A cada ano, mais e mais cidades vêm se tornando mais “bike friendly”, com a criação de ciclovias, pontes e trilhas específicas para bicicletas; é hora de abrir espaço para as duas rodas – são os ciclistas tomando conta das ruas!
Liderando o caminho está o Copenhagenize, projeto de design urbano e comunicação criado para encorajar a infraestrutura do ciclismo nas grandes cidades. Eles criaram o Copenhagenize Index, um ranking das 20 melhores cidades do mundo para andar de bicicleta, baseado nas avaliações de planejadores urbanos, antropólogos e fãs de ciclismo.
Seguindo os passados desse índice, a gente lista as 20 cidades mais amadas no quesito amiga dos ciclistas de 2017. Nesse ano, Minneapolis, Eindhoven, Dublin e Buenos Aires saíram do ranking, deixando espaço para as novas estrelas Tóquio (#9), Munique (#15), Helsinki (#18) e Oslo (#19). Nessa primeira parte, destacamos as colocadas entre os posições 20-11.
20. Montreal, Canadá
Passeio público em frente ao rio em Montreal, no Canadá
Em último nessa lista, mas não com menos destaque entre as melhores cidades para andar de bicicleta no mundo, Montreal tem muito a oferecer para seus ciclistas. Em Montreal, o que mais se vê são ciclistas usando shorts de lycra e pedalando pelo Parc Jeanne-Mance. A cultura do ciclismo é bastante intensa por lá, apesar dos longos e intensos invernos e a paisagem montanhosa. O Tour de l’île de Montréal, um passeio anual pela cidade, acontece todo mês de junho, fechando 50km de ruas para circulação de carros, e encorajando novos e experientes ciclistas para vivenciar Montreal sobre duas rodas.
Em um dia típico, pode-se passear pelo bairro artístico de Mile End graças à via de bikes do local. Dê uma parada no Cagibi Café para uma hidratar com uma bebida e não deixe de experimentar um bagel no St-Viateur.
Pesquise passagem para Montreal
19. Oslo, Noruega
De dia ou de noite, os moradores de Oslo adotam a bike como meio de transporte pela cidade © Mashhour Halawani
Oslo aparece na lista das cidades bike-friendly mesmo com seus invernos de média de -3°C, que podem assustar até os vikings mais corajosos sobre duas rodas. O sistema de compartilhamento Oslo Bysykkel cobre toda a cidade, com mais de 100 estações para aluguel de bicicletas [49 NOK (R$ 20) por dia], e com um app que indica os pontos mais próximos onde há disponibilidade de bikes.
As principais ruas da cidade, como Markveien, Rådhusgata e Frognerstranda, possuem ciclovias bem definidas, sejam unidirecionais, bidirecionais ou em contrafluxo — marcações no piso e placas nas ruas simplificam a comunicação para o trânsito dos ciclistas. E apesar de poder pedalar no inverno, normalmente as ruas asfaltadas são denominadas perfeitamente limpas e seguras somente entre 1o de abril e 1o de dezembro.
Faça um passeio de sete quilômetros ao redor da península Bygdøy, onde estão cinco museus, dentre eles o Museu Norueguês de História Cultural, ou Museu dos Barcos Vikings, sem falar da Bygdøy Royal Manor, com sua fazenda orgânica de mais de 200 hectares. Pelas distâncias entre cada atração serem bastante pequenas, a bike torna-se o melhor meio de transporte. E pedalar à beira do Rio Akerselva será mais que uma bela alternativa para explorar o centro da cidade.
18. Helsinki, Finlândia
Nem um pouquinho de neve desestimula os finlandeses na hora de andar de bicicleta
Siga as ruas vermelhas e o coração de Helsinki estará próximo. A capital finlandesa estreou em 15o no ranking da Copenhagenize em 2011. O ponto alto de pedalar na cidade é a trilha Baana, onde ciclistas e pedestres podem aproveitar um espaço menos movimentado para explorar o centro da cidade. Segundo o relatório do Helsinki Bike Account of 2015, foram 743.100 ciclistas passando pela Baana em um ano. Mas essa antiga ferrovia não merece uma visita só para pedalar. Há também inúmeros caminhos para passear na beira da água e refrescar-se em meio a uma bela paisagem. Aproveite a brisa do mar seguindo as ciclovias que levam até as 300 ilhas que compõem o arquipélago da região. Pode-se, por exemplo, fazer um bike tour de cinco horas, ou pegar a trilha Kivinokka fora da cidade e parar para um mergulho na praia ou um passeio de canoa pela costa.
Pesquise passagem para Helsinki
17. Hamburgo, Alemanha
Moderna, cool e interessante, Hamburgo é também amiga dos ciclistas
Nada de carros: na cidade de Hamburgo o melhor é andar de bike! A região de de HafenCity é um ótimo local para medir as inovações que brotam em Hamburgo. Passeie pelo sol enquanto admira os antigos armazéns do porto transformados em residências. Cruze as pontes, passe sobre os canais, pelas montanhas-russas do Hamburger Dom e pelo moderno bairro de Schanzenviertel, onde tudo acontece. Vasculhe as lojas cheias de estilo ou , se estiver passeando num sábado, dê um pulo no mercado de pulgas de Flohschanze.
Depois de pedalar tanto, guarde um tempinho (e energia) para conhecer o INDRA, onde os Beatles tocaram. Hoje em dia, toca de tudo por lá de soul a funk e blues, ou tudo mais que os alemães inventarem…
Pesquise passagem para Hamburgo
16. Nantes, França
Faça chuva ou faça sol, pedalar em Nantes é sempre um encanto
Pedalar é mesmo uma ótima maneira de explorar Nantes, com amplas ciclovias bem no meio dos calçadões do centro da cidade, mas mesmo assim a cidade perdeu nove posições no ranking desse ano. Os ciclistas da cidade pedem por mais infraestrutura urbana, mas a competição de cidade mais bike friendly é intensa! Sinta-se como um rei passando pela Cours des 50 Otages, e cruzando esse bairro do século 18, que inclui o belo castelo Château des Ducs de Bretagne. Seguindo o Rio Erdre, vai ser difícil resistir à tentação de dar uma passada na Lieu Unique, a antiga fábrica de biscoitos LU que hoje sedia eventos culturais e um hammam (banho turco). Do outro lado do Loire, na Île de Nantes, siga de bike até o fantástico mundo de Machines de l’île, um workshop/playground/exposição de animais mecânicos gigantes. É bem capaz de você esquecer sua bicicleta por um instante para dar uma voltinha em um elefante de madeira gigante.
15. Munique, Alemanha
Bike, bike, baby na capital das bicicletas na Alemanha © Bongsgraphy
Outra cidade alemã que brilha nessa lista, e Munique tem méritos de sobra. A cidade é a chamada Radlhauptstadt, ou a capital das bicicletas da Alemanha. Por lá, a administração encoraja seus ciclistas, oferecendo passes diários no transporte público, permitindo que as bikes sejam carregadas a bordo dos trens S-Bahn.
A cidade também é equipada com algo em torno de 1.200 quilômetros de ciclovias, além de inúmeros bike stands e garagens. A lista da Copenhagenize menciona que a cidade planeja construir diversas super rodovias para ciclistas, encorajando as pessoas a pedalarem fora da cidade e explorar a região da Bavária. As margens do Rio Isar são uma opção fantástica. Pode-se seguir por cerca de 150 quilômetros, passando por cidades e castelos até chegar ao famoso Danúbio.
Confira esse planejador de rodas de ciclismo (em alemão) para marcar seus caminhos favoritos.
Pesquise passagem para Munique
14. Sevilha, Espanha
Inesquecível por do sol sobre duas rodas em Metropol Parasol, em Sevilha
Aproveite as ciclovias verdes de Sevilha para curtir ao máximo essa joia do sul da Andaluzia. Depois de fazer belas fotos sobre os canais da Plaza de España, utilize as ciclofaixas ao longo do Rio Guadalquivir para curtir a tranquilidade de Sevilha.
Não dá pra perder de vista a Torre Del Oro quando passar pela sua imponente base, e de lá siga para os Reales Alcázares. Esse local considerado patrimônio mundial da UNESCO deixa qualquer um espantado, com sua intrincada arquitetura de 1300. E você só começou a descobrir todas as maravilhas de Sevilha!
Encontre passagem para Sevilha
13. Paris, França
Place de la République, ponto obrigatório para andar de bike em Paris
Pedalar em uma cidade grande pode ser intimidante. Paris é cheia daquelas rotatórias que nem sempre acomodam uma humilde bicicleta. Entretanto, a capital francesa é considerada uma das melhores cidades para andar de bicicleta do mundo, graças ao seu bem definido conjunto de ciclovias e trilhas que levam do centro às periferias mais verdes da cidade. O sistema de aluguel de bikes Vélib também dá liberdade para os ciclistas, que podem estacionar a bicicleta por toda a cidade.
Planeje sua rota no site geovelo.fr, aprenda sobre a etiqueta dos ciclistas na cidade, e não tenha medo de se aventurar por intersecções como Arco do Triunfo – Champs-Élysées ou Bastille. De Bastille, siga ao norte pela Boulevard Richard Lenoir, fazendo uma parada na Place de la République, e continue pela Quai de Jemmapes. Siga o canal, que curva-se em direção a Bassin de la Villette, onde a via à beira d’água levará você tranquilamente ao belo Parc de Sevran.
12. Viena, Áustria
Passeando de bike em Viena, na ponte Reichsbruecke sobre o Rio Danúbio
Viena está em alta! A capital austríaca é pioneira no sistema de compartilhamento das bicicletas de carga (cargo bike) e oferece subsídios aos cidadãos interessados em comprar uma. A cidade de Viena conta com você e sua bike para visitá-la, literalmente – contadores de bicicletas estão espalhados pela cidade para dar aos ciclistas uma ideia de quantos passam por aquele ponto durante o dia, e os números são bastante animadores.
Da Ciclovia do Danúbio (que engloba Áustria, Alemanha e Hungria), pode-se facilmente chegar ao caminho turístico de Ringstrasse, que é praticamente uma exposição a céu aberto dos monumentos de Viena, como a Ópera, o Parlamento e o Burgtheater.
Quem planeja visitar Viena em abril, não pode perder o Argus Bike Festival onde seu mercado de pulgas, workshops e outras atrações relacionadas às bicicletas.
11. Barcelona, Espanha
Bem-vindo à vibe de Barcelona…
Andar de bike por Barcelona faz todo sentido – o clima é ótimo, a cidade é imensa para se andar a pé, e há uma constante vibe de consciência ecológica.
A extensa orla da Barceloneta é o melhor local para curtir a paisagem das belas praias locais, mas também vale muito a pena descobrir as ruazinhas escondidas dos bairros menores de Barcelona. Mergulhe no coração da cidade usando as ciclovias que levam pela movimentada Avenida Diagonal até a famosa Torre Agbar. Depois de passar pela lendária Sagrada Familia, admire as famosas fachadas e boutiques de luxo do Passeig de Gracia. Aproveite para ver nossas dicas sobre o que fazer de graça em Barcelona.
Pesquise passagem para Barcelona