Os verões nórdicos são tão intensos quanto curtos. Não é de surpreender então que os povos nórdicos desdenhem um pouco da chegada do outono, que começa a fazer os dias serem com menos sol e mais chuvosos. Mas a estação reserva também um charme especial para acompanhar o vento que balança as folhas das árvores: uma seleção invejável de festivais de outono nos países Nórdicos. Confira a seguir alguns dos melhores.
Suécia
Stockholm Jazz Festival, Estocolmo
Música boa ao vivo no Stockholm Jazz Festival. © Sven Tupits
Estocolmo em outubro significa trazer de volta os blusões e cachecóis nas vitrines e nos guarda-roupas. E também marca a volta do anual Stockholm Jazz Festival, criado em 1980 e tido como um dos festivais mais antigos da Suécia.
Ao longo dos anos, músicos respeitados como Stan Getz, Dizzy Gillespie e Angelique Kidjo já passaram pelo festival. Neste ano, nomes como Dianne Reeves, The Souljazz Orchestra e Horncraft estão confirmados. Com diversos palcos recebendo shows durante dez dias, há um pouco para todos os gostos na capital sueca.
Quando: 6 – 15 de outubro
Pesquise passagem para Estocolmo
Stockholm International Film Festival, Estocolmo
Cinéfilos fazem a festa durante o Festival Internacional de Cinema de Estocolmo
Já tendo exibindo mais de 2.000 filmes do mundo todo desde sua modesta inauguração em 1990, o Stockholm Film Festival é realmente surpreendente. Especialmente para os verdadeiros cinéfilos, que se esbaldam na variada programação. A deste ano ainda não foi anunciada, mas pode-se esperar filmes variados e vindos do mundo todo.
Além das sessões, há diversos quizzes, festas, seminários e debates com atores e cineastas.
Quando: 8 – 19 de novembro
Pesquise passagem para Estocolmo
Dinamarca
Kulturnatten (Noite da Cultura), Copenhagen
A Noite da Cultura ilumina as noites escuras de outono da capital dinamarquesa © Sattrup & Høst
Em uma cidade onde lojas e museus fecham relativamente cedo, e onde nessa época do ano, os moradores tendem a ficar em casa, procurando refúgios das tempestades de outono, a Noite da Cultura (Kulturnatten) torna-se algo bastante especial.
Nessa noite, todos os anos, lojas e museus ficam abertos até mais tarde. Muitas instituições geralmente fechadas para o público abrem suas portas, e performances únicas acontecem por toda Copenhagen.
De tours em submarinos a exposições de arquitetura e design, há atividades para todos na Noite da Cultura. A dica para aproveitar ao máximo é comprar um passe para todo o evento (à venda a partir de 2 de outubro).
Além de garantir entrada gratuita para os eventos oficiais, o passeio também dá acesso gratuito ao transporte público durante essa noite especial.
Quando: 13 de outubro
Leia mais: 7 lugares imperdíveis para visitar em Copenhagen
Pesquise passagem para Copenhagen
Define Festival, Sønderborg
Artistas variados sobem aos palcos do Define Festival em Sønderborg @Patricio Soto
Define Festival leva o avant-garde à cidade de Sønderborg, no sul da Dinamarca (e um pouco também à cidade alemã fronteiriça, Flensburg). Um festival curto mas intenso, misturando música clássica e eletrônica, honrando o passado musical e incentivando as novas e experimentais produções do cenário musical local.
Além de inúmeras performances, Define ainda promove workshops, instalações, palestras e outras atividades, com o intuito de criar um diálogo em torno de novas formas de produção musical.
Quando: 10 – 12 de novembro
Pesquise passagem para Hamburgo
Noruega
DølaJazz – Lillehammer Jazz festival, Lillehammer
Não faltam performances incríveis de jazz no Lillehammer durante o outono norueguês
Dølajazz – Lillehammer Jazz Festival é um dos melhores festivais da Noruega, que acontece desde 1978. Conhecido por seu clima intimista, o evento foca em um público amplo, unindo o artista e o espectador. Além da música, os visitantes podem participar de seminários como Jazzincubator – uma plataforma de desenvolvimento de talentos que conecta artistas consagrados com jovens talentos, com o intuito de aprimorar o gênero musical.
Quando: 19 – 20 de outubro
Oslo World Music Festival, Oslo
Um cardápio eclético de música de todos os mundos compõem o Oslo World Music Festival © Bilge Öner
Ritmos e batidas sensuais aquecem Oslo todo mês de outubro durante o World Music Festival. O festival apresenta música de todos os cantos do mundo, com ritmos que vão desde o house sul-africano, hip hop oriental e cúmbia elétrica.
A seleção de artistas deste ano é, mais uma vez, um maravilhoso mix de ecléticos trovadores de todas as partes do planeta; ou seja, para agradar a todos os estilos e gostos.
Quando: 31 de outubro a 4 de novembro
Rakfiskfestival, Fagernes
Comidinhas deliciosas esperam o visitante no festival de frutos do mar Rakfisk em Oslo
Rakfish é um prato norueguês à base de pescados, geralmente feito com truta salgada e fermentada, durante períodos que variam de dois meses a um ano, e depois comida sem cozinhar. Se a iguaria parece apetitosa, voar para Oslo em novembro é a melhor pedida. De lá, siga ao norte por três horas até chegar à cidade de Fagernes, para se esbaldar num festival de frutos do mar.
Fagernes, no leste norueguês, é onde nasceu o Rakfish e, de 3 a 5 de novembro, a cidade recebe o Rakfestival dedicado à famosa iguaria. Cerca de 500 toneladas de Rakfish são consumidas todos os anos na Noruega, com milhares de fãs rumando ao festival para saborear essa delícia salgada e seus acompanhamentos – cerveja escura e a forte aquavita.
Quando: 3 – 5 de novembro
Finlândia
Tampere Jazz Happening, Tampere
Bad Ass Brass Band encantando a plateia do Tampere Jazz Happening © Ville . fi
Fãs de jazz contemporâneo vão se deleitar com as atrações do Tampere Jazz Happening.
Uma programação de alto nível, com nomes tanto locais quanto internacionais, ajudam a aquecer o frio outono finlandês. O nível de experimentação no calendário é tanto, que os organizadores receberam o prêmio European Jazz Network (EJN) por sua Programação Inovadora no começo de 2017.
Quando: 2 – 5 de novembro
Pesquise passagem para Tampere
PianoEspoo, Espoo & Helsinki
PianoEspoo exibe o melhor dos talentos novatos e experientes tantos locais quanto internacionais @ Maarit Kytöharju / PianoEspoo Festival
Apreciadores de piano têm um festival inteiramente focado em piano music no mês de novembro em Helsinki e Espoo – a segunda maior cidade da Finlândia. O Piano Espoo acontece a cada dois anos, e é aberto a maestros e novatos, com uma seleção de performances de clássicos e novidades ao piano, num ambiente íntimo e relaxante.
O festival acontece em diferentes locais, e é uma ótima oportunidade para explorar verdadeiras instituições culturais locais, algumas delas (como a Ritarihuone de Helsinki – a Casa da Nobreza) somente abertas ao público durante eventos como este.
Quando: 3 – 19 de novembro
Leia mais: 14 curiosidades sobre a Finlândia
Pesquise passagem para Helsinki
Islândia
Iceland Airwaves, Reykjavik
Yoko Ono Plastic Band foi um dos grandes destaques de edições passadas do Iceland Airwaves © Þorgils Völundarson
Iceland Airwaves é um dos festivais mais famosos da Islândia, espalhado por várias casas de shows em Reykjavík durante cinco dias de muito movimento e animação. Com foco na nova música islandesa e internacional, e com um clima intimista perfeito para valorizar os novos talentos em ascensão, que ainda não chegaram aos grandes palcos. Hatari, Bistro Boy e Pink Street Boys são algumas das atrações já confirmadas na programação deste ano.
Quando: 1 – 5 de novembro
Leia mais: Um guia para uma road trip de 10 dias pela Islândia
Encontre passagem para Reykjavik