Cânions, penhascos, boates e coquetéis – a Ilha de Córsega, na França, tem de tudo. Não é à toa que o interesse por esse pérola francesa no Mediterrâneo cresce a cada verão. Descubra essa maravilha rochosa, também conhecida como “Ilha da Beleza” digna de cinema com nosso itinerário para uma road trip inesquecível.
Le Cap Corse
A Torra d’Agnellu, na ponte noroeste de Cap Corse © gaikokujinkun
Autêntico e surpreendentemente pouco afetado pelo turismo, Cap Corse é uma das mais características regiões da ilha. Sua beleza natural, as várias torres de pedra e os pequenos vilarejos de pescadores compõem as charmosas atrações da área, que é acessível de carro, bicicleta ou a pé desde Bastia.
Uma das rotas mais bonitas é a Sentiers des Douaniers. São 8 horas de caminhada por entre as vilas de Centuri, Tollare, Barcaggio e Macinaggio. Ou reduza o caminho pela metade, passando a noite em Macinaggio com suas lindas vistas panorâmicas. Nesse caso, pegue um ônibus de volta para Barcaggio e aprecie sem mais esforços a bela paisagem de Córsega.
Saint-Florent
Saint-Florent, um resort à beira-mar e cheio de história
Saint-Florent é uma das escolhas mais populares da região, e que enche nos meses de verão europeu. Portanto, a dica é evitar a disputa por um lugar nos vários bares e restaurantes e não visitá-la entre os meses de junho e setembro. Saint-Florent é ao mesmo tempo uma ótima cidade praieira e com herança histórica genovesa, perfeita tanto para um banho de sol quanto para os interessados em cultura. Visite a Catedral de Santa Maria Assunta e a cidadela para apreciar vistas incríveis do golfo de Saint-Florent.
Aliás, Saint-Florent é um ótimo ponto de partida para quem planeja um tour de degustação de vinhos por Patrimonio, ou para descobrir praias secretas e isoladas como Loto, acessível apenas via barco ou a pé.
Calvi
O porto de Calvi e sua linda cidadela
Historicamente isolada por sua cidadela, Calvi é hoje uma das cidades mais visitadas da ilha. As ruas íngremes levam o visitante até a cidadela, de onde tem-se uma linda vista geral da baía e do interior da cidade. Entre as atrações imperdíveis, estão o Oratório de Saint-Antoine, a Catedral de Calvi, e o antigo palácio do governo genovês. No caminho para um dos bares à beira-mar, não deixe de procurar pela antiga casa onde supostamente morou Cristóvão Colombo.
A fim de um pouco de exercício? Caminhe por entre as colinas salpicadas de córregos até a região de La Revellata na beira da ilha, ao longo de faixas de área branca e águas turquesas. Para um pouco mais de desafio, suba até o topo da cidade para ver a Capela Notre Dame de la Serra, e como recompensa você terá uma visão estonteante de toda a cidade.
Calvi on the Rocks
A Córsega entra em festa durante o festival Calvi on the Rocks © Matthew Oliver
Troque suas botas de escalada por sandálias! Comece sua temporada com a melhor festa que Calvi tem para oferecer – Calvi on the Rocks. O glamoroso festival de música eletrônica atrai milhares de baladeiros todo ano para seus eventos que duram seis dias.
Imagine-se com água pelo joelho em uma festa na praia ao pôr do sol, segurando um drink em uma mão e os chinelos na outra. Não se espante se aparecer até uma performance de música polifônica (típica de Córsega). Anote: nesse ano, o festival acontece entre 8 e 13 de julho.
Quer ter um gostinho da festança? Dê uma olhada na nossa playlist Calvi on the Rocks:
Calanche di Piana
Formações rochosas cheias de amor em Piana © Anna & Michal
Nada melhor do que o por do sol para apreciar os penhascos de Calanche di Piana se transformarem em sombras de um laranja profundo. Admire-os na estrada de Porto a Piana, ou caminhe pelas trilhas que seguem a costa. A trilha Chateau Fort, que segue o caminho até os desfiladeiros, dura 40 minutos e oferece vistas do Monte Cinto, do Golfo do Porto e da reserva Scandola (inscrita na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO). Ou desafie-se com uma caminhada até a torre Turghiu.
Comece caminhando cedo para evitar os horários mais quentes do dia, e traga bastante água – quase não há sombra.
Para uma entrada via oceano até os calanques, use um dos barcos que sai do Porto até Scandola. Aproveite a parada em Girolata para visitar o vilarejo e provar a cerveja local Pietra.
Ajaccio
Ajaccio, a capital da Córsega, e a cidade dos corais
“Cidade Imperial”, “cidades dos corais”, local de nascimento de Napoleão, e de inspiração para Matisse – a cidade-capital de Ajaccio é um ponto obrigatório para suas férias na Ilha de Córsega. Quando estiver visitando o centro da cidade, faça uma parada no Atelier Chrysolite, um dos últimos trabalhadores locais com corais (a maioria é terceirizada da na Itália). O Museu Fesch vai satisfazer os amantes das artes, com obras de Botticelli, Titian e Veronese.
Também vale a pena subir a trilha Route des Sanguinaires em direção à outra trilha Sentier des Douaniers, com vistas das ilhas Sanguinaires até chegar a praia de Capo di Freno. Depois, suba em um barco para fazer um mergulho sensacional.
Sartenais-Valinco
Menires no sitio pré-histórico de Filitosa
Eis aqui a Córsega mais típica – na região de Sartenais-Valinco, você terá cultura, gastronomia e história em um só lugar. Na estrada para Propriano, faça um desvio para Filitosa, lar dos primeiros sítios pré-históricos de Córsega, famoso por seus megalitos de 7000 a.C. – fácil entender seu apelido de a “Córsega Original”.
Siga em direção a Sartène, apontada como a mais bela cidade da Córsega pelo autor francês Prosper Mérimée. Visite o centro da cidade com um áudio-guia que pode ser alugado no escritório de turismo local.
Ao sul de Sartène, não perca Roccapina Lion, uma escultura de granito natural que lembra um leão protegendo a torre Roccapina com vista para a praia de areias brancas.
As ilhas Lavezzi
Águas cor de turquesa sem fim nas ilhas Lavezzi
Praias isoladas e água azul e cristalina – as ilhas Lavezzi são um verdadeiro paraíso. A apenas 30 minutos de Bonifacio via barco, aproveite a reserva natural selvagem sem qualquer loja ao redor. Faça um piquenique, traga o protetor solar e aproveite preguiçosamente a água para mergulhar rodeado por rochas.
Não faltam trilhas pela ilha – algumas levam até as tumbas das vítimas do barco francês Semillante que chocou-se nos penhascos da ilha no século 19. Volte de barco até Bonifacio para curtir atrações da ilha como Gouvernail de la Corse, Grain de Sable, Escadarias de Roy Aragon e, claro, os penhascos brancos de Bonifacio.
A gastronomia corsa
Delicie-se com os queijos da Córsega
Ainda que não seja um marco físico na sua road trip, a gastronomia da Córsega deve estar sim no topo da sua lista para ser descoberta. As delícias corsas incluem petiscos à base de porco, Brocciu (queijo whey fresco), mel de Maquis com pitadas de cacau e caramelo, vinho quinquina Cap Corse, licor Mirto e farinha de castanha – se faltar espaço no estômago, guarde um espacinho na mala e leve tudo como suvenir da sua viagem para Córsega!
Quando estiver em Bastia, passe pela boutique Mattéi na praça principal para comprar quinquina e outros vinhos da ilha. E para queijos e outras delícias típicas, a dica é a loja Corsica Colis.
Encontre passagem para Ajaccio