preloaddefault-post-thumbnail

Quando bate aquela vontade de viajar e conhecer o destino dos sonhos, nem sempre o bolso compartilha do mesmo entusiasmo. Especialmente se a ideia for passar uma temporada (dias, semanas, meses) fora e os custos com a hospedagem vão pesar no orçamento.

Felizmente o conceito do “work exchange” – algo como intercâmbio de trabalho – está cada vez mais popular mundo afora, incluindo o Brasil. Vários hostels e albergues incentivam a prática de trocar hospedagem por ajuda nos serviços; e em muitos casos, incluindo também refeições, passeios e atividades.

Conheça a seguir 10 hostels no Brasil onde você pode trabalhar viajando!

Local Hostel – Manaus, Amazonas

No coração da Amazônia, o Local Hostel de Manaus é conhecido por sua pegada sustentável e ecológica, da utilização consciente de recursos naturais aos detalhes na decoração. Porta de entrada para a Floresta Amazônica, Manaus recebe visitantes do mundo todo e o hostel – que fica pertinho do Teatro Amazonas e do Largo São Sebastião – oferece hospedagem gratuita em troca de serviço e ideal para quem quer trabalhar viajando pela região. Procura-se mochileiros para ajudar no dia-a-dia do hostel, incluindo troca de camas, limpeza e arrumação de quartos, cozinha, banheiros e áreas comunitárias; colaborar na jardinagem e cultivo de plantas; organizar o happy hour e interagir com os hóspedes. São 30 horas por semana, e inclui café da manhã e uso grátis da lavanderia; além de parceria com agências de viagem e outras hospedagens na Floresta Amazônica.

Hospede-se no Local Hostel

Hostel Central – Ilhabela, São Paulo

Uma das joias do litoral norte de São Paulo, Ilhabela é sonho de muito viajante, com sua riqueza natural, mais de 40 praias e mar verdejante. Pois o Hostel Central dá uma forcinha na hora de montar o orçamento da viagem, oferecendo estadia em troca de trabalho voluntário.

Há opção de trabalhar na recepção à noite, 8 horas por dia e 4 vezes por semana; ou de dia, durante 4 horas por dia, com uma folga na semana. Seus conhecimentos de social media também serão válidos, já que o hostel busca colaboração para atualizar suas redes sociais.

Além de acomodação em dormitório compartilhado, café da manhã e uso de lavanderia, o hostel tem à disposição bikes, caiaques e SUP, descontos em restaurantes e promove passeios de jipe e de barco.

Leia mais: o que fazer em Ilhabela

Hospede-se no Hostel Central

Expresso Curitiba Hostel & Coffee Bar – Curitiba, Paraná

Point dos mochileiros e viajantes independente na capital paranaense, o Expresso Curitiba Hostel possui um restaurante e um terraço dos mais agradáveis. As camas dos quartos compartilhados são em forma de cápsulas e o café da manhã de babar inclui crepes e tapioca.

Os proprietários oferecem hospedagem em troca de ajuda com a limpeza e organização dos quartos, retirada do café da manhã e cobrir folgas da recepção no turno da noite. É ideal ter inglês do intermediário ao avançado, especialmente para lidar com a recepção dos hóspedes internacionais, dando dicas sobre a cidade.

O turno é de no máximo 3 horas por dia, 6 dias por semana. Inclui acomodação em dormitório compartilhado, café da manhã e lavanderia, além de 30% de desconto no CoffeeBar.

Leia mais: o que fazer em Curitiba de graça

Hospede-se no Expresso Curitiba

eHostel – Copacabana, Rio de Janeiro

Em plena zona sul carioca, a poucos cinco minutos da praia mais famosa do Rio de Janeiro (do mundo?), o eHostel é o destino dos mochileiros que querem ficar em Copacabana.

Por ser uma cidade cara, viajar para o Rio de Janeiro pode pesar no bolso; então, nada melhor do que economizar com hospedagem! O hostel oferece estadia em troca dos seguintes serviços: limpeza e organização dos quartos e banheiros; preparação do café da manhã e organização da cozinha; e na recepção e atendimento dos hóspedes (inglês básico).

A carga horária é de 4 horas por dia, com um dia de folga na semana. Inclui acomodação no quarto para funcionários, duas refeições (café da manhã + almoço ou jantar), descontos em tours e ingressos grátis para festas locais.

Leia mais: o que fazer no Rio de Janeiro de graça

Hospede-se no eHostel Copacabana

Cidade Baixa Hostel – Porto Alegre, Rio Grande do Sul

No bairro mais boêmio de Porto Alegre, o Cidade Baixa Hostel orgulha-se de ser “a casa fora de casa” dos que visitam a capital gaúcha. O clima familiar, alegre e descontraído estende-se aos hóspedes e aos voluntários que queiram trocar a hospedagem por colaboração com os serviços do albergue.

No dia a dia do hostel, espera-se ajuda na recepção, na limpeza e para cobrir o turno da noite. Os proprietários também estão em busca de fotógrafos, videomakers e desenvolvedores que possam trabalhar no site do hostel, incluindo blogs, fotos, entrevistas, vídeos e divulgação em geral do hostel e da cidade. Excelente oportunidade para quem quer trabalhar viajando pela região!

A carga horária é de 32 horas, durante 4 dias por semana. Inclui acomodação em dormitório compartilhado, café da manhã e uso grátis da lavanderia.

Pousada Jacarandá – Trancoso, Bahia

A premiada Pousada Jacarandá é sinônimo de conforto na paradisíaca Trancoso. Com piscina, bangalôs e um amplo jardim que ilustra a beleza natural da região, a pousada fica perto do centro histórico e das famosas praias de Coqueiros e dos Nativos. E o mochileiro pode ficar lá em troca de serviços, que variam conforme a sazonalidade. Entre as atividades estão: ajudar a preparar e servir o café da manhã; ajudar no restaurante próprio da pousada; manutenção do jardim e piscina; e check-in e recepção dos hóspedes. Os que tiverem conhecimento de yoga, meditação ou outra atividade zen também são bem-vindos. São 5 horas por dia, durante 5 dias por semana. Além da acomodação em dormitório compartilhado, inclui café da manhã, uso grátis da lavanderia e desconto no restaurante.

Hospede-se na Pousada Jacarandá

Casa do Guardião – Alto Paraíso de Goiás, Goiás

Que tal passar uma temporada na Chapada dos Veadeiros, um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil e Patrimônio Natural Mundial? Porta de entrada da Chapada, o município de Alto Paraíso de Goiás é também considerado místico (por estar cercado de minas de cristais), e a Casa do Guardião é um dos locais preferidos dos viajantes que passam por lá.

Localizado no centro da cidade, o hostel é pequeno (apenas quatro dormitórios), mas aconchegante e com direito a pátio com árvores frutíferas e passarinhos visitantes. E são adeptos ao sistema de “work exchange”.

Quem quiser, pode ajudar na limpeza, jardinagem e na recepção (nas férias do staff fixo). O turno é de 24 horas por semana, com 3 dias de folga. Inclui hospedagem em quarto compartilhado, uso da lavanderia e, em alguns casos, refeições.

Leia mais: os encantos da Chapada dos Veadeiros

Hostel Lençóis Maranhenses – Barreirinhas, Maranhão

Para os aventureiros e apaixonados pelo ecoturismo, o Hostel Lençóis Maranhenses é uma pedida imperdível. Fica no município de Barreirinhas, porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O albergue é comandado por viajantes aventureiros, que também acreditam no trabalho social junto à comunidade. Assim, oferecem hospedagem em troca de serviços como jardinagem e manutenção geral do hostel, que tem apenas dois dormitórios para hóspedes, redes e um quintal para acampamento. A carga horária é de 4 horas por dia, 6 vezes por semana. Também procuram voluntários para ensinar pintura, escultura, desenho e idiomas para a comunidade local.

Hospede-se neste hostel

Piratas da Praia Hostel – Recife, Pernambuco

Instalado a 50 metros da lendária Praia de Boa Viagem, o Piratas da Praia Hostel Co-Working é um dos hostels preferidos dos mochileiros no Recife. O clima é descontraído e o foco da administração é mesmo no compartilhamento de ideias e experiências.

Os viajantes podem se hospedar lá (em quarto compartilhado com o resto da equipe) em troca de ajuda na recepção (turnos noturno ou diurno) e na manutenção do hostel, incluindo limpeza, troca de camas, pintura e decoração. O aspecto social também é priorizado, com divulgação de festas, administração do website e das redes sociais do hostel e levar hóspedes para passeios.

Os que mandam bem no inglês e no espanhol também têm vez: procura-se pessoas para ensinar idiomas aos funcionários, voluntários, comunidade local e hóspedes. A carga horária é entre 28 e 32 horas por semana, e inclui uso da cozinha comunitária e da lavanderia.

Hostel Canasvieiras – Florianópolis, Santa Catarina

Entre tantas e belas praias para escolher em Florianópolis, Canasvieiras é das mais frequentadas, especialmente pelos turistas argentinos e uruguaios, que amam o mar tranquilo e a vida noturna agitada. E o Hostel Canasvieiras é ótima pedida para se hospedar no norte da ilha – e pertinho da praia – sem gastar muito. Aliás, sem gastar nada, para quem quiser trocar hospedagem por serviço. O hostel procura pessoas para ajudar na recepção no turno da noite, de preferência com espanhol intermediário (8 horas por dia, 4 dias por semana); e também folguista e ajudante no café da manhã (6 horas por dia, 6 dias por semana), com espanhol básico. Em troca, receberá acomodação em dormitório compartilhado, refeições (café da manhã e almoço) e uso grátis da lavanderia.

Hospede-se no Hostel Canasvieiras

Deu vontade de viajar? Acesse o blog momondo e leia mais sobre como funciona o trabalho voluntário no exterior; e conheça como é a vida dos nômades digitais que trabalham viajando pelo mundo.

Sobre o autor

momondo PortugalNa momondo, queremos inspirar a curiosidade de cada um. Viajar pode abrir-nos a mente e o coração para um mundo em que as nossas diferenças são uma fonte de inspiração, não de intolerância e preconceito. Parte connosco à descoberta do mundo com dicas de viagem inspiradoras todos os dias e muito mais. Stay curious. Segue-nos no  Instagram e descobre mais dicas inspiradoras.

Explore outros artigos