Eis um tipo diferente de turismo: visitar halls de hotéis famosos e ouvir histórias de seus hóspedes ilustres. Siga os passos da sua celebridade ou artista favoritos, e durma no mesmo hotel (ou até quarto!) que os tornaram famosos…
Pera Palace Hotel Jumeirah – Istambul, Turquia
Use o famoso elevador do Pera Palace Jumeirah, em Istambul
O Pera Palace Hotel Jumeirah teve uma inauguração, digamos, elétrica, em 1892. Por ter sido o primeiro hotel em Istambul a ter eletricidade, sua reputação como líder em inovação foi depois confirmada quando tornou-se o primeiro hotel a instalar um elevador elétrico. Com o luxuoso serviço de ascensorista, hóspedes famosos como Josephine Baker e Greta Garbo puderam experimentar a emoção de subir naquela “gaiola flutuante” até seu quarto. A escritora de romances policiais Agatha Christie tinha um quarto favorito no hotel – o de número 411 – que hoje leva o seu nome. Você pode dormir na Suíte Agatha Christie, toda em vermelho, onde ela supostamente escreveu “Assassinato no Expresso Oriente”, ou jantar no igualmente inspirado Agatha Restaurant.
Hospede-se no Pera Palace Hotel
Hotel Monte Vista, Flagstaff – Arizona, EUA
Durma no mesmo quarto que um dia passou Bing Crosby e Freddie Mercury no Hotel Monte Vista © King….
Na sua próxima viagem ao Arizona, não deixe de visitar Flagstaff, a duas horas de carro de Phoenix, e experimente a sensação de dormir nos mesmos quartos em que ficaram verdadeiras lendas – vivas ou falecidas. O Hotel Monte Vista ostenta um passado repleto de drama, com seu consumo ilegal de álcool durante a era da proibição, e uma variedade de hóspedes famosos e até histórias de fantasmas. Isso mesmo, dizem que espíritos dos mortos assombram os corredores deste hotel de 1920. Experimente o Quarto 305 – além de já ter hospedado Jon Bon Jovi, o fantasma de uma hóspede parece estar sempre na cadeira de balanço perto da janela… Confira os nomes nas portas para ver quais outros hóspedes famosos já ficaram por lá, como Michael J. Fox no Quarto 216 e Freddie Mercury no Quarto 403.
Hospede-se no Hotel Monte Vista
Relais Hotel Du Vieux Paris – Paris, França
Bem-vindo ao Relais Hotel du Vieux Paris, um autêntico “Beat hotel” © Mbzt
O Relais Hotel du Vieux Paris teve seu grande boom nos anos 1950, quando a Geração Beat se hospedou neste até então caído hotel em Paris. Se essas paredes tivessem ouvidos… certamente elas lembrariam ter escutado autores como Allen Ginsberg, William Burroughs e Jack Kerouac debatendo ideias e inspirações. A comunidade de artistas, poetas, escritores e músicos se encontrava para dialogar nos quartos encardidos, trocando ideias que acabariam sendo base de seus trabalhos mais célebres.
Se no passado, esse hotel do Bairro Latino oferecia quartos modestos e chegou a ter um banheiro compartilhado do tipo patente no chão, hoje transformou-se em um chique estabelecimento 4 estrelas. Alguns poetas Beat voltaram ao hotel depois de sua reforma em 1980 e assinaram um livro hoje cheio de nomes famosos, guardado no cofre.
Quer mais dicas sobre o que fazer em Paris? Baixe nosso guia gratuito para iPhone na the App Store (disponível em inglês).
Hospede-se no Hotel du Vieux Paris
Belmond Copacabana Palace – Rio de Janeiro, Brasil
É o Justin Bieber aquele ali na praia de Copacabana?
No Rio de Janeiro, nenhum lugar é mais fácil de avistar celebridades estrangeiras do que o Belmond Copacabana Palace. De Justin Bieber a Miley Cyrus pegando sol, de Will Smith a Helen Mirren e Francis Ford Coppola, todos ficaram no hotel em suas temporadas brasileiras.
É possível também que o Belmond Copacabana Palace inspire a você a fazer como diretor Orson Welles, e jogar uma mesa pela janela; ou reencenar um número de Fred Astaire e Ginger Rogers do filme “Voando para o Rio”, rodado lá. Seja qual for sua inspiração, não tem como o não se sentir uma estrela de cinema nesse hotel bem frente à famosa praia de Copacabana.
Quer mais dicas de o que fazer no Rio de Janeiro? Baixe nosso guia grátis para iPhone na the App Store (disponível em inglês).
Hospede-se no Copacabana Palace
Hotel Monteleone, New Orleans – Louisiana, EUA
Nada mais chique do tomar um coquetel no bar do Hotel Monteleone
Para os fãs de literatura que visitarem New Orleans, ir até o Hotel Monteleone é um programa imperdível. O hotel já foi mencionado em obras de Tennessee Williams e Ernest Hemingway, que já foram hóspedes deste estabelecimento localizado no Bairro Francês. Vale também visitar o Hotel Monteleone pelo bar decorado como um carrossel e pelo extravagante lobby que brilha tanto quanto as celebridades que o frequentam. Situado a uma quadra dos famosos bares de blues da Bourbon Street, não há porque não visitar esse hotel entre uma sessão e outra de jazz.
Hospede-se no Hotel Monteleone
Savoy Hotel, Londres – Inglaterra
Tome um coquetel no Savoy inspirado por seus hóspedes famosos
Quando estiver em Londres, troque os ônibus turísticos na Strand pelos pisos quadriculados do lobby do Savoy Hotel. Dê um pulo no bar e sinta-se como Frank Sinatra ou Katharine Hepburn enquanto toma um coquetel inspirado nos anos 1920 servidos em lindas taças vintage.
Em 1901, o artista então residente no Savoy, Claude Monet pintou o Tâmisa da sua janela do sexto andar. Nos dias de hoje, artistas continuam a ser convidados para montar seus estúdios no lobby. Em anos recentes, podia-se esbarrar, por exemplo, no ator Richard Harris (mais conhecido como Dumbledore), que chamou o Savoy de casa por £6.000 por semana até a sua morte.
Quer descobrir mais coisas legais para fazer em Londres? Baixe nosso guia gratuito para iPhone na the App Store (disponível em inglês).
Reserve um quarto no Savoy Hotel
Fairmont The Queen Elizabeth – Montreal, Canadá
Que tal recriar o “bed-in” de Lennon & Yoko em Montreal?
Em 1969, na suíte 1742 do hotel Fairmont The Queen Elizabeth em Montreal, John Lennon e Yoko Ono gravaram o single “Give Peace a Chance”, rodeado por flores, jornalistas e fotógrafos. O quarto, hoje batizado de Suíte John Lennon & Yoko Ono, presta homenagem ao lendário artista com quadros em preto-e-branco da sessão de gravação do casal. Se você fizer check-in no dia 8 de dezembro, aniversário de morte de John Lennon, espere ver duas dúzias de rosas brancas e vermelhas em frente à suíte.
Hospede-se no The Queen Elizabeth
Raffles – Singapura
A serenidade e os serviços do Raffles farão você se sentir uma estrela
Detalhes arquitetônicos coloniais, recepcionistas elegantes e densos jardins tropicais – fuja da vertiginosa paisagem de Singapura no hotel Raffles. Deixe suas malas e siga para o Long Bar e peça um coquetel Singapore Sling, feito no local pela primeira vez em 1915. Pergunte ao historiador residente do hotel – presente na equipe há 40 anos – para ouvir sobre a longa lista dos ricos e famosos que já deixaram sua marca no Raffles. Ele provavelmente vai contar a história de como durante sua estadia em uma das suítes, o escritor Rudyard Kipling criou o clássico infantil “Mogli, o Menino Lobo”. Outros nomes famosos que recentemente passaram por lá inclui o Príncipe William e Kate Middleton, durante sua visita à Singapura.
Hospede-se no Raffles Singapore
Le Meurice, Paris – França
Le Meurice: não é preciso sair do hotel para jantar com elegância em Paris © Janine Cheung
O opulento Le Meurice fica bem no coração pulsante de Paris, pertinho de locais incríveis como os Jardins de Tuileries e o Museu do Louvre. A estética do hotel é inspirada nos apartamentos reais de Versalhes e por isso, claro, já atraiu verdadeiras lendas ao longo dos anos. Entre seus muitos hóspedes famosos está o pintor Salvador Dalí, que fez do hotel sua casa de inverno por muitos anos. Tamanha era a presença do ícone surrealista espanhol por lá que o hotel deu seu nome a um de seus chiquérrimos restaurantes.
Hotel Nacional de Cuba, Havana – Cuba
Passar pelo Hotel Nacional é como viajar no tempo: hóspedes lendários hospedam-se lá há 87 anos © Bud Ellison
O Hotel Nacional de Cuba é uma das pérolas do bairro de Vedado, na capital Havana, com vista privilegiada para o famoso calçadão de El Malecón. Ao longo de seus 87 anos de história, esse belo prédio em art-déco já hospedou diversas lendas, incluindo o dramaturgo, filósofo e gênio literário francês Jean-Paul Sartre.
Juntamente com sua parceira – a escritora e feminista Simone De Beauvoir – Sartre entrevistou Che Guevara durante a visita dos dois a Cuba em 1960, quando fizeram do Hotel Nacional seu modesto domicílio. Outros hóspedes notórios que passaram pelo hotel incluem Winston Churchill, Marlon Brando, Rocky Marciano e Ernest Hemingway.
Leia mais: Descubra as belezas desse país fascinante com nosso guia completo de viagem a Cuba