Um lindo nascer do sol pode tornar até o mais preguiçoso dos notívagos alguém capaz de acordar cedo e celebrar a manhã. De um acordar gelado no Polo Ártico até um amanhecer vermelho no deserto da Jordânia, nós selecionamos 18 destinos incríveis para ver o nascer do sol em suas mais belas formas ao redor do mundo.
Então ligue o despertador, acorde cedo e prepare-se para começar o dia saudando o Astro-Rei de uma forma muito especial.
Ilha Taveuni, Fiji
Exatamente na linha longitudional de 180 graus, Fiji é um dos primeiros lugares do mundo a ver o sol nascer todos os dias. A imaculada Ilha Taveuni (também conhecida como Garden Island) prepara o pano de fundo perfeito para ver o amanhecer, com florestas tropicais e praias desertas escondidas da civilização. Depois que o sol se mostrar por completo, dê um mergulho e encante-se com o misto de vermelho, laranja e rosa dos corais espalhados ao longo dos recifes.
Bryce Canyon, Utah, EUA
Ostentando a maior coleção de “hoodoos” (pirâmides de terra ou “chaminés de fada”) do mundo – colunas rochosas erodidas pelo vento –, o Bryce Canyon lembra de longe uma série de arranha-céus de pedra. Saúde o novo dia do alto da Rim Trail, ou siga até o apropriadamente apelidado de “Sunrise Point” (ponto do amanhecer) para ver as mais belas vistas do cânion inteiro. Vai estar cheio, mas com espaço para todo mundo – se conseguir, tente achar um espaço com vista sobre o lado oeste do cânion.
Tulum, México
Nesse caso, não precisa programar o despertador em Tulum, basta seguir a multidão que se junta à beira-mar para assistir ao sol nascer todos os dias. O oásis costeiro de Tulum atrai viajantes espirituais o ano todo para ver o sol cortar o horizonte em frente das Ruínas Maias de Zama, conhecida como a Cidade do Amanhecer. Desvie o olhar do oceano por um minuto e observe, atrás de você, a luz da manhã colorindo em tons de laranja as belas ruínas do templo El Castillo.
Stonehenge, Inglaterra
Que lugar melhor para ver o sol nascer do que um monumento inteiramente pensado para celebrar o sol? Reserve com antecedência se quiser caminhar por dentro do perímetro desse histórico círculo de pedras – e chegue o mais cedo possível para apreciar a luz mudando na sua frente. Todo amanhecer em Stonehenge é de tirar o fôlego (dependendo do tempo), mas em especial os amanheceres dos solstícios, quando o sol alinha-se perfeitamente com os gigantes trilitos de pedra.
Encontre passagem para Londres
Wadi Rum, Jordânia
Com sua areia e formações rochosas vermelhas, Wadi Rum lembra tanto o planeta Marte que Matt Damon foi levado para lá para rodar o filme em que ele interpreta um astronauta perdido no Planeta Vermelho. Explore o vale de granito e arenito em um passeio de carro ou de camelo, e assista a paisagem se tornar rosa e púrpura quando o nascer do sol colorir o céu. Se viajar logo cedinho não é a sua melhor ideia, acampar na noite anterior pode ser uma opção – a sensação de dormir sob as estrelas do deserto será algo de outro mundo.
Machu Picchu, Peru
O nascer do sol aqui será algo como em nenhum outro lugar – mas você vai precisar rezar para que ele consiga aparecer por trás das nuvens. Manhãs cinzentas são comuns por lá, então seja paciente e espere as nuvens se dissiparem: ver os raios de sol revelarem lentamente a cidade perdida dos incas e suas montanhas ao redor valerá toda e qualquer espera.
Já os desbravadores da Trilha Inca costumam chegar à Porta do Sol de Machu Picchu, com suas famosas vistas no quarto dia de viagem. Mas dá também para chegar bem pertinho da vista indo de ônibus, desde a cidade de Aguas Calientes.
Leia também: 9 dicas essenciais para sua viagem para Machu Picchu
Monte Kilimanjaro, Tanzânia
Escalar o Monte Kilimanjaro é um enorme desafio que vem com a chance de ver um dos mais lindos amanheceres do mundo. No Barafu Camp, sua subida começa no meio da noite, e você seguirá rumo ao topo no ritmo do sol nascendo. Aprecie as incríveis vistas panorâmicas das nuvens cinzas e púrpura, interrompidas apenas pela bela paisagem entrecortada logo abaixo.
Do topo do Kili – a 5.895 metros acima do nível do mar, algo como 7 vezes o tamanho do prédio do Burj Khalifa em Dubai, o mais alto do mundo – será o momento perfeito para refletir a vida e encantar-se com a vista incomparável.
Faça uma conexão em Nairobi ou Dar es Salaam, os aeroportos internacionais mais próximos.
Encontre passagem para Kilimanjaro
Svalbard, Noruega
Não exatamente um nascer do sol, nem um por do sol – não há sol como o sol da meia-noite. Entre maio e agosto, Svalbard vive o “amanhecer perpétuo”, quando o sol paira severamente sobre a margem do mundo. O amarelo e o vermelho estão em abundância, e as cores parecem especialmente fortes por lá, assim como as sombras que parecem ainda maiores e mais dramáticas.
O céu muda drasticamente enquanto a luz reflete sob as nuvens, fazendo de um mergulho à meia-noite ou uma caminhada pelas geleiras experiências ainda mais memoráveis.
Faça uma conexão em Oslo, o aeroporto internacional mais próximo.
Encontre passagem para Longyearbyen
Vermilion Lakes, Alberta, Canadá
Os Vermilion Lakes, em Banff, são tão claros e limpos que ao refletirem o sol criam uma paisagem espelhada absolutamente incrível – ainda mais por estarem em contraste com os picos nevados do Monte Rundle ao fundo. Em uma manhã clara, o sol surge com tons de laranja, vermelho e cor-de-rosa, que cobrem os picos gelados sob ele. Certamente, será um dos mais belos amanheceres que você verá na vida.
Encontre passagem para Calgary
Joshua Tree National Park, Califórnia, EUA
Caracterizado pelas curiosas “àrvores de Josué” que dão nome a esse destino no deserto da Califórnia, o Joshua Tree National Park é um daqueles destinos de sonho para os fotógrafos. Suas formações rochosas e as árvores bizarras e gigantes dão uma sensação de estar em outro planeta – e um amanhecer no deserto só colabora para a experiência única. O nascer do sol cria silhuetas incríveis das árvores – então tente encontrar um ponto estratégico para conseguir os melhores ângulos para as fotos. Outras maravilhas matutinas no parque incluem o Jardim de Cactus e a Arch Rock, a rocha em forma de arco, que também fica deslumbrante sob o céu estrelado à noite.
Encontre passagem para Los Angeles
Monte Batur, Bali, Indonésia
Nunca escalou um vulcão ativo antes do amanhecer? Eis a sua chance. O Monte Batur, em Bali, guarda belezas incomparáveis e desafiadoras sob a sombra do imenso Monte Agung. Uma subida ao topo vai valer qualquer esforço para apreciar as vistas douradas da caldeira vulcânica e do lago a seus pés. A dica é subir em grupos, e são necessárias boas doses de preparo físico e paciência, já que serão algumas horas até chegar ao topo. De preferência, visite-o durante a estação mais seca, entre abril e outubro.
Capadócia, Turquia
Árida e rochosa, a Capadócia é uma das mais paisagens mais impressionantes da região turca de Göreme. Seus principais atrativos são as dezenas de vilarejos esculpidos por entre as rochas e cavernas, além da irresistível prática de voar em um colorido balão de ar quente cedinho pela manhã.
Depois de passar uma noite única em um dos incríveis hotéis-caverna da Capadócia, tome um encorpado café turco e siga para a área de observação para ver os balões subirem aos céu enquanto o sol nasce. Mas melhor do que isso, reserve um voo de balão para ver de perto o amanhecer lá do alto, sobrevoando uma das mais belas paisagens do mundo.
Faça conexão de Istambul, o aeroporto internacional mais próximo.
Encontre passagem para Kayseri
Angkor Wat, Camboja
Maior monumento religioso do mundo, o magnífico Angkor Wat, no Camboja, é mesmo de tirar o fôlego. E quem o visita, concorda: as multidões juntam-se aos milhares para assistir o sol nascer em Angkor Wat. Mesmo lotado, é impossível não se encantar com os templos e santuários espetacularmente esculpidos – são mais de 100 – especialmente quando o sol cobre tudo em uma luz pastel.
Mesmo no amanhecer haverá muita gente, então siga para o lado leste do complexo para poder apreciar tudo com mais tranquilidade.
Leia mais: 14 incríveis lugares históricos pelo mundo
Encontre passagens para Siem Reap
Lago Atitlán, Guatemala
Calce suas botas de caminhada e ande pelos três quilômetros da face da montanha, que leva à região rochosa conhecida como o Nariz do Índio. Trata-se de um local sagrado para os Maias, e quando a luz do sol começa a cobrir o horizonte, dá para entender o porquê. No topo, há bancos e uma plataforma de observação, perfeitos para garantir fotos incríveis do Lago Atitlán em meio à neblina, enquanto o vizinho vulcão San Pedro cria um majestoso pano de fundo para uma selfie de dar inveja.
Passagens para Cidade da Guatemala
Haleakala National Park, Havaí, EUA
Parar apreciar o esplendor desse nascer do sol, vai valer a pena acionar o despertador cedinho. Desrperte lentamente enquanto assiste ao sol aparecendo por entre as nuvens, no topo do vulcão Haleakala. Haleakala pode significar “casa do sol”, mas as temperaturas perto da cratera podem atingem marcas negativas e com um vento gelado, portanto roupas do tipo astronauta são mais do que necessárias.
São oferecidos vários tours de van pelo Parque Nacional Haleakala em Maui, que deixam os visitantes para ver o evento no topo por volta das 5h da manhã. Esqueça o café e garanta a adrenalina com os 40 quilômetros de descida pela montanha, de volta ao nível do mar.
Enseada Antártica, Antártica
Árida e frígida, não há nada como a Antártica – e o mesmo vale para descrever o nascer do sol por lá. Com a chegada do verão, os meses de escuridão finalmente dão espaço ao nascer do sol de janeiro que colore as pálidas geleiras. É capaz até que você se depare com um dia quentinho de uns -20°C!
Passagens para Teniente R Marsh
Grande Muralha, China
Não existe hora melhor para fazer uma foto da Grande Muralha da China do que logo de manhã cedo, na hora em que o sol nasce. A luz é a melhor possível, e as multidões ainda não chegaram. Se você tiver um bom ponto de observação, poderá admirar toda a paisagem da muralha pelo interior das montanhas arborizadas. Certas áreas são melhores que outras – experimente a seção mais tranquila de Mutianyu ou de Simatai, ao invés da área reconstruída, e bem mais turística, de Badaling.
Baía de Ha Long, Vietnã
A cerca de quatro horas a leste de Hanói, a Baía de Ha Long (Ha Long Bay) é um labirinto de carstes de calcário de formatos estranhos saídos da água. Minúsculos vilarejos flutuantes emergem da neblina que abraça a superfície da água, enquanto as ilhotas de vegetação tropical criam silhuetas espetaculares. Não faltam opções de tours de caiaque e excursões de barco de várias noites, o que vai facilitar na hora de capturar o brilho da manhã sobre as águas cor de esmeralda da baía. Para ter uma experiência de amanhecer vietnamita sem neblina, visite o local em novembro.