preloaddefault-post-thumbnail

Sendo lar da maior floresta urbana do mundo, Tijuca, e uma reserva de Mata Atlântica, o Rio de Janeiro esbanja opções de atividades ao ar livre para nenhum amante da natureza colocar defeito.

Em uma viagem pela Cidade Maravilhosa, faça questão de passar por esses 8 lugares para conhecer no Rio de Janeiro com incríveis paisagens naturais ideais para práticas outdoor – sendo a maioria parte da Floresta da Tijuca.

Leia também: confira nosso guia com dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro e explore o melhor da Cidade Maravilhosa!

Praia Vermelha

Apesar de bem pequena, a Praia Vermelha fica entre dois imensos monólitos que mantém as ondas calmas e dão um ar aconchegante à área.

Além das atividades típicas de praia, como vôlei e tomar sol, a Praia Vermelha conta com boas aventuras naturais. Você pode alugar caiaques e adentrar a baía; à esquerda da praia há um caminho que leva a uma tranquila caminhada pela floresta, ao redor da base da montanha vizinha. É possível até avistar pequenos saguis e pássaros silvestres.

Localizada bem perto da estação do bondinho do Pão de Açúcar, a Praia Vermelha é um ótimo local para relaxar antes de ou depois de subir a montanha, e sem dúvidas um dos melhores lugares para conhecer no Rio de Janeiro.

Onde: Praça General Tibúrcio
Como chegar: Ônibus 107 até Avenida Pasteur (parada 458)

Leia mais: As melhores pousadas no Rio de Janeiro

Morro Dois Irmãos

Suba até o topo desses famosos morros gêmeos e tenha vistas de 360º da Cidade Maravilhosa.

Para chegar à trilha que leva até o topo, você vai precisar passar pela favela do Vidigal. Um dos locais favoritos dos viajantes independentes, a favela é considerada uma das mais seguras e também uma das mais bonitas do Rio.

Tours guiados podem ser agendados, ou você pode subir de forma independente. Beba bastante água e capriche no protetor solar, e reserve pelo menos 4 horas para a trilha completa.

Onde: Morro Dois Irmãos, entrada via Av. Presidente João Goulart
Como chegar: Ônibus: 2338/557/556 até Avenida Niemeyer (parada 333)

Parque Nacional da Tijuca

A casa oficial do reino animal no Rio de Janeiro, o imenso Parque Nacional da Tijuca dispõe de inúmeras cachoeiras e abriga uma variedade gigante de vida selvagem – de mais de 1.600 espécies de plantas a mamíferos, pássaros e répteis.

O parque é perfeito para quem se interessa por caminhar e avistar a natureza, e inclui vários dos picos mais visitados do Rio, como a Pedra Bonita, Pedra da Gávea, Cristo Redentor e Vista Chinesa. Se você quer mesmo escalar o parque, a dica é contratar um guia, já que a floresta é grande o suficiente para se perder nela.

Uma maneira mais tranquila de se aventurar por lá é reservar um lugar em um dos tours de jeep disponíveis na região.

Onde: Entrada via Estrada da Cascatinha
Como chegar: Ônibus 448/302 até Praça Afonso Vizeu (parada 4575)

Pedra da Gávea

Localizada na parte sul da Floresta da Tijuca, a Pedra da Gávea é um enorme monólito de 844 metros, com a face de um gigante antigo. A vista do topo da pedra é esplendorosa: não há ponto turístico do Rio de Janeiro que você não possa avistar de lá.

No entanto, para chegar lá, é preciso encarar uma das mais difíceis escaladas no Rio. Você vai precisar de um guia especializado, além de muito tempo e energia. A trilha leva cerca de 2 horas e inclui escalada – então é bom contar com um pouco de preparo.

Não se preocupe, o tour é totalmente seguro – mas você vai precisar estar em forma para chegar até a ponta da pedra.

Onde: Parque Nacional da Tijuca, entrada via Estrada Sorimã
Como chegar: Ônibus 556/557 até Avenida Vitor Konder (parada 193)

Cachoeira dos Primatas

Quem estiver em busca de um pouco de aventura na selva, com cavernas e cachoeiras, a Trilha dos Primatas será uma atividade perfeita.

A trilha começa no final da Rua Sara Vilela passe pelo estacionamento e siga a trilha pela Floresta da Tijuca por 700 metros. Você vai precisar passar por árvores e rochas, mas o prêmio no final valerá e muito a pena: a Cachoeira dos Primatas, com direito a uma piscina natural funda o suficiente para nadar, praticar paddle e, o principal, relaxar.

O local fica cheio nos finais de semana de sol, então a dica é visitá-lo durante a semana.

Onde: entrada via Rua Sara Vilela
Como chegar: Ônibus 409/416 até Rua Pacheco Leão (parada 321)

Vista Chinesa

A Vista Chinesa, um templo chinês de 380 metros no alto da Floresta da Tijuca, é forte candidato a um dos melhores lugares para conhecer no Rio de Janeiro: cobrindo o Corcovado, Pão de Açúcar, a região da Lagoa, Morro Dois Irmãos, ilhas Cagarras…

Chega-se lá facilmente de táxi, mas se quiser um pouco de atividade física, junte-se aos muitos ciclistas e hikers que aproveitam os intensos declives.

Ainda que seja uma área em geral segura, é melhor visitar a Vista Chinesa somente durante o dia.

Onde: Estrada da Vista Chinesa 789, entrada via Estrada Dona Castorina
Como chegar: Ônibus 409 até Rua Pacheco Leão (parada 1197)

Read more: 9 pontos turísticos imperdíveis no Rio de Janeiro

Pedra Bonita

O nome faz jus e muito à Pedra Bonita. Localizada no Parque Nacional da Tijuca, chegar ao topo dela é consideravelmente menos desafiador que na Pedra da Gávea. Do alto, porém, o visitante é presenteado com vistas magníficas da Rocinha, a maior favela do Rio, do Morro Dois Irmãos e também da “Cabeça do Imperador” – uma parte da Pedra da Gávea com cara de gente.

A Pedra Bonita também é um popular ponto de salto de asa delta e voos livres – uma experiência realmente inesquecível para esportistas apaixonados.

Onde: Parque Nacional da Tijuca, entrada via Estrada das Canoas
Como chegar: Ônibus 448 até Estrada Biguá (parada 805)

Leia mais: 10 restaurantes tradicionais no Rio de Janeiro

Jardim Botânico

Depois de alguns dias de sol, areia, samba e belas vistas, dê um pulo ao imenso Jardim Botânico do Rio de Janeiro para um pouco de paz e tranquilidade.

Quando estiver lá, poderá caminhar pelos 750 metros da Avenida das Palmeiras Imperiais, o caminho coberto por 134 palmeiras que levam até os jardins. Siga o aroma do orquidário e o jardim sensorial, onde você será encorajado a tocar e sentir o perfume das plantas.

É um ótimo local também para as crianças, com passeios de carrinho elétrico pelas dependências. Não deixe também de dar um oi para os tucanos e macaquinhos que tomam conta das árvores do local.

Onde: Rua Jardim Botânico 1008
Como chegar: Ônibus 584/162/317 até Rua Jardim Botânico (parada 943) Agora que você já sabe os melhores lugares para conhecer no Rio de Janeiro, reserve sua passagem para o Rio de aproveite o que a Cidade Maravilhosa tem a oferecer!

Passagem para o Rio de Janeiro

E não deixe de conferir também: 9 pontos turísticos imperdíveis no Rio de Janeiro e 15 curiosidades sobre o Rio de Janeiro

Sobre o autor

momondo PortugalNa momondo, queremos inspirar a curiosidade de cada um. Viajar pode abrir-nos a mente e o coração para um mundo em que as nossas diferenças são uma fonte de inspiração, não de intolerância e preconceito. Parte connosco à descoberta do mundo com dicas de viagem inspiradoras todos os dias e muito mais. Stay curious. Segue-nos no  Instagram e descobre mais dicas inspiradoras.

Explore outros artigos