São Paulo é o verdadeiro paraíso da gastronomia. E não precisa sentar em restaurante chique para aproveitar as delícias que a cidade oferece. Gastando bem pouco você pode experimentar coxinha gourmet, comida japonesa, hambúrguer da melhor qualidade e até um bom vinho nos food trucks. A onda dos food trucks começou há alguns anos em cidades cosmopolitas como Nova York e Copenhagen e chegou em São Paulo com tudo. As vans de comida estão por todos os lados em Sampa.
Os food parks, praças ou terrenos lotados de food trucks lotados de quitutes, viraram moda e são um dos passeios favoritos do paulistano. Seja na hora do almoço, no happy hour ou nos finais de semana, andar pelos food parks não é mais só pela comida, nesses lugares você também encontra muita gente descolada para conversar.
Tem food truck de tudo que você imaginar, massa de madrugada, boeuf bourguignon de rabada e cervejas artesanais. Criatividade não é problema para os chefs de rua. Reserve sua passagem para São Paulo e aproveite as gostosuras que selecionamos aqui para você:
Rolando Massinha
Rolando Massinha, o food truck com massas fabulosas em Perdizes (Crédito: Divulgação)
Tradição é tradição. O Rolando Massinha é um clássico da comida de rua paulistana porque começou muito antes da onda dos food trucks invadir a cidade, em 2008. O caminhão do chef de rua Rolando Vanucci já era o rei das madrugadas paulistanas oferecendo massas bem preparadas no tradicional bairro de Perdizes, zona oeste da capital.
O Rolando Massinha é parada obrigatória para quem sai faminto da balada. E não é comida de bêbado, não, os pratos são super saborosos. O tortelli de carne e o nhoque recheado de quatro queijos são as estrelas do food truck. E não precisa comer em pé, tem mesinhas para sentar com os amigos também.
Se a fome for grande, tem sobremesa ali mesmo. Ao lado do carro das massas tem o food truck Rolando Churrinho, como o próprio nome diz, feito para você adocicar a madrugada de vez.
O sucesso é tão grande que o chef do Rolando Massinha virou uma rede de food trucks espalhados pelo Brasil.
Buzina Food Truck
Buzina Food Truck, o rei dos hambúrgueres (Crédito: Divulgação)
O melhor dos hambúrgueres de rua está no Buzina. O clássico é o cheese salada com cheddar inglês, alface, tomate, cebola-roxa e molho aïoli. Tem também o “buzina” com batatas fritas bem fininhas dentro do pão e linguiça ibérica moída. E tem opção vegetariana bem elaborada: com hambúrguer feito de cogumelo Portobello com arroz negro, acompanhado de alface, tomate e cebola roxa no pão tipo brioche.
Para quem quer comer “comida de verdade” os chefs do Buzina, Jorge Gonzales e Márcio Silva, fazem pratos saborosos, como o frango orgânico ao curry servido com servido com cuscuz marroquino, coentro e chutney de manga. Todo dia tem uma seleção de pratos especiais. Se der sorte você pode dar de cara com um boeuf bourguignon de rabada ou com um arroz de porco.
O Buzina costuma parar em pontos espalhados pela cidade, como a Vila Madalena e o jardim Paulista, e não tanto nas feiras especializadas em comida de rua. Para seguir o food truck no almoço ou jantar é só acompanhar o Buzina no Facebook ou no Instagram e ver onde eles estão estacionados.
Massa na Caveira
Massa na Caveira e seu mascote (Crédito: Divulgação)
Há quem diga que a melhor pizza do mundo não está na Itália, mas em São Paulo. Polêmicas gastronômicas à parte, quem quiser provar uma deliciosa pizza paulistana deve parar o Massa na Caveira. As pizzas são feitas com massa fininha e crocante, recheio no ponto certo e criatividade na escolha dos ingredientes.
O Massa na caveira funciona em uma Kombi com decoração “rock’n’ roll” onde são montadas e assadas as pizzas artesanais em tamanho brotinho. Algumas opções de sabores são a pizza de calabresa com cebola roxa e pimenta dedo de moça, a de abobrinha com cream cheese, parmesão e salsinha, e a de bacon com catupiry e alho frito. Além da charmosa Kombi, o pessoal da Massa na Caveira também está rodando por aí com uma picape de pizzas.
Só Coxinhas
Só Coxinhas, o paraíso para quem gosta de…coxinha! (Crédito: Divulgação)
Provavelmente depois da pizza, a coxinha é a segunda paixão paulistana (ou seria a primeira?). O importante é que as coxinhas ganharam rodas pelo food truck Só Coxinhas. E mais, as coxinhas ganharam outros recheios, como queijo, camarão, doce de leite e até nutella! Para os puristas da coxinha, tem só de frango também.
Tem coxinha para todo o tamanho de fome: a tradicional e copos com 16 mini coxinhas para beliscar com os amigos por R$ 10. Os food trucks de coxinha fazem parte de uma franquia, tamanho o sucesso do negócio.
Veggies na Praça
Veggies na Praça, trazendo opções vegetarianas e com pegada sustentável (Crédito: Divulgação)
Comida de rua tem que ser democrática. Por isso muitos dos food trucks têm opções vegetarianas, mas o Veggies na Praça elevou o conceito. Não entra carne na cozinha deles. Antigos donos de um restaurante vegetariano, os sócios servem hambúrgueres e até pratos como strogonoff de cogumelos. E conta ainda com invenções como as saladas em potes e moqueca de legumes com farofa de castanhas.
Além de não servir carne, o Veggies tem uma pegada sustentável. Eles servem tudo em embalagens recicláveis ou biodegradáveis, só usam produtos orgânicos e têm painel de energia solar para abastecer a cozinha. A agenda do site está sempre atualizada, é só dar uma espiada e seguir o caminhão verde.
Kombier
Kombier, o food truck das cervejas artesanais (Crédito: Danilo Gomes)
Outra opção para harmonizar com os quitutes e refrescar é a Kombier, cheia de cervejas artesanais. A Kombi vende de tudo um pouco: Witbier, Pale Ale, Lager, Pilsen, Fruit Beer e por aí vai. Se você não conhece nenhum desses tipos de cerveja, esta é uma ótima chance de experimentar. O Facebook da Kombier tem a agenda atualizada e dá umas dicas sobre o que esperar do cardápio.
Los Mendozitos
Los Mendozitos é campeão no quesito vinhos (Crédito: Divulgação)
Para harmonizar as delícias que indicamos uma boa opção é o vinho do truck Los Mendozitos. O carrinho azul já é figura carimbada nas melhores feiras de comida de rua de São Paulo. A especialidade, como diz o nome, são os bons vinhos argentinos da região produtora Mendoza.
Os donos do food truck geralmente compram de pequenos produtores e vendem a bebida em taça ou garrafa mesmo. Para saber por onde anda o food truck, é só ir até o site dos Los Mendozitos.
Por que escolher um food truck se você pode ter todos? Os food parks!
Nossa última dica para mergulhar de vez no mundo da gastronomia de rua paulistana são os food parks, as feiras de comida de rua que pipocam em São Paulo. Os food parks reúnem food trucks, food bikes e barracas fixas.
Aos finais de semana, você pode visitar o Marechal Food Park no centro, próximo ao Minhocão, uma avenida elevada que é fechada nos finais de semana e usada para caminhadas e passeios (ou o equivalente paulistano ao High Line de Nova York). Ele funciona em um antigo estacionamento. O clima é descolado e cheia de espaço para sentar com os amigos.
Outro espaço é o Calçadão Urbanóide, na famosa rua Augusta, número 1291, bem próximo à Av. Paulista, que agora é fechada aos domingos e virou a verdadeira praia dos paulistanos. Para quem vai badalar na Augusta, o Urbanóide é ótimo ponto de encontro para um “esquenta”. De quarta à sábado, funciona até meia noite.
Encontre passagem para São Paulo