preloaddefault-post-thumbnail

Aquele tempinho (às vezes tempão) que você espera no aeroporto, seja antes de iniciar a viagem, entre conexões ou retornando para casa, pode ser uma boa oportunidade para aproveitar os Duty Free shops.  Essas lojas ficam em áreas consideradas território internacional, geralmente aeroportos. Por isso os produtos são total ou parcialmente livres de impostos e taxas nacionais.

As lojas Duty Free podem ser encontradas também em outras áreas consideradas internacionais, como portos e navios que viajam por águas internacionais. Algumas vezes é até possível encontrar um Duty Free no meio da cidade, quando a lei do país permite. Por exemplo, na Argentina e no Uruguai existem alguns free shops nas ruas.

Quanto você pode gastar no duty free?

Os limites de gastos nos Duty Free variam de acordo com a lei de cada país onde o viajante está entrando. É bom consultar esses valores nos sites dos aeroportos, sites dos Duty Free de cada país, e em sites de órgãos equivalente à receita federal ou simplesmente perguntar no próprio Duty Free. Para entrar no Brasil, por exemplo, o viajante pode gastar o equivalente a 500 dólares no free shop dos aeroportos.

É importante saber que esse valor limite de 500 dólares que o viajante pode gastar no Duty Free para entrar no Brasil é independente da cota de importação (que são outros 500 dólares em produtos que o viajante pode comprar no exterior).

Ah, lembrando que, se você comprar no free shop na sua viagem de ida para o exterior, suas compras vão entrar na cota de importação normal quando você voltar para o Brasil. A cota de free shop de 500 dólares para entrar no Brasil deve ser gasta nas lojas do Brasil, no momento da chegada.

Então, ao todo, você pode entrar no Brasil com 1.000 dólares em compras. Nada mal!

Duty Free no aeroporto de Zurich, na Suíça.

Existe um limite de produtos para comprar no free shop?

Sim, outra vez, varia de acordo com o país em que você está entrando. A dica é consultar nos sites da Receita Federal (ou equivalente) de cada lugar. Para entrar no Brasil, o viajante pode comprar no Duty Free:

  • 24 unidades de bebidas alcoólicas, observado o quantitativo máximo de 12 unidades por tipo de bebida;
  • 20 maços de cigarros de fabricação estrangeira;
  • 25 unidades de charutos ou cigarrilhas;
  • 250g de fumo preparado para cachimbo;
  • 10 unidades de artigos de banho (cosméticos);
  • 3 unidades de relógios, máquinas, aparelhos, equipamentos, brinquedos, jogos ou instrumentos elétricos ou eletrônicos.

O que comprar no Duty Free?

Sabendo que você tem 500 dólares para torrar nos free shops livres de impostos, é hora de aproveitar. Os campeões de vendas nos Duty Free do Brasil são perfumes, cigarros, bebidas alcoólicas, bolsas, óculos e eletrônicos, principalmente material fotográfico. E faz sentido, porque os esses itens importados costumam chegar com o preço bem salgado nas lojas normais, graças aos altos impostos de importação.

Você pode reservar

Isso mesmo, nos Duty Free do Brasil é possível fazer reserva de produtos antecipadamente. Isso ajuda muito quando você tem pouco tempo ou encomendas de amigos. A reserva pode ser feita por telefone ou internet, não custa nada a mais e ainda é possível ter descontos em alguns produtos. Você chega na loja e está tudo lá te esperando. É só pagar. Para saber mais sobre como fazer a reserva é só consultar o site do Dufy Free.

Os Duty Free mais legais do mundo

Difícil escolher com tantos aeroportos e variedades. Mas selecionamos aqui os free shops mais interessantes para você conhecer:

1. Aeroporto Internacional de Dubai (DXB)

Duty Free no Dubai International Airport

Este é um dos aeroportos mais movimentados do mundo e, claro, um dos que mais vende produtos em Duty Free shops. As lojas estão em todos os terminais. Geralmente elas oferecem bons descontos em feriados, como no fim do Ramadam – o mês sagrado para os muçulmanos. Tem até carro importado e luxo a venda.

2. Philippines Fiestamall

Está localizado próximo ao aeroporto Ninoy Aquino, é o único shopping center estilo free shop do mundo. Os produtos vendidos são em sua maioria importados. Turistas e filipinos em viagem de retorno podem visitar e comprar neste shopping, basta apresentar a documentação de viagem.

3. Aeroporto Heathrow de Londres (HLR)

Duty Free no aeroporto de Heathrow, em Londres.

O aeroporto mais movimentado da Europa também tem um dos maiores free shops do continente. É possível fazer cartão fidelidade para os viajantes que passam frequentemente por lá e ainda reservar produtos antecipadamente como no Brasil.

E já que você vai passar um tempinho fazendo compras, por que não aproveitar para conhecer por um dos 10 aeroportos mais legais do mundo?

Agora que você já sabe as melhores dicas de como comprar no Duty Free, pesquise passagens aéreas baratas e reserve hotel para o destino que escolher. E ainda pode usar o guia momondo places para pesquisar o que fazer – além das compras de free shop em alguns destinos selecionados. Pronto para as compras?

Sobre o autor

momondo PortugalNa momondo, queremos inspirar a curiosidade de cada um. Viajar pode abrir-nos a mente e o coração para um mundo em que as nossas diferenças são uma fonte de inspiração, não de intolerância e preconceito. Parte connosco à descoberta do mundo com dicas de viagem inspiradoras todos os dias e muito mais. Stay curious. Segue-nos no  Instagram e descobre mais dicas inspiradoras.

Explore outros artigos