Nem só de belas praias vive o nordeste. Tem muita natureza, história e cultura no interior nordestino. Há passeios pelos rios São Francisco e Parnaíba que parecem o mar mesmo. Tem também a história da escravidão contada em uma reconstrução do famoso Quilombo dos Palmares. E muito mais. Confira nossa lista com os melhores destinos do nordeste para você conhecer este ano.
Parque Nacional de Abrolhos, Caravelas (BA)
De Caravelas partem os barcos para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, uma das melhores regiões de mergulho do Brasil. O parque, a 70 quilômetros da costa baiana, incluí ilhas e a maior formação de corais do Atlântico Sul. E não tem problema se você não gosta de mergulhar, nos Abrolhos a natureza salta aos olhos. Graças às águas cristalinas, é possível avistar grandes formações de corais e animais marinhos até do barco.
Encontre passagem para Caravelas
Cânion do rio São Francisco (Cânion do Xingó)
Como estávamos dizendo, os melhores destinos do nordeste vão muito além do litoral. Uma das melhores “praias” do nordeste é a do rio São Francisco. A cidade de Canindé de São Francisco, a mais de 200 km de Aracaju, é a entrada para esse paraíso navegável. O Complexo do Xingó passa por Sergipe, Bahia e Alagoas. O cânion do Xingó é um dos maiores cânions navegáveis do mundo, e foi construído na década de 1970 com a Usina Hidrétrica do Xingó. O passeio de barco incluí também um mergulho no Velho Chico.
Encontre passagem para Aracaju
Paraíba cultural
Na cidade de Areia ocorre o Festival da Cachaça e da Rapadura e o Bregareia, o festival de música brega. É a cidade do pintor Pedro Américo, e foi a primeira a libertar os escravos no Brasil. A história da cidade pode ser vista no centro histórico, Museu da Rapadura, na Casa do Senhor do Engenho e nos engenhos antigos. Já em Campina Grande o foco é a festa de São João e o ritmo do baião. Como destaques, a cidade tem uma praça em homenagem a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, e o Museu Interativo do Semi Árido.
Parque Memorial Quilombo dos Palmares (AL)
Localizado na Serra da Barriga, esse parque conta a história ainda pouco ensinada da resistência negra contra a escravidão no Brasil. O parque reconstituí o cenário original de uma das principais pontos de resistências à escravidão do mundo. O personagem principal é Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de novembro de 1695.
Delta do Parnaíba (PI)
O Delta do Parnaíba ou Delta das Américas fica no norte do Piauí, na divisa com o Maranhão. Sua paisagem impressiona porque é o único delta das Américas a desaguar em mar aberto – e também é o terceiro maior no mundo. O rio tem mais de 70 ilhas e lagoas de água doce. É cercado de dunas e de floresta tropical. Um dos acesso é a cidade de Parnaíba, no Piauí.
Encontre passagem para Teresina
Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)
O Parque Nacional da Serra da Capivara é uma viagem às origens dos povos americanos. A grande coleção de pinturas pré-históricas são de 6 mil a 12 mil anos atrás e tornam esse parque um dos melhores do Brasil. Os guias treinados da Serra da Capivara acompanham o passeio e explicam os significados dos desenhos. O ponto de entrada com estrutura para visitantes mais próximo do parque é o município de São Raimundo Nonato.
São Luís e Barreirinhas (MA)
São Luís do Maranhão é a porta de entrada união perfeita entre natureza e história. Por um lado, as ruas da cidade remetem ao século 18 e 19, com grandes casarões e azulejos portugueses. Por outro lado, tem as dunas e a água azulada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a 260 quilômetros de São Luis, em Barreirinhas. De brinde, o visitante ganha um outro atrativo de São Luís que é o reggae, a cidade é considerada a capital do ritmo.