Em um país tão vasto e variado como o Brasil, descrever uma narrativa que crie um retrato real do cotidiano pode ser um desafio. Seguindo os passos dos outros projetos Everyday, o movimento viral de fotos no Instagram Everyday Brasil tenta espalhar conhecimento sobre o Brasil e suas realidades sociais. E ao invés de focar especificamente em uma audiência global, as imagens do Everyday Brasil têm também a intenção de retratar seus próprios cidadãos, exemplificados entre outras coisas pelas legendas tanto em inglês quanto em português. A momondo entrevistou Ivana Debértolis, a fundadora do Everyday Brasil, para entender melhor o trabalho do movimento Everyday Brasil. Também compilamos uma playlist para ajudar a você a entrar no ritmo enquanto passeia pelas incríveis fotos do Everyday Brasil.
Encontre passagens para o Brasil
https://open.spotify.com/user/momondo/playlist/2mHJ1nvjxSjsUf8pnA2rzW
Como começou o Everyday Brasil?
Everyday Brasil foi criado em 2015, seguindo a ideia de outros projetos Everyday como o Everyday Africa e Everyday Iran. Como fotógrafa, rapidamente me dei conta do potencial dos projetos Everyday Everywhere e procurei o pessoal por trás do Everyday Africa. De lá pra cá, as coisas cresceram rapidamente.
Todas as cores e diversidade de São Paulo à noite © Dominik Bo
Quais são os objetivos principais do Everyday Brasil?
Como parte dos projetos Everyday, queremos prover conhecimento às pessoas sobre o nosso país de um modo que evite mostrar uma imagem estereotipada do Brasil. Queremos espalhar esse conhecimento sobre o Brasil real e sobre a realidade do que é a vida aqui, lá fora mas também de forma local. Por exemplo, mesmo para eu que nasci no Brasil e vivo aqui agora, existem muitas coisas em meu próprio país que eu não sei ou aprendi ainda.
Todos podemos aprender mais sobre nosso próprio país. Assim, cada uma das nossas fotos nos leva mais próximo da realidade de vida em diferentes partes do país.
A área do Marrocos é uma ocupação ilegal no centro de São Paulo @ Gabi di Bella & Gui Christ de Gringo Coletivo
Qual é o seu papel no Everyday Brasil?
Sou curadora, responsável principalmente por gerenciar o projeto Everyday Brasil. Delego um pouco dessa responsabilidade para quase 50 fotógrafos espalhados pelo país. Nossa nação é grande e diversa, então mesmo 50 fotógrafos podem parecer muito, mas é um número necessário para documentar as muitas regiões e lugares de maneira natural.
Por essa razão, costumo fazer um pouco de pesquisa para escrever uma legenda criativa e relevante. Esse é um processo de aprendizagem para mim, pois cada vez conheço mais sobre o Brasil. Claro que há muito ainda para aprender e muito mais conhecimento para compartilhar.
Um pescador e sua rede, em Ponta do Leal, Florianópolis (SC)© Paulo Ermantino
Como a diversidade do Brasil é mostrada no processo de seleção de imagens?
Focamos em documentar eventos que tenham relevância no país, como manifestações políticas, feriados nacionais e por aí vai. Todas as imagens são feitas pelos fotógrafos, já que este é um projeto fotográfico que levamos muito a sério.
Vendo como eventos parecidos são retratados diferentemente ao redor do país, é bastante interessante. Nós sempre variamos a localização do nosso material – por exemplo, se publicamos uma foto do Rio de Janeiro, a próxima deverá ser de outra cidade ou estado.
Nesse sentido, sempre tentamos também alternar os fotógrafos o quanto possível. Quem olha para nossa galeria, vê que os temas são todos bastante diferentes.
Uma cena do cotidiano da pequena cidade de Joanes, no Pará © Paulo Ribeiro
Qual é o papel da fotografia em um país tão grande e diversificado como o Brasil?
A fotografia é um jeito de absorver informação de forma rápida. Você pode ver uma foto e rapidamente decifrar sobre o que a foto quer contar. A fotografia é acessível para todos. Hoje em dia, plataformas como o Instagram fazem disso uma realidade.
As celebrações patrióticas na Bahia © Amanda Oliveira
Sempre pensamos cuidadosamente como a fotografia pode trabalhar para contar uma história – as legendas explicam as fotos e é importante que não sejam forçadas para nossa audiência. No fim, o que interessa são as pessoas criarem suas próprias conclusões e fazerem suas perguntas críticas. Nossas fotos são um veículo para esse processo.
Até o transporte público é contagiado pela alegria durante o carnaval em São Paulo © Tuane Fernandes
Na sua opinião, por que as pessoas deveriam viajar para o Brasil?
Pela mesma razão que eu mesma deveria viajar o máximo que pudesse no Brasil – este é um país rico e muito diverso. Algumas vezes parece que há vários países em um só – o cotidiano é muito diferente no sul do que é no norte, por exemplo. O mesmo vale para as pessoas, nossos hábitos e costumes, a gastronomia e por aí vai – tudo varia bastante dependendo do ponto do país onde você está. O Brasil tem problemas como qualquer outro, mas somos um povo orgulhoso e determinado.
As cores e ritmos contagiantes da Festa Junina do Recife © Suannmedeiros
Que impacto o Everyday Brasil já teve e como você vê o futuro do projeto nos próximos anos?
Não sabia que direção as coisas iriam tomar quando começamos o Everyday Brasil. Hoje, ele se tornou um projeto respeitado no país todo – as pessoas nos escrevem diariamente, querendo participar. Ao mesmo tempo, o nosso objetivo de descrever uma realidade social precisa e diversificada através da fotografia também parece ter sido alcançada, o que não necessariamente era o caso logo que começamos.
A bonança depois da tempestade em uma colheita em Pernambuco © Tiago Henrique
Estamos crescendo, mas ainda há muito trabalho para ser feito! Claro que somos muito ativos no Instagram, mas queremos ter uma presença online mais forte e em outras plataformas. Por exemplo, queremos criar uma exposição de algumas das fotos que fizemos ano passado, começando em São Paulo e pelo país como um projeto nacional. A ideia é que um dia o Everyday Brasil se torne um ponto de referência para fotógrafos no Brasil. Gostaríamos que as pessoas pensassem no Everyday Brasil quando pensassem em viajar por aqui. Ao mesmo tempo, queremos replicar Everyday Brasil em forma de livro ou revista. Ou seja, queremos expandir para além do Instagram.
Encontre passagens para o Brasil
Reserve hotel no Brasil