Se a sua ideia de viagem perfeita é entrar em contato direto com a natureza, aproveite as infinitas opções de maravilhosas paisagens naturais que o Brasil tem a oferecer. Adote o ecoturismo como prática de viagem e deslumbre-se com trilhas, cachoeiras, montes, rios, lagos, cavernas e tantas outras belezas. A seguir, veja dicas de 10 dos melhores destinos de ecoturismo no Brasil.
Parque Estadual da Pedra Azul, Domingos Martins (ES)
A formação rochosa que dá nome ao parque tem quase 2 mil metros de altura! © gustavolf
Cartão-postal da serra capixaba, o Parque Estadual da Pedra Azul abriga mais de 1.200 hectares de área de conservação, que inclui diversas trilhas levando a lindas cachoeiras e piscinas naturais escavadas sobre a rocha. A formação rochosa de quase dois mil metros de altura que dá nome à reserva florestal parece mudar de cor de acordo com a incidência da luz solar. Além de várias opções de atividades esportivas e de ecoturismo – rapel, rafting, bóia-cross etc. – o local é um recanto de espécies raras de animais como tamanduá-de-colete, araponga, sagui-da-serra e onça pintada.
Pesquise passagem para Vitória
Parque Nacional da Serra do Cipó (MG)
Trilhas desvendam a incrível vegetação e fauna da Serra do Cipó © jaywphotos
Localizado na Serra do Espinhaço mineira, o Parque Nacional da Serra do Cipó é mais do que “destino de cachoeiras” como alguns se referem. Sim, elas estão lá e são deslumbrantes, mas há inúmeras outros atrativos naturais perfeitos para uma temporada de ecoturismo. A geografia da reserva inclui pequenos cânions cortados por rios de águas limpíssimas, onde pode-se fazer passeios de caiaque. Caminhar por trilhas por entre as rochas cristalinas é outro programa imperdível, sempre de olho nos lobos-guarás, tamanduás-bandeiras e outras espécies raras que habitam o local.
Veja passagem para Belo Horizonte
Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Caravelas (BA)
Aves de todas as espécies habitam no Parque de Abrolhos, na Bahia
Um dos destinos preferidos para os fãs de mergulho, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos guarda a maior formação de corais do Atlântico Sul no Brasil.
O parque abrange diversas ilhas de formação vulcânica, que estão a cerca de 70 km da costa baiana. Dentre elas, só é permitido desembarcar na ilha Siriba, sempre acompanhado de monitores do Instituto Chico Mendes.
As águas verde-azuladas super transparentes exibem toda a beleza dos recifes e corais, além dos cardumes coloridos, tartarugas marinhas e outras espécies. Entre julho e novembro, é comum avistar as baleias-jubarte no trajeto do passeio de barco.
Leia mais: 7 melhores destinos do Nordeste – longe das praias
Pesquise passagem para Salvador
Bonito (MS)
A Gruta do Lago Azul é um dos pontos mais visitados de Bonito, no MS © rosanetur
Claro que Bonito, no oeste do Mato Grosso do Sul, não poderia faltar na lista. Afinal, é considerada nada menos que a capital do ecoturismo no Brasil.
Os atrativos naturais de Bonito beiram o inacreditável: para todos os lados estão cachoeiras, cavernas, grutas e rios com as águas mais azuis e cristalinas que você vai ver na vida. É a chance de praticar esportes como mergulho, rapel, rafting e trekking em cenários que incluem as paradisíacas Gruta da Lagoa Azul, a Cachoeira da Boca da Onça e Lagoa Misteriosa.
Leia mais: saiba o que fazer em Bonito
Busque passagem para Campo Grande
Delta do Parnaíba (MA/PI)
Um banho em uma das 73 ilhas fluviais que compõem o “Delta das Américas” © Otávio Nogueira
Verdadeiro santuário ecológico, o Delta do Parnaíba, ou “Delta das Américas”, compõem-se de cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais entre os estados do Maranhão e Piauí. A paisagem não poderia seria mais exuberante, com manguezais, dunas e fauna e flora riquíssimas.
As principais cidades para explorar a região são Parnaíba (PI) e Araioses (MA), situadas às margens do delta. Não dá para deixar de fazer um passeio de barco pelos igarapés do Rio Parnaíba e seus afluentes, e admirar a vegetação como carnaúbas e o mangue vermelho.
Leia mais: Rota das Emoções, que cruza Maranhão, Ceará e Piauí
Pesquise passagem para Teresina
Parque Estadual de Terra Ronca, São Domingo (GO)
O parque de Terra Ronca tem mais de 60 cavernas incríveis para visitar e explorar © edgarveloso
Para os viajantes que adoram explorar cavernas, a boa notícia é que o Brasil é o quarto do mundo em quantidade, qualidade e extensão delas. Um dos paraísos do gênero é o Parque Estadual de Terra Ronca, na região nordeste de Goiás, com mais de 60 cavernas!
Imagine a sensação de sentir o solo estremece e fazer barulho com os rios que atravessam as cavernas da região (eis a origem do nome do parque!).
A caverna homônima e mais famosa atinge nada menos que 96 metros de altura e 120 metros de largura. O visual espetacular é palco da cerimônia religiosa de Bom Jesus da Lapa, quando o local se transforma em uma verdadeira catedral esculpida pela natureza.
Leia mais: grutas e cavernas mais legais para conhecer no Brasil
Pesquise passagem para Goiânia
Ilhabela (SP)
Praias de água cristalina, montanhas, trilhas e navios naufragados…bem-vindo à Ilhabela!
Um dos destinos mais cobiçados no litoral norte de São Paulo, Ilhabela esbanja belezas naturais, incluindo 40 praias rodeadas de montanhas e Mata Atlântica exuberante.
Os ecoturistas vão encontrar opções das mais variadas por lá. Entre elas, escalar o Pico do Baepi, com 1.048 metros de altitude, por meio de uma trilha que leva de 4 a 5 horas, passando por entre macacos-pregos e jacutingas.
Outro programa imperdível é mergulhar e explorar alguns dos 23 navios naufragados que residem nas águas profundas de Ilhabela. Entre eles, o Príncipe das Astúrias, que registrou o segundo maior naufrágio das Américas, perdendo apenas para o Titanic.
Leia mais: o que fazer em Ilhabela
Pesquise passagem para São Paulo
Fernando de Noronha (PE)
A visão clássica da Ilha Dois Irmãos, no arquipélago de Fernando de Noronha
Patrimônio Mundial da UNESCO, Fernando de Noronha é sonho de viagem de qualquer adepto ao ecoturismo. O arquipélago pernambucano abriga um ecossistema tão rico e variado quanto delicado, por isso a restrição no número de visitantes. Mas chegando lá, o espetáculo é completo, com águas cristalinas à espera de um mergulho entre golfinhos, tartarugas marinhas gigantes e até tubarões. Os meros 17 quilômetros de extensão são tomados por praias que beiram o surreal, como a Baía do Sancho, Baía dos Porcos e a Praia do Leão. Trilhas, surfe, passeios de buggy e de barco…qualquer meio será válido para ver de perto tamanha beleza.
Passagens para Fernando de Noronha
Monte Roraima (RR)
Místico e fascinante: o Monte Roraima é sonho dos aventureiros no Brasil
Cercado de misticismo e fascínio, o Monte Roraima ocupa um platô de 2.734 metros de altitude, um dos pontos mais elevados do Brasil. Localizado no extremo norte de Roraima, na divisa com a Venezuela e a Guiana, é daqueles lugares indicados para os aventureiros e exploradores apaixonados. A paisagem é mesmo deslumbrante, com paredões enormes, cachoeiras, lagos e formações rochosas em formatos curiosos. O monte tem o topo plano, com falésias de até mil metros de altura, inúmeras cavernas e vegetação que inclui as famosas plantas carnívoras. Um parque nacional com área de 116 mil hectares foi instituído em 1989 com o objetivo de proteger o cenário natural único da região da serra do Pacaraíma. No Brasil, está sob a administração do Instituto Chico Mendes.
Pesquise passagem para Boa Vista
Chapada dos Veadeiros (GO)
Trilhas em meio a paredões de pedra e vegetação nativa fazem de Veadeiros um paraíso do ecoturismo © anapaulahrm
No ponto mais alto do Planalto Central – 1.700 metros de altitude – a Chapada dos Veadeiros rapidamente justifica seu status de Patrimônio Mundial da UNESCO quando se chega lá. Com uma paisagem que mistura cânions, rios cristalinos, cachoeiras altíssimas e paredões de pedra, o parque nacional abriga um dos melhores destinos de ecoturismo no Brasil.
São mais de 65 mil hectares, que incluem vegetação nativa e animais ameaçados de extinção como a onça pintada e o cervo do Pantanal.
Para adicionar ainda mais fascínio, o local tem uma fama mística, em função do Paralelo 14, a linha imaginária que atravessa Machu Picchu, no Peru, e que também corta o município Alto Paraíso de Goiás.
Leia mais: os encantos da Chapada dos Veadeiros
Pesquise passagem para Brasília