Mas a momondo está aqui para te inspirar! Unindo cultura popular e belezas naturais, viajar para o Nordeste brasileiro é uma oportunidade de entrar em contato com a nossa história através de experiências incríveis.
Continue lendo para ver as dicas que preparamos para você!
Planejando sua viagem para o Nordeste:
Informações úteis
Como o turismo é uma das principais atividades econômicas da região, a estrutura turística do Nordeste pode ser melhor do que você imagina!
A dica é montar a sua base em cidades estratégicas e depois ir explorando os arredores, com mais segurança e com o apoio de informações locais. Nos trajetos internos, o ideal é alugar um carro para ter mais liberdade e conforto.
Planejando sua viagem:
Qual a melhor época para ir?
Por serem destinos de praia, o Verão (Dezembro a Fevereiro) é naturalmente a alta temporada nas cidades do Nordeste brasileiro. Portanto, é nessa época que os lugares vão estar mais cheios e os preços mais altos.
Caso tenha flexibilidade para ir no contrafluxo, maravilha! Mas atenção: isso também pode significar encontrar menos oferta de serviços, principalmente em locais mais rústicos. Muitos estabelecimentos nem funcionam!
O que fazer no Nordeste:
Monte seu roteiro!
Bahia: do Sul ao Norte
Retratada em milhares de músicas brasileiras, a Bahia é uma terra mágica que tem um axé próprio. Só indo mesmo para entender!
O aeroporto de Porto Seguro (BPS) é bem conectado com a malha do país e serve como ponto de partida para uma viagem pelo Sul do Estado. Antes de se jogar na areia da praia, vale a pena tirar um dia para conhecer o Centro Histórico, experimentar comidas típicas e aproveitar um lado mais cultural da viagem.
Se você é daquelas pessoas que gostam de curtir os seus dias de descanso se desconectando do mundo, não deixe de conhecer a Vila de Caraíva e a Praia do Espelho! A 70km de Porto Seguro, o encontro do rio com o mar e a vibe tranquila do lugar são convites irrecusáveis para se desconectar do mundo.
A partir de Salvador ou de Ilhéus, é possível conhecer praias incríveis em Morro de São Paulo, na Ilha de Boipeba, Península de Maraú, entre muitas outras.
Ah, não se engane: só o litoral da Bahia tem 1.100 km de extensão, então leve isso em conta caso esteja planejando uma viagem maior sobre rodas 😉
Busque voos para Salvador
Busque Hotéis em Salvador
Pernambuco: Recife e Olinda
Berço dos mais variados ritmos brasileiros e conhecido pela efervescência da sua vida cultural, o Recife é apaixonante. Se você tiver a oportunidade de conhecer durante a época de pré-Carnaval ou Carnaval, melhor ainda!
Na chegada, comece a se ambientar caminhando sem grandes planos pelo Recife Antigo. Por ali você pode conferir um pouco mais sobre a história do frevo e do Carnaval pernambucano no Paço do Frevo, admirar as construções históricas do bairro e finalizar o dia com um passeio de catamarã ao pôr-do-sol pelo Rio Capibaribe.
Separe também, pelo menos, um dia inteiro para gastar suas pernas no sobe-e-desce das ladeiras do Bairro Alto em Olinda – a cidade meio vizinha, meio irmã de Recife.
Quer mais um motivo para visitar Pernambuco? São tantos, mas aí vai mais um: visitar a famosa Praia dos Carneiros, que tem uma linda capela à beira-mar garantindo um cenário totalmente único no mundo.
Busque voos para Recife
Busque Hotéis em Recife
Rio Grande do Norte: Natal
Natal, capital do Rio Grande do Norte, é outro destino clássico do Nordeste Brasileiro que merece entrar nos seus planos. A região é mais conhecida pelas suas enormes dunas de areia e é bastante procurada para viagens em família.
Se você já está aí pensando no seu roteiro, é super possível conhecer Natal, João Pessoa e Recife na mesma viagem. São pouco mais de 300 km de distância entre elas, somando as três cidades.
Busque voos para Natal
Busque Hotéis em Natal
Paraíba: João Pessoa
Menos visitado, o Estado da Paraíba também conta com um litoral de respeito e muita riqueza cultural. Na capital João Pessoa, um programa imperdível é a experiência de curtir o pôr-do-sol na Praia do Jacaré, seja da mureta ou em um passeio de barco.
Todos os dias o sol é reverenciado, com direito a um saxofonista tocando “Bolero de Ravel” ao vivo, em fina sintonia com os movimentos do Astro-Rei. A iniciativa partiu do próprio músico há quase 20 anos, mas acabou se tornando uma verdadeira tradição de João Pessoa.
Já no campo das experiências naturais, vale a pena se programar para sentir a energia da Ponta do Seixas – o ponto mais ao Oriente de todo o continente americano!
Alagoas: Maceió e Maragogi
Imagina a sensação de andar de buggy pelas areias de uma praia no litoral de Alagoas, com seus 50 tons de azul?
De todos os Estados citados na lista, esse é o que mais precisa de apoio na estruturação turística. Nesse caso, um bom planejamento é ainda mais importante para você fazer uma viagem tranquila e sem grandes imprevistos.
Mas as eventuais dificuldades compensam, e muito: as praias de Alagoas são tão maravilhosas que fazem você se perguntar qual o sentido daquela expressão “Caribe brasileiro”.
Pois é, a beleza do nosso litoral não fica atrás das tão sonhadas praias e ilhas caribenhas! E aí, vamos valorizar mais nossas pratas da casa?
Esta publicação sobre o Nordeste Brasileiro foi escrita pela Manuela Hollós, do blog When in Rio. Para outros conteúdos escritos pela Manuela, você pode seguir os seus perfis no Instagram: @blogwheninrio e @manuelahm.