Os lugares mais famosos do mundo não são famosos à toa – são incríveis, os mais postados nas redes sociais e, consequentemente, desejados pelas pessoas. Porém, é comum que esses lugares acabem se tornando mais caros para visitar e mais lotados – um balde de água fria para quem gosta de viajar.
A boa notícia é que ainda está cheio de lugares lindos e pouco explorados pelos viajantes. São destinos diferentes pelo mundo (ou destinos exóticos, como quiser chamar) que a maioria das pessoas esquecem de incluir no roteiro de suas férias. Eles não são menos bonitos; são apenas menos conhecidos.
Mas para te ajudar, preparamos uma lista de lugares diferentes (ou exóticos) pelo Brasil e pelo mundo. Confira:
Lugares diferentes pelo Brasil
Ilha de Marajó, no Pará
Todo mundo fala de Alter do Chão, no Pará, mas pouca gente lembra da Ilha de Marajó. E o que coloca o lugar na lista de mais diferentes pelo Brasil é uma mistura de fatores. O rio se encontra com o mar o tempo todo, tanto que você chega a ficar confuso se a praia onde você está é um, ou outro. Os búfalos ficam rodando pela cidade inteira como se fossem cachorros – super normal você sair da pousada e se deparar com um deles. Para chegar na Ilha de Marajó, é necessário fazer uma viagem de barco de três horas saindo de Belém que leva você até Soure – a cidadezinha mais interessante de Marajó.
Busque voos para Belém
Busque hospedagem em Soure
Chapada das Mesas, no Maranhão
É a chapada que os brasileiros costumam esquecer que existe, por isso entra na lista dos destinos diferentes pelo Brasil para viajar. Não deixa nada a desejar quando comparada às chapadas mais famosas. Águas cristalinas, trilhas, cachoeiras e contato com a natureza – está tudo incluído. Localizada em volta da cidade de Carolina, no interior do Maranhão, pode não ser muito fácil de chegar, mas a recompensa vai ser grande. Um dos destaques é o Poço Azul e Encanto Azul – duas lagoas de água transparente e fresquinha para o calor do nordeste.
Leia também: Chapada dos Veadeiros e seus encantos
Chapada Diamantina, o paraíso do trekking
Busque voos para São Luís
Busque hospedagem em Carolina
Nobres, no Mato Grosso
Muitos brasileiros nem sabem da existência de Nobres, a versão desconhecida (e mais barata) de Bonito. E isso coloca Nobres na lista dos lugares diferentes para visitar no Brasil. Localizado a 124km de Cuiabá, não vão faltar na sua viagem águas cristalinas, flutuações, grutas e cavernas (que podem fazer com que este seja considerado um destino exótico para alguns).
Para realizar os passeios, o ideal é que você contrate umas das agências de turismo da cidade. Como as atrações costumam ficar distantes do centro, para circular é necessário alugar um carro ou contratar um traslado à parte. Nobres é perfeita para quem gosta de natureza e fazer atividades de aventura, mas quer evitar os lugares onde todo mundo vai.
Busque voos para Cuiabá
Busque hospedagem em Nobres
Serra da Capivara, no Piauí
Por essa pouca gente esperava. Sabe aqueles desenhos nas pedras feitos por homens da caverna? Nós temos no Brasil. E mais: temos a maior concentração desse tipo de desenho ao ar livre do mundo. Está tudo protegido lá no Parque Nacional da Serra da Capivara, mas você pode visitar esse que é um dos lugares mais diferentes do Brasil e se encantar com uma paisagem que talvez você não soubesse que existia por aqui – um conglomerado de rochas enormes que lembram o Arizona, num clima árido do sertão.
A cidade-base para visitar o parque é São Raimundo Nonato que, só para você ter uma ideia, fica a 510km de Teresina e 380km de Petrolina. O parque é super bem conservado e as estradas para chegar lá também. E para surpreender ainda mais, lá você vai encontrar o moderno e organizado Museu do Homem Americano que tem o objetivo de divulgar a importância do patrimônio deixado pelo povo pré-histórico.
Se isso não é destino diferente pelo Brasil, eu não sei o que é…
Busque voos para Teresina
Busque hospedagem na Serra
Lugares exóticos pelo mundo
Tunísia, no norte da África
Aqui pelo Brasil a gente não dá muita bola para a Tunísia. Por isso que dá para incluí-la na lista de destinos exóticos pelo mundo. Localizada no norte da África, fica fácil de ir quando você emenda com uma viagem à França ou Itália. Inclusive, muitos cruzeiros pelo mar mediterrâneo costumam passar pelo país. A maioria das praias da Tunísia são de água azul turquesa com clima paradisíaco – tudo o que você precisa no verão quente e seco do país. Mas, além das praias, é um destino com muita história e cultura.
Como em toda cidade árabe, a capital Túnis tem uma medina que é a cidade antiga ou centro antigo. Mas aqui a medina é protegida como Patrimônio Mundial da Unesco. Nela você vai encontrar mais de 700 monumentos incluindo palácios, mesquitas e mausoléus. E o que é imperdível? Se perder entre os mercados, chamados na cultura árabe de souk.
Busque voos para a Tunísia
Busque hotéis na Tunísia
Penang, na Malásia
A Malásia por si só já é considerada um destino exótico. E quando você sai da moderna capital Kuala Lumpur, pode encontrar lugares mais diferentes ainda. É o caso da região de Penang, onde as culturas malásia, chinesa, indiana e britânica se encontram no norte do país. Georgetown, a principal cidade da região, é considerada Patrimônio Mundial da Unesco. É uma cidadezinha que parece não ter nada e por isso é surpreendente.
Durante o dia você pode conferir as famosas street arts do lugar, as casas coloniais de arquitetura chinesa e os templos. O legal de Georgetown é que as culturas e religiões se encontram e convivem numa boa – muçulmanos, cristãos, hindus, budistas, confucionistas e até judeus. À noite, a rua principal recebe as famosas barraquinhas de gastronomia que misturam principalmente chinesa com malásia. É tudo tão barato que você vai querer experimentar mais de um prato – e deve. A culinária da região é famosa.
Busque voos para a Malásia
Busque hotéis em Penang
Pai, na Tailândia
Pouca gente se dá ao trabalho de pegar uma van de três horas de viagem partindo de Chiang Mai, na Tailândia, passando por montanhas e precipícios até chegar à cidadezinha de Pai. Não é apenas um dos destinos mais diferentes do mundo como também um dos mais inusitados da Tailândia. Por ficar numa montanha, Pai tem clima mais ameno do que a maioria dos lugares do país, sendo perfeito para descansar depois do caos e calor de Bangkok.
Para rodar pela cidade, você pode alugar uma mini-moto e visitar cachoeiras, budas e monumentos – não há maneira mais gostosa de explorar a Tailândia do que em cima de uma moto fazendo sua própria rota. Massagens diárias (e baratas) são bem-vindas em Pai. E para comer e socializar, no fim do dia, a rua principal recebe uma feirinha de comidas típicas de toda a Ásia e artesanato.
Busque voos para a Tailândia
Busque hotéis em Tai
Leia também: 10 destinos imperdíveis para visitar em uma viagem para a Ásia
Jose Ignacio, no Uruguai
Bem ao lado da badalada Punta del Leste, Jose Ignacio não recebe a mesma fama. Com praias desertas de areia branca, vegetação peculiar e o charme da Laguna Garzón, esse é um dos destinos diferentes para viajar pela América do Sul e talvez o mais bonito do Uruguai.
Em Jose Ignacio, ao contrário dos outros destinos apresentados nessa lista, as coisas não são tão baratas assim. Os hotéis são exclusivos e os restaurantes são pé na areia – tudo providenciando uma experiência uruguaia diferentona. Mas é possível encontrar acomodação acessível e, você sabe, para tomar uma taça de vinho numa praia deserta você não precisa pagar nada, e ainda volta com uma experiência inesquecível.
Busque voos para o Uruguai
Busque hotéis em Jose Ignacio