Da capital serrana de Zagreb e pelos sabores do litoral de Split à grandeza da Cidade Velha de Dubrovnik, há inúmeros lugares interessantes para visitar, mas não há nada como as ilhas da Croácia.
Além da parte continental, o país tem literalmente mil ilhas, grandes e pequenas, apenas esperando para ser exploradas. Para facilitar para você, estas são as sete mais magníficas que você simplesmente não pode deixar de visitar.
Rab
Já se perguntou onde surgiu a primeira praia de nudismo da nossa época? Onde mais a não ser na ilha de Rab, no norte do mar Adriático?!
Diz a lenda que o Rei Edward VIII da Grã-Bretanha passou as férias na ilha em 1936 com sua amante secreta, a Srta. Wallis Simpson, e obrigou as autoridades locais a aprovar uma lei lhes concedendo permissão para nadarem e andarem nus na praia de Kandarola.
Mas há mais em Rab do que se divertir da forma que veio ao mundo. Vá até a capital da ilha de mesmo nome para ver um dos patrimônios históricos mais incomparáveis da Croácia, com campanários, fortes e castelos da idade média.
Brač
Se o que você procura é tomar banho de sol e surfar em grandes ondas, não há praia melhor na Croácia do que a ventosa Zlatni rat, em Brac. Como a língua de um lagarto, a faixa de areia de mais de um quilômetro na ponta inferior da ilha é uma maravilha da natureza. Dê uma olhada na foto do início para ter uma ideia…
Nestas cristalinas águas azuis, há muitas opções de esportes aquáticos, como surfe, parapente, mergulho e jet ski, bem como pedalinhos e muito mais. Um refúgio para quem foge do sol e dos esportes são os luxuriantes jardins subtropicais ao longo do litoral, e na arejada caminhada de 20 minutos até o vilarejo de Bol pode-se encontrar muitos lugares para comer peixe fresco.
Lošinj
Lošinj, uma das menores ilhas habitadas do golfo de Kvarner, parece um cartão-postal mediterrâneo.
Embora a maioria das pessoas vá para a grande cidade de Mali Lošinj, é pelo vilarejo vizinho de Veli Lošinj que você vai se apaixonar. É claro que não há muitas opções de restaurantes, bares e lojinhas para mantê-lo ocupado, mas um passeio pela marina – com suas casas em tons pastel, moradores simpáticos e vegetação exótica – é uma delícia.
Faça um passeio de barco, e você até poderá ver um grupo de golfinhos nadando na baía. Essa é a melhor parte de visitar as ilhas da Croácia!
Mljet
Com uma população total de mil pessoas, parece que até mesmo os croatas sabem muito pouco sobre esse indomado oásis ao sul, que é sem dúvida a melhor das ilhas de Dubrovnik. Por trás do mistério fica uma das belezas naturais mais gloriosas do Mediterrâneo (que é melhor explorada de bicicleta).
Depois de se aventurar pelas florestas densas, nadar nos lagos de sal e brincar nas dunas, vá para o sul, ao vilarejo de Babino Polje, onde a caverna de Odisseu espera por você.
Ah, sim, até o próprio rei grego passou um tempo aqui depois de ser atraído para a ilha pela sedutora Calipso. Bem, isso é o que diz a lenda, mas achamos que o charme natural de Mljet foi impossível de resistir para aqueles românticos antigos. Eles passaram sete anos juntos aqui, mas acreditamos que uma viagem de um dia seja suficiente.
Hvar
A uma hora de barco de Split, a primeira coisa que você percebe na popular e extremamente ensolarada ilha de Hvar é o convidativo aroma de lavanda, urze e alecrim frescos.
E não podemos nos esquecer das celebridades! Já se sabe há muitos anos que Hvar é um local elegante para pessoas da alta sociedade, com seus iates particulares para aproveitar o sol, bares de coquetéis e raves em praias isoladas.
É claro que você pode encontrar Jay-Z e Beyoncé descendo a avenida Hvar Town, mas sugerimos que você gaste seu tempo em Hvar de outras formas: andando por exuberantes bairros com casas de pedra na capital, passeando de caiaque pelo arquipélago ocidental de Paklini ou alugando um carro e indo para o leste até as praias serenas da cruelmente esquecida cidade de Jelsa.
Pag
Pag é conhecida por seus dois extremos. Por um lado, a ilha é famosa pela produção do Paški sir, um queijo local de leite de cabra que é caro, mas delicioso. Por outro lado, a ilha próxima à Zadar continental é um ponto de encontro para jovens europeus que querem dançar na orla de águas cristalinas.
Mas há muito mais a fazer em Pag do que comer queijo e dançar. Saiba mais sobre a rica e intrincada história da ilha no Museu Pag Lace no centro da cidade, visite o vilarejo preservado de Zubovići ou monte um dos confiáveis cavalos locais e galope pela parte costeira da cidade de Novalja.
Lastovo
Um tanto previsível, a Croácia é um lugar perfeito para apreciadores de culinária, especialmente os que procuram os sabores do mar.
Se mariscos é o seu forte, Lastovo é para você. Lagostas, ostras, amêijoas e crustáceos ainda mais incomuns podem ser encontrados nas tabernas em toda a parte costeira da ilha, sempre servidos em estilos servo-croatas tradicionais.
Rodeada por um arquipélago de 46 ilhotas, Lastovo pode ser a menor de nossas ilhas recomendadas, mas, com certeza, opção é o que não falta nesse local no sul do mar Adriático. Experimente frutos do mar com um vinho local, faça um passeio para conhecer a arquitetura renascentista e, se estiver visitando na primavera, experimente a dança animada do carnaval croata tradicional, o Lastovo Poklad.
Ficou curioso para conhecer estes maravilhos destinos na Croácia Então confira também nossas dicas do que fazer na Croácia ao ar livre e conheça também o melhor da comida típica da Croácia. Por fim, encontre passagens aéreas baratas com a momondo!