Mensagens, tweets, posts – deixe o carregador de celular em casa e aceite a vida sem hashtags: é hora de fazer um detox digital! No Estudo Internacional de Viagens feito pela momondo, 1 em cada 4 viajantes* brasileiros disseram que desconectam-se propositadamente das redes sociais durante as férias.
Seja por falta de sinal ou Wi-Fi, ou por insistência dos colegas de viagem, cerca de 75% de viajantes do Brasil já tentaram desligar seus celulares e aparelhos eletrônicos e viver o momento da viagem. Se você não faz parte desses 75% , é hora de se desprender – e a gente tem dicas de lugares perfeitos para isso. Remotos e rodeados por bela natureza, ou recheados de atividades, inspire-se com esses 10 hotéis para desconectar da internet e curtir as férias ao máximo.
Longitude 131° – Yulara, Austrália
No Longitude 131°, você estará no coração do Centro Vermelho australiano, com suas dunas de areia vermelha, cultura aborígene e clima típico do deserto. Esqueça o smartphone – são as botas de caminhada e muito protetor solar que vão te levar até Uluru (Ayers Rock), que pode ser observado de qualquer uma das 15 tendas de luxo.
Bem mais do que uma simples rocha gigante, Uluru oferece caminhadas tranquilas ao redor do belo lago Mutitjulu, e vistas dos antigos desenhos que marcam as rochas. Sim, o camping de luxo dispõe de WiFi gratuito, mas aquela compulsão para postar uma foto no Instagram rapidamente será esquecida quando você presenciar o sol se pondo entre a paisagem erma e rochosa em meio a um horizonte sem fim.
Como chegar: Saindo de Sydney ou Melbourne, faça conexão até o Aeroporto de Ayers Rock , seguido por um transfer gratuito até o Longitude 131°. Uma opção de puro luxo é pegar o helicóptero até o heliponto do local.
Vythiri Resort – Wayanad, Índia
No Vythiri Resort você pode ficar em sua própria casa na árvore, bem no meio de uma floresta tropical. Nada de internet aqui – só você e a conversa das cigarras.
Entregue-se a uma massagem Ayurveda com óleos aromáticos para estimular o corpo, ou medite pela manhã para estimular a mente, antes de se aventurar em uma das caminhadas guiadas organizadas pelo resort. Seu único caminho de volta para casa será por meio da ponte de cordas sobre o riacho…a essa altura você já não vai nem lembrar mais da sua senha do Facebook.
Como chegar: Vythiri fica a a uma hora e meia de carro de Calecute (mais conhecida como Kozhikode pelos locais).
Casa Arana – Albella, Espanha
Um ponto de partida ideal para descobrir os parques nacionais do Vale de Ordesa é a Casa Arana, uma típica propriedade rural nos Pirineus espanhóis. Acorde cedo e comece o dia no pátio, ouvindo os sinos das vaquinhas à distância. À tarde, é hora de uma bela caminhada: várias trilhas adentram os campos e a floresta de pinhos. Quando chegar no topo de Peña Cancias, a vista do imenso Monte Perdido fará você esquecer todo e qualquer problema da vida.
Na hora do jantar, a área social com seus azulejos cor de terra e lareira de pedra fica tomada pelo aroma dos pratos locais, à base de peixes e legumes frescos colhidos da horta.
Como chegar: Saindo de Barcelona ou Bilbao, são 3 horas e 45 minutos de carro até Albella.
Manta Resort – Ilha de Pemba, Tanzânia
Você faz o check-in no Manta Resort, na ilha de Pemba, na costa da Tanzânia, onde o horizonte parece não ter fim. Quando você achar que é hora de se instalar, um barco chega para levá-lo ao seu quarto – possivelmente para um dos quartos flutuantes sobre o Oceano Índico. Não há vizinhos: só você, o céu, a água… e os peixes. Quando estiver no seu apartamento flutuante particular, é só escolher entre tomar sol no terraço, ler um livro ou contemplar os corais de recife do seu deque privativo.
Mas a surpresa real está no “andar de baixo”, uma sala submarina onde o mundo exterior parece desaparecer entre o silêncio do oceano. Sinal de celular? Nem pensar. O serviço atencioso do hotel fica a um passeio de barco de distância, mas sua refeição vai chegar direitinho, conforme o horário que você escolheu antes.
Como chegar: De Dar es Salaam ou Zanzibar na Tanzânia, voe para Pemba. O resort organiza transfers de táxi entre o aeroporto e o hotel.
Hospede-se no quarto no Manta Resort
Echo Valley Ranch & Spa – Jesmond, Canadá
A hospitalidade canadense misturada com a cultura tailandesa: o Echo Valley Ranch & Spa é um rancho típico do Canadá, em meio a um luxuoso spa. Os proprietários do rancho fazem de tudo para você se sentir verdadeiramente especial, seja em meio a vastidão do lado de fora ou na hora de sentar para jantar na mesa da família.
Enquanto anda de cavalo (ou de burrinho, para as crianças), admire o Fraser Canyon com suas densas e mágicas florestas. Echo Valley é a chance de praticar pesca, mountain bike ou escalar o Monte Bowman ao redor do rancho. Ou seja, a chance de desconectar-se para resconectar-se com a natureza.
Como chegar: Voe até Vancouver, depois faça conexão até o aeroporto de Kamloops; de lá é uma hora e meia de carro até o rancho.
Hospede-se no Echo Valley Ranch
Petit St. Vincent Resort – Petit St. Vincent, Granadinas
No meio do Mar do Caribe, acessível somente via passeio de barco de 20 minutos, fica a ilha particular de Petit St. Vincent. Aqui não há telefones, ou Wi-Fi, ou televisão. Se precisar de algo, basta levantar uma bandeira colorida e sinalizar para o staff.
Esqueça do resto do mundo enquanto delicia-se com os frutos do mar pescados no local, preparados com legumes colhidos na hora. Saúde o sol durante uma sessão de yoga pela manhã e relaxe no spa à tarde – sem esquecer de um cochilo na praia sob a sombra de uma palmeira.
Como chegar: Depois de voar para Barbados, pegue um outro voo rápido para a vizinha Union island, e um passeio de barco de 20 minutos até a ilha privativa.
Hospede-se no Petit St. Vincent
Camp Grounded – EUA
Por que somente as crianças podem se divertir? Este não é exatamente um hotel, mas com certeza merece estar nessa lista. No Camp Grounded, são os adultos que se fantasiam, pintam o rosto, aprendem a dançar, contam histórias ao redor da fogueira… Mas um detalhe: todos os celulares são recolhidos na chegada. Portanto, nada de dar likes ou tirar fotos. Os momentos aqui são compartilhados ao vivo, seja numa sessão de ioga divertida em uma tenda indígena, seja em uma aula prática de ukulele.
O tempo também pouco importa no Camp Grounded, pois não há relógios por lá. O seu nome ou profissão também ficam do lado de fora: você ganha um apelido e a regra é não falar de trabalho em momento algum. A ideia do camping é unir os participantes, e não diferenciá-los. De concursos para comer tortas até workshops criativos intensivos, aqui você pode ser quem bem entender, ou simplesmente dar-se ao luxo de ser você mesmo.
Como chegar: Vá para o camping com estilo, no ônibus escolar oficial! Os campings estarão na Califórnia, Nova York, Carolina do Norte e Texas nesse verão.
Brenners Park-Hotel & Spa – Baden-Baden, Alemanha
Desligue-se, literalmente, no Brenners Park-Hotel & Spa. Para uma experiência completa de detox digital, reserve um quarto na Villa Stephanie, equipada com o famoso “kill-switch” – basta um dedo para que todas as interferências digitais sejam bloqueadas, graças às placas de cobre nas parades: nada de Wi-Fi ou sinal de celular. As atrações também são tantas e tão interessantes, que usar a internet será a coisa menos interessante a fazer, como descobrir a histórica cidade-spa de Baden-Baden, ou explorar o interior da Floresta Negra.
No Brenners Park, combine seu detox digital com um dos vários tratamentos disponíveis. De massagem terapêutica a clareamento dos dentes, seu corpo voltará completamento recarregado e relaxado.
Como chegar: Voe até Karlsruhe, a apenas 20 minutes de carro de Baden-Baden.
Amankora – Butão
Amankora parece ter espalhado suas sementes e tomado conta da região do Himalaia, com suas cinco pousadas pelo Butão. Seus itinerários com multidestinos, com noites em cada uma das cinco estalagens de Amankora, os visitantes têm a chance de testemunhar um amanhecer diferente sobre as florestas de pinhos quase toda manhã. Claro que também dá para ficar em uma mesma pousada por várias noites, caso a ideia de tanto movimento não seja a sua pedida para as férias. Seja em qual for, a palavra que melhor resume a experiência é espiritualidade – muito por causa da inspiração das tradições budistas antigas ainda muito presentes na área.
Por que não praticar uma desconexão digital total enquanto visita o Mosteiro de Takshang ou a ponte Cheri Goemba coberta pelas bandeiras coloridas de oração? Ainda que as luxuosas pousadas disponham de Wi-Fi gratuito, vale mais a pena dedicar seu tempo a descobrir as delícias gastronômicas locais, como os pratos à base da carne “yak” ou provar um refrescante chá feito com manteiga Suja.
Como chegar: Para chegar ao Paro Lodge, a porta de entrada para a maioria das pousadas Amankora inclui uma hora de carro desde o aeroporto de Paro.
Château La Gravière – Vertheuil, França
Se a vida sem o telefone parece impossível, Château La Gravière talvez não seja a sua melhor pedida. Na chegada, a tecnologia é substituída por cartões-postais, um diário de viagens em branco e lápis coloridos – um kit de detox digital para estimular a sua criatividade adormecida. Durante o seu programa de “desconexão temporária”, livros, bicicletas de jogos de tabuleiro também terão papel importante.
O Château La Gravière, na região vinícola de Médoc e pertinho de Bordeaux, é um ótimo lugar para começar uma visita à viticultura do castelo, seguida por sessões de degustação de vinhos e um delicioso workhop culinário.
Como chegar: Para chegar a Vertheuil, basta dirigir cerca de uma hora e meia saindo de Bordeaux.
Hospede-se no Château La Gravière