival de música assusta você um pouco, saiba que sua presença e o dinheiro do seu ingresso para o Roskilde são por uma boa causa. O festival é organizado pela Roskilde Festival Charity Society, organização sem fins lucrativos e que apoia iniciativas que beneficiam crianças e jovens por meio de trabalhos humanitários e culturais.
Quando: 30 de junho – 7 de julho 2018
Headliners: Eminem, Bruno Mars, Gorillaz, Dua Lipa e mais. Confira o lineup completo.
Calvi on the rocks ‒ Córsega, França
O festival de verão, Calvi on the Rocks é um dos preferidos dos fãs de música eletrônica na região do Mediterrâneo, estando na sua 16a edição. Adicione a música de qualidade às maravilhosas praias e o clima da Córsega, e prepare-se para não querer mais ir embora. A música eletrônica é muito boa!
Porque é ideal para os principiantes: Com ingressos a partir de €220, Calvi é uma boa opção para os que frequentadores de primeira viagem.
Quando: 6-11 de julho de 2018
Headliners: Alligatorz, Cut Killer, Folamour, Joris Delacroix, LeBRON, Purple Disco Machine e mais. Confira a o lineup completo.
Montreux Jazz Festival ‒ Montreux, Suíça
Se jazz é a sua praia, o Montreux Jazz Festival na Suíça é a sua melhor perdida. A começar pelo cenário, aos pés dos Alpes Suíços, às margens do Lago Léman (ou Genève). O pai de todos os festivais de jazz, Montreux atrai multidões de até 200.000 pessoas, sendo o segundo maior do tipo (logo atrás do festival de Montreal).
Mas se jazz não está no topo da sua playlist, não se deixe que o titulo o desanime. Esse festival de jazz inclui artistas de uma variedade de gêneros, como folk, R&B, hip-hop e música eletrônica (além do melhor do jazz, claro).
Porque é ideal para os principiantes: Se for capaz de escolher só um final de semana ou só um gênero musical, Montreux oferece duas semanas de atrações de todos os estilos.
Quando: 29 de junho – 14 de julho 2018
Headliners: Nils Frahm, Angus & Julia Stone, ODESZA, The Vaccines, Iggy Pop, Leon Bridges, Portugal The Man, Billy Idol, Alice in Chains, Nine Inch Nails, Jack White, Tyler, The Creator, Jamiroquai e mais. Veja o lineup completo.
Exit Festival – Novi Sad, Sérvia
Ainda que existam quatro diferentes EXIT Festivals, na Croácia, Romênia, Montenegro e Sérvia respectivamente, esse último é o mais antigo e o mais consagrado do grupo. Atraindo um público de mais 35.000 pessoas, EXIT é um festival de música que carrega uma forte mensagem social e política que vêm com sua história como festival de verão originário de uma revolta estudantil contra o regime sérvio do final dos anos 1990.
Aqui você vai encontrar música eletrônica, hip-hop e até reggae. Os tipos de música são vários, assim como a diversão que você vai ter.
Porque é ideal para os principiantes: Se quiser começar sua experiência de festivais de música com o melhor que a Europa tem a oferecer, o EXIT ganhou o prêmio de Melhor Festival de 2017 na nona edição do European Festival Awards, sendo a segunda vez que leva o prêmio em quatro anos.
Quando: 12 a 15 de julho de 2018
Headliners: David Guetta, Grace Jones, Migos, Ziggy Marley e mais. Veja o lineup completo.
Be #Positivus Festival ‒ Salacgrīva, Letônia
Realizado no noroeste da Letônia, o Positivus Festival é um daqueles festivais descontraídos, com um lineup indie, composto por atrações locais e internacionais. A paisagem idílica de campos verdes e à beira-mar são atrativos quase tão importantes quanto a música em si. Para acompanhar as atrações internacionais, a tradição local também é evidenciada, com um mercado de artesanato com designers da Letônia, Lituânia e Estônia.
Porque é ideal para os principiantes: A programação de 11 atrações se espalha por 3 dias, compondo um calendário bastante agradável para os novatos em festivais.
Quando: 20 a 22 de julho de 2018
Headliners: Nick Cave & The Bad Seeds, Tove Lo, Mura Masa, The Prodigy e mais. Confira o lineup completo.
Soundwave ‒ Tisno, Croácia
As águas cintilantes da costa da Dalmácia, combinados com uma infinidade de boates e festas em barcos, fazem do Soundwave um paraíso mediterrâneo para aqueles que amam dançar até as pernas não aguentarem mais. A programação ainda conta com um cinema ao ar livre e artistas de rua da região – ou seja, a diversão está garantida.
Porque é ideal para os principiantes: 2018 será a última edição do Soundwave na Croácia, portanto não dá pra peder a oportunidade de ver essa beleza de perto.
Quando: 26 a 30 de julho de 2018
Headliners: Loyle Carner, Mr. Scruff, Romare e mais. Confira o lineup completo.
Colours of Ostrava – Ostrava, República Tcheca
Com um centro industrial onde funcionou uma antiga mina de ferro como pano de fundo, o maior festival de música internacional da República Tcheca comporta nada menos que 20 palcos e mais de 350 atrações, Colours of Ostrava é para os fortes, que vão ter uma experiência única se divertindo entre fornalhas gigantes e estruturas de ferro oxidado de época passadas.
Porque é ideal para os principiantes: O ticket para o Colours of Ostrava inclui descontos em algumas atrações turísticas dentro e ao redor da cidade de Ostrava.
Quando: 18-21 de julho de 2018
Headliners: Kygo, Jessie J, Joss Stone, George Ezra, Nathaniel Rateliff &The Night Sweats e mais. Confira o lineup completo.
OFF! ‒ Katowice, Polônia
OFF Festival é um dos grandes destaques do calendário cultural de verão da Polônia, sendo realizado ao sul da cidade de Katowice. Criado em 2006, o OFF Festival nasceu com o objetivo de mudar o mundo através da música e de experiências sociais íntimas. Não perca a chance de conhecer um dos, senão até, o maior festival de música da Polônia.
Porque é ideal para os principiantes: além de atrações musicais de alto nível, o OFF inclui uma programação de experiências sociais, como exposições, workshops e sessões de cinema.
Quando: 3-5 de agosto de 2018
Headliners: Clap Your Hands Say Yeah, Moses Sumney, Aurora, Grizzly Bear e mais.
Øya Festival – Oslo, Noruega
Øya Festival é um dos melhores festivais de verão da Noruega, realizado nos luxuosos confins de Tøyen Pak, em Oslo. Se não bastassem as atrações de primeira linha (veja abaixo), a festa continua à noite nos muitos clubes e boates de Oslo.
Porque é ideal para os principiantes: realizado no grande centro de Oslo, o festival é de fácil acesso e facilita a vida de quem quer turistar por Oslo também.
Quando: 7-11 de agosto 2018
Headliners: Arctic Monkeys, Kendrick Lamar, Arcade Fire, Lykke Li e mais. Veja o lineup completo.
Sziget Festival ‒ Budapeste, Hungria
Sziget Festival é gigante em tamanho e qualidade ©Sziget Festival/Balazs Mohai
Sziget Festival é uma verdadeira monstruosidade de festival de música europeu. No melhor sentido, claro. São nada menos que 400.000 participantes e mais de 1.000 performances ao vivo para todo tipo de gosto musical. A festança acontece em Óbudai-sziget, a ilha antiga de Buda, bem no meio do Rio Danúbio.
Porque é ideal para os principiantes: Se não consegue decidir entre fazer turismo na cidade ou um frequentar um festival de música, a Sziget’s Boat Party é a solução perfeita. Cruze o Danúbio e descubra as principais atrações pontos turísticos da região, enquanto canta e dança música da melhor qualidade.
Quando: 8-15 de agosto de 2018
Headliners: Lana Del Rey, Mumford & Sons, Liam Gallagher, Bastille, The Kooks, The War on Drugs e mais. Veja o lineup completo.
Flow Festival ‒ Helsinki, Finlândia
O Flow Festival de Helsinki leva energia e animação a uma usina elétrica desativada, mas pertinho do centro da capital finlandesa. Além da boa música, Flow Festival destaca-se por ser livre de carbono e um foco ecológico cada vez maior, no que se refere a seus estandes gastronômicos, relação com fornecedores e outros aspectos.
Porque é ideal para os principiantes: Flow é um festival de médio porte, atraindo multidões de cerca de 60.000 pessoas, mas com uma programação digna de atrai o dobro disso.
Quando: 10-12 de agosto de 2018
Headliners: Patti Smith, St. Vincent, Kendrick Lamar e mais. Veja o lineup completo.