Nossa contagem regressiva para conhecer as melhores cidades do mundo para andar de bicicleta continua… Usando dados analisados por experts em planejamento urbano, antropólogos e fãs de ciclismo dentro do projeto de design urbano e comunicação Copenhagenize, chegamos a essas 10 cidades que podem não estar reinventando a roda, mas realmente brilham no quesito encorajamento do ciclismo junto a seus moradores e visitantes.
Não viu a relação das cidades com posições de 11 a 20? Confira algumas das melhores cidades do mundo para andar de bicicleta – a primeira versão da nossa lista.
10. Berlim, Alemanha
Circular pela cidade de Berlim não é sempre tão seguro quando os berlinenses gostariam, estando perto de carros em alta velocidade em meio a um trânsito intenso. Mas ainda assim, o melhor jeito de ver de perto as atrações em uma visita a Berlim é mesmo de bicicleta.
Uma rota conhecida como a Trilha do Muro de Berlim segue a antiga fronteira entre o Leste e o Oeste – antigamente impossível de cruzar, e você poderá descobrir coisas como o edifício Reichstag de um lado, e o Memorial para os Judeus Assassinados do outro. Ao norte da Invalidenstrasse, é possível ver como era o muro real, com pedaços que ainda estão lá.
9. Tóquio, Japão
Tóquio é a nova estrela da lista das cidades mais bike-friendly desse ano. É normal encontrar executivos e mães transportando dois filhos em uma bike por lá, fazendo o transporte diário de seus bairros residenciais até a estação de trem mais próxima. Relativamente seguras e acessíveis, as bicicletas são um ótimo complemento para o trânsito público e uma alternativa saudável para as travessias entupidas de carro do cotidiano.
A megacidade japonesa luta para acomodar seus mais de nove milhões de habitantes, que se espremem nas intersecções super movimentadas, e é normal ter que fazer malabarismos para pedalar (e dirigir) no lado esquerdo da rua.
É comum ter que dividir a via com caminhões de carga ou carros estacionados paralelamente, mas quando a via está vazia, você verá as setas azuis pintadas no chão indicando as passagens dedicadas às bicicletas. Você também verá bikes subindo a calçada – algo aliás que até pode ser tolerado em algumas calçadas muito largas, mas que segue ilegal na maioria dos lugares. Leia mais sobre como é pedalar na cidade no site Tokyo by Bike. Em preparação para os Jogos Olímpicos de 2020, os moradores de Tóquio deverão receber 400 quilômetros de rodovias pela cidade. Até lá, para aproveitar vias maiores e mais bonitas, não deixe de conferir as de Showa Kinen Koen, um parque nacional governamental a cerca de uma hora de Tóquio de transporte público. Lá, você terá ciclovias rodeadas de belos canteiros, ideal para um piquenique longe do caos da cidade.
8. Ljubljana, Eslovênia
Ljubljana é para os amantes – amantes de bikes, amantes de castelos, amantes de ecologia… Recentemente premiada como a Capital Verde da Europa em 2016, a cidade tem um pensamento ecológico no que se refere a gestão de resíduos sólidos e no encorajamento do ciclismo como meio de transporte.
Inspire-se no famoso Dragão (símbolo da cidade), e suba de bike em direção ao Castelo de Ljubljana. Quem tiver um olhar mais gastronômico, vale pedalar até Vodnikov Trg, onde os mercados se espalham por duas praças, servindo uma variedade abundante de queijos caseiros, legumes e o famoso mel local.
Pesquise passagem para Ljubljana
7. Antwerp, Bélgica
Famosa por sua moda, diamantes e arte, a cidade da Antwerp também é das melhores no assunto ciclismo urbano! Veja de perto a história da cidade nas impressionantes fachadas, do medieval Grote Markt (Praça do Grande Mercado) com a Prefeitura e a Fonte Brabo, até o ultramoderno museu MAS. Pedale pelo bairro de Het Eilandje, antigo porto e orgulho econômico da cidade nos idos de 1800s, na transição para se tornar uma área da moda. Ao pedalar em direção ao centro, não dá pra deixar de fazer uma parada na Catedral de Nossa Senhora para admirar as imensas obras-primas de Rubens. Depois de garantir seu estoque de cervejas, chocolates e as “frites” belgas, siga rumo ao bairro dos diamantes, quem sabe para comprar um souvenir que vai durar a vida toda? A fim de gastar ou não, você vai curtir as ruas estreitas e a companhia dos judeus ortodoxos de bike.
Encontre passagem para Antwerp
6. Bordeaux, França
Se está em busca de uma cidade francesa com boa infraestrutura para pedalar, belas atrações e bom vinho, Bordeaux é a sua melhor opção. Graças a sua nova rede de bondes, a cidade beneficia-se de um trânsito mais calmo, e mais fácil para pedalar de um local para o outro – especialmente usando o novo sistema VCub de compartilhar as bikes.
Experimente uma das melhores cidades da França para andar de bicicleta, das margens do Rio Garonne, ao longo da fonte Miroir d’Eau e pela fantasmagórica Base Submarina onde arte e história se encontram.
E claro que os fãs de um bom vinho estarão no lugar perfeito! Depois de passar pela Ecole des Vins, você sairá se sentindo um expert, com uma incrível degustação em uma das muitas vinícolas da região de Bordelais. Só lembre de não beber e dirigir!
Encontre passagem para Bordeaux
5. Malmö, Suécia
Não chega a ser surpresa que Malmö é a principal cidade da Suécia no quesito andar de bicicleta, aproveitando inclusive o sucesso da líder no assunto Copenhagen, bem do outro lado do estreito de Öresund. Um passeio pela praia em Scaniaparken e você vai respirar o ar do oceano e tomar um solzinho tão apreciado por lá, enquanto relaxa nos degraus de Scaniabadet.
Adora um peixe? Mire sua bike em direção ao castelo Malmöhus Slott, com uma parada no Fiskehoddorna, onde os pescadores exibem a pesca do dia. Estacione sua bicicleta e aprecie as vitrines de Södergatan, e tome um café no Solde Kafferosteri. Afinal… como resistir a uma combinação de café, bikes e maresia?
4. Estrasburgo, França
Em uma constante iniciativa para reduzir a presença de carros no centro da cidade, Estrasburgo criou diversas ciclofaixas e um eficiente sistema de aluguel de bikes. Para uma viagem no tempo, alugue uma Vélhop e passeie por Grande Ile, o centro histórico de Estrasburgo, considerado patrimônio da UNESCO.
As casas multicoloridas na região de Petite France são puro charme, e também não dá para deixar de ver de perto a maravilhosa Catedral de Estrasburgo e seu incrível Relógio Astronômico – especialmente a apresentação às 12h30.
Já que você estará virtualmente na porta francesa em direção a Alemanha, vale a pena fazer um passeio pela trilha Piste des Forts até a vizinha, apreciando a linda paisagem da floresta no caminho.
Encontre passagem para Estrasburgo
3. Amsterdam, Holanda
Amsterdam é ideal para o ciclismo urbano, com seu terreno plano e 400 quilômetros de ciclovias pela cidade. Basta olhar para o mar de bicicletas no estacionamento Fietsflat e ver quantas pessoas de fato pedalam por lá. Nas margens dos históricos canais, ou na verdejante área de Museumplein, pode-se ver ciclistas tomando um solzinho com suas inseparáveis companheiras.
Para um passeio tranquilo, fuja das ruas principais e siga em direção à Praça Nieuwmarket em direção ao Rio Amstel, que dá nome à cidade. Na Ponte Magere, admire o movimento das águas. Quando o sol se por, as luzes amarelas da ponte se acendem; depois siga para o bairro De Pijp, onde bares bacanas como Mash e Boelen & Boelen esbanjam charme e boas bebidas.
Encontre passagem para Amsterdam
2. Utrecht, Holanda
Depois de andar por toda Amsterdam, a dica é experimentar Utrecht – um dos nossos destinos favoritos na Europa para visitar em 2016. Aprecie a coreografia perfeita da dança dos ciclistas na hora do rush, ou junte-se ao caos fazendo seu próprio tour por Utrecht.
Siga a Domtoren (Torre Dom) que aponta como uma lança para o fim da rua Zadelstraat, e descubra o coração histórico da cidade, ou prove uma cerveja Utrecht Strong Ale no Beers & Barrels em Oudegracht, o passeio público debaixo da rua. As bicicletas estão em constante expansão em Utrecht – em breve estará por lá a maior garagem de bikes do mundo. Uma solução para acomodar 12.500 bicicletas que ainda não saiu do papel, e que vive coberto por pôsteres irônicos (ou frustrados) de “não estacione sua bike aqui”!
Encontre passagem para Amsterdam
1. Copenhagen, Dinamarca
A campeã entre as melhores cidades do mundo para andar de bicicleta é mesmo Copenhagen – segundo o ranking Copenhagenize Cycling.
Em uma cidade onde quase metade da população de estudantes e trabalhadores utiliza a bicicleta como meio de transporte, seria mesmo lógico que a cidade se adaptasse para tais necessidades. Primeiro de tudo, alugue uma bike. Se optar por uma via projeto Baisikeli, cuja missão é coletar bicicletas usadas e mandá-las para comunidades desfavorecidas da África, você poderá passear pela ponte suspensa Cykelslangen e “voar” sobre a baía em direção aos campos selvagens de Amager.
Depois de um pouco de prática, você estará pronto para explorar as ruas do movimentado bairro de Nørrebro. O tráfego de bikes atinge seu máximo no eixo Nørrebrogade – arrisque se quiser juntar-se aos dinamarqueses sobre duas rodas.
Outra opção é utilizar a faixa Nørrebroruten (que vira Den Gronne Sti), que vai do parque conceitual Superkilen até a chique Frederiksberg no oeste da cidade. Pedalando com companhia? Suba em uma “cargo bike” e leve seu carona para um passeio pela cidade cheio de estilo.
Encontre passagem para Copenhagen