Já parou para pensar na quantidade de destinos na América do Sul que são incríveis e estão bem aqui, pertinho da gente? Pois é! Você não precisa ir tão longe e nem gastar muito para ter grandes experiências de viagem!
A língua pode até não ser a mesma, mas as veias abertas de todos os países latinos mostram que, sim, temos muito em comum. Como brasileiro, o mais interessante de viajar na América do Sul é justamente isso: poder observar nossas diferenças mas, principalmente, as semelhanças que nos tornam parte desse todo.
Aliás, como anda o portunhol? Já começa a treinar e vamos explorar nosso continente!
1- Bogotá, Colômbia
Bogotá é a capital e a porta de entrada para a Colômbia, um país surpreendente e alegre que deveria entrar logo na sua lista de destinos na América do Sul para conhecer.
Antes de seguir viagem rumo à costa do Caribe colombiano, vale a pena separar uns dias para conhecer Bogotá. Dentre as experiências que a cidade proporciona, podemos destacar os bons cafés por todos os cantos, o fim de tarde no Cerro Monserrate e várias festas animadas para bailar de noite!
Ainda não se convenceu? Então dê uma lida nesse post, onde falamos mais de Bogotá e de outros destinos maravilhosos na Colômbia!
Buscar voos para Bogotá Buscar hotéis em Bogotá
2- Lima, Peru
O Peru é um dos principais destinos de viagem pela América do Sul e não é para menos! Enquanto em Machu Picchu (neste post damos dicas para explorá-lo) a natureza e os segredos das civilizações Incas são o grande atrativo, na capital Lima o que se destaca é a gastronomia local.
Existem muitos restaurantes premiadíssimos e de diferentes especialidades por lá, sendo um destino cada vez mais procurado por foodies. Para quem está com o orçamento apertado, pode ficar tranquilo que tem opções para todos os bolsos!
Além dos restaurantes, Lima também tem vários museus e programas culturais interessantes, como o Museu Larco, e passeios ao ar livre, como o sítio arqueológico Huaca Pucllana e o Parque del Amor à beira-mar.
Buscar voos para Lima Buscar hotéis em Lima
3- Buenos Aires, Argentina
Rivalidade? Ah, deixa isso de lado! Tem muito o que ver e fazer na Argentina, inclusive temos dicas neste post! É um destino bastante popular entre brasileiros fazendo turismo na América do Sul. A terra do tango e da parrilla é uma capital charmosa, perfeita para passeios a pé e experiências gastronômicas.
E tem mais: com diversas opções de passagens baratas, a proximidade e o custo acessível fazem de Buenos Aires uma ótima opção para a sua primeira viagem internacional!
Aproveite que já está por lá e não deixe de conhecer também Mendoza e suas vinícolas. Para quem tem mais tempo, vale muito a pena explorar a Patagônia argentina e as montanhas ao Norte do país. São paisagens únicas!
Buscar voos para Buenos Aires Buscar hotéis em Buenos Aires
4 – Santiago, Chile
Seja você um aventureiro ou um bon vivant que gosta de conforto, pode ter certeza que vai encontrar seu lugar no Chile. As opções de lazer no país são muito ecléticas, desde a gastronomia de ponta até trekkings incríveis. Além disso, a terra de Pablo Neruda inspira poesia por todos os cantos!
Na capital Santiago, a boa é subir nos Cerros para ver a cidade do alto com as Cordilheiras dos Andes ao fundo, bater perna por aí e comer muitíssimo bem. Não deixe também de esticar até as cidades litorâneas, como as coloridas Valparaíso e Vina del Mar.
Já no quesito ecoturismo, a geografia inusitada do Chile é um prato cheio para quem gosta de apreciar a natureza em todas suas formas. Em uma mesma viagem, é possível conhecer destinos da América do Sul bem diferentes entre si, como o icônico Deserto do Atacama (tudo sobre o Atacama neste post), e a sempre aberta a aventureiros Patagônia chilena.
Por isso, nossa dica é ir com tempo para desbravar bastante e aproveitar ao máximo sua estadia no Chile!
Buscar voos para Santiago Buscar hotéis em Santiago
5- La Paz, Bolívia
Assim como Santiago, a capital da Bolívia também é rodeada de montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes. Tanto os teleféricos quanto os mirantes são excelentes opções para enxergar La Paz de cima, mas atenção: a altitude pode causar mal-estar no início, então antes de começar a fazer atividades que exigem muito esforço, o ideal é esperar até que seu corpo esteja mais ambientado.
Nos primeiros dias, opte pelos passeios no Centro Histórico e pelos mercados de rua, como o Mercado de las Brujas. É uma boa forma de começar a perceber certas particularidades culturais da Bolívia e a ter noção de preços que, diga-se de passagem, são baixos e atrativos quando comparados com outras capitais da América do Sul!
Inclua no seu roteiro também o Valle de la Luna, a apenas 1h de La Paz. O ideal é pensar em La Paz como uma boa base para explorar os arredores e depois seguir viagem até outras partes do país, como Copacabana e o Lago Titicaca e, claro, o deserto de sal Salar del Uyuni. Nesse caso, a dica é optar por pacotes turísticos!
Buscar voos para La Paz Buscar hotéis em La Paz
6- Montevidéu, Uruguai
O Uruguai é um país tranquilo que surpreende pela sua simplicidade. A capital, Montevidéu, apresenta bons índices de qualidade de vida e são muitos os visitantes que decidem (ou pelo menos pensam) em ir morar lá depois de uma viagem.
Não deixe de visitar o Centro Histórico e o bairro Ciudad Vieja, onde você pode caminhar sem rumo definido e parar em pontos de interesse como o Palácio Salvo e a Plaza Independencia.
Já no litoral, Punta del Este tem boa infraestrutura turística e cartões-postais famosos como a Plaza de los Ingleses e o monumento La Mano. Inclua na sua listinha também a experiência de assistir o pôr-do-sol da Casapueblo, enquanto ouve um poema do artista, e antigo dono da casa, Carlos Páez Vilaró sendo narrado simultaneamente.
Buscar voos para Montevidéu Buscar hotéis em Montevidéu
7- Brasília, Brasil
Em comparação às outras capitais da América do Sul, Brasília pode ficar atrás no que diz respeito aos monumentos históricos. Afinal, a cidade foi construída no final dos anos 50 já com a intenção de se tornar capital.
Mas isso não significa que não seja uma cidade interessante para se visitar, seja por curiosidade em relação à política ou pela arquitetura e inúmeros espaços ao ar livre que possui.
Para visitas mais didáticas, aposte nos tours guiados que são oferecidos nos prédios oficiais, como o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaraty.
Quando o assunto política te cansar, vá curtir um fim de tarde no bem-cuidado Parque da Cidade e passear pelas praças. Como já era de se esperar de uma cidade de negócios, a gastronomia de alta qualidade também é um dos seus pontos altos.
Além disso, Brasília serve de base para conhecer a Chapada dos Veadeiros e as belezas do cerrado brasileiro. Planeje sua viagem com atenção ao clima para evitar surpresas, já que as estações seca e chuvosa são um ponto bem particular daquela região.
Buscar voos para Brasília Buscar hotéis em Brasília
8- Rio de Janeiro, Brasil
A Cidade Maravilhosa dispensa apresentações, mas é sempre bom lembrar que não precisamos nem sair do Brasil para fazer viagens incríveis! Tanto que muitos estrangeiros colocam a cidade em seu roteiro quando decidem viajar na América do Sul, fazendo do Rio um destino cosmopolita onde podemos falar todas as línguas!
Embora não seja mais desde 1960, o Rio foi a capital do país por muito tempo e hoje em dia ainda é a cidade brasileira mais famosa mundo afora. E não é por acaso: o Rio é um destino bem completo, que oferece todo tipo de experiências aos seus visitantes!
Desde a sua programação cultural intensa até as praias e pontos turísticos clássicos, como o Cristo Redentor e o Bondinho do Pão de Açúcar, não faltam opções para curtir a vida no Rio! Você pode conferir mais dicas neste post!
Buscar voos para o Rio Buscar hotéis no Rio
E aí, se animou em fazer uma viagem pela América do Sul? Então aproveite para conferir também esse post com dicas para o seu mochilão na América do Sul e as nossas sugestões de destinos baratos para 2019.
Ah, e conte sempre com a momondo, tanto para buscar inspirações na hora de escolher o próximo destino como para planejar sua viagem! 😀
Esta publicação sobre dicas de destinos na América do Sul foi escrita pela Manuela Hollós, do blog When in Rio. Para outros conteúdos escritos pela Manuela, você pode seguir os seus perfis no Instagram: @blogwheninrio e @manuelahm.